Gatos siberianos de cor cinza: características e características do cuidado
O gato siberiano é uma raça excepcionalmente bonita que não perde popularidade entre os amantes de gatos em todo o mundo. Lã luxuosa e um olhar nobre amarrado nos corações dos proprietários, atrai a atenção em exposições. Muitos criadores consideram os siberianos como a marca registrada da Rússia, destacando animais com uma cor cinza e esfumaçada.
Origem
Entre os especialistas no campo da felinologia, as disputas sobre a origem da raça não diminuem. De acordo com uma das versões, o belo animal foi originalmente trazido da Ásia com caravanas de mercadores no século XVI. Após adaptação e mistura com outros representantes da família felina, surgiu uma espécie de gato “Bukhara”, que os clássicos repetidamente mencionaram em trabalhos sobre a Sibéria e os Urais.
Estudos mostraram que Gato siberiano pode ter ligações genéticas com raças persas e angorá. Mas o clima severo de geada da Sibéria influenciou a espessura e a beleza da lã. A primeira participação da beleza peluda em exposições data de 1871, da qual a raça é monitorada. Uma descrição completa da norma foi feita somente em 1990, quando criadores e clubes oficiais apareceram.
Cartão de visita da raça
De acordo com o reconhecido padrão WCF, os gatos siberianos de cor cinza possuem os seguintes sinais e características.
- Corpo grande e musculoso, caracterizado por poder e estrutura própria. O peso normal de um gato chega a 8–12 kg e a fêmea raramente excede 6–8 kg.
- Na cernelha, o animal atinge uma altura de pelo menos 30-40 cm.
- Leva vários anos para desenvolvimento e ganho de peso, então os criadores não têm pressa para acasalar os animais antes de 2 anos.
- Forma trapezoidal da cabeça, correspondente ao grande corpo do animal. Ela é cercada por um luxuoso colar de lã grossa, dando ao gato uma aparência sólida.
- As orelhas estão bem separadas, o que torna os siberianos excelentes caçadores com um instinto insuperável.
- Entre as garras nas patas existem pequenas ilhas de lã que impedem o congelamento da pele delicada. As patas são grandes e proporcionais ao corpo.
Devido à formação da raça em um clima gelado, a natureza dotou o gato siberiano de cor cinza com lã deslumbrante. Este é um verdadeiro casaco de pele, consistindo de um longo cochilo e um subpêlo denso. Não só protege o gato do frio, mas também cria um volume fantástico. Comprimento particularmente perceptível na cauda, que é incrivelmente fofo e gracioso.
Entre as qualidades positivas do gato siberiano está a quase completa ausência de enzimas que, quando liberadas no pêlo, provocam alergias em humanos. Isso permite que a raça seja considerada hipoalergênica.
Os gatos têm um caráter calmo e positivo, facilmente se dão bem com outros animais e se tornam os favoritos de toda a família. Mas o animal se distingue por um amor pelo tratamento igual: eles não toleram invasões em seu território, abraços freqüentes e coerção para brincar.
Muitos proprietários observam que os animais de estimação não perderam a curiosidade natural da fome da floresta. Eles estão felizes em explorar as instalações, são curiosos e encontrar "aventuras" em sua cauda peluda. Por isso, os criadores recomendam desde os primeiros dias do aparecimento na casa de um gatinho siberiano a envolver-se na sua educação, acostumar-se a ordenar e a certo regime.
Tipos de cor cinza
Entre as numerosas cores de gatos da raça siberiana de acordo com os padrões das organizações mundiais são os seguintes.
- Sólido ou sólido O pêlo do gato é tingido em um tom, não tem manchas ou listras.
- Bicolor O animal tem vários tons de cinza, cabelos tingidos na cauda e sobre toda a superfície do pêlo.
Os gatos mais bonitos e nobres são os gatos de cor de fumaça, que repetidamente ocupam posições de liderança em exposições de alto nível. Eles têm olhos brilhantes com um tom dourado ou azul. O casaco é cinza esfumaçado, escurecendo em direção à ponta da vilosidade. O subpêlo permanece esbranquiçado, brilha por dentro, dando volume visual adicional.
O tom cinza é às vezes chamado de "azul" para uma maré incomum na luz. Esta é uma espécie bonita de gatos siberianos com olhos amarelos brilhantes. Quanto mais brilhante o contraste entre o subpêlo leve e a pilha principal, maior o custo do gatinho na cama. O tom ao longo do tempo torna-se mais escuro nas orelhas, nas patas e na linha superior da cauda.
A cor cinza incomum do gato siberiano é uma chinchila de prata. A natureza formou um tom único devido à presença de melatonina específica no gene. Ele tinge fibras longas apenas nas pontas, o que contrasta com o subpêlo branco.
Cuidado e saúde do gato
Para preservar a aparência bonita do casaco, você deve escovar seu animal de estimação com uma escova especial 2-3 vezes por semana. Quando surgem sinais de muda, o procedimento é repetido todos os dias, usando sprays para melhorar a qualidade da pelagem, se necessário. Gatos siberianos amam tratamentos de água, então uma vez em 3-5 meses eles podem fazer um banho com xampu.
Nutrição Os gatos siberianos devem receber a devida atenção. A qualidade do animal e o estado do pêlo dependem da sua qualidade. O menu diário inclui:
- proteína sob a forma de carne e peixe de variedades de baixo teor de gordura, filé cozido na faixa de 120-140 g;
- produtos lácteos fermentados, queijo cottage, kefir desnatado;
- mingau na água, misturado com frutos do mar ou carne;
- legumes cozidos sob a forma de purê de batatas ou pequenos pedaços (abobrinha, cenoura, repolho).
Com uma dieta tão equilibrada, o gato siberiano não precisa de complexos vitamínicos adicionais.
Em uma pequena quantidade você pode "mimar" com fígado de galinha, ovos cozidos, um pedaço de bacalhau fresco ou crucian.
A cor cinza do gato siberiano torna visíveis quaisquer mudanças na nutrição: com a falta de vitaminas, o tom esfumaçado se desvanece e se desvanece. Em tal período, é necessário aumentar o número de vegetais, misturando-os com carne. A excelente saúde da raça, com uma nutrição adequada, faz com que os animais de estimação fiquem com fígados longos, sem causar muitos problemas aos proprietários.
Fatos interessantes sobre gatos siberianos podem ser encontrados no seguinte vídeo.