Quem entre nós não gosta de calçados esportivos? Afinal, ela é tão confortável, confortável, elegante e bonita. Mas todos nós sabemos como escolher o tênis certo?
A escolha de tênis por tipo
Os tênis são divididos por tipo e este fato deve ser considerado ao escolhê-los. É necessário entender claramente o escopo do uso de tênis futuros, o que determinará seu tipo.
Sapatilhas para educação física pode ser universal, mas a presença de uma sola dura com uma estrutura emborrachada é imperativa. Na área do calcanhar deve haver uma cavidade preenchida com ar, o que proporcionará um bom amortecimento. Quanto ao piso, pode ser superficial, mas proeminente. Tais tênis não devem ser altos, mas o uso de material de malha é imperativo, desde que o pé deve ser ventilado.
Tênis de corrida deve ser leve, com uma estrutura interna macia. Com esses sapatos, a carga no corpo será um pouco reduzida. Assim como na variante anterior em tênis de corrida, deve haver depreciação de elementos ocos. Será conveniente usar tênis com uma sola grossa, mas elástica. O salto de tal sapato deve ser mais alto que a meia.
Ao criar sapatas de corrida baixas para correr, são usados materiais sintéticos de malha. A sola com nervuras impedirá que o corredor caia.
Para aeróbica, modelagem e fitness você deve ter calçados esportivos feitos de materiais leves e flexíveis. O tornozelo deve estar bem fixo para que a probabilidade de lesão seja reduzida.
Passo de malha superior e raso - um dos principais requisitos que se aplicam aos tênis para moldar.
Parkour ou rastreamento baseado em técnicas complexas e até mesmo perigosas: pular, girar, dar cambalhotas, empurrões, arremessos. Para praticar parkour foram bem sucedidos e seguros, você precisa escolher bons sapatos. Primeiro de tudo, vale a pena prestar atenção à depreciação, que deve ser de alto nível. Muitos fabricantes colocam um gel especial no calcanhar e na parte da frente da sola, usam borracha de paredes grossas e tornam a parte superior do calcanhar elástica, baixa elasticidade.
Pequenas pontas podem estar presentes no piso. O topo desses tênis pode ser feito de couro ou borracha, materiais de malha, neste caso, não são adequados, porque eles vão se agarrar e rapidamente entrar em desuso. Durante a ocupação do parkour a maior carga cai na meia. A melhor opção seria tênis com biqueira emborrachada.
Para o tênis Sapatilhas especiais também são necessárias. Eles são reconhecíveis para alta altitude, que atinge o tornozelo, peso médio, solas flexíveis na área do dedo do pé, pequeno padrão no piso. Nesses tênis você não vai escorregar na quadra. Muitos fabricantes de tênis de tênis incluem um interlayer de borracha na sola, e uma inserção de plástico é colocada na área do calcanhar. Com este design, a sola é rígida e o pé é estável em sua posição. Tais tênis são reconhecíveis em uma parte traseira rígida curva. Na maioria das vezes, os tênis são feitos de couro genuíno, mas os produtos sintéticos de alta qualidade também são aceitáveis.
Tênis para basquete só tem que ter uma sola dura com a adição de borracha. Não se esqueça da inserção de depreciação. É melhor escolher sapatos com um protetor na forma de uma árvore de Natal, neste caso, as pernas não deslizarão sobre piso escorregadio. Vale a pena considerar apenas sapatos de couro.
Tênis de futebol muitas vezes chamadas de "centopéias", as pontas devem estar presentes no piso. A altura deste sapato não atinge os tornozelos. Se você escolher entre tênis de couro e sintéticos, a segunda opção seria mais apropriada, mas somente o material deveria ser de alta qualidade. Ao escolher sapatos para futebol, você precisa selecionar com precisão o tamanho. Uma discrepância de pelo menos alguns milímetros não permitirá que se sinta totalmente o momento de contato entre o pé e a bola.
Voleibol Tênis equipado com uma sola de borracha com um protetor de tipo de árvore de Natal. Depreciação também é um elemento obrigatório em tais sapatos, pode ser gel ou ar.
Material de malha, espuma na parte superior, calcanhar curvo - tudo isto é um sinal de bons ténis de voleibol.
Halterofilismo É necessário ter um tênis baixo com uma sola dura e densa, que fornecerá um suporte confiável durante o levantamento. Além disso, o pé deve ser bem fixo, então você deve escolher sapatos de couro com elástico. O padrão do piso pode ser leve, mas a presença de um elevador de calcanhar é um pré-requisito que não permitirá que o atleta caia para trás.
Seleção de tênis por tamanho
Sapatilhas, incorretamente combinadas em tamanho, causam muitos problemas não apenas com o pé, mas também com as pernas em geral. Para escolher o tamanho certo para o tênis, você deve seguir uma série de regras simples que foram desenvolvidas pelo Dr. Mark Kukuzella:
- Os corredores geralmente mudam a forma e o tamanho do pé após seis meses de treinamento intenso. Portanto, você não deve se concentrar no tamanho que você tinha antes.
- Para determinar o tamanho das pernas, você deve tomar uma posição vertical, medir o comprimento do pé e sua largura.
- Mesmo se você está acostumado a usar sapatos da mesma marca, não seja preguiçoso para experimentar modelos de outros fabricantes. Talvez os tênis de outra marca sejam mais adequados para um pé trocado.
- É aconselhável comprar tênis no final da semana de trabalho, porque as pernas estão ligeiramente inchadas. Você não deve ignorar metade do tamanho.
- Dos tênis você precisa pegar a palmilha e prendê-la ao pé. A localização do pé na palmilha deve ser livre, e dos dedos até a borda da palmilha deve haver uma distância de cerca de 0,5 cm. silencie a sensação de contato com a superfície.
- Tênis de encaixe devem estar nas meias que serão usadas para treinamento.
- Durante o encaixe, os atacadores não precisam ser apertados com muita força.
- Se as sapatilhas femininas são selecionadas com um pé largo, então faz sentido prestar atenção ao modelo masculino. Muitos deles têm um design universal que se adapta a homens e mulheres.
- Sapatilhas novas, você precisa subir em seus dedos. Se o dedo indicador entrar em tal posição entre o calcanhar e o calcanhar do sapato, isso significa que combina com você e você não sentirá nenhum desconforto ao praticar esportes.
- Durante a montagem, é aconselhável usar tênis, é claro, isso nem sempre é possível. Mas tais sapatos durante a caminhada e a corrida podem se manifestar de maneira diferente.
Os principais segredos da escolha
Existem várias regras básicas e segredos, cuja conformidade ajudará a fazer a escolha certa de tênis.
- Durante a montagem, vale a pena ajustar os tênis por conta própria. O laço incorreto pode distorcer sensações e mudar drasticamente a situação.
- A linha de dobra deve passar por alguns testes. Para fazer isso, você precisa pegar um tênis, descansar a meia no chão e pressionar o calcanhar. O lugar em que a sola vai dobrar deve corresponder à anatomia do pé. Em tênis com a linha de dobra errada, será inconveniente correr, e até mesmo pés chatos podem ser ganhos.
- Palmilhas corretivas são obrigatórias para pessoas com pés chatos. Eles fornecem suporte adicional para o pé, dão conforto e aumentam a segurança durante as atividades esportivas.
- Comprar obviamente tênis pequenos ou apertados é um erro comum de muitos.
- Não se apresse para sair no novo tênis. Inicialmente, você precisa testá-los nas condições da casa: andar por aí por um tempo e até mesmo correr. Todas as manifestações de desconforto durante a corrida só se intensificarão e definitivamente não passarão com o tempo. E para voltar para a loja, tênis limpos serão muito mais fáceis.
Qual será a inspeção visual
Primeiro de tudo, os tênis são avaliados por parâmetros externos. Poucos de nós comprarão sapatos que não gostem de seu design ou suas características externas causem qualquer dúvida. Isso é apenas sobre o exame externo, e vamos conversar.
Então, pegamos nas mãos de tênis e começamos a estudar cuidadosamente o nome do fabricante e da marca. A partir da compra de um falso, ninguém é segurado e sob o tipo de tênis da marca Nike você pode comprar alguns "Nyke". Esses sapatos podem ser de alta qualidade, duráveis e muito bons, mas você gostaria de correr riscos e comprar "um gato em um saco".
Há também modelos com uma marca escrita corretamente, sem diferenças e defeitos visíveis, mas o local de produção não é indicado em nenhum lugar. Nesse caso, também há uma alta probabilidade de adquirir uma farsa de origem desconhecida.
A qualidade do fabrico de calçado pode frequentemente ser determinada pelas suas características externas. Tênis de alta qualidade não vão te confundir com costuras visíveis, imprecisas e ásperas, gotas de cola na sola, e mais ainda no material externo. Tênis de cheiro, eles não devem ser esmagados com cola de sapato, borracha e outras não as coisas mais agradáveis.
É necessário avaliar a sola com muito cuidado. Em bons tênis, a sola tem uma construção multicamada, que é feita como um sanduíche. Normalmente, a sola consiste em borracha dura e um pouso no meio.
A composição e o design dos elementos constituintes do tênis podem variar significativamente dependendo do tipo de sapato e sua finalidade.
Pele ou não pele?
Se você está deliberadamente comprando tênis de couro e quer sucumbir às provocações dos vendedores, então você deve usar as seguintes dicas:
- No tênis deve ser uma folha de informação especial, que exibe a composição de cada elemento do sapato. É verdade que nem todos os fabricantes relatam essas informações a seus clientes.
- Se não houver informações sobre o tênis em relação à composição, você pode segurar a mão no sapato por 10 segundos, o calor ficará quente de couro natural e o material artificial ficará frio e até mesmo a transpiração poderá aparecer.
- Dobre o tênis. Mas desta vez, não para determinar a linha de dobra, mas para verificar a taxa de retificação do material. O couro genuíno retorna muito rapidamente à sua posição original, mas o material artificial levará algum tempo nesse processo.
- Seria legal deixar cair algumas gotas de água no tênis. No caso de couro genuíno, haverá um escurecimento perceptível, mas o material artificial não reagirá a tal efeito.