Trajes nacionais

Fato nacional turco

Fato nacional turco

junte-se à discussão

 

História do traje nacional turco

O meio do décimo quinto século foi marcado pelo começo do desenvolvimento ativo da cultura turca. A razão para isso foi a conquista de Constantinopla pelo sultão Mehmet, após o qual a cidade se tornou orgulhosamente chamada Istambul.

Traje nacional turco pode ser chamado de uma verdadeira obra de arte, e esta é a opinião de muitos historiadores e designers modernos. Por muitos séculos, o vestido do Império Otomano continua a assombrar as mentes das mulheres que aspiram à magnificência.

A Turquia é distinguida por uma variedade de ramos da cultura, que de uma maneira notável consegue ser combinada com tradições seculares. O design do traje nacional foi baseado em motivos religiosos.

Roupas turcas ajudaram a determinar o status social de uma pessoa. A roupa refletia totalmente o nível de riqueza familiar, a participação em uma determinada religião, local de serviço e estado civil.

Toda mulher que vivia no território do Império Otomano era obrigada a seguir um decreto chamado “Ferman”, estritamente indicando qual roupa vestir. Esta regra se estendeu aos cristãos.

Ferman

O islamismo prescreve aos representantes da bela metade da humanidade para manter sua beleza para os homens e para esconder a dignidade nas ruas sob roupas especiais. Representantes do clero, confiando nos mandamentos do Corão, fizeram um Ferman.

  • As meninas muçulmanas eram obrigadas a usar calças soltas sob as roupas, bem como camisas de algodão ou musselina. O colarinho da camiseta pode ser triangular ou redondo.
  • Atributo obrigatório do traje nacional das mulheres - é véu. É ela quem protege a beleza dos olhos de outros homens. O véu cobre os ombros das costas e da frente, o pescoço e o rosto - apenas os olhos podem estar livres de tecido preto.
  • Para as mulheres que praticam outra religião, as regras eram um pouco mais suaves. Havia muitas famílias gregas, húngaras, judias e armênias na Turquia. As garotas podiam usar as mesmas calças soltas de várias cores (principalmente azul e branco) e uma saia fustanella. As mulheres gregas apareciam nas ruas em xales de cetim e os armênios apareciam em artigos de couro.

Características distintivas

As áreas na Turquia diferiam umas das outras. Em uma cidade, a população consistia principalmente de mercadores abastados, nos segundos mercadores não muito ricos vividos, no terceiro - apenas artesãos. Portanto, cada distrito pode se gabar de algumas características específicas de seus trajes nacionais. Os principais detalhes do traje tradicional turco não mudaram, no entanto, o estilo e as cores diferiam uns dos outros.

Um excelente exemplo são os salvars de calças largas, que em russo são comumente chamados de bloomers. Este elemento do guarda-roupa permaneceu inalterado em todo o Império - desde a Anatólia Oriental até as regiões do Mar de Mármara e do Mar Egeu.

Os turcos apreciavam o luxo, e esse recurso é refletido na cor da roupa. Embora os homens preferissem trajes nacionais de tons escuros (marrom, roxo, azul, verde), sua roupa ainda parecia rica e deliciosa à custa de bordados e outros elementos decorativos.

Estilo

Apesar do fato de que as roupas femininas nacionais da Turquia eram multi-camadas, as mulheres muçulmanas ainda conseguiam dar à silhueta um misterioso apelo, para criar uma atmosfera convidativa ao redor delas que não era típica de outras garotas.

Trajes turcos eram diferentes do vestido árabe.Os árabes usavam coisas desnecessariamente volumosas e volumosas que escondiam completamente a silhueta, de modo que era impossível adivinhar até mesmo a constituição de uma pessoa. Na Turquia, seguimos um caminho diferente. O estilo do vestido permitiu ver os principais contornos da silhueta.

Apenas materiais naturais de alta qualidade foram usados ​​para criar trajes nacionais. Os mais populares eram peles, veludo, tafetá e seda. Mulheres de famílias nobres podiam se dar ao luxo de decorar roupas. Para satisfazer os desejos das mulheres da moda do século 16, fios de prata e ouro foram usados.

O vestuário turco tornou-se a base de algumas decisões de design no futuro. Por exemplo, foi nos otomanos que eles inventaram a estrutura da manga, chamada de “morcego”. Tal projeto ainda está em demanda entre as mulheres da moda do século XXI.

Variedade de modelos

Muitas coisas do guarda-roupa turco foram consideradas universais. Tanto mulheres quanto homens tinham o direito de usar calças de harém, roupas idênticas, cintos e jaquetas.

Em cima das meninas vestidas usavam aventais. Este detalhe atraiu a atenção pela sua aparência notável. O avental era decorado com ornamentos folclóricos - a maioria era de padrões florais, cada um deles dotado de um profundo significado associado às lendas.

A composição do traje masculino incluía "faixa", que é necessária não apenas para joias. Ele realizou uma função prática. Nos bolsos do cinto, os otomanos empilhavam dinheiro e outras coisas que poderiam ser necessárias durante o dia.

As mangas dos vestidos das mulheres devem ter as mãos completamente fechadas no pulso. No entanto, agora o traje nacional turco sofreu muitas modificações e não tem tanta gravidade. O comprimento dos vestidos diminuiu várias vezes - a bainha atinge o meio da panturrilha, em alguns casos até um pouco mais alta, e as mangas podem ser levantadas.

Variações infantis

No século XVI, os trajes nacionais turcos para as meninas eram quase idênticos aos trajes de adultos, com exceção dos bordados em ouro e prata e dos botões feitos de pedras preciosas. As crianças usavam vestidos e ternos mais modestos, embora parecessem lindos. Materiais caros e raros para roupas infantis não foram usados.

Em nosso tempo, jovens mulheres na Turquia vestem aproximadamente as mesmas roupas de malha com strass.

Jóias e sapatos

Os cânones do islamismo não proíbem as mulheres de se decorarem com vários acessórios, e as meninas sempre gostaram da ausência dessa proibição.

  • O principal acessório era apenas um lenço. Para fazer com que parecesse bonito, em vez do xale de uma mulher muçulmana, vários produtos multicolores foram usados, o que resultou em uma boa construção de várias camadas.
  • Muitos usavam uma touca interessante, à frente da qual um véu de ar estava preso.
  • As pernas da garota estavam bem embrulhadas em meias altas - sempre com bordados artesanais brilhantes.

Os muçulmanos também não perderam a oportunidade de decorar seu traje nacional. Os turcos ocupando um posto na esfera militar destacaram-se com adagas e sabres chiques presos aos cintos. A cabeça dos homens estava coberta de turbantes e fez.

Sapatos costurados sólidos e confiáveis. A beleza dos sapatos foi expressa em sua severidade. Ela enfatizou a masculinidade, a seriedade do dono. Botas eram feitas da pele de touros e ovelhas.

Tradições nos tempos modernos

Muito mudou com o tempo categórico, mesmo em algo do século XVI. A moral tornou-se diferente e os trajes nacionais turcos não permaneceram os mesmos.

As mulheres na Turquia têm o direito de caminhar pelas ruas banhadas pelo sol em vestidos que impressionam com suas cores originais e penetrantes. A sombra de uma onda do mar é generalizada. Ornamentos geométricos ocupam um lugar honroso em jaquetas e lenços de belezas muçulmanas.

Comentários

Os proprietários de trajes nacionais turcos estão encantados. Surpreendentemente, até mesmo os cristãos recebem vestidos de estilo oriental.Isso é necessário para que eles participem de festivais históricos e festas temáticas.

Roupa tradicional da Turquia oferece uma oportunidade única para cada menina - para sentir todo o mistério e ambiguidade da noite árabe.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento