Derramamento em gatos é um processo completamente natural: parte do cabelo cai para que o animal não esteja quente, e às vezes a lã simplesmente muda para uma pelagem atualizada. Um animal de estimação saudável perde duas vezes por ano - geralmente acontece na primavera e no outono, e para gatos que vivem permanentemente em casa sem caminhar, a muda é permitida durante todo o ano. Mas às vezes acontece que há muita perda de cabelo, e esta é uma ocasião para pensar sobre o estado de saúde do gato.
As razões para a forte muda
Há uma variedade de razões para a forte muda em gatos e gatos.
- Infecção infecções fúngicas ou helmintos.
- Alergia sobre o alimento proposto, produtos químicos domésticos, vitaminas, drogas, bem como insetos - neste caso, o gato não só derrama, mas muitas vezes coça.
- Dieta incorreta falta de alimentação balanceada ou uso de produtos de baixa qualidade. Como resultado, o organismo do animal sofre de uma deficiência de ácidos graxos, vitaminas A e E - geralmente a lã reage primeiro à falta de nutrientes, mas se você agir a tempo, o risco de complicações adicionais é mínimo.
- Estresse - Pode ser um forte choque nervoso associado ao movimento, mudança de proprietários, a aparência de outro animal na casa e outras razões. Por via de regra, a muda é acompanhada pela recusa de comer e perda de peso.
- Usando shampoo ou condicionador inadequado - todos sabemos que, se as pessoas escolheram os detergentes errados incorretamente, começam a perder o cabelo. Nos gatos, a mesma coisa acontece.
- A presença do processo inflamatório - se o animal está doente, então começa a enfraquecer e gasta toda a sua força para se recuperar. Em tais situações, o pêlo se torna opaco e bastante esparso.
- Interrupções hormonais - Se o gato tem problemas com as glândulas supra-renais ou com a glândula tireóide, ocorre um distúrbio metabólico. Um dos primeiros sintomas deste fenômeno perigoso é a perda de cabelo.
- Parto e alimentação da prole - após o parto e um longo período de alimentação, o corpo gradualmente começa a retornar o seu plano hormonal para o "nível pré-germinativo", e isso é muitas vezes acompanhado por uma muda.
- No inverno quando o aquecimento funciona em apartamentos e casas particulares, o ar fica seco e os pêlos do corpo do animal começam a cair mais fortes. Especialmente fortemente muda é expressa, se o gato gosta de aquecer, deitado perto da bateria.
- Idade das crianças - cerca de meio ano, o pêlo de gatinhos jovens começa a se transformar em um adulto, e esse processo pode levar até um ano.
Você deve saber que, dependendo da raça, o gato pode mudar em graus variados. Então Transportar exóticos, Maine-coons, persas e também britânicos. Esses felinos têm muita penugem no subpêlo, e isso requer troca frequente, com a muda na primavera muito mais intensa do que no outono.
Os gatos balineses, de angorá e somalis, bem como os britânicos e os escoceses, pertencem a animais em muda moderada. Seu cabelo caindo é muito fácil de remover do tapete e móveis. Mas os gatos siameses, abissínios, britânicos e de bengala quase não têm subpêlo, então desaparecem raramente, rápida e quase imperceptivelmente.
Quase gatos não decompostos foram criados por cientistas como resultado de uma seleção a longo prazo - eles incluem esfinges sem pelos e esfinge - esfinges enormes que só mudam algumas vezes em suas vidas.
Como resolver o problema?
Lutando em muda em casa pode e deve ser. Existem várias ferramentas expressas que ajudam a se livrar rapidamente da perda de cabelo e reduzir a muda.
- Escovação regular - Normalmente, isso precisa ser feito todos os dias, especialmente durante o período de muda sazonal. É melhor usar escovadores especiais para pentear, pois o pente convencional com dentes afiados pode ferir o animal.
- Tratamento de água - xampus comuns, mesmo os infantis, não são apropriados para fluff de natação. Os gatos precisam de detergentes especializados que possam ser comprados em qualquer farmácia do zoológico, onde os consultores o ajudarão a escolher uma droga que atenda às características da raça e ao estado de saúde do animal.
- Inclusão na dieta de complexos vitamínico-minerais. Os gatos devem ser alimentados com suplementos especiais a cada seis meses, ao escolher o melhor meio, é melhor usar o conselho de um veterinário.
- Manter a umidade ambiente normal - na estação de aquecimento, bem como no clima quente de verão, o ar na sala se torna seco, e deve ser regularmente umedecido, caso contrário, a perda de cabelo abundante não pode ser evitada. É melhor lidar com esta tarefa umidificadores, bem como fontes interiores. Se você não tiver um ou outro, de vez em quando você deve pulverizar a água na sala através de um frasco de spray.
- Atitude carinhosa - Como já mencionamos, o estresse pode ser a causa da perda de pêlos de animais. Se um animal de estimação experimentou mudanças sérias em sua vida, então ele precisa de carinho e atenção aprimorados de seu dono. Para acalmar o gato ajudará acariciando, entonação amigável e respeito. No momento da adaptação a novas condições, o veterinário pode decidir prescrever sedativos ao animal.
- Remova as plantas com flores da sala, minimizar o uso de produtos químicos domésticos, oportuna realizar limpeza molhada do quarto e limpar a poeira de carpetes, móveis macios e brinquedos para crianças - tudo isso reduz as reações alérgicas e melhora significativamente a condição do animal de estimação.
- Se gatos são alimentados com naturalkaentão, durante a muda, você deve tentar incluir apenas produtos hipoalergênicos no cardápio: coelho, vitela ou frango, é melhor se recusar a comer peixe.
Chamamos a sua atenção para o fato de que todas as recomendações acima são nada mais do que maneiras de eliminar os sintomas. Infelizmente, nem sempre é possível lidar com o problema sem entrar em contato com um veterinário.
Se a causa da muda do animal estiver associada a um funcionamento prejudicado de seus órgãos e sistemas internos, então nenhum tratamento conservador é necessário.
Se todas as medidas acima não melhoraram a condição do animal, é necessário realizar um exame que pode ser feito em uma clínica veterinária. Os resultados podem mostrar a presença de parasitas, fungos, processos inflamatórios ou distúrbios hormonais - nestes casos, o médico selecionará os medicamentos necessários e prescreverá as manipulações necessárias. Como regra geral, quando um tratamento é iniciado a tempo, a doença é interrompida rapidamente e logo a muda é interrompida.
Como se livrar da lã no apartamento?
O problema da lã em um apartamento é sempre desagradável para as donas de casa - isso não só estraga a aparência da sala, tornando-a desleixada e insalubre, mas também se torna uma causa frequente de doenças alérgicas em crianças e adultos. De qualquer forma, você precisa se livrar do cabelo, e é melhor usar uma escova turbo para essa finalidade.Durante a limpeza, o cabelo de gato, mesmo o menor, torna o processo ainda mais rápido e eficaz, você pode pré-espalhar uma fina camada de refrigerante na superfície - essa substância tende a suavizar os cabelos e a limpeza leva muito menos tempo.
Os aspiradores de pó robóticos provaram ser altamente eficazes na limpeza de quartos de camas de gatos, especialmente modelos de água e vácuo. Tenha em mente que um aspirador de pó para limpeza eficiente não é suficiente - o estágio final deve ser sempre lavar o chão e processar a superfície do móvel com um pano levemente úmido.
Se você não é o proprietário de um aspirador de pó, então o habitual virá para o resgate. escova de bebê, que você pode comprar em qualquer loja de ferragens. Bom desempenho e tem pescova de borracha - O fato é que a borracha tem uma eletricidade estática pronunciada, e os pêlos de gato da superfície são atraídos para o material.
Para se livrar de peças de mobiliário da pilha, é melhor comprar um rolo especial com uma base adesiva, você pode usar um que é usado para limpar as roupas dos pellets.
Como uma ferramenta de emergência, você pode usar fita adesiva - para isso, um pedaço de fita adesiva é colado ao material e sacudido bruscamente - as vilosidades aderem ao lado adesivo. Cada pedaço de fita pode ser usado várias vezes.
Dicas úteis
Um papel especial na prevenção da muda excessiva de gatos e gatos é atribuído uso de complexos minerais e vitamínicos à base de taurina e biotina. Está provado que a deficiência destes elementos no corpo do animal provoca inflamação dos folículos pilosos e torna-se uma causa frequente de perda de cabelo. Uma grande quantidade de biotina é encontrada na gema de um ovo de galinha, mas este produto não recomenda dar aos animais fofos mais de uma vez por semana, e depois em quantidades muito limitadas. É por isso que o produto não consegue suprir a necessidade de vitamina H em gatos.
Tudo isso exigiu o uso de complexos prontos.
O uso de vitaminas contribui para a normalização do metabolismo na pele do animal de estimação, suporta a beleza natural da pele, melhora a suavidade da pele.
Portanto, muitos criadores de gatos com pedigree necessariamente entram na ração de seus animais de estimação com os preparativos necessários antes das exposições.
Além disso, a ingestão constante de biotina em combinação com enxofre tem um efeito fortalecedor no corpo dos animais de estimação e melhora a imunidade, melhora a regeneração dos tecidos e acelera a cicatrização de feridas. O consumo de taurina em combinação com biotina normaliza o funcionamento dos órgãos do trato gastrointestinal, contribui para a normalização da atividade cardiovascular, tem o efeito mais benéfico sobre o funcionamento do fígado e dos rins.
Os seguintes complexos vitamínicos são mais populares entre os criadores.
- Vaquinha e Taurina + Biotina - Esta é a melhor escolha de proprietários de cuidados, o que permite manter o estado do pêlo do animal. A presença entre os componentes da biotina torna a cobertura do cabelo bonita e suprime todas as doenças da pele, e a taurina melhora o estado geral do organismo do animal de estimação, normaliza o trabalho do coração, vasos, vesícula biliar e cérebro. Ao mesmo tempo, o produto tem um preço bastante acessível, o que o torna a escolha número um entre os criadores russos.
- Gel Cat Felltop - Um complexo vitamínico à base de zinco e biotina, que nutre eficazmente os folículos pilosos e alivia doenças cutâneas incipientes.
- Cat Fell O. K. - esta preparação contém um complexo de micro e macro elementos benéficos, é altamente eficaz e serve como medida preventiva contra muitas doenças do pêlo e da pele dos gatos.
- Laveta Super para Gatos - os principais componentes do medicamento incluem as vitaminas B, também E, taurina e biotina. Devido ao uso do complexo, a muda passa rapidamente, minimizando o risco de caspa e queda de cabelo.As vitaminas ajudam a nutrir os cabelos, melhoram a estrutura e a cor dos cabelos. Esta composição é especialmente popular antes de shows de gato e concursos.
- Derm Caps e Derm Liquid - outro medicamento à base de biotina com eficácia comprovada. Note-se que quando é utilizado, a aparência do revestimento é melhorada e a pele do animal é normalizada.
- "Felvit" - um complexo enriquecido com cálcio, zinco, niacina, biotina e vitaminas do grupo B. O uso do produto permite que você mantenha a pigmentação natural da pele e cause o fortalecimento geral do corpo.
- Gimpet katzentabs - Suplemento alimentar à base de algas com biotina. A recepção deste produto tem um efeito benéfico sobre a microflora intestinal, melhora o processo digestivo e, assim, ajuda a manter a saúde da pele do animal de estimação.
Tenha em mente que ao consumir vitaminas, é necessário observar estritamente as doses recomendadas - não só a deficiência de vitamina é perigosa para o animal, mas também o seu excesso.
Se os animais receberem doses excessivas de microelementos, ocorrerão alterações patológicas, como fígado e baço aumentados, deposição de cálcio em órgãos e tecidos, o que causa não apenas perda de cabelo, mas também mudanças na composição do sangue do gato.
As regras de pentear gatos durante a muda, veja o seguinte vídeo.