Trajes nacionais

Traje nacional ucraniano

Traje nacional ucraniano

junte-se à discussão

 

Qualquer traje popular incorpora a identidade da nação, seu ideal estético, aspirações e valores. Esse fenômeno se desenvolveu ao longo dos séculos e é difícil superestimar seu significado histórico e artístico. A este respeito, o traje nacional ucraniano é um fenômeno multifacetado. Ele personifica a alma eslava, o amor oriental por cores brilhantes e, ao mesmo tempo, um toque ocidental de elegância refinada.

História

Traje nacional ucraniano tem sua história desde os tempos antigosquando as tribos eslavas de Dnieper (na época ainda não unidas na Rússia de Kiev) tinham uma peça de vestuário como uma camisa bordada, que usavam sem qualquer roupa exterior. A formação do traje continuou ininterruptamente até o século XIX, enquanto se entrelaçou com outras tradições culturais.

Foi a cultura dos antigos eslavos que se tornou o berço do ucraniano, bem como do estilo de vestir russo e bielorrusso. Não é de admirar que esses grupos étnicos tenham muito em comum, tanto na história quanto no vestuário nacional. Traje ucraniano tem muitas faces, em cada região do país (Polesie, Dnieper, Cárpatos, etc), tem suas próprias características. Isto deve-se, nomeadamente, ao facto de a Ucrânia fazer fronteira com a Moldávia, na Polónia, e reflectir-se nas características do vestuário das nações vizinhas.

Os próprios ucranianos relacionam-se com a sua fantasia folclórica de uma forma especial, ansiosamente - os itens desta roupa (pelo menos o bordado) podem ser encontrados em quase todas as famílias.

Funcionalidades

O traje nacional da Ucrânia distingue-se pelas seguintes características:

  • Estilo simples, combinando beleza e praticidade.
  • Decoração de saturação (bordados à mão, rendas, fitas).
  • As roupas são feitas de tecidos naturais.
  • Cores contrastantes brilhantes.
  • O vestido complementa organicamente os sapatos e acessórios originais.
  • Ornamentos, padrões, soluções de cores carregam um profundo significado simbólico.

Separadamente vale a pena ficar em um bordado tradicional. O bordado não era apenas um bordado feminino, mas uma manifestação das habilidades criativas e do talento da mulher camponesa. Esta atividade trouxe alegria para a vida difícil de uma mulher, através da paleta de cores ela poderia transmitir seus sentimentos e fé no melhor. Vyshivanka é um amuleto muito bonito. Nos tempos antigos, as pessoas acreditavam que os símbolos e desenhos bordados à mão, possuindo poderes mágicos, podem proteger contra as forças do mal. De um modo especial, os ucranianos usavam camisas e blusas bordadas principalmente em feriados e festas alegres.

As roupas masculinas eram caracterizadas por padrões geométricos rígidos que personificavam coragem e coragem. Padrões femininos diferiam complexidade, elegância, entrelaçamento complexo de linhas. Vyshivanka poderia representar flores, videiras, folhas, simbolizando amor, juventude, ternura, inocência.

Quanto à cor geral do traje ucraniano, era um fundo branco ou outras cores claras, combinadas com vermelho e outras cores brilhantes (azul, verde, tijolo, fumo) de coroas de flores, fitas, cintos e outras peças de vestuário. Com uma variedade de opções regionais, uma única linha artística é claramente visível.

Outra característica importante do traje folclórico ucraniano é sua complexidade. Cada peça de roupa (seja roupa interior, top, chapéu, faixa, botas) servia ao seu propósito e estava intimamente relacionada com outras coisas.

Variedades

A base do terno homens agiu camisa simples, feita de linho grosso. Largo e curto, parecia um kosovorotku russo, apenas o decote estava localizado no meio. Um colarinho de gola alta ou decote de sinus foi decorado com bordados à mão.

A camisa era tradicionalmente enfiada em calças de harém, que eram fixadas no cinto com um cordão em uma fivela larga. As calças de tecido ou de lona eram azuis ou vermelhas e eram tão largas que pareciam uma bolsa. Tais roupas eram convenientes para o trabalho cotidiano, o serviço militar e, é claro, para a realização do tradicional danceakin masculino.

Vale a pena notar que no oeste da Ucrânia as calças dos homens foram, pelo contrário, estreitadas, semelhantes aos modernos "tubos".

Calça e camisa cingida uma faixa larga, needlewomen bordou isto com padrões intricados (os cintos eram muito longos, eles estavam viciados, era indecente andar sem conexão). De cima, os homens colocam um invólucro de pele de carneiro, que aquece bem no frio sem segurar os movimentos.

O vestuário nacional feminino da Ucrânia é mais diversificado e sofisticado do que o dos homens. A camisa da mulher ucraniana, ou Koszul, era mais comprida do que a do homem, e certamente estava decorada com bordados ao longo da borda do decote, na parte de baixo e nos punhos das mangas. A parte inferior do Koshuli (pidtychka), ao contrário da parte superior, foi costurada a partir de tecido grosso. Dodilnu - versão sólida - usado exclusivamente nos feriados. Esta camisa foi costurada de linho branco caro. Em geral, as roupas festivas (dança ou carnaval) da mulher ucraniana pareciam extremamente brilhantes, originais, diferenciadas por bordados mais luxuosos.

Moças tradicionalmente usavam camisas sem qualquer roupa exterior. Eles estavam cingidos com fitas vermelhas ou almofadas com bordados. As mulheres casadas devem ter completado a roupa com um zupan (que é uma jaqueta sem mangas), bem como uma roupa de cinto. Este poderia ser um idiota - uma coisa de trabalho, até três metros de largura, que estava indo para trás em largas dobras. Outra opção - a reserva, composta por duas partes, que são seqüências conectadas. E finalmente, artigos festivos para roupas - plakhta - feitos de seda ou brocado, depois de lã com um padrão xadrez. Como um fundo, as meninas e as mulheres põem uma saia longa de cores variegadas - para vestir-se, sobre as quais houve sempre um avental bordado em padrões.

Quanto ao traje nacional das crianças na Ucrânia, parecia um adulto, embora tivesse várias diferenças. Meninos e meninas também usavam camisas bordadas, costuradas a partir de telas retangulares (na frente, nas costas e nas mangas). Bordado infantil diferia ornamento mais modesto.

A menina, assim como as mulheres, também usava peoneu, apenas seu comprimento era até o joelho ou um pouco mais alto. Sobre o avental bordado vestido. O menino estava vestido com uma camisa bordada, calça azul, cingida com uma larga faixa de seda. O bordado na camisa era mais contido que o das meninas. As crianças colocam as botas nos calcanhares de comprimento médio, geralmente vermelho.

Se para os meninos o cocar era opcional, então para a menina foi um atributo obrigatório. As meninas usavam meias-lãs modestas com fitas e meninas na questão - grinaldas exuberantes que pareciam uma coroa. As mulheres casadas usavam sempre toucado - óculos e, indo à igreja ou visitando, cobriram a cabeça com um lenço

Os elementos da estilística tradicional ucraniana estão muito na moda em roupas modernas. Isso é expresso principalmente na decoração de roupas. O vestido étnico mais popular de tecido leve com bordados contrastantes. Para escolhas cotidianas, trata-se de uma técnica de pontos de cetim, uma cruz e, para ocasiões festivas, são fitas ou contas.

Itens

Descrevemos com mais detalhes alguns elementos da roupa folclórica ucraniana:

  • Yupka - outerwear como uma jaqueta.
  • Espartilho - jaqueta feminina sem mangas, em diferentes regiões tinha um corte especial, cor e ornamento.
  • Keptar é uma variante similar com pele.
  • Leybik - colete de lã, popular no Ocidente e no norte da Ucrânia.
  • Andarak é uma saia de tecido de cor vermelha, decorada no fundo com uma larga faixa de bordados.
  • Zapazka - saia para uso diário, composta por duas seções de tecido, que foram amarradas com trança ao lado.
  • Plakhta é uma versão festiva da saia, feita de material caro (seda, brocado, lã), bordado com padrões únicos brilhantes. Tal coisa expressa a individualidade de uma mulher.

Tecido

Traje ucraniano é feito de tecidos naturais - linho e algodão, batista e lã. Seda e algodão foram trazidos dos países do Oriente, mas ao mesmo tempo a própria produção desses tecidos também estava se desenvolvendo. No ambiente urbano havia especializações de artesãos como amoreira, tecelão de roupas e tela. Outros tecidos que também foram usados ​​na alfaiataria de trajes folclóricos foram importados: tafetá e cetim, chita e balde e outros.

Onde comprar ou alugar?

Hoje, o traje nacional da Ucrânia (masculino, feminino ou infantil) pode ser comprado ou alugado em lojas ou agências especializadas. Esta roupa irá destacá-lo em qualquer evento, seja uma apresentação de casamento ou uma festa de carnaval. Kit infantil - a solução original para a matinê no jardim de infância ou feriado escolar. Seu filho é garantido para ser o centro das atenções.

Imagens

Exquisite vestido de noite no estilo ucraniano, que decorará com ele qualquer evento solene. Silhueta levemente ajustada reta complementa as luxuosas mangas largas, reunidas no pulso. Bordados bonitos com padrões florais focam no decote triangular e no peito. Linhas douradas bordadas são organicamente combinadas com uma cor semelhante com sapatos de capa aberta. O vestido, feito de tecido de seda fluente, tem um comprimento clássico, abrindo ligeiramente os joelhos. A imagem é completada por uma embreagem cor de vinho com um elemento decorativo também da estilística ucraniana.

Olhe no vídeo da Vogue UA para imagens de mulheres ucranianas do final do século XIX e início do século XX.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento