A coloração do cabelo é um procedimento muito popular. Muitas mulheres fazem isso sozinhas. Muitas vezes parece que este é um processo muito simples: basta aplicar tinta, manter a quantidade de tempo definida, lavar - e o novo penteado está pronto.
Claro que, por si só, a coloração não é particularmente difícil, requer apenas rigor, precisão e cuidado. Por que, então, o resultado nem sempre atende às expectativas?
Consequências de uma mancha falhada
As consequências que um procedimento errado pode causar às vezes completamente inesperado:
- a cor não corresponde ao esperado e distante da apresentada na embalagem;
- a sombra era desagradável;
- a cor não cabe no proprietário;
- as vertentes tornaram-se maçantes e impertinentes;
- Quebra de cabelo, quebra, cai fora.
E esta é apenas uma pequena lista de possíveis problemas. De muitas maneiras, elas aparecem porque, quando vão tingir seus cabelos, poucas pessoas imaginam que tipo de reação química complexa, cujo resultado bem-sucedido depende de muitos fatores.
O tempo durante o qual o procedimento é realizado (é chamado extrato) é um desses fatores.
Todas as possíveis consequências desagradáveis, exceto por uma cor escolhida incorretamente, dependem diretamente do tipo e da qualidade da tinta, bem como da exposição.
Tipos de tinta e duração da coloração
Especialistas dividem os corantes em quatro grupos. Eles diferem em seus efeitos no cabelo e, portanto, no tempo de exposição.
Corantes Naturais
Eles não prejudicam o cabelo, pelo contrário, trazem benefícios tangíveis: fortalecem as raízes, melhoram a estrutura e têm um efeito positivo no couro cabeludo. Estes são henna, basma, canela, camomila, limão, chá forte e café.
Ao pintar com eles, não é necessário observar um período de tempo claro.
- Em pacotes com basma, o fabricante indica o tempo de exposição (depende do resultado desejado, o país de onde o produto foi trazido).
- Com base na hena, canela, camomila, você pode até mesmo fazer máscaras de cabelo longa e nutritiva (até três horas). A duração do procedimento depende da cor natural, da estrutura do cabelo e do resultado desejado. Para obter um tom bonito, as loiras precisam de apenas 15 minutos, os donos de fios claros precisarão de meia hora, mulheres de cabelos castanhos e morenas - a partir de uma hora. Quanto maior o tempo de exposição, mais saturada será a cor.
- Limão, chá, café são mais usados para enxaguar as cores.
Agentes de Tonificação
O objetivo do seu uso é dar ao cabelo uma certa sombra ou experimentação. Eles são completamente lavados muito rapidamente - basta lavar o cabelo 1-3 vezes.
A exposição durante a aplicação é de cinco minutos ou mais (indicado na embalagem), neste momento é útil realizar uma leve massagem no couro cabeludo.
Tintas semi-resistentes à amônia
Eles não penetram no cabelo, portanto, não violam sua estrutura. O pigmento de coloração é distribuído sobre a superfície do cabelo, colando as escamas. Como resultado, os fios são lisos, brilhantes e obedientes, mas a mudança da cor natural só é possível por dois ou três tons (loiras são um pouco mais), não será possível alterar completamente a cor com a ajuda deles.
É necessário tingir o cabelo uma vez a cada duas ou três semanas, uma vez que estes corantes são rapidamente lavados, não será possível pintar os cabelos grisalhos completamente e permanentemente com a sua ajuda.Mas uma vantagem significativa é que não há praticamente nenhum dano deles. Claro, é impossível eliminar completamente os efeitos nocivos, mas é mínimo.
O tempo exato de coloração é indicado na embalagem e raramente é superior a trinta minutos. Apesar da ausência de substâncias agressivas, não é necessário aumentá-lo arbitrariamente, a química ainda está presente nelas. Cabelo para este "obrigado" não vai dizer.
Tintas permanentes
E, finalmente, tinta permanente persistente. Eles contêm amônia, peróxido de hidrogênio e outros produtos químicos. Permita que você mude drasticamente a cor, pintar de forma confiável sobre cabelos grisalhos, muito tempo preso no cabelo. Mas ao mesmo tempo eles efeito negativo na estrutura do cabelo, pois destroem o pigmento natural e permitem que a matéria corante penetre profundamente no interior, mudando para sempre a cor original.
A composição das modernas tintas creme profissionais inclui ferramentas para torná-las mais seguras. No entanto, o uso desses corantes para violar as regras especificadas nas instruções é estritamente proibido.
O tempo de exposição não é superior a vinte e cinco, menos de trinta, minutos. Não é necessário segurar a tinta no cabelo por mais tempo, a cor não ficará mais intensa a partir disso, mas é bem possível danificar ou secar os fios. A exposição por muito tempo pode até levar à perda de cabelo.
Louros naturais devem reduzir ligeiramente o tempo de coloração dos 3-5-10 minutos especificados. O cabelo loiro é mais fino, mais fácil de pigmentação. O mesmo se aplica ao cabelo solto, frágil, seco e danificado. Para eles, é necessário realizar um tratamento restaurador dentro de 2-3 semanas e cortar as pontas duplas.
É importante saber que o tempo de tingimento é calculado a partir do momento em que a composição é totalmente aplicada ao comprimento desejado, portanto, você precisa agir com rapidez suficiente.
Alguns minutos antes do final do procedimento emulsificação recomendada - humedeça o cabelo com água, bata o produto no cabelo e deixe-o durante algum tempo. Essa manipulação simples ativa processos químicos e distribui a tinta de maneira mais uniforme.
Tingimento de raiz
Não é coincidência que os fabricantes especifiquem nas instruções o tempo exato e a sequência de ações para dois processos: quando é necessário tingir toda a massa de cabelo e ao tingir apenas as raízes. O último método é recomendado para usar se as raízes tiverem crescido, e no resto do cabelo a cor é opaca e lavada.
Neste caso, a tinta é aplicada apenas nas raízes e envelhecida por 15 a 20 minutos, depois distribuído por todo o comprimento dos fios e deixado por mais 10-15 minutos. Esta regra não deve ser negligenciada, pois para refrescar a cor, esse tempo é o bastante, e o efeito químico adicional não trará nenhum benefício para o cabelo.
Após o tingimento, não é recomendado lavar as composições corantes com água quente. Isso causará danos adicionais aumentando a reação química.
Enxaguar com água morna e depois fria vai fechar as escamas, o cabelo ficará mais liso e brilhante.
Cuidados posteriores
Como regra geral, um fixador de cores é incluído com a tinta creme. Contém óleos e outras substâncias úteis para o cabelo. Eles definitivamente precisam usar. Também deve ser realizada no cabelo por um tempo suficiente (cerca de cinco minutos).
Além disso, o cuidado com os cabelos tingidos deve ser feito com champôs e lavagens especiais para cabelos coloridos, como eles contêm substâncias que suportam a pigmentação.
O uso de tonalidade aumentará o tempo entre a coloração, ajudará a restaurar, manter e aprofundar a cor.
A saúde do cabelo depende do estado geral de saúde e das manipulações realizadas com eles. Tingimento freqüente, perm, tratamento térmico, muitas vezes levam a conseqüências que podem ser difíceis e, por vezes, impossíveis de eliminar. Portanto, as regras especificadas nas instruções não são um capricho do fabricante, mas um requisito de segurança.
Além disso, você está esperando por dicas sobre coloração de cabelo.