Os primeiros tênis surgiram no final do século XIX e, desde então, passaram por uma longa história. Agora, não são apenas os sapatos com tachas na sola, mas os trabalhos mais reais de tecnologias e desenvolvimentos inovadores para um exercício mais confortável.
Significado
Agora, muitos modelos de tênis são uma opção diária e lidam perfeitamente com a tarefa de criar conforto durante longas caminhadas. No entanto, no caso de esportes sérios, é melhor comprar sapatos especializados. É de grande importância, uma vez que muitas disciplinas implicam estresse nos músculos das pernas e nas costas, bem como a incapacidade de praticar descalço. Os tênis escolhidos adequadamente aumentam a eficiência e a eficácia do treinamento, além de reduzir a probabilidade de lesões e as possíveis conseqüências dos erros.
De grande importância é a sola dos tênis, porque é a principal carga que cai sobre ela. Para cada esporte, diferentes tipos de solas são preferíveis, dependendo da localização específica do treinamento e do programa de treinamento. Se você fizer a escolha errada, isso não apenas minimiza a vida útil de seus sapatos, mas também pode causar ferimentos.
Na sola da estrutura de multi-camada de tênis esportivos, consistindo de um meio intermediário e a parte externa imediata em contato com as superfícies do solo ou da academia. Cada parte é diferente na composição e carrega suas próprias funções especiais.
Formulário
De tênis, existem vários tipos de solado. Para começar, é plano, proporcionando total contato com o solo. Em seguida, a sola, que repete a anatomia do pé e, portanto, tem uma pequena separação-depressão entre o dedo do pé e o calcanhar. Em alguns tênis, por exemplo, em sapatos de jazz, esse aprofundamento é o mais próximo possível do pé, o que faz com que os sapatos tenham uma forma côncava bastante incomum. E, finalmente, a recente novidade, a única para perda de peso “passiva” - é semicircular e redonda, proporcionando o efeito necessário sobre os músculos das pernas e nádegas durante a caminhada normal.
Material
Os principais materiais para criar a sola de tênis são borracha e poliuretano. O poliuretano é flexível, não pesa muito, é resistente ao desgaste, tem bom isolamento térmico e desempenho de absorção de impacto, mas é melhor não usar sapatos com sola no inverno e no gelo devido à pouca aderência a superfícies deslizantes. Em temperaturas muito baixas, este material perde sua elasticidade, o que pode levar a danos ao calçado. Existem vários tipos de borracha, cada uma com propriedades próprias, mas, em geral, este material é resistente à geada, antideslizante, durável e estável. Entre os contras de muito peso, alto custo e rápida contaminação da superfície.
Não apenas a parte externa da sola é importante, mas também a camada intermediária interna, pois proporciona amortecimento. Entre os materiais mais utilizados estão o silicone e o gel à base de silicone. Entre suas qualidades, resistência à deformação e temperatura cai. A principal tarefa da sola intermediária é reduzir a pressãoexercido nas pernas durante o exercício. Os materiais menos comuns são filo, filait, acetato de etil-vinilo.
Espessura
Uma espessura particular da sola é preferida por sua situação e esporte. Em alguns tênis, ele será o mais espesso e largo possível para garantir a aderência à superfície, seja um piso de academia ou asfalto. Às vezes é necessário que os sapatos ao contrário fossem leves e elásticos, e para isso, a sola deveria ter uma fina. Trator na moda, isto é, alívio, sola tem se destacado em tênis esportivos. O relevo é mínimo e frequente ou bastante tangível, profundo, semelhante aos dentes sem brilho.
Qual deve ser a única, dependendo do esporte?
Para correr no ginásio em uma esteira ou em um asfalto plano e duro, coloque solas planas macias. No entanto, se você preferir correr ao longo de uma estrada de terra e do solo, onde é provável que tropeça em pedras afiadas, vidro, pise nas raízes das árvores, então uma sola rígida é preferível. Em geral, quando em funcionamento, prioriza a leveza do produto. Mas para calçado para esportes andando sola rígida e corrugada.
Para praticar na superfície da sujeira, por exemplo, no futebol, você precisa de tênis com pontas na sola. Tênis de basquete devem ter boa aderência e uma sola antiderrapante. Nos tênis, a sola é fina, com bom relevo. De tênis para fitness, academia, vôlei, futsal, a sola deve ser elástica, mas é bom apoiar o pé. Para dançar é melhor escolher sapatos com solas separadas, para não perder a plasticidade do pé.
Especial atenção é dada aos calçados esportivos de inverno., porque não só não deve deslizar na superfície, mas também não congelar, não perder suas propriedades. Para evitar quedas, a sola deve ser trator, e quanto mais profundo o relevo, melhor será a aderência.