Amigos de quatro patas, como você sabe, andam sozinhos. Eles são misteriosos, divertidos, às vezes intoleráveis, mas milhares de pessoas adoram animais fofinhos. Mas para os donos continua sendo um mistério por que os gatos, depois de terem comido, enterram comida. Este fenômeno foi provavelmente encontrado por qualquer pessoa com um bigode amado que mora em um apartamento. Um gato ou gato de repente começa a cavar em torno de sua própria tigela, garras engraçadas na superfície do chão, que os donos da cama em sua própria cozinha, tentando enterrar o almoço.
A ação dos amigos fofinhos está associada aos instintos ou hábitos dos gatos, ou seja, às habilidades adquiridas. Não precisa se preocupar ou apresentar motivos horríveis para o que está acontecendo - seu gato "ouve" sua própria intuição. Mas se o interesse está absorvendo você ou você precisa perceber as promessas de uma ação incomum, leia nosso artigo.
Reflexos absolutos e seu significado
Qualquer animal suporta todos os reflexos devido a reflexos absolutos. Gatos, gatinhos caçam e lutam por isso "da natureza". Ranger, arranhar no lugar, esfregar flexível no braço também são instintos. Há uma série de instintos sólidos e absolutos que controlam a vida do animal de estimação como um todo: respiração, tosse, espirros, chupar, mastigar, vomitar.
A mãe gata não só tenta enterrar a comida toda vez, como também pode escondê-la nos lugares mais imprevisíveis. Por exemplo, um pedaço de carne atrás do freezer. O enterro de comida pode estar associado a quase qualquer reflexo absoluto.
Instintos
Os especialistas acreditam que os gatos salvaram alguns instintos antigos. Assim, um gato domesticado está predisposto a ações muito desenfreadas, por exemplo, enterrar comida. Quais são as razões?
A causa básica trivial dessa ação está associada ao desejo de ocultar os restos de comida dos rivais para satisfazer sua própria fome.
Instinto - o desejo de saciedade. Quando o animal está com fome ou não está farto, o animal começa a cavar o chão, tenta "desenterrar" suprimentos dele, no qual eles foram supostamente enterrados.
Cavar e enterrar comida só se manifesta nas estações outonais ou na primavera. Isto é devido à presença de beribéri e um aumento no apetite.
O enterro de alimentos ou seus resíduos pode ser explicado pelo desejo de um gato de arrumar. Os gatos são muito limpos - eles vão enterrar seu banheiro e deixar um lugar limpo após o almoço.
Outro reflexo da instilação de alimentos está associado ao cheiro. Isso significa que, se um “sabor” emana da comida - um odor insuportável e inaceitável resultante de comida estragada, neste caso, animais de quatro patas também enterram a comida.
No caso de seu amigo doméstico recusar alimentos secos de alta qualidade, escavar e ignorar de várias maneiras, a causa raiz está escondida nas próprias preferências do gato.
Muito provável ele não gosta da cauda do seu animal de estimação ou ele decidiu organizar um dia de jejum para si mesmo (sim, isso acontece com os gatos).
E se mais de um animal de estimação vive em um apartamento, então o enterro de comida é, em primeiro lugar, desejo de escondê-lo de um adversário.
Hábitos
Hábitos e regras - este é o resultado de habilidades experientes, tanto positivas quanto negativas. Os principais membros da família da família dos gatos estão acostumados a ir ao toalete. Muitos podem ter uma questão lógica: "Como exatamente a bandeja é associada à instilação de comida?".
Quase diretamente.Por via de regra, as tigelas com comida e água são próximas e às vezes combinam-se. Nem todos os donos têm tempo para comprar um tapete de velcro. Quando as tigelas são combinadas, o gato geralmente sobe até a calha e espirra água, indo até a comida.
Vendo uma poça no chão e percebendo que o dono não gosta, o gato tentará eliminar rapidamente a "ofensa": ela escava o chão e depois derruba uma xícara e enterra a água com comida.
Ainda há a causa raiz de instilar uma tigela de comida - o gato não gosta do seu lugar de comer. Há muitas bases: o animal de estimação não se sente protegido, é frio ou algum odor desagradável o repele. Além disso, não coloque copos de comida de gato perto da máquina de lavar roupa: o som produzido pelo dispositivo pode assustar imediatamente o animal, o que causará desconforto e medo.
Retire o fogão para outro local, cubra o local de alimentação com um tapete, você pode usar um oleado espesso, não distraia o gato quando ele estiver almoçando, e cuidadosamente certifique-se de que outros membros da família não o distraiam. Uma maneira mais eficaz é colocar tigelas de comida e água em um peitoril da janela ou em um tapete perto de seu banco de fogão, proteger seu animal de possíveis irritantes.
Memórias com fome
Há casos em que um animal de estimação tenta enterrar uma tigela de comida toda vez. É provável que no passado ele estava com muita fome e ainda não pode esquecer esta fase desagradável de sua vida. Essa estranheza deve ser tratada com compreensão. Somente carinho, carinho, calma e estabilidade ajudarão seu amigo a se libertar do medo da fome.
Antipatia
Alguns "escavadores" são movidos por antipatia. Você se lembra de como os gatos cuidadosamente arrumados enterram seus próprios excrementos para que a “fragrância” não se espalhe? Além disso, o gato pode enterrar cuidadosamente e comida - o que ela não gostou.
Assim, se um pet ronca e desdenhosamente afaga sua pata, raspa o chão, olha para a tigela - talvez tenha sido dado um produto estragado ou algo com um cheiro forte (alho, cebola ou casca de limão) na comida seca.
Se a tigela está localizada na cozinha, não muito longe do balde de lixo, o cheiro não muito agradável vindo de lá enerva o caudado - a esse respeito, o animal também pode começar a enterrar a tigela.
Comida saborosa
Além das razões acima, os gatos podem enterrar sua comida caseira, se quiserem. Desta forma, ele experimenta e demonstra prazer gastronômico. O prato parecia tão delicioso para o animal que os genes dos antepassados despertaram nele, e o animal resolveu providenciar um suprimento. Por favor, note que os gatos selvagens também não escondem todas as presas, mas apenas as mais saborosas.
Bem, os conhecedores da boa cozinha, é claro, só valorizam o que mais gostam. Se o gato começar a cavar depois de ter comido ou jantado com grande apetite, significa que ele apreciou sua gentileza e cuidado.
Conclusão
Então, vamos resumir o que causa a instilação de alimentos:
- lugar sem sucesso onde há uma tigela;
- produtos de baixa qualidade;
- estresse devido a sons altos e desagradáveis, a presença de outros animais ou pessoas irritantes;
- a taça está muito suja;
- baixa temperatura do piso;
- posição deprimida do animal de estimação;
- doença e mal-estar.
Brincar com comida é o método original para atrair o dono. Muitas vezes, os animais de estimação não recebem atenção suficiente dos proprietários, que ocasionalmente estão em casa e os ignoram. A bronca de animais para brincar com comida é contraindicada.
Se seu animal de estimação cavar, enterra uma tigela com comida, então Em primeiro lugar, os felinologistas aconselham que um animal de quatro patas não tenha estresse. É necessário prover o gato com seu próprio lugar para que outros animais não possam se aproximar de sua comida. Também perto da tigela não é permitido colocar dispositivos técnicos altos. Além disso, o local onde o animal come deve ser mantido limpo.
Para desmamar o gato para cavar o chão, deve-se cuidar dele, seguir sua alimentação, alocar porções de comida ao mesmo tempo, verificar cuidadosamente a qualidade dos produtos.
Se você ver que o animal novamente pegou o antigo, então desvie sua atenção, dando um brinquedo favorito.
Detalhes sobre as razões do comportamento do gato, você aprenderá com o vídeo abaixo.