Basma é o mais antigo produto cosmético de origem natural. Originalmente usado para tingir roupas, a produção de tinta para escrever. Um pouco mais tarde, o produto natural era usado como uma tintura de cabelo, que não apenas dava um tom escuro aos cachos, mas também os fortalecia, tornando-os fortes e brilhantes. Hoje, mais e mais mulheres preferem tintas sintéticas, esquecendo o quão útil Basma é.
O que é isso?
Todo mundo conhece o Basma como um pó esverdeado usado para tingir o cabelo. Para obter fundos, aplica-se a tecnologia de secagem das folhas da árvore indigofer, após a qual elas são moídas em pó.
Produto cosmético usado em sua forma pura, pinta cachos pretos, mas às vezes tem um tom roxo claro.
Obtenha a cor mais natural possível combinando basma com henna. No entanto, vale a pena saber que as proporções neste caso desempenham um papel importante - a cor total do cabelo dependerá da quantidade de materiais utilizados.
A principal característica desta tinta natural é a sua durabilidade, além de ser completamente inofensiva para o cabelo e a pele.
Os cachos pintados Basma não perdem a sombra resultante por alguns meses. O cosmético tem um forte efeito sobre os cabelos claros e grisalhos, como para os cabelos escuros naturais - apenas os enfatiza.
Os cosmetologistas não recomendam combiná-lo com preparações médicas para cabelos, misturar com máscaras, tônicos, bálsamos - as substâncias ativas que compõem o basma são capazes de reagir quimicamente com outros ingredientes e afetar adversamente a estrutura do cacho e do couro cabeludo.
Composição
Basma é um produto natural e puro, obtido a partir de uma planta tropical natural. De fato, o corante consiste exclusivamente de nutrientes, entre os quais a vitamina C ocupa um lugar especial, o que tem um efeito positivo sobre a condição do cabelo e da pele. Além disso, há resina, cera, taninos minerais responsáveis pelo brilho e volume.
Basma é geralmente um cosmético de cura. Ficando no couro cabeludo, tem um efeito cicatrizante, desinfetante, antiinflamatório. Assim, com sua ajuda lutando com várias doenças de pele da cabeça. Por exemplo, os médicos trichologists recomendam entrar em contato com um remédio na luta contra a caspa, seborréia, perda de cabelo grave. Além disso, o corante natural é capaz de eliminar todos os processos inflamatórios, destruindo bactérias nocivas.
Benefício e dano
O produto de coloração natural é conhecido principalmente por suas propriedades curativas. O principal benefício de Basma reside precisamente na sua composição - existem oligoelementos biologicamente ativos envolvidos nos processos metabólicos do corpo, bem como cera, resina, uma alta porcentagem de vitamina C, taninos.
Propriedades úteis da tinta natural:
- redução significativa na perda de cabelo;
- ajuda com a caspa, comichão no couro cabeludo;
- tem um efeito de cicatrização de feridas;
- neutraliza as inflamações formadas;
- participa na luta contra micróbios, bactérias;
- mancha cabelos grisalhos por muito tempo;
- compacta a estrutura do cabelo por dentro
- dá cachos brilhar, suavidade, volume;
- dá uma sombra escura natural, e em combinação com a hena permite que você experimente cores;
- É um agente terapêutico na composição de abrilhantador, máscara de infusão;
- ativa o crescimento do cabelo;
- previne a calvície prematura;
- compensa a falta de vitaminas nos folículos pilosos;
- é um produto completamente hipoalergênico.
Algumas mulheres durante a gravidez são forçadas a abandonar quaisquer agentes corantes, a fim de eliminar a possibilidade de efeitos nocivos sobre o feto. A maioria dos cosméticos contém amônia, que é contra-indicada em mulheres grávidas e lactantes.
No entanto, especialistas permitem o uso de tintas vegetais, como henna e basma. Principalmente devido ao fato de que eles absolutamente não causam uma reação alérgica.
Além disso, uma rica composição vitamínica tem um efeito benéfico na saúde e beleza da futura mãe. Durante a gravidez, uma mulher freqüentemente sofre de deficiências de micronutrientes, o que causa deterioração na condição de seus dentes, cabelos e unhas. Coloração com basma pode resolver o problema com cachos - além do efeito de coloração, atuará como um excelente condicionador natural. E, claro, é impossível não dizer sobre o baixo preço e a disponibilidade do produto, o que economiza tempo e dinheiro significativamente.
Basma em geral é um produto cosmético completamente seguro. Após a sua aplicação, as reações alérgicas não aparecem, e o cabelo não se deteriora, ao contrário dos corantes químicos à base de amônia.
A única coisa que você precisa saber é que você não pode usar um corante expirado. Tal produto é prejudicial à saúde humana.
Hoje Basma é vendido em sacos ou caixas com uma data de fabricação / data de validade. Antes de comprar, certifique-se de se familiarizar com essas informações. O Basma corroído pode ser afetado por secura excessiva, rigidez e fragilidade dos cachos.
Outra desvantagem é a imprevisibilidade do resultado da coloração. Assim, as proporções incorretas levarão a sombras inesperadas até verde. Portanto, é melhor procurar a ajuda de coloristas profissionais que possam alcançar o resultado desejado sem danos.
Para evitar os efeitos "verde" e "azul", os mestres misturam basma com hena ou outros ingredientes naturais. Além disso, tenha cuidado com aqueles que recentemente passaram por um procedimento de branqueamento de cabeleireiro ou um permanente - talvez um resultado muito saturado. Os donos da natureza dos cabelos loiros se enquadram na mesma categoria - um tom vermelho, verde e azul é possível.
Os seguintes pontos afetam o resultado da coloração:
- cor de origem - as cores claras são mais propensas ao aparecimento de tons azul-esverdeados;
- temperatura da aguaem que a substância é diluída - o líquido frio prolonga o procedimento;
- estado de cachos - danificado mais fácil de manchar;
- duração do procedimento - a duração do efeito da tinta na saturação da cor;
- proporcionando - obter o tom desejado será obtido apenas com a proporção exata de corantes.
Como pintar seu cabelo?
Muitas mulheres notam que depois de aplicar este cosmético, seu cabelo fica com um tom bonito e brilhante, e ainda se torna mais saudável. Basma juntamente com a hena demonstra as tonalidades mais escuras, e conhecendo as proporções corretas dos componentes, você pode obter um lindo chocolate. Além disso, com a sua ajuda, acaba por devolver a cor castanha clara nativa, bem como para pintar sobre o cabelo cinzento crescido. Além de todo esse tipo de coloração ter um efeito reafirmante e suavizante, elimina as seções comuns das pontas problemáticas.
Embora Basma seja um produto ecologicamente correto, não é inferior em força aos produtos profissionais. Portanto, antes do procedimento, cuide de proteger a pele do rosto - lubrifique ricamente o couro cabeludo com um creme oleoso e cubra os ombros com um filme ou pano.
Como criar basma
- Use apenas pratos de vidro ou porcelana (tigela funda) - o metal oxida;
- despeje o pó, encha-o com água a ferver;
- mexa até obter uma consistência cremosa, amassando bem os caroços;
- depois de 15 minutos, a mistura verde fica preta - isso significa que a tinta está pronta;
- se você adicionar glicerina ou sabão cosmético - a tinta vai drenar menos;
- apenas o basma quente é aplicado na cabeça;
- a regra principal é que o cabelo deve estar limpo (molhado ou seco);
- Aplique o corante deve ser uma escova especial.
Tecnologia de coloração Basmo
- Para ficar preto, você precisa usar componentes adicionais. Sem misturar, você obtém um tom marrom-azul, sujo, verde ou roxo.
- Para um tom azulado, os especialistas recomendam a adição de um pigmento do espectro laranja - henna, café.
- Proporções - Basma: hena - para preto (2: 1), castanho (1: 1), tons claros (1: 1.5), efeito bronze (1: 2).
- Deve começar com a parte occipital, movendo-se gradualmente para o parietal, a última área será os templos ou franja (se houver).
- Após a conclusão, você deve usar um boné especial em sua cabeça, e um saco plástico também vai caber. Em cima de tudo embrulhado em uma toalha.
- Quanto mais tempo a mistura é mantida no cabelo, mais rica será a cor.
- Após o tempo especificado, lave a tinta com água morna sem xampu.
- Seque naturalmente.
Segurança
Durante o tingimento da cabeça, no cabeleireiro ou em casa, é necessário seguir todas as regras estabelecidas. Antes de iniciar o procedimento em casa, os especialistas recomendam que você estude seu cabelo com mais detalhes - cor, condição, possíveis reações, que o salvará de um resultado imprevisto. Apesar da naturalidade do pó, ainda vale a pena testar alergias - seus componentes podem causar uma ligeira reação na pele da cabeça.
Para realizar o procedimento de manchar a casa sem danos à saúde, siga estas regras:
- Dê preferência a produtos de marca de alta qualidade - eles tendem a ter um alto custo, mas estão satisfeitos com o resultado;
- Não se esqueça de ler as instruções de uso do corante - é em cada pacote, não negligencie as regras especificadas na mesma;
- manter o corante no cabelo precisa de tempo estritamente especificado;
- Luvas de silicone ou borracha são recomendadas para proteger a pele e os ombros cobertos com um oleado ou uma toalha grossa;
- no final do procedimento, use um enxaguamento com bálsamo - ele age como um fixador de cores e também dá brilho e brilho extra;
- Não use a mesma ferramenta para pintar as sobrancelhas e os cílios - isso pode afetar adversamente a visão;
- tenho mistura nas orelhas, rosto, olhos, lavados com bastante água;
- É importante não esquecer o cuidado subsequente de fios coloridos - é melhor abandonar secadores de cabelo ou cortinas, nutrir e fortalecer o cabelo com máscaras de vitamina.
Algumas dicas sobre como trabalhar com Basma de profissionais
- A vida útil do pó é de 1 ano. Tinta mimada perde sua capacidade de coloração e também tem um efeito negativo na saúde.
- O espaço de armazenamento adequado é seco e escuro. Basma deitado na geladeira é ineficaz.
- Tente usar a mistura preparada de uma só vez.
- O pó diluído parece areia molhada. Os mestres aconselham adicionar lá a clara de ovo (1-2), óleo, decocção de linho - isso facilitará muito a aplicação.
- Após o tingimento, o cabelo vai secar um pouco, por isso é importante hidratar e nutrir. Por exemplo, adicionar ao óleo de corante acabado - azeitona, amêndoa, abacate, jojoba, mas o girassol não funciona. Pelo menos uma vez por semana faça máscaras nutritivas caseiras de gema de ovo, mel, óleo de mamona, suco de aloe.
- Antes de colorir a cabeça inteira, experimente a ferramenta em um fio - assim você entenderá se o resultado está satisfeito.
- Fortalecer o brilho dos cachos vai ajudar o sal (1 colher de chá), um pouco de amônia.
- Café, chá, hibisco, cacau, decocção de casca de cebola, vinho tinto, noz, tansy, canela, cravo, beterraba, calêndula, framboesa, ruibarbo, açafrão, camomila, sabugueiro, espinheiro mar .
- Não use tintas cosméticas químicas após a coloração com Basma - espere até que esteja completamente lavado.
- Estenda o efeito obtido pelo uso de xampus suaves, bálsamos condicionadores.
Comentários
Em primeiro lugar, as mulheres, tingidas com corante natural, observam um forte efeito, e mais importante, um longo efeito de cuidado - seus cabelos se tornam fortes, densos, e a perda e a seção são significativamente reduzidas. Deve-se notar a duração de tal coloração - Basma não é lavado por vários meses, ao contrário do produto de amônia.
A julgar pelos comentários, a principal regra do uso de corantes é uma adesão estrita às proporções. Assim, basma adequadamente misturado com henna (ou outros ingredientes) irá encantar qualquer tom desejado. Muitas meninas reclamam de cabelos azuis e verdes - esse problema está associado a uma quantidade imprecisa de componentes adicionados. No entanto, a coloração em casa pode ser bem sucedida e segura.
O principal é seguir as instruções para a aplicação do pó de coloração e seguir todas as instruções de segurança. Só assim o seu cabelo ficará brilhante, bonito e saudável.
O vídeo a seguir é sobre como pintar seu cabelo em casa.