Os criadores de gatos sabem que o crescimento e o desenvolvimento de animais de estimação estão sujeitos a outras leis. Eles são especialmente pronunciados no primeiro ano da vida do gato. No entanto, durante o ciclo de vida, os gatos crescem e envelhecem, assim como as pessoas, embora sua expectativa de vida seja muito menor do que a de um ser humano. O material deste artigo ajudará os leitores a entender a idade dos gatos pelos padrões humanos.
Como descobrir quantos anos tem um gato?
É possível calcular a idade de um gato em casa, embora esses dados sejam considerados aproximados. Isso pode ser determinado com base em dados de um passaporte veterinário internacional de gatos. Isso permite que você acompanhe as mudanças de idade dos animais de maneira oportuna, fornecendo-lhe as medidas necessárias para manter a saúde.
Ao mesmo tempo, os fatores-chave para determinar não são apenas a raça e as condições de vida do animal individual, mas também nutrição adequada, nuances genéticas e fisiologia.
Nos dentes
Os dentes são uma espécie de fator idade. Ao determiná-lo, uma pessoa depende da condição dos dentes, porque ao longo dos anos, sua aparência mudou, apesar da substituição de laticínios por indígenas. Apesar do fato de que em animais individuais eles são fortes até a velhice, enquanto outros têm pacientes praticamente desde a infância, a idade pode ser determinada por sinais como:
- sombra dos dentes;
- estágio de desgaste;
- acúmulo de tártaro;
- o número de unidades caídas.
No entanto, ao determinar a idade dos dentes, é necessário contar com dois aspectos que dificultam a determinação da idade do animal de estimação: cuidado e hereditariedade.
Os gatos que os proprietários escovam os dentes e visitam o dentista têm dentes bem tratados, o que às vezes cria a ilusão de uma idade mais jovem. Se os gatinhos tiverem a mordida errada, problemas com os dentes não podem ser evitados, e isso aumenta a idade para os anos disponíveis.
Excelente condição dos dentes em gatos é um ano. Neste momento eles são brancos, não têm aromas amarelados e depósitos de tártaro. Os incisivos aos 2 anos começam a apagar, o que é aparentemente imperceptível. Um gato de dois anos de idade tem dentes amarelos apenas se o dono não os limpar. Por quatro anos, os incisivos centrais e médios são visivelmente obliterados. Na idade de 6 anos, presas e incisivos extremos são apagados, aos 10 anos a perda do dente começa. Em 15 anos, indivíduos caem presas.
Pelos olhos
Como em humanos, os gatos perdem a acuidade visual ao longo do tempo, o que é explicado pelo estado da lente, assim como pela íris. Determine a idade do veterinário. Animais jovens não têm lacrimejamento aumentado. Quanto à íris, então quanto mais ela tem irregularidades e inclusões, mais velho é o gato.
Limites claros da íris e a saturação de sua cor indicam a juventude do animal de estimação.
Como o sistema musculoesquelético
Compreender a idade de um gato, você pode sobre a estrutura do sistema músculo-esquelético, o que afeta a maneira de movimento. Por exemplo, os gatinhos têm pernas desproporcionais, são longos em relação ao corpo. O bebê de seis meses parece magricela, depois do fim da puberdade seu corpo torna-se imponente e sua caminhada é graciosa. As orelhas dos gatinhos crescem mais rápido que o crânio, mas ao final do crescimento ele se torna imperceptível.
Gatos jovens são artigo diferente, eles formaram um alívio muscular. Seus movimentos são fáceis e descontraídos, nesta idade eles são capazes de grandes distâncias, e às vezes até agitam a imaginação com acrobacias.Com a idade, isso passa: os animais mais velhos permanecem ágeis, mas com o tempo eles têm uma fraqueza nas articulações. Além disso, eles podem abaixar a coluna, há um abaulamento das omoplatas, diminuição do alívio muscular, perda de peso.
Por outros sinais externos
Você pode determinar a idade do animal de estimação, com base no estado do pêlo (irrelevante para gatos carecas). Apesar do fato de que o método não é tão confiável em comparação com a definição dos dentes e olhos, não é menos interessante. Por exemplo em gatinhos até um ano, o casaco de pele é mais macio e sedoso. Não há praticamente nenhum koltuns nele, a condição é boa, indicando boa saúde.
Na idade felina madura, torna-se áspera, mas não perde sua estrutura sedosa, se o dono monitora sua qualidade.
Os cabelos grisalhos dos gatos aparecem quando eles têm 7 anos de idade. Os primeiros cabelos grisalhos indicam a presença de doenças para as quais você precisa consultar um médico. A partir dos 8 anos de idade, o casaco de pele torna-se pouco atraente e, portanto, o proprietário tem que monitorar com mais cuidado sua saúde e beleza.
Além disso, pode ser entendido que o animal atingiu a puberdade, é possível pelo seu comportamento. Por exemplo, desde a idade de seis meses, os gatos começam a marcar ativamente a área com sua própria urina, caracterizada por um forte odor. Em relação aos padrões humanos, neste momento eles são como adolescentes com seu espírito rebelde.
Existem dados tabulares desenvolvidos de forma convencional, mostrando claramente a idade de seu animal de estimação. A desvantagem dos dados na tabela é inexatidão.
Infelizmente, nos portais de informação de hoje, o leitor é frequentemente fornecido com informações não verificadas. E porque os dados nas tabelas variam.
Quanto a uma opção de cálculo mais precisa, para o seu cálculo é necessário ter uma ideia sobre cada etapa do desenvolvimento do animal. Isso permite que você desenhe um retrato mental pelos padrões humanos. Gatos de raças diferentes têm um recurso vital para o qual um gatinho nasce, se desenvolve e envelhece, passa no seu próprio ritmo.
Por exemplo, a velhice venerável entre representantes da raça de neve-shu ocorre em 10-11 anos. Tabbies asiáticos vivem até 20 anos, até 18 anos, e os campeões individuais da família felina atingem a idade de 30 anos.
Como um gato evolui pelos padrões humanos?
Experimentando os estágios de desenvolvimento humano para gatos, você pode entender quanto tempo eles têm infância, adolescência, juventude e velhice. Por exemplo, dependendo da raça específica, o período das crianças em gatos pode durar de seis meses a um ano.
Um limite condicional de sua graduação pode ser chamado de uma substituição completa dos dentes de leite.
Infância
O gatinho do bebê é considerado nas primeiras semanas desde o momento do nascimento. Na primeira semana de sua vida, o filme que protege as orelhas desaparece. Os dentes começam a entrar em erupção em duas semanas, enquanto nos seres humanos esse processo não começa antes de 4-5 meses. Em termos de desenvolvimento, o gatinho mensal é comparável a uma criança de seis meses.
Os gatinhos de dois meses da idade são iguais a crianças de 10 meses. O gatinho de 6 meses desenvolve-se aproximadamente o mesmo que o bebê em 1.5 anos. Ele também está ativamente interessado em tudo o que o rodeia, puxa objetos em sua boca, tenta conhecer o mundo e precisa muito de sua mãe.
Infância
A etapa de desenvolvimento de crianças em um animal começa a partir de 3 meses, prosseguindo rapidamente até seis meses. Durante este período, o animal continua a explorar ativamente o mundo, se comunicar com outros gatinhos e também aprende a se comunicar com os proprietários. Ele entende os seus e dos outros, tenta socializar, monitora a higiene de seu casaco de pele, lava, lambe a si mesmo e aprende a brincar.
Alguém acha que os gatinhos aos 3 meses são comparáveis às crianças de 2 a 5 anos de idade. Outros acreditam que essa diferença pode ser maior. Por um par de meses, os gatinhos desenvolvem aproximadamente 3-4 anos humanos.
É neste momento que eles devem aprender as regras estabelecidas na casa, presas à bandeja e ao seu próprio sofá.
Adolescência
Desde a idade de seis meses, o animal inicia um período de adolescência. Na adolescência, os gatos já formaram caráter. Neste momento, a puberdade já acabou em gatos e gatos, mas se os machos estão prontos para o acasalamento, então não é recomendado para as fêmeas por até um ano. Se os criadores ignoram esse fato, a prole de tais gatos nasce doente.
Na adolescência, um anfitrião inexperiente culpa o mau comportamento de um animal de estimação na infância, mas na realidade é um pouco tarde para perdoar o mal neste momento. O gato já é bastante maduro e tem a sua própria posição de vida, muitas vezes complementada por maus hábitos. Neste momento, o animal de estimação, muitas vezes se comporta como um adolescente desenvolvido, alguns indivíduos são caprichosos e, especialmente, gostam de testar os limites da permissividade. Às vezes, com muita atenção aos animais de estimação, você pode notar alguma coqueteria entre os animais de estimação.
Juventude
O período de juventude em animais pode ser diferente, em média, é de 3-4 anos. Assim, Um gato que se tornou jovem em um ano é considerado como tendo até 5 anos de idade. Este é o melhor momento para o acasalamento, pois os animais ainda estão saudáveis e ativos. Durante este período, eles podem produzir bons descendentes. De acordo com os padrões humanos, sua idade neste momento corresponde a cerca de 20 a 30 anos. Segundo alguns dados, suas fronteiras são mais ampliadas e variam de 18 a 35 (40) anos.
Os personagens dos animais de estimação neste momento podem ser diferentes. Alguns gatos, como pessoas, tornam-se equilibrados e autoconfiantes, outros rapidamente crescem. Outros ainda não querem se separar da infância e, portanto, comportam-se como crianças pequenas, jogando por um longo tempo e se escondendo para um ataque, rastreando possíveis presas.
Representantes de raças individuais entram em uma fase da juventude não antes de 2-3 anos (relevante para algumas raças grandes da família de gato).
Maturidade
Um gato que passou por cima do turno de seis anos é considerado maduro. Este período é esticado para 10 anos e para alguns até menos. Em geral, nenhuma mudança importante em sua saúde geralmente ocorre com o devido cuidado. No entanto, os proprietários não tricotar animais de estimação depois de completarem 7 anos de idade. Isto é devido ao risco de complicações em mulheres que ocorrem durante o final da gravidez.
Quanto à relação com os padrões humanos, os animais maduros correspondem à faixa etária média das pessoas de 40 a 56 anos. Com a idade, estes animais de estimação se permitem brincar e brincar cada vez menos. A maioria deles se torna séria e sólida. No entanto, se a agilidade e a curiosidade são características de uma raça em particular desde o nascimento, indivíduos individuais não param suas atividades de pesquisa e não mudam seu próprio entusiasmo com o qual abordam tudo.
Velhice
Um gato de 11 anos é igual a pessoas em idade de aposentadoria. O período da velhice em animais de raças diferentes dura até 14 anos, durante os quais a atividade de animais de estimação diminui gradualmente. Isso não significa que eles se tornam letárgicos e preguiçosos, com medo de qualquer esforço físico. Neste momento, via de regra, as doenças se manifestam. E porque os animais de estimação precisam de mais atenção e cuidado.
É necessário proteger "velhos" de situações estressantes desnecessárias, cuidar de sua saúde. Você não pode gritar com eles, é importante para garantir que eles não pegam frio enquanto caminhava. É necessário realizar exames preventivos para prevenir problemas de saúde.
Em uma palavra, eles devem ser atendidos como avós.
Fígados Longos
Gatos de vida longa são animais de estimação com 15 anos ou mais. Eles são como veteranos, vivendo quietamente seus dias. Neste momento, os animais são menos ativos, dormem muito, sofrem de articulações enfraquecidas, desgaste ou falta de dentes, e por isso muitas vezes recusam alimentos industriais secos. Como os velhos sem dentes, eles precisam de comida líquida que não machuque as gengivas.
Alguns indivíduos podem sofrer de incontinência urinária, outros se tornam processo digestivo fraco.Você não pode beber o leite, dar comida sólida e grossa. Além disso, o peixe cru com ossos é totalmente inaceitável. Fraqueza em gatos de vida longa pode ser temporária.
Pessoas rústicas, como na infância, tentam agradar seus mestres todos os dias com um renascimento de acordo com o cenário do gato.
Formas de comparar idades
Cálculos de idade felina em anos de uma pessoa podem ser diferentes. Por exemplo, no sentido mais simples, eles consideram que a cada ano um gato vive é condicionalmente igual a sete humanos. O método certamente não é o mais preciso, mas permite que o proprietário tenha uma idéia aproximada da idade do animal de estimação. Dado que o desenvolvimento de gatos pode ocorrer de forma desigual, o cálculo pode ser baseado em outros métodos.
Por exemplo, o método de contagem é interessante, em que o primeiro ano de vida de um gato é convencionalmente igual a 15 anos humanos. Para o segundo ano de vida de um animal de estimação, ele se desenvolve aproximadamente da mesma maneira que uma pessoa de 15 a 24 anos de idade. Todos os anos subseqüentes, começando com o terceiro, podem ser calculados pela fórmula: N = 24 + (N-2) * 4, onde N é o valor da idade felina real.
Existe outro método de cálculo, que condicionalmente divide o recurso de vida em três etapas principais. Para calcular a idade “humana” de um gato, que na verdade passou de um a cinco anos, é necessário multiplicar sua idade real por 7. A fórmula para um animal de estimação que atingiu um marco de 6 a 11 anos se parece com isto: x = (z - 5) * 4 + 35, onde x é a quantidade desejada. A fórmula para ronrões com 12-20 anos é diferente: x = (z - 11) * 3 + 59 (aqui é necessário multiplicar por 3).
Convencionalmente, podemos supor que cada ano subsequente é igual a quatro humanos. Para animais de estimação até três anos, esta fórmula é irrelevante. Além disso, é necessário levar em conta tais fatores como desenvolvimento precoce ou, ao contrário, tardio dos gatinhos, o que é típico para representantes de raças individuais da família dos felinos.
Você também pode realizar o cálculo de uma maneira diferente. Por exemplo, um gato de um a cinco anos para cada 12 meses está vivendo condicionalmente por 7 anos. Depois disso, cada ano subsequente que ela vive é equivalente a quatro humanos.
Desde o seu 12º aniversário, todos os anos são equivalentes a três seres humanos.
De acordo com o terceiro método de contagem da idade felina pelos padrões de uma pessoa, um coeficiente especial deve ser usado nos cálculos. Ao mesmo tempo, é necessário levar em conta aspectos como a inteligência social do animal, seu desenvolvimento físico e esfera emocional, comparando-o com o humano.
Esta técnica foi desenvolvida por zoólogos e veterinários. Os dados dela são encerrados em uma mesa por meio de qual um homem na rua pode descobrir a correlação aproximada da idade felina com a representação humana
Rácio tendo em conta a taxa de conversão aproximada
Idade do gato ou gato, anos | Taxa de conversão aproximada | Relação com humanos, anos |
1/12 | 7 | 6-7/12 |
2/12 | 5.5 | 10-11/12 |
3/12 | 8-8,6 | 2-2.5 |
4/12 | 15-15.5 | 5-5.5 |
5/12 | 20 | 8-8.5 |
6/12 | 28-30 | 14-15 |
7/12 | 26-26.5 | 15-15.5 |
8/12 | 24-24.8 | 16-16.5 |
1 | 18-19 | 18-19 |
2 | 12.4-13 | 25-26 |
3 | 10-11 | 30-33 |
4 | 8.8-9.2 | 35-37 |
5 | 8-8.5 | 40-43 |
6 | 7-7.5 | 43-46 |
7 | 6.4 | 46-47 |
8 | 6.25-6.6 | 50-53 |
9 | 6.1-6.4 | 55-58 |
10 | 6-6.3 | 60-63 |
11 | 5.6-5.9 | 63-65 |
12 | 5.4 | 65-68 |
13 | 5.2-5.5 | 68-71 |
14 | 5.1-5.2 | 72-73 |
15 | 5 | 74-75 |
16 | 4.8 | 76-77 |
17 | 4.6 | 78-79 |
18 | 4.4-4.7 | 80-85 |
Muitas vezes, o cálculo e a comparação corretos não fornecem os resultados corretos. Isto é devido a várias razões. Por exemplo, um deles é o estilo de vida de um animal.
Por exemplo, é a passividade de um animal de estimação que freqüentemente reduz seu relógio biológico, e é por isso que ele envelhece muito mais rápido.
Assuntos e atividade sexual. Está provado que, na ausência da capacidade de gatos e gatos para implementar seus instintos sexuais em seus corpos ocorre falha hormonal. E isso leva a uma deterioração da condição dos ossos, dos dentes e do trabalho dos órgãos internos. Tais animais de estimação envelhecem rapidamente, dificultando a contagem da idade média de acordo com os padrões das pessoas.
Acredita-se que O corpo de um gato pode começar a envelhecer depois que o animal marca seu quarto aniversário. Contribuir para este estresse e estresse emocional, bem como dieta inadequada. Muitas vezes é a preguiça do proprietário que resulta em perda de maciez e sedosidade do pêlo, perda de dentes e acúmulo de tártaro. A dieta do animal deve ser equilibrada e completa. Ele não precisa apenas de nutrientes, mas também vitaminas e oligoelementos.
Tabela de correspondência
Nada permitirá entender e calcular a idade de um gato pelos padrões humanos, como uma tabela de correspondências com dados visuais. Chamamos a atenção do leitor para o fato de que os dados são aproximados e, portanto, não vale a pena fazer cálculos para a idealização do cálculo básico. Eles permitem que você saiba a idade biológica aproximada, nada mais.
A relação da idade do gato e do homem
Anos de idade | |||
gatos | humano | gatos | humano |
1 mês | 1 ano 6 meses | 5 | 36 |
2 meses | 3 anos 2 meses | 6 | 40 |
3 meses | 4-5 anos | 7 | 44 |
4 meses | 6 anos 8 meses | 8 | 48 |
5 meses | 8 anos 4 meses | 9 | 52 |
6 meses | 10 anos | 10 | 56 |
7 meses | 10 anos 10 meses | 11 | 60 |
8 meses | 11 anos 8 meses | 12 | 64 |
9 meses | 12 anos 6 meses | 13 | 68 |
10 meses | 13 anos 4 meses | 14 | 72 |
11 meses | 14 anos 2 meses | 15 | 76 |
1 ano | 15 | 16 | 79 |
2 anos | 24 | 17 | 82 |
3 anos | 28 | 18 | 85 |
4 anos | 32 | 19 | 88 |
20 | 91 |
É importante entender que os dados podem diferir entre representantes de indivíduos da mesma raça, mas de sexos diferentes. Como seres humanos, eles podem ter um tipo diferente de relógio biológico. Por exemplo, as fêmeas de raças de elite envelhecem rapidamente, o que os criadores usam impiedosamente para reprodução e lucro. O corpo destes gatos se desgasta rapidamente, eles enfraquecem, o que pode causar perda de cabelo abundante, perda ou aumento do ranger dos dentes.
Além disso, eles são propensos a doenças que reduzem os recursos da vida e dificultam a determinação da idade pelos padrões das pessoas.
Portanto, com a mesma idade real, eles podem parecer radicalmente diferentes na aparência. Os animais que vivem na rua estão envelhecendo mais cedo. Para saber mais precisamente qual é a idade biológica de um gato ou gato, você deve entrar em contato com um veterinário. Especialistas de tal plano são ensinados a se basearem na fisiologia dos animais e em seus dados externos e, portanto, freqüentemente fornecem uma estimativa muito precisa.
Como determinar a idade do gato, descrita no próximo vídeo.