O uso de fibras sintéticas na fabricação de tecidos tornou-se difundido, e o material mais comum usado na tecelagem é o poliéster.
Propriedades do material
O poliéster é parte de muitos tecidos e oferece muitas vantagens. As vantagens do material sintético incluem baixo custo, resistência à deformação durante a lavagem e solidez da cor. Além disso, os produtos feitos de poliéster não são propensos à abrasão, não se desprendem e não encolhem, lavam bem a sujeira e secam rapidamente.
O tecido é caracterizado por baixo peso, desinteressante para a mariposa e é caracterizado por vincos baixos.
As desvantagens materiais incluem pouca ventilação e baixa higroscopicidade., devido à estrutura áspera das fibras de tecidos sintéticos. Poliéster é usado ativamente para costurar roupas de cama, cortinas, colchas, blusões, vestidos, blusas e outerwear.
Apesar do baixo enrugamento do material, ainda é necessário passar coisas de poliéster. Tecidos sintéticos em geral são muito exigentes para a temperatura, o poliéster também não é exceção. Isso causa certas dificuldades ao passar e torna você mais atento à escolha da temperatura. No entanto, em alguns casos, o processo de engomar pode ser totalmente evitado. Estamos falando de lavagem adequada e subsequente secagem de produtos, cuja implementação competente permitirá que você não pegue o ferro.
Para lavar um produto de poliéster de acordo com todas as regras, é necessário não usar água com uma temperatura acima de 40 graus., não adicione lixívia e deixe de molho apenas com produtos leves.
A lavagem da máquina deve ser realizada em um modo delicado e os itens de giro recomendados em rotações mais baixas.
Em vez de pó, é preferível usar produtos líquidos. Isso elimina a probabilidade de uma placa feia que pode ficar amarela quando for passada a ferro. Quando lavar itens grandes, como jaquetas, casacos ou jaquetas, recomenda-se colocá-los no tambor um a um. Caso contrário, os produtos irão preencher todo o volume de trabalho da máquina, não esticar e hesitar muito.
Todos os outerwear devem ser virados para o outro lado e colocados em sacos de proteção. Se o revestimento tiver uma contaminação severa das mangas e do portão, então antes de colocá-los no tambor, recomenda-se prender as manchas com uma escova.
E também é necessário considerar que os produtos do poliéster se fortificam fortemente. Portanto, durante a lavagem, recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de agente antiestático à água.
Depois que as roupas são lavadas, elas são removidas da máquina, embebidas com uma toalha seca, sacudidas e penduradas nos cabides. Saias de poliéster devem ser secas, penduradas por um cinto, e jaquetas e casacos devem ser pendurados em forma de botão. Os produtos de secagem são recomendados longe de dispositivos de aquecimento, endireitando periodicamente as dobras e vincos.
Se ficar óbvio que alguns lugares não poderão terminar, então você não deve esperar pela secagem completa. Neste caso, você precisa suavizar a área amassada com as mãos molhadas e enviá-la para baixo do ferro.
Regras de engomar
Antes de começar a passar produtos de poliéster, você deve ler as informações no rótulo. Normalmente, indica o modo de temperatura recomendado para engomar, que em nenhum caso pode ser negligenciado. Caso contrário, é fácil queimar um material, estragando ao mesmo tempo não só o produto, mas também a sola do ferro.O modo de engomar é indicado nas etiquetas na forma de um ferro com pontos localizados nele.
Um rótulo de vestuário de poliéster geralmente tem um único ponto., indicando que a temperatura máxima permitida não deve exceder 110 graus. Em muitos dos modelos de fábrica no lado obscuro, há um pequeno provador projetado para testar as condições de temperatura do ferro.
Se a aba estiver ausente, a suavização deve ser iniciada a partir de seções pouco visíveis dos produtos localizados no lado errado.
Em geral, recomenda-se que os produtos de poliéster sejam passados a ferro pelo verso, usando gaze molhada ou folha de papel seco. A ausência de contato direto entre a base e o material sintético ajuda a impedir a deformação térmica dos produtos de poliéster. Se a coisa estiver muito desgastada, você pode aumentar ligeiramente a temperatura configurando a chave entre um e dois pontos. Depois que o ferro aquecer e a luz indicadora apagar, você deverá colocar um pano de algodão úmido em cima da área amassada e, gentilmente, prender o ferro a ele.
Se o vinco ou o salão não desaparecer, recomenda-se molhar o produto em água morna. e não apertar pendurar em um cabide ou um varal. Quando uma coisa seca um pouco, você precisa inspecioná-lo novamente para as áreas problemáticas. Se ainda permanecerem, é necessário cobrir o produto com gaze molhada e repetir a suavização. Então você precisa pendurar o modelo em uma corda ou cabide, deixá-lo pendurar e secar completamente. Geralmente, não leva mais do que 2-3 horas, após as quais o item pode ser colocado ou removido para armazenamento em um armário.
Cozinhando
Se o ferro tiver uma função de vapor vertical, ou se houver um gerador de vapor na casa, produtos de poliéster enrugados podem ser cozidos no vapor. Para fazer isso, você precisa pendurar a coisa no cabide e nivelá-la cuidadosamente. Se você tiver que usar uma capa de chuva, casaco, blusão ou jaqueta, eles devem ser apertados com todos os botões, então endireite o forro e os bolsos. Em seguida, o dispositivo precisará colocar um modo de vaporização delicado e começar a processar o produto, movendo-se de cima para baixo.
Primeiro, as partes dianteira e traseira do produto são geralmente removidas e, em seguida, são transferidas para as mangas. O decapante deve ser feito com muito cuidado, mantendo o dispositivo a uma distância de 3-5 cm da superfície do tecido.
Com este método, você pode não apenas suavizar o produto endurecido, mas também revitalizar as cores, bem como salvá-lo de odor desagradável e poluição moderada.
Se não houver vapores especiais, você pode usar um método folk bastante eficaz. Sua essência se resume ao seguinte: em um banheiro ou em outra sala pequena e quente, uma bacia ou tanque com água fervente é instalada, ou simplesmente despejada em um banho. Em seguida, sobre a capacidade de flutuação, pendure as coisas nos ombros e deixe-as até que a água fervente pare de subir, e os produtos não sejam umedecidos. No processo de formação ativa de vapor, será necessário endireitar e suavizar as áreas problemáticas, umedecendo as mãos com água morna antes disso.
A chave para o sucesso é uma porta bem fechada na sala e uma quantidade suficiente de vapor. Se o procedimento for realizado no banheiro, você pode simplesmente abrir a torneira quente, esperar até que a água fervente comece a sair dela e deixar a água aberta por 15 a 20 minutos. Normalmente, este tempo é suficiente para que o material seja totalmente molhado e finalmente acabado. Em seguida, as roupas precisarão ser transferidas para uma sala seca e deixadas lá por algum tempo para secar.
A aderência estrita às regras de manuseio do poliéster, bem como cuidados regulares e competentes, permitirão que você mantenha a aparência original da sua coisa favorita por um longo tempo e prolongar significativamente sua vida útil.
Como a roupa sintética influi em um organismo, olhe no seguinte vídeo.