Os ratos são um dos animais mais inteligentes e verdadeiramente surpreendentes que apareceram milhões de anos antes dos seres humanos. Hoje eles são frequentemente mantidos no apartamento como animais de estimação. Eles têm suas próprias raças, tamanhos, cores. O artigo discutirá uma variedade tão incomum desses roedores, como um rato azul.
Descrição
O rato azul distingue-se do resto por uma cor muito interessante. Se você olhar mais de perto, poderá ver que o subpêlo tem uma cor azulada, o que cria uma cor tão interessante. As patas de um roedor têm a mesma cor que o corpo, mas a barriga também pode ser de outros tons - cinza, branco ou prata.
Em tamanho e peso, o rato azul não é diferente do resto. O peso médio do animal é de cerca de 500 gramas, e o comprimento do corpo atinge 43 centímetros com a cauda. Comprimento da cauda - 15-25 centímetros. Os adultos são indivíduos que atingiram um ano e meio, no entanto, estão prontos para se reproduzir a partir de cinco meses.
Estilo de vida e comportamento
Os ratos ornamentais distinguem-se pela gentileza e carinho pelo seu dono. Eles adoram explorar o mundo e sair da cela, muitas vezes voltando para casa por conta própria. No entanto, vale a pena ter cuidado aqui, porque os ratos gostam de mordiscar e estragar vários itens interiores.
Manter-se com os ratos é bastante difícil, pois são criaturas muito rápidas e ativas. No entanto, em geral, estes animais são muito amigáveis e dóceis. Também vale ressaltar o fato de que esses roedores estão entre os mais inteligentes. Devido a esse recurso, os ratos são testados em vários laboratórios. Eles respondem bem aos seus apelidos e aprendem com facilidade os comandos mais simples.
É importante entender que o rato decorativo é um animal sociável, portanto você deve comprar vários animais de uma só vez. Se não houver essa possibilidade, é necessário comunicar com o roedor com a maior frequência possível e libertá-lo. A taxa média diária de comunicação para um rato azul é de pelo menos uma hora.
O que alimentar?
Ao compor a dieta para um rato ornamental, você deve levar em conta o fato de que este animal é um roedor. Não é necessário alimentar o animal apenas com alimentos armazenados, pois esse tipo de alimento pode levar a conseqüências indesejáveis. Pelo menos 60% da dieta deve ser frutas e legumes. É importante que todos os produtos sejam bem lavados e finamente picados.
Os ratos podem dar mingau. É melhor se for um crupe crocante, porque a massa viscosa de animais pode facilmente engasgar. Quanto aos produtos de carne, é perfeitamente permitido dar aos ratos carne crua e cozida, mas apenas ocasionalmente. Subprodutos como fígado ou estômagos não interferem. Recomenda-se também dar clara de ovo.
No verão, você pode escolher a grama para o seu animal de estimação - dentes de leão ou margaridas. Nozes ou nozes de cedro também serão úteis.
Evite alimentos fritos, defumados e salgados, vários doces e salsichas. Não é recomendado dar queijo, leite de soja, rabanete e beterraba.
É muito importante escolher o alimento adequado para roedores. A mistura ideal para qualquer rato deve ter a seguinte composição:
- cevada;
- milheto;
- aveia
Ao comprar comida, você deve considerar a idade do roedor. Por exemplo, para ratos mais jovens, a ração adequada será a mais diversificada, para os mais velhos - com os aditivos de grãos mais simples. Não faz mal colocar uma pedra mineral em uma gaiola com seu animal de estimação - rachando-o, um rato pega o cálcio de que precisa. Em geral, é melhor alimentar o animal 2 vezes ao dia.
Conteúdo em casa
A primeira coisa que você deve prestar atenção ao escolher uma habitação de rato é o espaço. Em nenhum caso, não pode manter o animal em uma caixa, jar e outros pequenos recipientes. A gaiola pode ser encontrada em qualquer loja de animais, comprando com ela escadas, redes, casas e outros itens de entretenimento. Muitos proprietários empreendedores constroem casas para roedores com suas próprias mãos.
Não se esqueça do enchimento da célula. Serragem funciona melhor para este fim, mas você também pode usar papel. A limpeza das células deve ocorrer pelo menos uma vez por semana. Este procedimento não deve ser negligenciado, pois ajuda a livrar a estrutura de vários microorganismos prejudiciais ao roedor.
Quantos vivem?
O tempo de vida de um rato azul é exatamente o mesmo de qualquer outro - 2 ou 3 anos. Fígados longos entre os roedores são encontrados, mas extremamente raros. Você pode influenciar esse fator com a ajuda da nutrição.
Um rato viverá mais tempo se a dieta for adequadamente selecionada e seus produtos constituintes estiverem limpos e frescos. Não overfeed ou underfeed um roedor. Isso pode desencadear obesidade ou distrofia.
Outra condição importante para a vida longa é a atividade. Foi estabelecido que ratos, que passam a maior parte do tempo em uma gaiola, vivem duas vezes menos que seus parentes ativos. Portanto, deixar o roedor sair da gaiola sempre que possível.
O triste é que os ratos são extremamente propensos a várias doenças, incluindo a oncologia. É impossível prevenir o desenvolvimento de um tumor. A maioria dos ratos morre devido a neoplasias malignas. No caso em que os sinais do animal de um tumor, você deve contatar imediatamente o veterinário. O especialista é obrigado a prescrever um curso de medicamentos e tratamentos necessários que possam aliviar o sofrimento ou curar o animal.
O rato azul é um animal inquieto, mas ao mesmo tempo muito amigável e afetuoso. Como qualquer outro animal de estimação, requer atenção e cuidado adequados. Ao fornecer o cuidado adequado para o roedor, você pode prolongar significativamente sua vida e tornar o animal verdadeiramente feliz.
No vídeo abaixo, você pode avaliar os meios de subsistência, arranjo celular e atividade de ratos azuis.