O tingimento dos cabelos desde tempos imemoriais foi um dos meios mais eficazes para as mulheres mudarem e melhorarem sua aparência, para enfatizar sua atratividade, para atender às exigências estéticas da sociedade.
Mas, muitas vezes, circunstâncias bastante objetivas podem impedir uma visita ao salão: o custo do serviço; falta de tempo; o desejo de usar produtos naturais para pintura ou aqueles que mudam a cor ou a sombra do cabelo por um curto período de tempo; desejo de experimentar.
Para que o resultado do tingimento atenda às expectativas, e como resultado desse processo não danificar o cabelo, não provocar uma queimadura química ou uma reação alérgica, basta seguir algumas regras simples.
O processo de auto-tingimento de cabelo pode ser dividido em várias etapas:
- seleção e aquisição de corante,
- preparação de equipamento necessário,
- teste de alergia
- colorir diretamente
- fixação de cor
- mais cuidado.
Seleção de tintura
A escolha certa da tinta muitas vezes não é uma tarefa muito simples, porque uma cor escolhida incorretamente simplesmente não funcionará na melhor das hipóteses e, na pior das hipóteses, enfatizará a falta de aparência.
Para evitar isso, é necessário determinar o tipo básico de cor da aparência.
Existem várias classificações, mas para o uso diário o mais conveniente - para as estações do ano.
O tipo "Inverno" apresenta uma aparência brilhante com predominância de cores frias.. A cor natural do cabelo é rica - do cinza-claro ao escuro. Para o tingimento de cabelo, você também deve escolher cores frias: preto, marrom, castanha, ameixa, cinza. O contraste na coloração é bastante aceitável.
O tipo “verão” também é frio, mas o contraste dificilmente é adequado para isso. A cor natural do cabelo é geralmente leve: cinza, marrom claro, tão mal amada por todos os "ratos". Uma aparência muito feminina requer coloração de cinza fria, platina, tons castanho claro. Este tipo pode ter uma cor de pele amarelada, que apenas tons de dourado sublinhados.
Calor e suavidade são as características distintivas dos tipos "primavera" e "outono". Acima de tudo, eles são adequados para tons de vermelho, cobre, chocolate, marrom, marrom com um brilho dourado. Uma mulher - "primavera" deve prestar atenção aos tons claros, e uma mulher - "outono" - aos mais escuros.
Tendo decidido a cor, vale a pena pensar se deve escolher um corante natural ou químico. Até mesmo o melhor corante profissional contém componentes que prejudicam não apenas o cabelo, mas também o couro cabeludo.
Os remédios naturais não destroem a estrutura e a pigmentação natural do cabelo e, na maioria das vezes, têm um efeito adicional de fortalecimento, cura e cuidado. A única desvantagem é que é muito difícil ou quase impossível alcançar muitas das tonalidades desejadas, ou é necessário realizar o procedimento várias vezes para alcançar o efeito desejado. Existem várias receitas testadas pelo tempo para a preparação de corantes naturais, com base em componentes como henna, basma, canela, limão, chá, café, camomila.
A maneira mais fácil de usar ingredientes naturais louros. A estrutura mais porosa dos cabelos loiros e sua pigmentação natural refletirão qualquer sombra, e permanecerá nesses cachos por muito mais tempo.
Cabelos escuros geralmente são mais lisos, densos e grossos.Remédios naturais darão a esses fios uma tonalidade em vez de alterar drasticamente a cor. A tonalidade vermelha mais perceptível dará henna, um pouco de brilho canela e camomila, Basma dará a profundidade do pigmento natural.
A hena é considerada um dos melhores corantes naturais. A cor que ela dá ao cabelo depende do país de onde foi trazida. Em sua forma pura, a hena indiana tinge o cabelo em cores mais vermelhas e brilhantes, o iraniano - em cobre mais discreto. Muitas vezes os fabricantes misturam hena com outros componentes. Essas tintas são vendidas já em forma final e permitem variar o intervalo de cores. O resultado dependerá da concentração da composição e do tempo de exposição.
É muito simples preparar este corante para uso - a instrução é dada com mais frequência diretamente na embalagem. A mistura é vertida com água a ferver, água quente ou morna, aquecida num banho de água, aplicada ao cabelo numa forma quente na mesma sequência que outros agentes corantes. A cabeça deve então ser coberta com papel alumínio e embrulhada calorosamente.
Pode ser considerado um inconveniente que tal procedimento seja realizado por um longo tempo, mas é impossível danificar o cabelo como resultado. A composição vai saturar o cabelo com substâncias benéficas, eles vão tolerar melhor a influência negativa do ambiente, já que cada cabelo estará em uma espécie de casulo protetor. Os fios se tornarão mais dóceis, lisos, densos e elásticos. Além disso, externamente eles parecerão mais grossos e mais volumosos, eles adquirirão um brilho radiante bonito.
Fortalecer o efeito terapêutico ajudará tais componentes adicionais como mel, azeitona, bardana, óleo de uva, óleos essenciais para cabelos. Se você tem uma certa quantidade de tempo livre, exceto pelo efeito de coloração, você pode criar uma máscara de cuidado muito eficaz baseada na hena, que é útil tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo.
No final do procedimento, a composição é lavada com xampu, você precisa lavar o cabelo até que a água se torne leve. Mais cuidado para o cabelo pode ser feito pelos meios habituais.
O uso regular deste método de cuidados com o cabelo não só manterá a cor por um longo tempo, mas também melhorará significativamente a condição do cabelo.
Obter uma cor mais escura - do chocolate ao preto - permite a mistura de henna com o Basma. O resultado da coloração dependerá das proporções dos componentes originais. Você pode usar uma mistura pronta, e você pode primeiro preparar a base de henna de acordo com a receita básica, adicione o pó basma na proporção desejada, misture até ficar homogêneo e aplique no cabelo.
Não é recomendado aplicar o basmu como um corante na forma pura, pois é provável que os fios adquiram uma tonalidade azulada ou esverdeada não muito agradável.
Máscaras de coloração, tonificação e cuidados muito eficazes podem ser preparadas com base na canela. Se você não misturar com outros corantes, então os fios avermelhados irão adquirir tons avermelhados, os mais escuros ficarão dourados, os fios de luz ficarão acastanhados.
Uma mistura de canela com limão e mel vai clarear um pouco o cabelo, essa máscara de uso regular estimula seu crescimento, torna-a brilhante e sedosa.
Brilho exclusivo irá adicionar uma decocção de cabelo cor de limão. É impossível pintar o cabelo grisalho e mudar de cor com a ajuda dele, essa ferramenta vai clarear levemente os cabelos escuros, e o cabelo loiro terá uma tonalidade dourada clara.
Camomila - outra planta, uma decocção de que permitirá com o uso regular para esconder cabelos grisalhos e ligeiramente clarear o cabelo. Este remédio não dará um efeito de coloração pronunciado, mas de uma forma bastante concentrada proporcionará um jogo de ouro e, devido às suas propriedades anti-sépticas, eliminará a coceira, o peeling e outros fenômenos desagradáveis. O resultado dependerá da concentração da solução. O mesmo efeito é possível quando se utiliza uma decocção de casca de cebola.
Caldos dessas plantas são realmente preparados sob uma receita. A quantidade necessária de matéria-prima é despejada com água, fervida em fogo baixo por um tempo suficiente para evaporar cerca de metade do líquido. Além disso, a composição é arrefecida, aplicada ao cabelo ou aplicada como um condicionador.
Belos tons de chocolate podem ser obtidos com a ajuda de soluções fortes de chá e café. O uso destes produtos tonifica e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que traz benefícios consideráveis para o cabelo: fortalece e acelera o seu crescimento.
Uma esfoliação natural do café é útil para massagear a cabeça - ela eliminará a caspa. Primeiro, você deve massagear, lavar o esfoliante, aplicar uma solução de corante quente, cobrir a cabeça com filme, embrulhar e deixar por cerca de uma hora.
Coloração chá forte (fabricado duas colheres de sopa por 200 g de água fervente) é realizado da mesma maneira, você pode massagear a cabeça com uma certa quantidade de bebida. Chá e café podem ser usados como enxágüe.
Cabelos secos após o uso de formulações naturais devem estar em condições naturais.
Suco de limão espremido na hora, misturado em proporções iguais com água, depois de vários enxágües pode clarear o cabelo em um ou dois tons. Além disso, o limão dá um brilho bonito e limpa bem o couro cabeludo.
Mas deve-se lembrar que o suco desta fruta cítrica representativa não deve ser usado com cabelos secos, pois tem efeito de secagem.
Rapidamente e radicalmente aliviar o cabelo em casa usando peróxido de hidrogênio. Este remédio testado e razoavelmente seguro é amplamente utilizado tanto na vida cotidiana quanto na medicina. Para fins cosméticos, é usado para clarear dentes e cabelos.
Este procedimento é bastante fácil e muito orçamento. O resultado é rápido e durável. Mas deve ser lembrado que o peróxido não é adequado para todos os tipos de cabelo. Cabelos secos, finos e quebradiços não tolerarão seu impacto. No cabelo escuro, o efeito também pode ser bastante inesperado.
Para evitar consequências desagradáveis, é imperativo analisar a condição dos fios, se necessário, para realizar procedimentos de reparação, testes preliminares e observar as precauções.
Apesar da segurança e até mesmo do benefício inquestionável dos corantes naturais, a posição de liderança ainda é ocupada por corantes profissionais, que permitem escolher a tonalidade mais apropriada.
Três grandes grupos de corantes químicos - preto, castanho, loiro - têm outros dez subgrupos adicionais: do primeiro, denotando uma rica cor preta ao décimo, correspondendo ao branco mais brilhante. Dentro destes subgrupos existem tonalidades adicionais.
Esta informação é normalmente contida nos números do pacote, o primeiro dos quais indica o grupo principal, os outros subgrupos de duas cores.
Além disso, esta informação é acompanhada de ilustrações na embalagem, que mostram a cor original do cabelo e o resultado pretendido. Fabricantes de renome anexar aos seus produtos uma paleta adicional com todas as tonalidades.
Aquando da compra de tinta, deve-se ter em conta que num tal material ilustrativo, são dadas amostras de tingimento de cabelo saudável de uma certa tonalidade natural e sujeitas a todas as regras de tingimento que o acompanham. Se você se desviar dessas condições, o resultado também poderá ser diferente.
Tintura de cabelo química dificilmente pode ser chamada de seguro, mesmo se eles não contêm amônia.
É por isso que, ao escolher uma tinta, é para se concentrar não só na cor, mas também na composição.
O efeito do uso de corantes pode variar significativamente ao longo do tempo. Existem três categorias principais de composições de coloração.
- Shampoos e bálsamos de tonalidade. É impossível mudar drasticamente a cor com a ajuda deles e eles são removidos rapidamente. Tais meios podem tingir o cabelo temporariamente ou para finalidades experimentais.
- Corantes semi-resistentes. Eles não contêm amônia, mas às vezes eles também são substituídos por aminas bastante tóxicas. Capaz de mudar de cor por 1-2 tons e por um tempo não muito longo. Qualitativamente e permanentemente pintar sobre cabelos grisalhos é improvável que tenham sucesso.
- Fundos resistentes. Eles contêm amônia, permitem que você mude drasticamente a cor, eliminar de forma confiável os cabelos grisalhos, duram muito tempo no cabelo. Mas eles precisam ser aplicados com cautela, pois alergias podem ocorrer, se usadas de maneira inadequada, você pode danificar o cabelo e o couro cabeludo da cabeça. Além disso, as raízes revolvidas devem ser tingidas periodicamente, caso contrário, o penteado ficará desalinhado.
O que é necessário?
Um conjunto de ferramentas e ferramentas para tingir o cabelo em casa é muito simples e depende pouco do comprimento, da espessura do cabelo e do corante selecionado. Inclui vários ingredientes essenciais.
- Meios para colorir.
- Pratos de coloração, necessariamente de vidro ou cerâmica, é possível plástico.
- Capa para proteger a roupa. Esta pode ser uma toalha velha, roupão de banho, tecido impermeável, polietileno macio.
- Luvas de polietileno (muitas vezes ligado a tinta) ou borracha fina.
- Conjunto de dois pentes não metálicos: Comum com dentes freqüentes e bastante grande, com dentes grandes e raros.
- Pincel para pintura. É aconselhável comprar um profissional clássico e macio, de 4 a 5 cm de largura.Se o cabelo for comprido, é mais conveniente usar uma escova mais larga e rígida, para colorir fios individuais - mais estreitos. Em casa, uma esponja pode facilmente substituir um pincel.
- Grampos de cabelo de plástico ou grampos de cabelo de cabeleireiro.
- Se você está planejando uma moda de penas ou outros tipos de pintura complexa, então você também precisará folha ou papel térmico para envolver os fios e uma espátula especial para cachos separados. Com o tingimento convencional, esses dispositivos não são necessários.
- Qualquer creme ou geleia de petróleoque é aplicado ao longo da linha do cabelo para proteção contra corante.
É muito importante preparar tudo o que é necessário com antecedência, pois a aplicação rápida, precisa e cuidadosa do corante é uma das condições mais importantes para uma coloração uniforme.
Como pintar seu cabelo?
A coloração do cabelo em casa não deve ser espontânea. Além de escolher um corante e preparar um conjunto de ferramentas, é necessário avaliar a condição do cabelo, cortar pontas duplas, fazer algumas máscaras revitalizantes e hidratantes.
Certifique-se de testar alergias. Mesmo se um corante permanente for usado, o fabricante pode adicionar um novo componente que pode causar uma reação negativa.
Com cuidado você precisa ir para a pintura de cabelos grisalhos ou escurecimento dos cachos loiros mais de 3 tons. A pré-pigmentação ajudará a evitar o tom esverdeado indesejado. Muitos fabricantes produzem ferramentas especiais para este teste.
Cada tinta deve ser acompanhada de instruções. É necessário ler com cuidado. Em alguns casos, o corante é aplicado no cabelo seco, às vezes eles precisam pré-molhar. Não apenas o resultado, mas também a saúde do cabelo e da pele depende de quanto as regras de tingimento são observadas.
Para propriamente, uniformemente e lindamente tingir o próprio cabelo, você precisa seguir uma certa seqüência de ações.
- Penteie o cabelo, jogando-o de um lado para o outro.
- Usando grampos para separar os fios, fixando-os nas partes occipital, coroa e temporal.
- Aplique creme ou vaselina ao longo da linha do cabelo.
- Proteger ombros, roupas de obter tinta com a ajuda do material preparado, usar luvas.
- Prepare a mistura de tinta de acordo com as instruções anexas. Por via de regra, é necessário misturar a pintura e um oxidante. Para cabelos curtos, um pacote do produto é suficiente, para médio e longo prazo, você precisará de 2 ou até 3.
- Aplique e espalhe a solução resultante perto das orelhas, ao longo dos cortes e da linha do cabelo. É muito importante agir com rapidez e cuidado, especialmente se você pretende deixar os cabelos com 2 ou mais tons mais claros.
- Solte os clipes e divida o cabelo em fios finos em uma das quatro zonas.
- Aplique a tinta primeiro nas raízes de cada ondulação e distribua cuidadosamente e uniformemente ao longo de todo o comprimento.
- Faça o mesmo com toda a massa de cabelo, tratando cada zona por sua vez.
- Pente com dentes raros gentilmente escova seu cabelo várias vezes em direções diferentes, permitindo assim que o ar circule livremente.
- Se necessário, prenda os fios com grampos de cabelo e deixe-os pelo tempo especificado nas instruções. Muitas vezes o cabelo está seco nas raízes ou nas pontas, caso em que o tempo de tingimento deve ser reduzido. Você não deve reter o corante no cabelo - um efeito químico de longo prazo não trará benefícios.
- Aproximadamente 10 minutos antes do final do procedimento, umedeça ligeiramente o cabelo com água e massaje-o ao longo de todo o comprimento para obter uma distribuição mais uniforme da tinta.
- Tendo mantido o tempo alocado, lave a composição com água morna. A estrutura da maioria dos corantes modernos já inclui detergentes, de modo que o uso de xampu para descarga na maioria das vezes opcional.
- Depois de lavar a tinta no cabelo, você deve aplicar o condicionador fechado e, se possível, fazer um tratamento adicional. Pode ser um bálsamo constantemente usado ou uma máscara de cuidado baseada em produtos naturais (mel, gema de ovo, óleos vegetais, ervas medicinais). Mesmo a pintura moderna mais suave é um composto químico que danifica a estrutura do cabelo.
- Se o cabelo foi tingido anteriormente, e você só precisa pintar as raízes e atualizar a cor, o corante é aplicado à parte da raiz. Alguns minutos antes do tempo especificado nas instruções, a emulsificação é realizada (o cabelo é levemente umedecido com água e a massagem é distribuída por todo o comprimento com movimentos de massagem).
Cor do pino
Não é suficiente tingir o cabelo uma vez, as tintas mais duradouras. É importante manter o resultado por um longo tempo.
Essa técnica não é particularmente difícil. Para isso, você deve comprar um xampu especial para cabelos coloridos. Este nome não é um truque de marketing, a composição deste produto é um pouco diferente do shampoo usual. O detergente corretamente selecionado tornará os fios mais macios e sedosos, permitindo que você mantenha e atualize a pigmentação.
Além disso, existem fundos adicionais para consertar e restaurar cores. Eles são aplicados ao cabelo por um curto período de tempo, não têm uma ação química dura, são facilmente lavados com água.
Como preservar a cor dos cabelos tingidos por um longo tempo, você deve tomar cuidado com antecedência. Pré-atendimento não requer viagens ao salão, ferramentas caras e muito tempo. A cor obtida como resultado da coloração manterá os cabelos lisos com uma estrutura densa por muito tempo.
É possível restaurar o cabelo danificado poroso, tendo se recusado cerca de duas semanas antes de pintar de qualquer procedimento agressivo para modelagem: secagem por sopro, curling com curlers, perm quimicamente.
As pontas duplas danificadas do cabelo devem ser cortadas. Qualquer tipo de máscaras de cuidado baseadas em óleos vegetais e essenciais, bem como lavagens com ervas e acéticas, serão muito úteis.
Você não deve recorrer à ajuda de ferramentas caras de armazenamento, que são baseadas em componentes químicos.
Como regra geral, os fabricantes aplicam um fixador de cores ao corante. Se não for, então você deve atender a sua aquisição.
É importante lembrar que o pigmento corante é fixado no cabelo por cerca de dois dias, então você não precisa lavar o cabelo neste momento. Uma visita à piscina, sauna ou qualquer sala com alta temperatura ou vapor de cloro também deve ser limitada.
Cuidado adicional
A coloração é um processo químico complexo.Permanente significa destruir a estrutura natural e pigmentação do cabelo, qualquer violação da tecnologia pode levar a resultados imprevisíveis.
Corantes muito secos, por isso é muito importante cuidar de sua hidratação e nutrição subseqüente. Meios muito simples e eficazes ajudarão a restaurar o equilíbrio natural: máscaras à base de gema de ovo, mel, decocções vegetais, óleos.
Agentes corantes naturais também ajudam a fixar permanentemente a cor. Henna, Basma, camomila, chá, café - para o procedimento de fixação da cor, não é necessário aplicar por um longo período de tempo, basta enxaguar regularmente no cabelo e lavá-lo com água fria.
O seguinte procedimento muito orçamental é útil para o cabelo: acrescente um pouco de óleo vegetal à composição natural proposta para restaurar e fixar a cor (especialmente bardana, uva), ponha-se em caracóis, cubra-se com filme, enrole o calor e parta em qualquer momento. Lavar com shampoo. Essa máscara não só manterá a cor, mas também tornará o cabelo macio, dócil e brilhante.
O mesmo efeito pode ser alcançado enxaguando com solução acética. É suficiente dissolver algumas gotas de essência de vinagre em um litro de água morna e enxaguar o cabelo: o resultado não será pior do que quando usar ferramentas caras.
Erros
Ao iniciar o processo de tingimento, é necessário conhecer e, se possível, evitar erros bastante comuns, não para acabar com fios duros, maçantes, não muito bonitos.
- Um dos erros mais comuns é a expectativa de que a cor do cabelo seja a mesma da embalagem. Crucial é a cor original e estrutura dos cachos. O cabelo loiro é mais fino e poroso, se presta bem à pigmentação e retém sua cor por mais tempo. No cabelo escuro, o resultado é menos perceptível, como regra geral, eles são mais espessos e mais densos que os leves, é bastante difícil iluminá-los dramaticamente em casa, e o resultado obtido pode estar longe do esperado. Este processo deve ser dividido em vários estágios, tendo sido previamente testados em uma vertente discreta separada.
- Outro erro comum é negligenciar o teste de alergia. A ciência não fica parada, mesmo em um fabricante de corantes usado constantemente pode adicionar um componente que pode causar reações imprevisíveis: danos, perda de cabelo, vermelhidão ou queimadura da pele, problemas respiratórios.
- Não negligencie tal equipamento protetor como luvas e uma capa em roupas. Mesmo uma gota muito pequena do produto pode danificar irremediavelmente o tecido.
- Para misturar componentes, pentear o cabelo, você precisa usar apenas dispositivos não metálicos. Qualquer metal inevitavelmente entrará em uma reação química com o corante.
- Para lavar o cabelo, os especialistas não recomendam o uso de produtos para pentear 2-3 dias antes da coloração.
- Para cada meio químico indicado a coloração do tempo. Quebrar é estritamente não recomendado. Você pode obter um resultado mais estável se repetir o procedimento após algum tempo (2-3 semanas).
- Mude a cor original por mais de 3 tons. Corantes resistentes penetram profundamente no cabelo, destruindo o pigmento natural. Resultado indesejado é bastante difícil de consertar em casa.
- A negligência das medidas de segurança especificadas nas instruções pode levar a consequências perigosas para a saúde.