Traje nacional não é apenas roupa, é a cultura e a história de um povo, suas tradições e modo de vida. Um exemplo notável disso é o traje nacional de Mari, que reflete as idéias do povo Mari sobre a harmonia e a beleza da vida.
História do povo
O povo mari pertence ao grupo linguístico fino-úgrico e é o último povo pagão da Europa. Apesar do cristianismo ter adotado muitos séculos atrás, o povo Mari conduz rituais mágicos e pagãos.
As pessoas estão divididas em três grupos territoriais:
- Montanha Mari da República de Mari El;
- prado - região de Volgo-Vyatka;
- leste - república de Bashkir e distrito de Priuralsky.
Cada grupo de Mari em um terno tem suas próprias características, diferenças de decoração e ornamentação, mas em geral, todos os elementos de roupas folclóricas em Mari são os mesmos.
As principais partes do traje nacional
Um terno ordinário compõe-se de uma camisa, calças, um cinto com pendentes, um cocar e calçado: na vida cotidiana é sandálias tecidas e em férias - sapatos feitos de ovelhas ou couro de vaca.
O modelo de roupa festiva não era diferente das roupas comuns - o traje só podia ser distinguido por pingentes e enfeites específicos.
A túnica, a parte principal de qualquer roupa Mari, foi criada da seguinte forma: uma máquina de linho de um certo comprimento foi feita na máquina doméstica, depois o tecido foi dobrado ao meio e um buraco foi cortado para a cabeça. Sem cortar as cavas, uma parte da tela era dobrada no sentido do comprimento e costurada - assim as mangas eram obtidas.
Na estação fria, o traje nacional era complementado pelos seguintes elementos: diferentes tipos de kaftans, um casaco de pele de carneiro, sapatos de inverno (botas de feltro, menos frequentemente botas) e um chapéu quente.
Características do traje popular Mari
O traje Mari, assim como a roupa de qualquer outra nacionalidade, tem características e características próprias:
- A cor principal é branca, com toques de bordados pretos, bordô e marrom. Em períodos posteriores, o vermelho começou a dominar a vestimenta nacional - foi obtido pela fervura de certas plantas.
- Ornamentos geométricos e florais, simbolizando a pertença do usuário das roupas a um ou outro grupo social, estavam mais presentes nos bordados. Além disso, os símbolos rituais eram criptografados em bordados, trazendo boa sorte e prosperidade.
- A fantasia de Mari caiu sob a influência da cultura russa e emprestou muito dela: por exemplo, em períodos posteriores, a Mari começou a fazer roupas de algodão em vez de linho, como era antes.
- Sob qualquer roupa, não importa se ele é homem ou mulher, as calças estavam gastas.
Terno dos homens
O terno dos homens consistia em uma camisa ligeiramente abaixo dos joelhos, um cinto, um caftan, calças de lona e sapatos bast. No final do século 19, o comprimento da camisa diminuiu - por esta altura a túnica atingiu apenas meio da coxa.
Quanto às calças, elas foram costuradas de diferentes maneiras em diferentes grupos de Mari. Prado e montanha Mari costurou calça estreita e leste.
Os kaftans eram parte integrante do guarda-roupa: no verão eram feitos de tecidos de linho e, no inverno, de tecidos. Via de regra, os caftans eram negros e brancos.
É digno de nota que o decote na camiseta estava amarrado com um enfeite especial, que protegia o homem das forças do mal e do mau olhado.
Uma parte integrante do traje era um chapéu - no inverno foi de feltro chapéu ou um boné com orelha-aletas no verão - branco (feriado) e chapéu preto (todos os dias), que mais tarde foi suplantado cap.
Traje das mulheres
Em contraste com a roupa feminina masculina diferia uma grande variedade e beleza única de jóias e ornamentos.
A base do vestuário feminino era também uma túnica, bordada com um ornamento no peito, mangas e bainha. O significado dos símbolos do bordado falava sobre a pertença do portador à cultura, seu status social e estado civil. Em casos raros, as costas da camisa estavam cobertas com um enfeite.
túnica das mulheres decorado com pérolas, botões e fitas multi-coloridas - as mais decorações foram na camisa, mais mulheres podem se orgulhar de sua habilidade artesanal.
Sob a camisa, as mulheres Mari, como homens, vestem calças de lona. Eles cortaram dependia da área de residência - Eastern Mari usava em calças largas, montanha e prado - a estreita.
Os caftans femininos são divididos em modelos de verão e inverno. comprimento do revestimento de verão atinge cintura nível portador, casaco de inverno foi concebida para reter calor e têm forma túnica direta.
Cocar como parte do traje nacional das mulheres Mari desempenhou um papel importante e foi dividido em dois tipos principais - uma menina e das mulheres. Decoração, modelo e certo tipo de uso de toucado indicavam o status e a posição da Mari na sociedade e na idade.
Nos tempos antigos, as mulheres casadas usavam xales ornamentados e lenços, e as meninas - couro e lã, ataduras, ricamente decorado com contas e moedas. Mais tarde, lenços e headbands complementando cada chapéu: takiey hemisférica, que é colocada em um chapéu enquadramento lenço comum, pega pá, um chapéu pontiagudo e assim por diante.
Elementos obrigatórios do traje feminino foram os seguintes elementos: babador, avental e cinto. Estes elementos foram decorados com fitas, moedas, bordados e contas variegadas. Ligado às bolsas cinto, lenços, bolsas especiais, toalhas coloridas, anéis de ferro e brincos e muito mais.
Aventais foram bordados com fitas, fitas e decorados com moedas e miçangas. Babadores tinham diferentes tipos e formas e quase completamente consistia de moedas.
Quanto aos sapatos, para as mulheres era o mesmo que para os homens - são sapatos de bastão no verão e botas de feltro no inverno.
A roupa feminina da Mari era linda, ricamente decorada com bordados, fitas e moedas. A pedido próprio, uma mulher ou uma menina também pode decorar sua roupa com anéis, miçangas, toalhas de cinto e outros acessórios.
trajes bebê Mari são muito parecidos com os adultos, apenas para crianças com menos de jóias e bordados eram oberezhny, protetora. As meninas vestido muitas vezes participou volantes brilhantes - em mangas de cotovelo até o fim, e na parte principal da roupa da cintura até a bainha.
Vestido de casamento
O mais bonito entre os Mari entre todos os tipos de vestes era um traje de casamento. A cor principal das vestes, claro, é branca.
O noivo usava uma roupa festiva, cingiu-se com um cinto especial decorado com moedas, e usava um boné especial com bordas curvas.
O vestido de noiva da noiva consistia em várias partes. Na camisa camisola foi colocado em um vestido branco, a bainha de que isshit moedas, foi colocado na camada superior é branco casaco, em seguida, verde, em todos os lados que é costurado moedas, e ainda por cima de tudo isso - bordado casamento avental ornamento, que amarra um cinto especial com uma toalha.
Todos os elementos do vestido decorado com moedas, fitas, miçangas, incitando pele, decorados com bordados brilhantes e fita colorida. As decorações não tinham limites, exceto pela observância de tradições e fantasias de mestres. A noiva deve estar presente lenço vermelho - verão, ele amarrou em cima de inverno TAKII - um chapéu de pele na parte superior.
Alguns elementos do vestido de casamento são diferentes para Mari de diferentes grupos, mas todos os trajes são os mesmos lindos e ricamente decorados.
Traje nacional de Mari moderno
O tempo não pára, e o traje nacional de Mari passa por mudanças, mas mesmo na era tecnológica moderna ele não perde sua relevância e popularidade entre os representantes do povo Mari. Cada vez mais jovens vestem um traje nacional para casamentos, feriados e eventos solenes, mostrando assim sua familiaridade com a história e a cultura do povo Mari.
O traje moderno de Mari é um pouco diferente do tradicional e tem vários itens novos de vestuário:
- um colete vermelho decorado com moedas e um enfeite é usado sobre uma túnica branca com uma manga curta e bordada com bordados dourados;
- O vestido de casamento da noiva é uma túnica curta (até os joelhos) e um caftan branco com bordado verde na bainha, usado sobre a túnica. Além disso, a roupa é decorada com desenhos florais e uma variedade de fitas;
- um traje feminino festivo se parece com isso: um vestido de cetim com mangas de babados e um babador com um ornamento floral.
Não importa como o traje nacional de Mari mude, ele será sempre elogiado e reverenciado por descendentes gratos que não se esquecem da cultura e tradições de seu povo.