Ratos ornamentais conquistaram os corações de muitos amantes de animais de estimação. Estes são animais muito inteligentes e curiosos, com seus próprios personagens e hábitos, e os donos tentam tornar seu conteúdo o mais confortável possível. Uma das condições para isso é que o animal tenha sua própria casa. Como escolher ou fazer você mesmo - vamos falar em nosso artigo.
O que é necessário
Um rato realmente precisa de uma casa? Especialistas insistem que o animal deveria ter seu próprio recanto. Vamos tentar descobrir as razões.
Primeiro de tudo, situações estressantes que podem acontecer a um animal devido a uma variedade de fatores devem ser observadas. Um estranho, barulhos altos, movimentos repentinos - tudo isso pode assustar o animal, e ele quer se esconder.
Na ausência dessa possibilidade, mesmo em ratos mansos, podem ocorrer agressão e ataques de pânico, que em casos graves levam a problemas de saúde.
Fornecendo condições confortáveis para um animal de estimação, os proprietários precisam tomar cuidado para que a gaiola não caia em rascunhos. Os ratos podem ser muito sensíveis a eles e muitas vezes pegam frio. Uma casa com paredes não sopradas permitirá que você se esconda dentro e não fique doente. Também em uma casa isolada você pode facilmente se esconder do frio, mesmo em um apartamento onde por algum motivo a temperatura é bastante baixa. Quando exposto à luz solar direta no rato gaiola, por outro lado, pode se esconder em um abrigo do calor.
O rato se sente seguro no abrigo. Isto é especialmente importante se o animal se sentir mal. Os homens mais calmos se sentem muito mais confortáveis sem ter uma casa, enquanto as meninas, ao contrário, precisam de segurança e de um canto isolado.
Como escolher
Escolhendo uma casa para um roedor, você precisa levar em conta o tamanho do seu animal de estimação. Ele deve estar confortável e não apertado por dentro. Se um rato é levado para a casa em tenra idade, ele vai crescer - isso também deve ser levado em conta.
Se você planeja fazer uma casa sozinho, a primeira coisa é começar com a escolha do material. Considere as opções mais relevantes.
- Casa de madeira - Uma ótima maneira de cuidar da saúde e conforto do seu animal de estimação.
- Plástico Tem um preço democrático, além disso, pode ser em todos os lares entre coisas desnecessárias, e pode ser usado sem prejuízo do orçamento. É fácil de limpar, no entanto, pode levar à estagnação do ar e entupimento no interior.
- Você pode fazer uma casa de tecido denso. Essas habitações não precisam ser colocadas no chão, elas podem ser facilmente penduradas no andar de cima, e você também terá uma rede confortável para o animal. Além disso, o tecido é facilmente lavável e não haverá problemas com a higiene. No entanto, não devemos esquecer que os roedores tentam cravar quase tudo o que está próximo, e o tecido denso se torna uma presa fácil, tornando-se rapidamente inutilizável.
- Casas de cerâmica, ao contrário do plástico, mantêm-se frescos e são especialmente relevantes em salas quentes ou no verão. Ao limpar você precisa ter cuidado, pois o material é muito frágil e bate facilmente.
- Casas feitas de casca e galhos eles são especialmente valorizados pelos roedores, mas, infelizmente, estão desaparecidos há pouco tempo pelo mesmo motivo: os animais afiam seus dentes com grande prazer.
Fazendo suas próprias mãos
Então, decidiu-se fazer uma casa para o rato com as próprias mãos. Ao escolher um material, os proprietários geralmente optam pela madeira compensada.É durável o suficiente, a superfície, ao contrário da madeira, não requer tratamento térmico. Além disso, trabalhar com madeira compensada não requer habilidades especiais e qualquer pessoa pode lidar com isso.
Primeiro de tudo, você precisa descobrir como será a aparência do animal, determinar seu tamanho e design. Também é importante a localização e os métodos de fixação na célula. Além disso, as medidas e o desenho esquemático que ajudarão com o trabalho ficam. Usando o quebra-cabeças para produzir as peças necessárias.
Especialistas recomendam pensar em ventilação. Isso significa que, além da entrada, você precisa fazer alguns furos pequenos que ajudarão na circulação do ar.
A passagem deve ter pelo menos 5 centímetros de largura e altura.
Fezes de animais inevitavelmente levam a odores desagradáveis. Para minimizar este problema, você pode fazer uma casa para seu animal de estimação sem um fundo. Tal estrutura é colocada diretamente no chão em uma gaiola. O telhado pode ser protegido com elementos de plástico ligados a ele.
Deve-se ter em mente que na fabricação da casa é muito Não é recomendado o uso de cola, verniz, impregnação e pintura. Estes materiais podem ser tóxicos. Além disso, o animal de estimação certamente roerá sua casa, e essas substâncias podem levar ao envenenamento.
A madeira compensada é uma ótima opção para fazer uma casa de ratos. No entanto, vamos considerar como um animal de estimação pode ser feito de outros materiais, vantagens e desvantagens de cada um deles.
De papelão
Esta versão da fabricação de uma casa de ratos é a mais simples e não requer custos financeiros. Uma caixa de eletrodomésticos, sapatos ou comida é perfeita como base. Além disso, o papelão é absolutamente seguro e não prejudicará o animal.
Entre os minuses deve ser notada a vida de serviço muito curta de tais casas. O papelão fica sujo muito rapidamente, fica deformado e começa a cheirar desagradavelmente, o que significa que ele precisará ser substituído a cada poucos dias.
Para manter a casa melhor preservada sua condição, você não pode deixá-lo no fundo.
De recipiente de plástico
O plástico não é um material tóxico, além disso, é fácil de limpar e não é suscetível à absorção de odores. Assim, uma casa criada a partir de um recipiente de alimentos pode servir seu animal de estimação por um longo tempo. Além disso, o material é bastante denso, e o roedor não vai se machucar com isso no processo de moagem dos dentes. Recipientes de alimentos são muitas vezes opacos - esta é a sua vantagem adicional, já que os ratos gostam de ficar no escuro e podem não se sentir muito confortáveis com a luz brilhante.
O princípio de fabricação é simples. Você precisa pegar o recipiente e cortar o buraco do animal nele, feche as bordas com fita, se necessário.
Seja para remover a tampa - cabe ao proprietário decidir, o roedor está completamente satisfeito com a opção com ou sem o fundo.
De garrafa de plástico
Nesta situação, você precisará de materiais à mão. Primeiro de tudo, uma garrafa de plástico, que está em quase qualquer lar. Embalagem adequada de leite, kvass ou água mineral. Além disso, você precisa de uma jaqueta velha e desnecessária feita de material macio, é necessário cortar as mangas dele.
Para fazer uma casa, o pescoço é cortado da garrafa. Há bordas afiadas e não muito lisas, sobre as quais os animais podem se machucar, então você precisará colá-las com fita adesiva ou fita adesiva. Também na fita são anexados às mangas da jaqueta, tanto dentro como fora da casa. Deve ser lembrado que o uso de cola é extremamente indesejável, uma vez que sua toxicidade pode ser prejudicial ao rato.
De madeira
Especialistas acreditam que é melhor fazer uma casa para ratos de madeira. Existem várias vantagens, o principal é a segurança ecológica para o animal de estimação. Além disso, o animal será capaz de moer os dentes no corpo.
A escolha do material deve ser feita com cuidado, porque nem todas as variedades de árvores podem ser usadas. Entre eles podem ser encontrados e prejudiciais para a saúde do seu animal de estimação.Recomenda-se escolher culturas de frutas, como rowan, maçã e pêra. Não danifique as casas de bétula, carvalho e lima de roedores.
É necessário ter em conta que O material deve passar por tratamento térmico, que é projetado para ajudar a se livrar de possíveis parasitas. Para fazer isso, ele é colocado em um forno quente por 2 a 3 minutos. A temperatura deve ser de 100 graus.
Nós não podemos dizer sobre os contras, o principal dos quais é a capacidade da madeira para absorver a umidade. Ratos desperdiçados podem causar sérios danos, e o cheiro será apropriado. A limpeza cuidadosa da casa e sua substituição periódica por uma nova serão necessárias.
Você pode descobrir como fazer uma casa de três andares para um rato com suas próprias mãos assistindo ao vídeo abaixo.