Prancha de corte "faça você mesmo": métodos de fabricação
Uma tábua de cortar é um atributo importante na cozinha de toda dona de casa. Parece que escolher uma placa não é difícil, mas quando se trata de adquirir, tudo não é tão simples: os modelos no mercado podem não se encaixar no interior, então as dimensões são muito grandes (pequenas), então o material não é credível.
Placas de plástico são muito populares por causa de suas várias cores e custo atraente, mas recentemente falar sobre os perigos do plástico quando em contato com alimentos, e muitos estão confusos. Naturalmente, ninguém tem dúvidas sobre materiais naturais, mas nem sempre é possível encontrar apenas uma placa desse tipo que atenda a todos os requisitos da anfitriã. Existe uma saída - fazer uma tábua de cortar com as próprias mãos! O suficiente para estocar uma árvore, os desenhos necessários e algum conhecimento, e sua cozinha vai mostrar uma magnífica dacha feita por eles mesmos!
Etapa 1. Seleção de Materiais
Qual é o conselho para?
Se você tem pouca ou nenhuma experiência com madeira, a primeira coisa que precisa ser esclarecida imediatamente é a escolha da madeira para a futura placa de corte.
Primeiro você precisa descobrir - como exatamente você vai usar o tabuleiro? Para frutas? Peixe? Carne? Saladas? Recomenda-se ter placas separadas para produtos diferentes. Já que tanto o comprimento quanto a espessura são completamente diferentes - tanto por razões práticas quanto por culinárias.
Assim, para carne, você precisa ter um tabuleiro denso e maciço, porque, por exemplo, você terá que usar um machado se planejar cozinhar um bife, e o tabuleiro fino se deteriorará em apenas alguns usos. A madeira mais fina será adequada para cortar peixe, pois apenas uma faca será usada.
O conselho para cortar frutas e legumes será ainda mais fino.
Ou talvez você queira fazer uma placa para decoração de casa? Nem sempre as tábuas são necessárias para cozinhar - muitas vezes são decorações feitas à mão para dar ao interior um estilo mais rústico. Se assim for, então você só precisa se concentrar nas preferências de aparência como um plano de projeto de arte, porque então você simplesmente projetará o modelo de acordo com a idéia, e o modelo de contraplacado FC ou PSF é o material mais simples, acessível e durável.
Com que frequência vamos usar?
Se você sabe que a diretoria estará em uso todos os dias várias vezes, então você deve pensar no fato de que a força dos materiais não é o último critério. O conselho deve ser capaz de suportar cargas diárias., e também a influência da água quando vai enxaguá-lo depois do uso.
Temperatura e umidade são levados em conta
Nem todos são momentos especialmente importantes, como os efeitos das mudanças de temperatura na cozinha ou a umidade excessiva. Mas ainda assim, a placa de corte é feita de madeira, e nem todas as raças se adequam às condições da cozinha - algumas podem inchar e rachar, e é impossível trabalhar em uma superfície deformada. Contraplacado atraente, por exemplo, não é adequado para cortar carne, pois um impacto de ponto constante causará amassados e rachaduras. Mesmo o compensado mais caro é frequentemente estratificado. Então qual madeira seria melhor?
Opções boas e baratas do corte de serra destas pedras:
- cereja;
- faia;
- pinheiro;
- carvalho;
- bétula;
- acácia.
Eles são ótimos para processamento e suportam a exposição constante sem dificuldade.
Quais tamanhos são necessários?
Certifique-se de definir os parâmetros que precisam ser guiados na fabricação da placa. Você precisa levar em conta o tamanho que será mais conveniente para você trabalhar. - Só você sabe que forma a superfície será ideal para trabalhar com alimentos.
É claro que a lógica usual - para carne e limpeza de peixes, maiores para vegetais e frutas menores - também funciona.
Também vale a pena pensar em quantas pessoas têm que cozinhar de cada vez.
Também custa considerar as dimensões específicas da cozinha ou o local onde você usará e armazenará sua prancha. O enorme quadro caberá na cozinha? É conveniente usá-lo na área de trabalho?
Etapa 2. Nós nos fazemos. Ordem de trabalho
A ordem de trabalho é muito simples e não causará problemas, mesmo entre os mestres mais novatos. É o suficiente para executar vários passos simples em ordem, e você terá uma linda tábua de corte.
Antes de você é um desenho pronto que leva em conta a alça, pelo qual você pode pendurar a placa, e levá-lo para transferir produtos picados para a panela ou prato.
A alça da prancha, para não deslocar o centro de gravidade, deve estar ao longo do eixo longitudinal da prancha.
O desenho indica bétula como um material - é durável, resistente à umidade e flexível no processamento.
- Vidoeiro de corte (ou sua árvore da escolha). Para processar um modelo, o handsaw usual com dentes finos será útil. Por isso, será fácil cortar a árvore necessária. Transfira o padrão para uma superfície de madeira e corte ao longo das linhas.
- Processamento de borda. Cada mestre da casa deve ter tropeçado em algum tipo de abrasivo, como um corte de moagem, peles e talvez até mesmo ter uma máquina de moagem especial que irá processar as bordas da placa profissionalmente. Lembre-se de que as precauções de segurança devem triturar todas as arestas da sua prancha, de modo que todas as rebarbas e rugosidade tenham desaparecido. Ninguém quer ter lascas em cada dedo depois de um experimento culinário, bem como pequenas lascas em produtos picados. Sim, e bordas visualmente cruas parecem descuidadas.
- Perfurando um buraco. Agora você precisa fazer um buraco na alça da prancha para poder prendê-lo em um prego mais tarde. A única coisa é - não faça o buraco muito pequeno, senão será difícil pendurar o produto. Você pode ser criativo, fazer um clipe especial ou enfiar um gancho - o principal é que o quadro não fica na mesa, ocupando espaço, mas cuidadosamente pendurado e acrescentando charme ao interior. Mas como pendurar, você decide.
Etapa 3. Decoração do produto.
Agora tudo depende do seu gosto estético. Você pode decorar o quadro com um padrão intrincado, você pode simplesmente desenhar linhas ou pontos, mas depois disso você deve definitivamente cobrir o quadro com verniz, caso contrário, no primeiro contato com a água todas as imagens serão lavadas. Não se limite à fantasia, crie inscrições e desenhos únicos que elevarão seu espírito enquanto cozinha.
Preste atenção a essa técnica, como decoupage. Você usará um lado da tábua de corte para o propósito pretendido e decorará o outro lado. Para decoupage você precisa comprar tintas acrílicas e guache de todas as cores que quiser (ou talvez você já tenha uma idéia para quais cores específicas são necessárias), guardanapos de papel com padrão, cola PVA, pincéis, espuma de borracha, lixa e verniz para cobrir a superfície como tudo está pronto - para consertar o resultado.
Na técnica de decoupage não há nada complicado, e um nome complexo não deve ser confundido. Ações simples são as seguintes:
- lixar toda a superfície do tabuleiro;
- esfoliar o guardanapo estampado em duas partes, cortar o enfeite;
- aplique tinta acrílica na parte onde você terá um guardanapo;
- Pressione o desenho do guardanapo para a superfície, umedecer com água previamente
- em seguida, decorar o resto da superfície - pintar algo, pintar espuma em acrílico, por exemplo, em ouro, decorar as bordas - isso irá adicionar alguma antiguidade;
- completar a decoração cobrindo todo o lado pintado da placa com verniz. Lembre-se que o verniz deve ser aplicado apenas no lado que decoramos, e não em toda a prancha, porque cortar na superfície envernizada será um absurdo - o verniz vai desmoronar e todos os esforços serão em vão.
Isso é tudo. Nada complicado, mas que resultado! Placa de cozinha bonita, feita especialmente para você, por você e para as suas necessidades. O que poderia ser melhor?
Como fazer uma tábua de cortar com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.