O Cáucaso é uma região muito multinacional da Rússia. Lado a lado, várias nações coexistem aqui, interagindo de perto e compartilhando a experiência acumulada ao longo dos séculos.
O traje checheno nacional é um exemplo vívido da criatividade única dos artesãos, uma amostra de costumes antigos, prova da profunda interação do povo checheno com as nações vizinhas. O traje nacional refletia não apenas o estilo de vida dos montanhistas e suas tradições, mas também valores espirituais e fé.
O povo checheno se distingue pelo profundo respeito e reverência pelos seus antepassados, portanto, o traje nacional não é mantido em museus, mas é amplamente utilizado na vida cotidiana.
O modo de vida do povo checheno está diretamente relacionado com os materiais que têm sido utilizados na fabricação de roupas nacionais desde a antiguidade. Tecidos foram fiados a partir de lã de ovelha, o pêlo e couro de animais locais foram amplamente utilizados.
Pano, feltro - tudo era produção própria. Todos os trajes foram feitos apenas de forma independente. Praticamente toda mulher podia costurar ou girar. Habilidades para a produção de roupas nacionais transmitidas de geração em geração e foi considerado o tema do orgulho nacional.
Fato nacional masculino
As partes principais de qualquer terno masculino eram calças e um semi-caftan alongado (beshmet). Calças tinham um corte, reduzido para tornar conveniente enchê-las de botas.
O beshmet é um semi-caftan, adaptado de tecido leve, servido como uma camiseta. Beshmet seguiu firmemente a figura de um homem até a cintura e, abaixo dele, alargou-se quase até o joelho. Essa forma idealmente enfatizava a forma magra e musculosa de um homem checheno. No peito, o cinto deve sempre ser bem apertado com nós de botões especiais. Os mesmos botões decoravam os punhos das mangas estreitas do meio-caftan.
Beshmet foi usado tanto como homewear e como festivo. A diferença foi apenas o tecido usado. Um tecido de algodão simples foi usado para a versão casual, e um cetim multi-colorido caro para a ocasião festiva. Apesar do ajuste apertado do beshmet na figura, ele estava sempre confortável e não restringia os movimentos do homem. Portanto, essas roupas eram usadas para uniformes de tropas.
O circassiano é semelhante na aparência e cortado com uma parte de um traje masculino. O circassiano desempenhava a função de roupa festiva, por isso era sempre feito de materiais mais caros. Geralmente usado pano da melhor qualidade. Cherkessk foi usado sobre o beshmet, repetindo sua forma. Estreita até a cintura, expandiu-se para baixo e cobriu os joelhos. Ao contrário de beshmet, circassiano abotoado apenas no cinto.
O detalhe mais interessante dessa vestimenta eram as almofadas de gás, localizadas em ambos os lados do peito. Eles serviram para armazenar cartuchos de reposição. Atualmente, o propósito direto deste detalhe não é mais necessário, no entanto, ainda está presente como uma decoração de vestidos.
Uma parte distintiva do traje masculino é a burka. Burka é um manto de feltro sem mangas, com ombros firmes e cônicos. Ela era uma companheira indispensável de pastores, guerreiros, viajantes. Os meninos recém-nascidos estão sempre envoltos em burka primeiro, para que no futuro cresçam como verdadeiros montanheses.
Burka era feita apenas por mulheres e apenas os melhores mestres tinham esse direito. Para a produção, usaram apenas lã de ovelha de alta qualidade.
O valor da burca é difícil de superestimar.Nas condições imprevisíveis do altiplano, esta capa de chuva quente e à prova de vento servia de roupa, roupa de cama e um cobertor.
O traje tradicional foi complementado com uma touca - um papakh e botas de couro até o joelho, onde os homens colocavam as botas. Um chapéu é um símbolo de honra e dignidade de um homem checheno. Feito a partir de uma pele de carneiro natural. Ela poderia ser de cabelos compridos ou cabelos curtos (astracã). O chapéu foi herdado, e se o homem não teve filhos, o chapéu foi passado com grande respeito ao homem mais respeitado do clã.
Tocar o chapéu de outra pessoa é proibido para não ofender o anfitrião. Curiosamente, em alguns casos, o chapéu poderia ser substituído por um jovem em uma data. Um amigo, tomando o chapéu do noivo, poderia substituí-lo por um encontro com uma garota. E ela podia falar com ele como seu amante.
Chapéus e agora são chapéus permanentes dos chechenos, tendo resistido à pressão da moda moderna.
Um elemento obrigatório do traje também era um cinto de couro. Decorado com inserções de metal, serviu para transportar uma arma ou uma arma de fogo.
Traje nacional das mulheres
A mulher chechena é a própria modéstia, castidade e beleza. As garotas nunca mostram seu corpo para pessoas de fora. Esse comportamento é refletido no corte de um traje tradicional.
Traje feminino é muito diversificado em cores. As mulheres mais velhas usam cores mais calmas, enquanto as meninas usam vestidos de várias cores e tons, decoradas com fios de ouro e prata e pedras caras.
Roupa das mulheres consiste em quatro partes obrigatórias.
Vestido inferior
Estava na forma de uma túnica e caiu nos tornozelos. Estreita até a cintura, ela se abria levemente para baixo, formando leves dobras fluidas. Havia um pequeno corte no peito, e um colarinho com um pequeno botão cobria o pescoço. O vestido inferior sempre foi distinguido por mangas muito longas que chegam até as pontas dos dedos.
Esse vestido podia ser usado com calças soltas e sair livremente para a rua, é claro, complementando o traje com um adereço de cabeça apropriado.
O traje de baixo era modesto e as mulheres usavam peitorais especiais para decoração. Eles foram ordenados dos mestres e usados, costurados ao topo da túnica. Para decoração, usavam fios de prata e ouro, bem como pedras preciosas e semipreciosas. A aparência do babador refletia o bem-estar material da família.
Top vestido
Era como um cafetã ou um longo roupão de banho. Não tinha coleira e abria o peito para que os lindos babadores fossem claramente visíveis. Na cintura, era preso com pequenos ganchos, e como resultado, a figura feminina adquiria uma forma muito feminina.
O vestido de cima era muito bonito. Os tecidos mais caros e bonitos foram usados - brocado, marroquino, seda, cetim, veludo. Foi decorado com bordados luxuosos, pedras e contas. O chão da saia se dispersou como duas pétalas, o que deu mais graça à festa.
Essa roupa era típica apenas para meninas e mulheres adultas vestiam-se com modéstia.
Xaile
A cabeça da mulher chechena deve ter coberto um lenço ou um xale leve. Depois do casamento, as meninas colocaram uma bolsa especial, onde tiraram o cabelo - uma cheukh. Um lenço para uma mulher era tão importante quanto um chapéu para um homem. Ele simbolizava pureza e castidade.
Cinto
O cinto para a mulher era muito importante. Para ele, usou prata, ouro, pedras preciosas. Ele foi entregue, e as mães deram o primeiro cinturão às filhas antes do casamento.