Óleos cosméticos

Manteiga de karité para o rosto: como escolher e usar?

Manteiga de karité para o rosto: como escolher e usar?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Funcionalidades
  2. Composição
  3. Os benefícios
  4. Contra-indicações
  5. Recomendações para seleção
  6. Como posso me inscrever?

Óleos naturais são um dos componentes mais úteis de vários produtos cosméticos e medicinais dados a nós pela natureza. A rica composição vitamínica e mineral permite tornar qualquer máscara ou creme muito mais eficaz. Além disso, quase todos eles são perfeitamente combinados entre si e permitem um efeito complexo na pele ou no cabelo. A manteiga de karité é considerada uma das mais populares e mais benéficas. Com isso, os povos da África por muitos séculos se salvaram dos efeitos negativos da luz solar abrasadora. Hoje, com a ajuda dele, homens e mulheres de todo o mundo cuidam de si mesmos.

Funcionalidades

Na forma natural, a ferramenta parece uma massa sólida de tonalidade amarelada de manteiga. Cheira a nogueira misturada com um pouco de coco. Esta massa derrete facilmente do calor do corpo e se torna como um creme suave. Produzir óleo do fruto da planta, que tem vários nomes.

O mais comum, que deu o nome ao componente popular das máscaras, é chamado de árvore de karité, e também é chamado de karite ou kolo. Mais parecida com o carvalho, essa árvore em seu habitat natural é freqüentemente encontrada nas savanas do Senegal ou da Nigéria. No Sudão e no Mali, é cultivado em áreas especiais. Os frutos da árvore de carité são semelhantes aos pequenos abacates, e é deles que o óleo de cura é extraído usando tratamento térmico.

Existem dois métodos para obtenção de massa sólida oleosa, necessária para a maioria das empresas de cosméticos.

  • Modo manual requer mais tempo e esforço. As sementes de frutos de karité se dividem em pequenos pedaços em grandes estupas ou pedras de moer. Para o tiro resultante adicionar uma pequena quantidade de água e moer a mistura em uma pasta marrom. Tal ação requer muita paciência e considerável força física. Lave a massa em água para obter uma espuma e deixe ferver em fogo alto para formar uma camada no topo que se parece com creme grosso. Esta camada superior, retirada do caldo e resfriada, é o famoso óleo. Muitas vezes é trazido como uma lembrança de viagens para o continente Africano, pois tem um grande número de propriedades úteis e é frequentemente usado para cuidar da pele do rosto e do corpo.
  • Modo de máquina, utilizado em grandes empresas industriais, além da digestão usual do óleo, inclui também a sua filtração, desodorização com diversas fragrâncias e branqueamento. É por isso que o produto obtido por meios industriais difere do natural por um tom mais claro e pela ausência de um aroma específico.

Este óleo é chamado de refinado, pois a limpeza repetida permite que ele seja usado na culinária. Infelizmente, esta limpeza elimina o óleo, não só das impurezas nocivas, mas também da maioria dos componentes úteis, pelo que a sua concentração em receitas cosméticas domésticas deve ser grandemente aumentada.

Composição

Uma popularidade tão alta de petróleo, que permitiu sua disseminação em quase todo o mundo, é devido à sua rica composição. Contém os seguintes ingredientes ativos.

  • Ácidos Graxos Os ácidos láctico e aracnéico têm um efeito bactericida e cicatrizante, enquanto os ácidos palmítico e hialurônico nutrem e hidratam as células epidérmicas. Linolênico contribui para o aparecimento e restauração da proteção natural das células da pele, e o ácido oleico é necessário para a síntese celular.Por último, mas não menos importante, o ácido miristico aumenta o efeito dos anteriores e ajuda a maximizar a eficácia do óleo inteiro.
  • Antioxidantes eles retardam o processo de envelhecimento procurando e neutralizando os radicais livres.
  • Um complexo inteiro de vitaminas: E, K, A, F e quase todo o grupo de vitamina B.
  • Macro e oligoelementos, como ferro, cálcio, flúor e outros.

Dependendo da presença de impurezas e do grau de purificação, a quantidade desses componentes na manteiga de carité pode variar tanto para cima quanto para baixo. Essa mudança é refletida na embalagem com a letra e divide o produto em tipos:

  • E petróleo bruto;
  • B - industrial refinado;
  • C - óleo de alta pureza;
  • D - um produto com a menor quantidade de impurezas nocivas;
  • E - óleo tratado termicamente, mas não purificado de impurezas.

Os benefícios

Na maioria das vezes, a manteiga de carité é usada na cosmetologia, na fabricação doméstica ou industrial de máscaras, cremes, xampus, sabonetes e muitos outros produtos cosméticos. Suaviza e nutre a pele seca e desbotada, restaura o nível natural de colágeno nas células e suaviza as linhas finas, especialmente na pele ao redor dos olhos. A ferramenta é frequentemente usada em sua forma pura, em vez de um creme que é projetado para proteger a pele dos raios ultravioleta. Especialmente bom é o remédio anti-rugas para a pele hipersensível propensa a descamação e alergia, como a manteiga de karité é um produto completamente natural.

Além da cosmetologia, a carité é frequentemente usada para fins médicos. Os efeitos anti-inflamatórios e anti-edema são excelentes para dores nas articulações ou entorses e músculos. É usado para queimaduras e vermelhidão, eles tratam pele rachada e pequenas feridas ou feridas. Karité protege não só do sol, mas também do congelamento da pele em temperaturas abaixo de zero. O efeito vasoconstritor que este óleo tem ajudará ao primeiro sinal de um resfriado e aliviará a congestão nasal.

Na culinária, tanto na Europa quanto nos países asiáticos, os produtos carpáticos de carité têm sido pouco usados ​​devido ao seu cheiro peculiar e ponto de fusão muito baixo. Na maioria das vezes, seu uso é limitado à produção industrial. Por exemplo, pode ser usado para produzir chocolate ou margarina de qualidade.

Contra-indicações

O uso de manteiga de karité como parte de cosméticos domésticos e comerciais, e em sua forma pura, é considerado completamente seguro. É impossível exceder a sua dose ou exagerar na pele. No entanto, existem certas recomendações de especialistas que são melhor seguidas.

  • A intolerância individual deste ou daquele produto pode ser encontrada em qualquer pessoa, e a manteiga de karité, neste caso, não é exceção. Antes de aplicá-lo primeiro na forma de uma máscara ou creme, é necessário realizar um pequeno teste para uma reação alérgica. Para fazer isso, basta aplicar a ferramenta a uma pequena área da palma da mão ou do antebraço. Se não houver reação dentro de meia hora, você pode aplicá-lo com segurança de acordo com as instruções.
  • Nas últimas décadas, muitas descobertas científicas foram realizadas e muitos componentes úteis descobertos em óleos naturais foram descobertos. Ao mesmo tempo, nem um único cosmetologista dirá que as propriedades da manteiga de carité foram totalmente investigadas. Especialistas não recomendam o uso freqüente de tais ingredientes ativos em pessoas com pele sensível e pele propensa a oleosidade e erupções cutâneas.
  • O óleo e todos os meios em que está incluído devem ser armazenados adequadamente. Altas temperaturas e luz solar direta podem alterar sua composição e transformar a substância de cura em uma massa venenosa. Pela mesma razão, você nunca deve usar cosméticos que expiraram.

Recomendações para seleção

Para que uma ferramenta cara seja beneficiada, e não uma decepção, é necessário selecionar cuidadosamente um produto não apenas pelo preço, mas também pela qualidade.É melhor fazê-lo em lojas especializadas, farmácias ou ponto de venda. Se não for a manteiga de karité pura que é comprada, mas um produto com tal componente em sua composição, ela também deve ser selecionada adequadamente. É necessário selecionar o creme e os shampoos para o seu tipo de pele e cabelo. A fim de escolher entre todos os produtos adequados, você pode ler os comentários sobre a rede ou as recomendações de cosmetologistas experientes.

Ao comprar óleo puro, a maneira mais fácil de determinar sua qualidade é sentir o cheiro da massa. Um produto de qualidade tem um leve aroma a nozes, sem perfume ou produtos químicos. A capacidade de cheirar é a razão para fazer uma compra em uma loja regular ou farmácia, e não para encomendar a ferramenta através da Internet. Os produtos de um fabricante e vendedor respeitável serão bem embalados, a composição e o exportador do óleo serão indicados no frasco ou caixa. O principal fornecedor de produtos de qualidade é a África.

É melhor se o óleo tiver uma tonalidade amarelada ou leitosa. Notas brancas e marrons indicam processamento excessivo ou grandes quantidades de impurezas. Algumas lojas têm uma amostra de exposição, cujas propriedades podem ser estudadas na prática, sem sair do rack com as mercadorias. O preço médio de 1 litro de manteiga de karité é de pelo menos 2500 rublos. Se o óleo for vendido para engarrafamento e seu preço for significativamente menor, é mais provável que seja um produto da mais baixa qualidade, o que é indesejável para ser aplicado na pele e muito menos para ser tomado por via oral.

O feedback dos clientes sobre este produto é principalmente positivo. Muitas pessoas notam uma melhora na aparência e no estado interno da pele. É preenchido por dentro e as rugas são suavizadas visualmente. Alguns usuários preferem usar a ferramenta em vez de um creme noturno, e alguém a coloca apenas uma ou duas vezes por mês como uma máscara de emergência.

Se a pele estiver desidratada e sobreaquecida, este remédio pode ser aplicado duas vezes ao dia - de manhã e à noite. No entanto, vale a pena lembrar que o uso regular de manteiga de karité é permitido apenas por 8 semanas, após o que a pele precisa de uma pausa de pelo menos um mês.

Como posso me inscrever?

Você pode usar o óleo natural de várias maneiras. É útil não só para a pele do rosto e do corpo, mas também para o fortalecimento e crescimento dos cílios, sobrancelhas e cabelos. Pode ser usado tanto em forma pura como baseado em várias preparações caseiras.

Pele

Em sua forma pura, shea é útil como um óleo de massagem para o rosto e corpo, especialmente se a pele não tem umidade e vitaminas. Antes de usar, você deve limpar, lavar e molhar um pouco o rosto com uma toalha. Aqueça uma pequena ervilha de óleo nas palmas das mãos até um estado líquido e massageie todas as áreas ativas do rosto, nas quais a vermelhidão ou descamação aparecem com mais frequência. Depois disso, distribua e esfregue os resíduos em outras áreas. O excesso pode ser absorvido com uma toalha de papel comum ou guardanapo.

Se você adicionar quaisquer partículas sólidas ao óleo, terá uma ótima esfoliação para a pele delicada e sensível. Pode ser farelo de aveia ou farelo, bagas de framboesa ou sementes de uva trituradas, bem como café moído regular. O principal é não ferir as áreas mais sensíveis e não ficar irritada. Para a pele seca e danificada, uma esfoliação de 1 colher de sopa é perfeita. colheres de azeite e 1 colher de sopa. colheres de farelo de chão.

O creme caseiro será um excelente substituto para os cuidados de salão mais caros. Prepare-se fácil, mas infelizmente Este creme é armazenado por muito tempo - apenas 4-6 dias na geladeira. Além disso, uma vez a cada 2-3 meses, você precisa fazer uma pausa na aplicação de pelo menos 1 semana.

O melhor creme, aliviando a pele sob os olhos das bolsas e vermelhidão, será uma mistura de óleo de linhaça com manteiga de carité. É o suficiente para misturar esses dois componentes 1 colher de chá e colocar na área do problema antes de ir para a cama.

A cada poucos dias você pode fazer uma máscara nutritiva ou hidratante, que será especialmente boa durante os procedimentos de banho.Um banho de vapor quente ou sauna abrirá os poros e mais nutrientes penetrarão na pele. Para a pele seca e normal, uma máscara doce nutritiva de 1 colher de chá de manteiga de karité, 1 colher de chá de mel grosso e 1 colher de sopa é perfeita. colheres de creme de leite gordo. A ferramenta é aplicada à pele por pelo menos 15-20 minutos, após o tempo especificado os restos são lavados com água morna.

Lábios

O carité ajuda não só a amaciar e nutrir a pele, mas também a curar mais rapidamente as microfissuras e as feridas. Tais propriedades fazem com que seja um dos mais importantes concorrentes do batom higiênico na luta pela atratividade e saúde dos lábios. Para preparar uma pequena quantidade de bálsamo, você precisa tomar 1 colher de chá de cera de abelha derretida, 1 colher de chá de óleo de damasco e 2 colheres de chá de manteiga de karité.

Os componentes são bem misturados na forma líquida, despejados em um recipiente pequeno e limpo de qualquer creme e deixados no refrigerador para solidificação. Tal bálsamo caseiro pode ser facilmente levado com você para trabalhar ou estudar, simplesmente fechando o frasco com uma tampa e jogando o produto em sua bolsa.

Sobrancelhas e cílios

Para deixar as sobrancelhas grossas e os cílios longos e brilhantes, como os modelos de rímel de publicidade, basta 1 colher de sopa. colheres de sopa de manteiga de karité, 2 gotas de óleo essencial de erva-cidreira, 2 gotas de rosa e 2 gotas de óleo de camomila. A garrafa e a escova debaixo da carcaça velha devem ser cuidadosamente lavadas com sabão e água morna e secas. Despeje a mistura em um recipiente e guarde em local seco e escuro. É melhor usar este produto na hora de dormir, depois de todos os cosméticos coloridos terem sido lavados. Isso deve ser feito a cada 2-3 dias.

Além dos métodos acima, a manteiga de carité é usada frequentemente antes de ir para a praia ou para o solário. Protege a pele contra a exposição ultravioleta, permitindo obter um bronzeado dourado e não queimar. Além disso, você pode experimentar uma variedade de misturas prontas com óleos naturais, que geralmente são vendidos em farmácias e lojas de cosméticos.

O resultado do produto adquirido e do produto preparado pessoalmente não é imediatamente visível. Para sentir os efeitos da manteiga de karité, pelo menos 4-5 procedimentos são necessários. Neste caso, a principal coisa no cuidado da pele e dos cabelos é a regularidade. Um rosto semanal e massagem corporal com manteiga de karité vai tornar possível em 2-3 meses para dizer adeus às rugas e devolver a pele à juventude e elasticidade.

Para informações sobre como usar manteiga de karité no cuidado do cabelo, veja o próximo vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento