Trajes nacionais

traje nacional Tatar

Fato nacional tártaro

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. História
  2. Funcionalidades
  3. Variedades
  4. Itens
  5. Tecido
  6. Imagens

O traje tradicional era, é e continuará sendo um dos indicadores mais marcantes da pessoa pertencer a uma nação em particular.

Apesar do fato de que a moda não fica parada, e muitas vezes é impossível distinguir um europeu de um asiático por roupas, o traje nacional continua sendo o orgulho e a riqueza de todas as nações, e as tradições associadas à sua fabricação são passadas da geração mais velha para a mais jovem.

História

O traje tártaro é um conceito muito geral que une roupas nacionais de diferentes subgrupos de tártaros, incluindo os da Criméia. Os tártaros do Volga, bem como as tradições orientais e a religião, prestaram grande atenção à aparência do traje.

A aparência do traje foi grandemente influenciada pelo estilo de vida nômade dos tártaros. As roupas foram projetadas de tal forma que era confortável andar nela, não era frio no inverno e nem quente no verão. Ela deveria ser bem leve e bonita. Para alfaiataria, pele, couro natural, feltro de camelo ou cordeiro e tecido foram usados.

Hoje, o traje nacional raramente é visto nas ruas do Tartaristão. Na maioria das vezes, pode ser visto como uma dança ou roupa de palco.

Funcionalidades

O traje nacional tártaro, além do fato de que consiste de uma camisa, um roupão e calças, tem mais uma peculiaridade: é costurado em uma faixa de cores bastante limitada. Estes são principalmente cereja, azul, branco, amarelo e verde.

Para vestido, chapelaria e sapatos caracterizados pelo uso abundante de decoração. Geralmente, é bordado com fios de ouro, miçangas, moedas. O ornamento tradicional para bordado é floral.

Variedades

Traje nacional masculino e feminino parece um pouco diferente do outro. O principal elemento do traje é uma camisa de túnica larga com cunhas laterais e um decote profundo no peito. O recorte Kazan Tatar substituiu o colarinho de pé. A camisa era bastante longa, larga e usada sem cinto. A túnica das mulheres costumava ser ainda mais longa - aproximadamente até os tornozelos.

Camisa pode ser lã, algodão, seda ou até mesmo brocado. Por sua decoração, foram usadas fitas coloridas, tranças douradas, rendas delicadas, contas, etc. Sob a camisa da mulher, a parte do peito (cuccoche ou tesheldrek) estava fechada, cobrindo o decote do peito. Bloomers foram costurados a partir de tecido de linho grosso: para mulheres de material monofônico, para homens - de listrado.

Outerwear usado na camisa, foi necessariamente balançando. Ele tem uma silhueta ligeiramente ajustada, cunhas laterais e é cheirado do lado direito. Um elemento obrigatório para o vestuário exterior era um cinto de malha ou têxtil.

O traje feminino era diferente do dos homens, apenas em comprimento e decoração - era decorado com pele, bordados, apliques, etc. Sobre a camisa as mulheres usavam camisolas (roupões de banho, blusas de gola) na altura do joelho ou no meio da coxa. Camisole poderia ter mangas ou ficar sem elas. A bainha, mangas e cavas foram decoradas com tranças, penas, moedas, etc.

A bainha e as mangas da túnica estavam decoradas com grandes babados. Certifique-se de usar um grande número de jóias: brincos, anéis, anéis, monisto, pingentes, etc. A jaqueta sem mangas, usada sobre a camisa, era costurada de veludo e decorada com pele ou trança dourada.

O cocar masculino consistia em duas partes: a parte inferior e superior. A calota craniana, na qual foi colocado um chapéu de feltro (kalpak), chapéu de pele ou turbante, foi colocada na decoração inferior ou na casa.Kalpak - um chapéu em forma de cone, às vezes com margens curvas. Este chapéu era usado por aristocratas, decorando-o com veludo ou cetim por fora, e o interior era forrado com feltro branco e macio. Os crânios brilhantes e multicoloridos eram destinados a jovens, pessoas de meia-idade e idosos. Os tártaros usavam modelos simples.

O toucado da mulher apontava para seu estado civil. As jovens usavam o mesmo tipo de tecido ou um chapéu de pele “takiyu” ou “burek”, que era decorado com bordados e decoração de contas, prata, coral. A cabeça das mulheres casadas era decorada com um cocar completamente diferente, que consistia em três partes. A parte inferior destinava-se a fixar o cabelo (as mulheres usavam duas tranças), depois um véu e, finalmente, um curativo, um aro, um lenço ou uma touca que fixava o véu.

Como um sapato nacional, os tártaros usavam botas (leituras ou ichigi). Modelos casuais eram sapatos pretos e festivos decorados com ornamentos em tecnologia de mosaicos. Como um sapato de trabalho usado um tipo de bast russo (chabat).

O traje nacional nunca ficou sem jóias. Havia muitos deles, e eles eram usados ​​por homens e mulheres. Estes eram grandes anéis de ouro, selos, anéis, fivelas de cinto, bevets femininos, brincos, pingentes, anéis, etc.

A roupa das crianças era quase a mesma e não era dividida em roupas para meninas e meninos. A única diferença foi a gama de cores. O traje para meninas foi costurado em cores brilhantes e multicoloridas: vermelho, verde, azul. O traje para o menino foi feito em tons mais contidos de azul ou preto. Com o crescimento da criança, o traje nacional mudou gradualmente: jóias foram adicionadas, chapéus e sapatos foram trocados.

Festivo

Vestidos para celebrações ou ocasiões especiais são diferentes dos do dia-a-dia, principalmente, o material do qual são costurados e uma abundância de decoração e decoração.

A cor do vestido de noiva pode ser branca, rica em verde, bordeaux ou azul, de acordo com as tradições tártaras. Outra opção também é possível: um vestido branco como a neve + botas e uma camisola, feita em uma das cores listadas. A cabeça deve ser necessariamente coberta com um véu de noiva ou um kalfak bordado.

O traje de casamento de um homem é executado, em regra, em uma cor azul escuro e é bordado com ornamentos nacionais com a ajuda de fios dourados. O cocar é obrigatório.

Vestidos de noiva modernos, embora costumem ser costurados não no estilo europeu, definitivamente manterão o sabor nacional e a lealdade às antigas tradições. Isso se manifesta no estilo clássico, comprimento, presença de jóias, ornamentos tradicionais, etc.

O traje de dança tártara também sofreu algumas mudanças. Pode ser mais curto que o clássico, ser feito de outros materiais, mas o estilo nacional permanece. O colete de pele razdetayk, o chapéu tradicional com uma borla ou véu, ornamentos tradicionais - tudo isso faz o traje da dança muito reconhecível.

Em estilo moderno

O tempo não pára e a antiga vestimenta nacional é um pouco modificada.Uma fantasia estilizada de tártaro pode ter um desenho ou comprimento diferente, mas deve preservar detalhes reconhecíveis pelo traje tradicional.

Por exemplo, um enfeite, na maioria das vezes, vegetativo. Boné obrigatório - kalfak. Pode ter uma forma ligeiramente diferente, ser adaptada ao próprio vestido ou ser monofônica. Certifique-se de um grande número de jóias - e no terno e na menina.

Itens

O traje em si, independentemente de ser antigo ou moderno, consiste necessariamente em vários elementos: uma camisa (kulmek), calças de harém (Yaschtyn) e roupa exterior.

Dependendo da classe ou da situação material de uma pessoa, o traje diferia no número e variedade de decoração, bordado, material usado e preço por ele.O traje foi decorado com bordados, decorados com miçangas coloridas, miçangas, fitas de cetim e peles.

O arnês é considerado um elemento essencial do traje tártaro. Em homens e mulheres, ele tem o seu próprio. Além disso, as moças e as senhoras casadas também usam toucas diferentes.

Botas eram consideradas sapatos nacionais dos tártaros. Eles foram usados ​​durante todo o ano. Para o verão, o couro mais macio foi usado, as botas femininas foram decoradas com apliques e bordados.

Um detalhe importante do traje nacional é um cinto. Por sua decoração, grandes fivelas ou bordados feitos de ouro ou prata foram usados.

Tecido

Dependendo se o traje era casual ou festivo, diferentes materiais eram usados ​​para sua alfaiataria.

Roupas de todos os dias foram costuradas de linho de algodão ou pano caseiro. Lã de ovelha ou lã de algodão foi usada como aquecedor para o vestuário exterior. Camisas e blusas elegantes eram costuradas de brocado, seda e lã. Eles foram decorados com tranças de ouro, rendas, bordados caros. A pele de zibelina, raposa polar e raposa foi para o final.

Imagens

Fato festivo tártaro é feito de acordo com as tendências da moda atual. O estilo, comprimento, cocar e decoração ornamental permaneceram inalterados.

É impossível imaginar o traje festivo do Tatar As túnicas brancas de neve no chão são decoradas com ricos detalhes dourados. Brocade festivo ou caftans de veludo e chapéus também são decorados com ouro.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento