Gatos domésticos

Gatinho em 1-2 meses: características de desenvolvimento e cuidado

Gatinho em 1-2 meses: características de desenvolvimento e cuidado

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Recursos de desenvolvimento
  2. O que é necessário para o conteúdo?
  3. Como se importar em casa?
  4. Regras de alimentação
  5. Como abrir

A decisão de começar um gato é um ato bastante sério. Deve ser lembrado que somos responsáveis ​​por aqueles que domaram. Portanto, a partir do dia em que o animal cruzou o limiar de nossa casa, somos responsáveis ​​por ele. Especialmente importantes são os primeiros meses da vida de um gatinho.

Recursos de desenvolvimento

Numa altura em que o gatinho atinge a idade de 1 ou 2 meses, o gato começa a prestar menos atenção ao seu filho. Durante esse período, o tamanho do animal é bem pequeno. Mensal (e às vezes dois meses) gatinho parece muito indefeso. A idade de 1-2 meses é o período em que o desenvolvimento ativo e crescimento do animal começa. O gatinho pode começar a atrair, acostumá-lo ao banheiro e realizar outras atividades no âmbito do processo educativo.

Ao mesmo tempo, vale a pena lembrar que, no momento em que o animal não está totalmente desenvolvido, você não deve exigir que aprenda imediatamente os comandos ou atenda aos seus pedidos - o pequeno amigo de quatro patas está apenas começando a aprender.

O que é necessário para o conteúdo?

No primeiro dia, quando o animal apareceu em sua casa, você precisa cuidar de organizar seu lugar pessoal. Então, primeiro você precisa organizar um banheiro. Hoje, nos mercados zoológicos e lojas de animais, você pode comprar uma bandeja de qualquer cor e tamanho.

A escolha ideal pela primeira vez é uma bandeja com laterais baixas. O tamanho pequeno de um gatinho não lhe permitirá superar nenhum obstáculo. Portanto, este projeto será o mais confortável e conveniente para um animal pequeno. É preciso ter cuidado para garantir que a bandeja seja feita de material ecologicamente correto. Informações sobre isso podem ser encontradas na embalagem ou consultar o vendedor.

Além do material da bandeja em si, é necessário escolher cuidadosamente o lixo do gato. O gatinho pode brincar com ele no início e até mesmo saboreá-lo. Portanto, deve ser seguro. O mais adequado neste plano - amadeirado, elimina o cheiro, é vendido a um preço acessível, conveniente para um gatinho. E você pode escolher o que o gatinho é usado na casa do gato.

Além disso, o animal precisa de seu próprio lugar para dormir e descansar. Eles podem ser lounger, que pode ser comprado em qualquer loja zoológica. Na ausência de tal, pode arranjar um lugar confortável para dormir para o seu amigo de quatro patas - para isso, pode usar tapetes velhos, cobertores, almofadas, etc. No entanto, muitas vezes no início da sua vida, o gatinho não percebe o seu lugar. Assim, ele pode escolher independentemente para si mesmo um canto aconchegante para ele ou ele dormirá próximo a você.

Se você tem recursos financeiros suficientes, e não há espaço livre em seu apartamento, então é uma boa decisão comprar uma casa especial. Tais projetos são bastante populares entre os donos de animais. Arranjo da chamada "sala de jantar" também é necessário. Um gato precisa de duas tigelas: para comida e água.

Para que o gatinho não estrague a mobília com suas garras, ele precisa imediatamente adquirir uma vara de garra. - vertical ou horizontal. Pode ser feito com as próprias mãos, um pedaço regular de tapete velho ou um feltro.

Você só precisa consertá-lo em uma superfície vertical, para que o gatinho fique confortável.

Como se importar em casa?

Quanto aos procedimentos de cuidado que um gatinho precisa, então, em primeiro lugar, é necessário incluir procedimentos higiênicos.

Deve ser lembrado que animais de banho que ainda não atingiram dois meses não são recomendados por especialistas. O fato é que o corpo de um gatinho neste período não é forte e, portanto, uma mudança na temperatura pode afetar adversamente sua saúde. Durante este período, os cuidados em termos de higiene devem ser limitados à limpeza das orelhas e ao tratamento dos olhos (recomenda-se a utilização de cotonetes e almofadas de algodão), e também para monitorizar o estado da cavidade oral e dos dentes.

Não se esqueça dos procedimentos médicos. Então, por exemplo, se o seu novo animal de estimação é um animal de quintal (você o tirou da rua ou de um abrigo), então você deve começar com todos os procedimentos necessários: desparasitação, tratamento de pulgas. A vacinação é obrigatória para todos os gatinhos, as vacinas necessárias ajudarão o bebê a desenvolver imunidade e proteger contra várias doenças. Se você notar algum sintoma suspeito, deve consultar imediatamente um médico.

Não se esqueça do fato de que pequenos animais, como crianças pequenas, precisam de muita atenção. Nos primeiros dias depois que você trouxe o gatinho para dentro da casa, deve ser dada maior atenção, para mostrar afeição e cuidado. Você precisa acariciar o gatinho, segurá-lo em seus braços e também jogar jogos ao ar livre com ele para ativá-lo.

Regras de alimentação

Particular atenção no cuidado de um gatinho recém-nascido merece sua dieta. Assim, nos primeiros dias de sua vida, ele não precisa de alimentação adicional - todos os oligoelementos e vitaminas necessários que ele recebe do leite materno. Se falamos de nutrição adicional, deve ser iniciado a partir da quarta semana de vida do seu animal de estimação. Os primeiros produtos que podem ser introduzidos na dieta do gatinho devem ser laticínios. E você deve escolher apenas aqueles que têm um pequeno teor de gordura. Depois de alguns dias, você também pode inserir cereais e carne picadinha na dieta.

As porções devem ser pequenas. Observe o volume que o seu bichinho come para não prejudicar o sistema digestivo.

Além disso, já durante este período de crescimento e desenvolvimento do animal, é necessário fazer uma escolha final quanto ao tipo de alimento que irá alimentar o gato no futuro. Existem duas opções: alimentos secos e produtos naturais. Se você escolher a primeira opção, será útil consultar uma clínica veterinária especializada. Isso ajudará a determinar a marca específica de alimento, que depende em grande parte da raça e das características fisiológicas do animal. Se você decidir alimentar o gatinho com comida natural, lembre-se de que deve dar a ele apenas produtos frescos e de alta qualidade. Em nenhum caso, não alimente seu animal de estimação com sobras da mesa do mestre.

Esteja preparado para o fato de que a primeira vez que você tem que alimentar o seu animal de estimação, usando uma seringa ou pipeta. No entanto, você não deve abusar desse cuidado excessivo - gradualmente acostume o animal à auto-alimentação.

Como abrir

Muito depende dos primeiros meses de vida. É neste momento recomendado para instilar bons hábitos gato.

  • Um dos primeiros e mais importantes hábitos que você precisa ensinar seu animal de estimação é ir ao banheiro na bandeja. Para perceber isso, você pode usar uma técnica simples. Por exemplo, criadores experientes recomendam o plantio de um gato em uma bandeja com um enchimento depois que ele come ou bebe.
  • Além disso, o comportamento do animal durante os jogos e entretenimento deve ser monitorado: não deixe ele morder e arranhar você.
  • Ensine-o a coçar, mostre como afiar garras, pendurar o brinquedo de cima. O bebê vai alcançá-lo e, ao mesmo tempo, arranhar a superfície do raspador.

Não mostre agressão ao gatinho, mesmo que ele tenha feito algo errado.O animal pode lembrar esse comportamento e depois sentir emoções negativas por você.

Como ensinar um gatinho a ir para a bandeja, veja o próximo vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento