Gatos domésticos

Gatos de corte de cabelo: recursos e recomendações

Gatos de corte de cabelo: recursos e recomendações

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. Propósito
  2. Prós e contras
  3. Variedades
  4. Instruções passo a passo
  5. Quantas vezes?
  6. Dicas

Gatos de corte de cabelo é um tema muito quente e levanta muitas questões de seus proprietários. O caso é muito específico e sério; portanto, antes de decidir cortar um animal de estimação, você precisa se familiarizar com as sutilezas do processo e avaliar os prós e contras.

Propósito

Uma das principais razões pelas quais os gatos são cortados é estolando lã e a formação de esteiras. A este respeito, o principal objetivo do corte de cabelo é livrar o animal das sensações desagradáveis ​​que surgem como resultado do aperto da pele com o cabelo emaranhado.

Especialmente, muitas vezes sofrem com esses gatos de cabelos compridos, em que esses problemas ocorrem com muita freqüência. Só é preciso perder o penteado, pois o animal começa a sentir desconforto tangível e muito nervoso. Além disso, na pele apertada, a circulação sanguínea é perturbada devido ao que parece comichão intolerável.

Outra finalidade igualmente importante do corte é a prevenção de engolir uma grande quantidade de lã ao lamber, o que muitas vezes provoca sérios problemas com a digestão do animal de estimação.

Não menos importante causa de cortar o excesso de lã é clima muito quente bem como um aumento na temperatura ambiente nos períodos de verão e inverno. Animais, especialmente cabelos compridos, podem ser muito difíceis de tolerar temperaturas do ar acima de 35 graus, por isso é simplesmente necessário aliviar a condição do animal em tais casos. Outro problema comum para gatos de lã é contaminação de cabelos longos com excrementos durante a viagem até a bandeja.

Nesse caso, há duas maneiras de sair dessa situação: lavar constantemente a área contaminada ou cortar o cabelo ao redor do ânus.

No entanto, o último procedimento não aumenta a atratividade do gato, por isso é melhor cortar tudo, do que cortar alguns lugares.

Além do componente higiênico, existe um momento estético na preparação dos gatos. Animal de estimação corretamente aparado parece muito bonito e bem preparado, atraindo a atenção dos outros e agradar os olhos dos proprietários. Além disso, os animais que fazem a muda intensiva também precisam ser aparados, caso contrário, literalmente inundam a casa com a lã. Mas se o gato der muito tempo e abundantemente, você deve mostrá-lo ao veterinário, pois a perda de cabelo intensa pode ser causada pela falta de vitaminas ou o aparecimento de uma doença grave.

Prós e contras

Como mencionado acima, os benefícios de gatos grooming, é claro, existe. Isso é se livrar do animal das sensações desagradáveis ​​causadas pelo aperto da pele com tufos de lã feltrada, e aliviar a condição do animal no calor, e uma redução significativa na quantidade de lã na casa durante a muda do gato. O último é especialmente verdadeiro para os proprietários que sofrem de reações alérgicas a pêlos de animais, bem como para crianças pequenas.

Além disso, um corte de cabelo visivelmente transforma e enobrece até mesmo o gato mais discreto e faz dele um animal bonito e gracioso.

No entanto, além dos benefícios óbvios, tem um corte de cabelo e suas desvantagens. Um dos aspectos negativos mais importantes é a violação da termorregulação do corpo do animal, devido ao fato de que uma intervenção grosseira ocorre no mecanismo natural de condicionamento da pele. Como resultado, após a remoção de parte da cobertura de lã, a temperatura do corpo do animal muda, tornando-se vulnerável a correntes de ar e luz solar direta.

Outro argumento importante contra cortes de cabelo é a deterioração do cabelo após o crescimento. Há casos frequentes de degradação perceptível da estrutura do cabelo e mudanças de cor. Mas essa não é a coisa mais importante, já que a consequência mais perigosa de se arrumar gatos é o estresse mais poderoso que a maioria dos animais experimenta, especialmente aqueles que cortam o cabelo pela primeira vez. Muitos animais de estimação após o procedimento caem em uma depressão grave e muitas vezes ficam doentes nos nervos. Aqui vale a pena mencionar os casos famosos da morte de animais durante o penteado de parada cardíaca.

No entanto, por razões de justiça, deve-se notar que tais casos são de um único caráter, e a maioria dos animais rapidamente se afasta do medo e vive a vida antiga.

Considerando os contras, é impossível não mencionar que os gatos crescem muito lentamente, e não há garantia de que a lã após o cisalhamento possa atingir seu comprimento original. Além disso, nas primeiras semanas após o corte, os pêlos permanecerão bastante espinhosos e não muito agradáveis ​​ao toque. Com cortes de cabelo muito curtos realizados por bicos a 1 mm de comprimento, o risco de danos à pele do animal de estimação durante o descamação aumenta significativamente.

Portanto, é muito prejudicial e arriscado cortar os gatos muito curtos, além disso, a maioria dos problemas que surgem dos pelos longos do animal podem ser resolvidos com a higiene regular e a penteabilidade.

Variedades

Os cortes de cabelo do gato são divididos em dois grupos: modelo e higiênico. As segundas perseguem metas muito específicas e são executadas para proteger o animal de superaquecimento e tapetes, bem como por razões veterinárias. Estes incluem doenças da pele e trato gastrointestinal, aumento da atividade secretora das glândulas sebáceas e paraanais, bem como a idade do animal de estimação, quando ele não é mais capaz de lidar com seu próprio cabelo.

Cortes de cabelo modelo são executados exclusivamente para fins decorativos, a fim de dar o animal o maior apelo, bem como na frente de shows de gato. Cortes de cabelo são considerados os mais comuns. sob o leão, sob o dragão e sob o dinossauro. Penteado de puma também é muito popular e é uma versão simplificada do corte de cabelo de leão. A única diferença é o desenho da cauda: assim, se no "puma" ela é cortada quase sem graça, então nos "leões" ela repete as formas de uma cauda de leão real com uma borla fofa.

No entanto, o mais criativo pode ser chamado de corte de cabelo "dragão", que inclui várias variações de símbolos de corte, letras, ornamentos e figuras na parte de trás do animal. Apesar do olhar bastante exótico do animal de estimação, a maioria dos veterinários adverte os donos de fazer esse corte de cabelo. Isto deve-se ao facto de, após o corte dos padrões, o pêlo na pele do animal de estimação se tornar irregular, o que viola grandemente a termorregulação e não permite que o corpo se adapte a esta variante de transferência de calor.

O penteado graduado tem um efeito negativo muito mais forte na condição do gato, ao invés de cortes de cabelo uniformes, aos quais o corpo se adapta ao longo do tempo. O mesmo, mas em menor grau, aplica-se aos cortes de cabelo das meias “meias”, “golfiki” e “puss in boots”, que também são muito populares entre os donos de gatos. Entre os cortes de cabelo da exposição são muito populares "arlequim", "moderno" e "chique continental".

Instruções passo a passo

Antes de começar a preparar um gato, você deve preparar cuidadosamente. Para fazer isso, você precisa ter certeza de que um assistente está presente durante o procedimento. Então é necessário resolver o problema com o uso de sedativos, acalmando o animal durante o corte. No entanto, ao tomar uma decisão, é necessário entender que qualquer anestesia afeta negativamente a saúde dos gatos e só pode ser usada em casos excepcionais. Em seguida, você deve preparar ferramentas especiais e acessórios que serão necessários no processo de corte do animal.

  1. Primeiro de tudo, você precisa decidir sobre um lugar para grooming. Para estes fins, uma mesa bem adaptada ou uma tábua de passar roupa larga.
  2. Raspar tapetes e grandes pedaços de lã exigirão uma tesoura afiada de tamanho médio, de preferência com extremidades arredondadas.
  3. A principal ferramenta para o preparo de gatos é uma máquina especial com bico de 3 mm. Adquirir deve ser um modelo projetado exclusivamente para animais. O uso de uma ferramenta projetada para cabelos humanos é inaceitável. Ao escolher uma máquina, você precisa levar em conta o comprimento e a espessura do pêlo do animal de estimação, e se você precisar de um dispositivo com capacidade de 40 a 45 W para persa, pode usar uma máquina relativamente fraca de 20 W para cortar menos gatos.
  4. É necessário ter em conta o tipo de aparelho de fornecimento de energia. Os aparelhos de rede são mais convenientes em comparação com as baterias recarregáveis: eles não exigem recarga constante e podem funcionar indefinidamente. Quanto ao motor da máquina, existem duas opções: os motores de vibração são bastante finos e praticamente não aquecem, enquanto os motores rotativos têm potência decente, mas estão sujeitos a sobreaquecimento.
  5. Para o processamento de patas, cavidades axilares e área peri-tail, é melhor comprar um aparador. É muito mais conveniente para eles lidar com áreas problemáticas, e é quase impossível ferir um animal.
  6. Você também precisará de um pente de massagem para remover o excesso de lã e dar ao seu animal de estimação uma aparência bem cuidada, bem como tesouras de desbaste, que desenham as patas, a cauda e a nuca do animal.
  7. Em caso de manuseio descuidado de tesoura e gato inadvertidamente ferido, recomenda-se preparar uma garrafa com iodo ou peróxido de hidrogênio.
  8. Serão necessários toalhetes húmidos para remover o pêlo cortado do pêlo do animal.

Depois que a ferramenta necessária estiver preparada, você pode prosseguir para o corte de procedimento, que pode ser dividido em várias etapas.

  • Antes de começar a cortar um animal de estimação, é obrigatório que ele corte as pontas afiadas das garras para que ele não se coça ou o "barbeiro". É importante lembrar que o encurtamento das garras não pode ser maior do que 2 mm, pois a rede de vasos sanguíneos vai além e seu dano causará sangramento.
  • O animal é deitado de lado e as patas são pressionadas firmemente à mesa. Para consertar os membros, você precisa da ajuda de um assistente, que deve segurar as pernas dianteiras com uma mão e as pernas traseiras com a outra.
  • Em seguida, verifique o revestimento para a presença de esteiras, penteando-o com uma escova de massagem "contra o cabelo". Os locais emaranhados encontrados são cuidadosamente cortados com uma tesoura.
  • Em seguida, também uma tesoura cortada em torno dos mamilos, genitais e em torno do ânus.
  • Então, a certa distância do animal, ligue a máquina de escrever e observe sua reação. A maioria dos gatos começa a rosnar e a chiar, expressando seu desprazer de maneira semelhante. Portanto, a fim de evitar lesões, o assistente deve pressionar o animal de estimação para a superfície de trabalho, o mais rigorosamente possível.
  • Começando um corte de cabelo, primeiro trate os lados, depois as costas e o final de todo o estômago. Essa sequência é devida ao fato de que a pele do abdômen é muito sensível, e se você começar nesta área, o animal sofrerá estresse extremo e não gostará do corte de cabelo. Começando pelas laterais e pelas costas, o groomer permite que o pet se acalme um pouco e entenda que o procedimento não é tão assustador. O principal é não ferir o gato neste momento e não incutir nele o medo da máquina pelo resto de sua vida.
  • Recomenda-se cortar para o crescimento do cabelo, como este método de tratamento, embora bastante longo, mas dá ao animal de estimação um mínimo de desconforto. Corte de cabelo contra o casaco permite que você corte o gato muito mais rápido e é usado em relação aos animais que não cortam pela primeira vez e não têm medo de carros.Para cortar o cabelo de tal maneira, recomenda-se apertar ligeiramente a pele na direção oposta em relação ao movimento das facas, reduzindo assim as sensações de puxar desagradáveis.
  • Em seguida, corte o cabelo nas dobras e nas áreas de alívio do corpo do animal com a ajuda de um aparador: sob os braços, ao redor das articulações do cotovelo e sob a cauda.
  • Em seguida, corte as patas e a cauda, ​​formando no último pincel pequeno, para evitar ferimentos na ponta.
  • Depois que o corte de cabelo do corpo e dos membros é completado, o gato é enrolado em uma toalha e a juba é processada com a ajuda de tesouras de desbaste.
  • No final do procedimento, o animal é banhado, lavando o excesso de lã com água, após o que é seco de forma natural e penteado com uma escova de massagem.

Se o dono do animal não tiver experiência em aliciar gatos e não estiver completamente confiante em suas habilidades, será mais sensato visitar o salão e usar os serviços de um profissional. No entanto, na maioria dos casos, gatos domésticos estão sob tremendo estresse de visitar um lugar desconhecido, por isso é melhor convidar um especialista para a casa.

Quantas vezes?

O corte de cabelo higiênico é realizado no máximo duas vezes por ano. Isto é devido ao fato de que a lã cresce ao seu tamanho anterior em cerca de 5-6 meses, além disso, os animais também perdem duas vezes por ano. Normalmente, os gatos tosquiados, persas, angorá e noruegueses, enquanto o gato de pêlo curto é o representante, não é necessário este procedimento.

Mostrar guarnição de gatos 3-4 meses antes do evento, não é recomendado cortar o cabelo muito curto: o animal crescerá em muito tempo e pode não ter tempo para aumentar o comprimento desejado antes da exposição.

Muitos proprietários estão interessados ​​em saber se é possível cortar o animal no inverno. Especialistas admitem cortes de cabelo de inverno, especialmente se o apartamento onde o gato vive, for muito abafado e quente.

Dicas

Antes de tomar uma decisão sobre a preparação de um gato, é necessário levar em conta as recomendações de profissionais experientes. Assim, os profissionais do grooming aconselham, se possível, a não tocar na cauda, ​​que é a parte mais vulnerável do corpo do animal. Mesmo pequenos danos ao animal causam grande sofrimento e podem afetar negativamente a saúde geral do gato. Atenção deve ser dada ao estômago, especialmente a parte mais baixa e mais macia dele.

O fato é que é nessa área que se concentra um grande número de dobras cutâneas, que, com falta de experiência e ausência de mão dura, são facilmente danificadas.

O próximo ponto, que os especialistas aconselham a prestar atenção, é a preparação psicológica do animal de estimação. Este procedimento pode exigir algum tempo e paciência do dono do gato. Então, muito antes do corte de cabelo planejado, você precisa começar a ensinar o animal à mesa. Isso deve ser feito com muito cuidado e consistência.

Para começar, o gato é simplesmente colocado na superfície de trabalho, acariciando seus lados e costas e, se possível, tentando colocar o animal de estimação de lado, sem parar de acariciá-lo. Depois que o animal parar de se comportar com cautela na mesa e responder às carícias com prazer, prossiga cuidadosamente para pentear, cada vez aumentando o tempo do procedimento.

Se você seguir a seqüência e não esquecer de pentear regularmente o gato na mesa, com o tempo ela se acostumará com os procedimentos e levará a mesa e o pente bastante calmamente. O próximo passo importante será ensinar seu animal ao som de uma máquina em funcionamento. Idealmente, é melhor comprar uma máquina silenciosa, mas se isso não for possível, você pode tentar acostumar o gato ao ruído de um motor elétrico em funcionamento. Para fazer isso, alguns dias antes do corte de cabelo, você deve ligar a máquina brevemente, segurando o animal em suas mãos e acariciando-o.

Se feito corretamente, o procedimento será bem sucedido e o animal não sentirá muito estresse.

Em geral, um corte de cabelo de gato ou gato deve ser percebido como uma medida extrema apenas, quando o pêlo do animal está correndo desesperadamente e não é possível pentear as esteiras. Quanto aos cortes de cabelo para fins decorativos, neste caso é necessário guiar-se pela reacção do gato ao procedimento, avaliando as possíveis consequências. Ao executar penteados complexos, recomenda-se que o gato descanse e realize o corte em 2-3 etapas.

Você também deve lembrar que os bigodes aparados, bem como os cabelos dentro das orelhas e na cabeça, reduzem significativamente a sensibilidade dos receptores do sentido do olfato. Você não precisa de forma independente cortar animais muito agressivos ou excessivamente ativos. Tais animais são melhor atribuídos ao salão para um experiente groomer, onde pode ser necessário usar sedativos. Assim, cada proprietário deve decidir por si mesmo - cortar ou não cortar um animal de estimação. Para fazer isso, você precisa avaliar sobriamente a relação benefício / dano e focar principalmente no bem-estar e equilíbrio emocional do animal de estimação.

Sobre o porquê de cortar gatos, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento