Tábuas de cortar madeira apareceram na Idade Média, e quase inalteradas existiram até o século XX. No entanto, mesmo com o advento de novas tecnologias e materiais (análogos de plástico e vidro), os produtos de madeira não são afundados na obscuridade. Além disso, essas placas melhoraram e hoje estão satisfeitas com a funcionalidade, variedade de formas e tamanhos.
Prós e contras
Uma das principais vantagens das tábuas de madeira pode ser chamada de sua compatibilidade ambiental. Mas isso é verdade apenas para produtos de um único pedaço de madeira. Se falamos de versões coladas, elas são lamelas de madeira fixas em relação umas às outras. Tais produtos a priori não podem ser chamados ambientalmente amigáveis, porque contêm cola.
Produtos de madeira são caracterizados pela durabilidade, confiabilidade, durabilidade.
Existem tipos especiais de placas de extremidade, que são feitas de madeira e transportar até mesmo o corte de carne, greves com um martelo de metal. No entanto, mesmo a versão mais comum da madeira não tem medo de ataques com uma faca. Não rachará e não será danificado se cair de uma altura. Um tal acessório de cozinha adequado para uso diário.
Ao contrário dos análogos de vidro e cerâmica, tábuas de madeira não embotar as facas. Mas bater uma faca na madeira não é irritante (como, por exemplo, o rangido das facas nas superfícies de vidro de uma tábua), é quase imperceptível.
Voltando à questão dos produtos ambientais, vale a pena notar que (independentemente do tipo), eles parecem assim. Muitos usam tábuas de madeira como decoração para a cozinha ou refeitório, já que a madeira natural traz conforto e nobreza ao interior. É importante que a faixa de preço também varie de custo bastante acessível a opções mais caras.
Dos benefícios, você também pode dizer sobre a abundância de tamanhos, formas do produto.
Entre o intervalo de madeira sem muita dificuldade, você pode encontrar uma placa enorme para cortar massa e pequenos utensílios para pão. Além disso, hoje servindo tábuas de madeira, que não cortam, mas servem pratos, são muito populares. Na maioria das vezes é pão, tortas, pizza, mas pode haver pedaços de carne com verduras e legumes.
Como qualquer produto, as tábuas de madeira têm falhas. Primeiro de tudo, é a higroscopicidade do material. Qualquer madeira em maior ou menor grau absorve água, suco de produtos, etc. Naturalmente, isso leva à absorção de odores, portanto a tábua de madeira deve ser lavada após cada uso.
No entanto, a lavagem excessiva (especialmente a imersão do produto) pode levar à deterioração da madeira, em particular, a deformação do produto.
As tábuas de madeira exigem o cuidado especial, por exemplo, são contra-indicadas na máquina de lavar louça.
Espécie
Todos os produtos de madeira podem ser divididos em 2 grandes grupos:
- madeira maciça;
- de colado juntos.
Se, ao olhar para o lado do tabuleiro, você vê um desenho de madeira, então antes de você é um produto feito de um único pedaço de madeira. Se a parte final tem fibras, e as lamelas individuais são distinguidas na própria superfície, esta é uma versão colada.
Cada um desses tipos tem suas vantagens. Placa de madeira maciça é mais ecológica, no entanto, é mais forte do que a versão colada, sujeita a deformação. Especialmente quando se trata de produtos de tamanhos grandes.
Separadamente, selecione as tábuas de madeira finais.Suas principais propriedades: uma superfície mais forte e mais dura (adequado para cortar carne), maior resistência à umidade, um maior grau de proteção antibacteriana.
O produto final pode ser reconhecido pela espessura e massa, bem como pela direção das fibras - elas são perpendiculares ao cisalhamento.
Isso explica o fato de que as facas em tal superfície são embotadas mais lentamente do que em uma de madeira. A lâmina da faca como se espalha as fibras de madeira, não tem que superá-los como um obstáculo. A este respeito, pode notar-se, e uma vida mais longa das placas de extremidade.
Materiais
Para a produção de tábuas utilizando diferentes tipos de madeira, cada uma com características distintas. Considere as opções mais comuns.
Pinheiro
Material acessível e barato, com alta higroscopicidade. Tais produtos absorvem e retêm fortemente odores por um longo tempo. Além disso, o pinheiro é extremamente instável à umidade, e portanto as pranchas dele não durarão muito tempo.
Birch
Comparado com pinho, material ligeiramente mais durável. Ao mesmo tempo, também se distingue pelo baixo custo. No entanto, produtos feitos de bétula escurecem rapidamente durante a operação, de modo que as placas dela rapidamente perdem sua aparência apresentável. Além disso, vidoeiro não é o mais resistente ao tipo de efeitos de umidade da madeira, ele vai rapidamente deformar. Imóveis semelhantes têm produtos de linden, alder.
Faia
Os produtos desta árvore distinguem-se pela sua força e resistência. No entanto, a própria árvore é extremamente higroscópica, absorve facilmente a umidade. Naturalmente, vernizes especiais são usados para proteção, mas isso não é possível para todos os tipos de placas.
Acácia
Uma boa variedade de madeira para a fabricação de tábuas de corte. Caracterizado por durabilidade, resistência à umidade, e, portanto, tem uma longa vida útil.
Carvalho
Talvez as tábuas de carvalho sejam uma boa opção se você estiver procurando por produtos duráveis, impermeáveis e duráveis. Devido à sua resistência à umidade, os produtos podem ser lavados sob a água sem medo de sua forma e condição.
Lariço
O larício é a única versão de madeira que não tem medo de água. Isto é devido ao aumento da resistência à umidade da madeira.
Além disso, durante a operação (em particular, lavagem), o produto adquire resistência adicional.
Além disso, esta espécie de madeira é resistente a altas temperaturas, de modo que o acessório pode ser usado como um suporte quente.
Árvore de cinzas
Das cinzas são muitas vezes feitas placas finais. Com a adesão à tecnologia de ligação, você pode obter um produto que realmente servirá por anos.
Oliva
De uma oliveira resulta uma das variantes mais fortes de um produto. Além disso, devido às propriedades da madeira, a superfície de trabalho de tal produto terá propriedades antibacterianas.
Rochas de borracha (Hevea)
Uma versão mais moderna da madeira, combinando força e baixa higroscopicidade. Como resultado, o produto dura mais tempo, mas não absorve odores, menos exposto à umidade. Além disso, menos riscos e rachaduras da faca aparecem na superfície de utensílios baseados em madeiras de borracha.
Quando se trata de abordar materiais, o bambu é frequentemente mencionado. Isso não é inteiramente verdade, uma vez que esses produtos, em vez disso, podem ser distinguidos em um tipo separado de utensílio.
Placas de bambu são sempre coladas, devido às características da própria planta. É impossível fazer um quadro sólido de troncos finos de tubos, eles têm que ser cortados e colados. O análogo de bambu tem menos peso, tolera melhor a umidade (eles podem até ser lavados em lava-louças), mas as facas na superfície de bambu estão embotadas mais rápido.
Às vezes você pode encontrar um sawboard das árvores descritas acima na venda. Para o fabrico de utensílios adequados serrote cortar madeira dura: olmo, freixo, carvalho, choupo.Como em cada caso as dimensões do corte da serra são individuais, não há tamanhos padrão de placas acabadas, elas também não podem ser calibradas.
Um produto de qualidade tem superfícies lisas e os locais de fissuras que aparecem durante o processo de secagem são selados com resina epóxi.
O produto acabado é coberto com óleo mineral comestível. Assim, o sawboard é bastante grosso e pesado, é durável e tem uma longa vida útil. Ao contrário dos produtos de uma matriz, a versão do corte é sempre uma seção transversal da árvore. O análogo da matriz é longitudinal.
Tamanhos e formas
As tábuas de madeira são caracterizadas por uma variedade de tamanhos e formas. Escolha o produto que você precisa, com base na finalidade da placa. Então, o padrão é o conselho 30 a 50 cm.É conveniente trabalhar com carne e aves. O produto na quantidade de 25 a 40 é adequado para o corte de frutas e legumes, queijos, salsichas. Uma versão ainda mais compacta é geralmente adquirida para cortar pão.
Quanto à forma, universal é chamado quadrado ou retangular, assim como suas muitas variações. Os produtos são adequados para todos os tipos de produtos, é conveniente armazená-los. Outra forma popular é um círculo. Muitas vezes, opções redondas são usadas para cortar pães, tortas, bolos, elas também são adequadas para cortar pão, pão, queijo, salsichas. Placas redondas são frequentemente usadas como pratos de servir, servindo cortes de queijo, carne frita com verduras e pão.
Uma placa em forma de semicírculo pode ser um pouco menos popular. Ainda menos frequentemente existem placas de outras formas geométricas. Eles não são muito populares, porque nem sempre são convenientes. Placas na forma de uma maçã ou pêra, peixe, presunto são muitas vezes encontradas nas prateleiras das lojas. Sua forma é uma indicação de como o produto deve ser usado.
Muitas vezes, os produtos de todas as formas são equipados com uma alça, que é necessária não tanto para segurar a prancha, como para pendurá-la.
Se você planeja armazenar as placas em uma caixa, essa alça, ao contrário, pode ser inconveniente - ela “consome” espaço de armazenamento útil. Não compre placas intrincadas formas, muitas vezes é difícil encontrar uma maneira de armazená-los. Um produto com muitos padrões e cortes não será fácil de manter limpo.
Além dos formulários descritos, você deve destacar utensílios de madeira incomuns com opções adicionais. Entre ele - uma placa com um contêiner retrátil. Tem pernas e uma gaveta especial que pode ser puxada para fora e empurrada. Depois que os produtos cortados caem no recipiente, ele se move e todas as peças são armazenadas em um só lugar. Além disso, tal recipiente pode ser usado para o lixo, quando você descascar e depois cortar cebolas, cenouras, pepinos, beterrabas, etc. Neste caso, no final do cozimento, tudo o que resta é remover e sacudir o recipiente.
Se a tábua de madeira se mover para baixo da superfície e parecer inconveniente, você pode olhar para a opção de canto. O produto é montado no canto do complexo da cozinha e fixado com segurança neste local. Para bater carne ou cortar alimentos sólidos, é conveniente usar a prancha nas pernas. Esta versão do produto também está firmemente acoplada ao tampo da mesa, tornando o trabalho na cozinha mais conveniente e seguro.
Placas de desenho originais bonitas são geralmente usadas para decoração de interiores. Se cortar sobre eles, então apenas no lado onde não há padrão. Placas esculpidas são usadas da mesma maneira, e é melhor usá-las para cortar produtos secos para minimizar o contato do produto com a umidade.
Critérios de Seleção
Ao escolher, é importante considerar o tipo de madeira da qual a placa é feita. Uma das melhores opções é de carvalho ou acácia. O próximo critério serão os recursos do quadro: ele é feito de uma única peça ou é um análogo colado.
Placas de tamanhos maiores são melhores para escolher as coladas, pois são menos suscetíveis à deformação.
Se você planeja cortar a carne no tabuleiro, escolha o final. Placas menores podem ser de madeira maciça. O tamanho do produto é determinado pelo compromisso.
Se a escolha recai sobre produtos de agulhas, vale a pena comprar a opção mais qualitativa (e geralmente mais cara). Neste caso, você pode se assegurar da seleção da resina. Não use a mesma placa para todos os produtos. No mínimo, você precisará de 3 produtos: para carne crua, legumes e ervas, pão.
Se você planeja cortar queijo, é melhor comprar também uma tábua separada: este produto é tão delicado e absorve tão facilmente sabores e cheiros que não está pronto para “dividir” a tábua com outros tipos de alimentos.
Se você decidir escolher e comprar vários produtos de uma só vez, faz sentido procurar um conjunto de produtos no estande. Por via de regra, a sua compra será mais barata do que a compra de um número semelhante de itens de cozinha. Sim, e o kit ficará no mesmo estilo. Finalmente, é importante prestar atenção à aparência dos utensílios, porque as placas devem caber no interior da cozinha ou sala de jantar.
Regras de cuidados
O cumprimento das regras de cuidado das tábuas de corte de madeira é, antes de tudo, uma exigência higiênica. Limpeza e desinfecção regulares das superfícies ajudarão a evitar a disseminação de microorganismos patogênicos e envenenamento de pessoas. Naturalmente, o cuidado adequado pode prolongar significativamente a vida útil do produto.
Recomenda-se polir levemente a placa comprada com uma lixa, soprar lascas e tratar com óleo de linhaça ou óleo mineral comestível.
O óleo é aplicado em uma camada fina, deixado secar por várias horas e depois revestido novamente. O procedimento deve ser repetido 3-4 vezes. Da mesma forma, você pode reanimar a placa antiga, no entanto, é melhor limpá-la melhor, apagando as fendas com uma faca na superfície da placa. Então também cubra com óleo em várias camadas.
Lave o produto de madeira imediatamente após o uso, ele não permitirá que os odores e pigmentos sejam absorvidos. Refrigerante, vinagre ou suco de limão são adequados para lavagem e desinfecção. Todas essas substâncias são excelentes e cheiros. Mas é melhor recusar o uso de lavar produtos químicos domésticos - come em madeira, e é bastante difícil lavá-lo fora de fibras.
Uma regra importante no cuidado de utensílios de madeira - para excluir seu contato de longo prazo com a água. Não envie as tábuas para a máquina de lavar loiça, deixe-as na pia com louça suja ou exponha-a a imersão.
A tecnologia ideal de purificação de tal produto é a seguinte:
- imediatamente após o uso, a placa deve ser limpa com uma faca para remover os pedaços de alimentos;
- Enxaguar em água morna usando refrigerante ou sabão de cozinha;
- despeje água fervente para desinfecção;
- secar com uma toalha e armazenar em local seco e bem ventilado.
Armazenar madeira deve estar em forma clara, não em caixas. É melhor usar suportes especiais para as placas serem posicionadas verticalmente. É importante que eles não se toquem e a água não se acumule sob eles. Não guarde o acessório perto de um forno ou fogão.
Mesmo com a observância dessas medidas de cuidado e armazenamento, de acordo com os padrões sanitários, as tábuas de madeira devem ser trocadas a cada 10-12 meses. Se o molde apareceu na superfície do produto, ele deve ser substituído imediatamente.
Importante lembrar que na mesma tábua é impossível cortar vários produtos. Para cada grupo deste último, deve haver um conselho separado: para carne crua e aves, peixe, frutas e legumes e pão. Pode-se dizer, o mínimo necessário "pedaços de madeira". De fato, seu número pode ser grande.
.
No próximo vídeo, você poderá observar o processo de produção da placa de corte final.