Colher - este é um dos talheres mais antigos, sem o qual em nossos dias não pode fazer em qualquer casa. A origem da colher de madeira remonta ao período paleolítico - por volta dessa época, as pessoas começaram a usar pedaços de fragmentos de madeira para colher alimentos. Por muitos anos, essas colheres foram injustamente esquecidas, mas recentemente a comida ecológica voltou a ser moda.
Descrição e histórico da aparência
Talheres feitos de madeira, foram difundidos por vários séculos, mas hoje, apesar da abundância de utensílios de metal e plástico descartáveis, eles não perderam sua relevância. As conchas de madeira são muito convenientes para o preenchimento dos primeiros pratos, e colheres deste material são indispensáveis ao mexer alimentos quentes em uma frigideira com revestimento antiaderente.
Para os russos, os talheres de madeira são muito mais do que utensílios comuns de cozinha, é uma espécie de corporificação da identidade nacional, da cultura original do país e de suas tradições. Esses objetos chegaram até nós das profundezas dos séculos, literalmente conquistando a todos com sua cor nacional.
Fato interessante: A primeira menção de colheres de madeira é encontrada no famoso "Conto dos Anos Passados", datado de 966. Nas páginas deste trabalho, um banquete é descrito no palácio do príncipe Vladimir, que ficou conhecido pelo fato de que os guerreiros ficaram extremamente indignados quando à mesa foram oferecidos para experimentar os pratos preparados não com prata, mas com colheres de pau. Desde então, esses pratos estão em uso na Rússia há muito tempo e até mesmo naqueles anos em que o rápido desenvolvimento da indústria metalúrgica levou à expulsão generalizada de artigos de madeira da vida cotidiana.
Entre as principais vantagens das colheres de madeira estão as seguintes.
- Propriedades antibacterianas - com o processamento adequado, o material não acumula patógenos.
- Aroma específico, que tende a ser transmitida aos alimentos e lhes dá um sabor mais intenso e vívido.
- Segurança ecológica - É sabido que a madeira não contém substâncias nocivas e tóxicas, portanto não agride o corpo. Além disso, tem a propriedade de efeitos benéficos no processo digestivo. Tais características tornam possível usar talheres de madeira para alimentar até mesmo as crianças menores.
- Baixa condutividade térmica - você pode seguramente coletar até mesmo a sopa mais quente com uma colher e não queimar seus lábios, como acontece ao usar aparelhos de metal.
- Força - os produtos cortados de madeira não são deformados e, com os devidos cuidados, não racham, racham ou arranham, mesmo que sejam submetidos a frequentes solicitações mecânicas.
- Leveza - os talheres têm um peso baixo, por isso mesmo as pessoas fracas seguram-nas facilmente nas palmas das mãos.
- Superfície antiderrapante agradável - estas colheres não escorregam das mãos, não são frias, são muito agradáveis ao toque.
- Possibilidade de uso para panelas antiaderentes - no processo de cozinhar em uma panela com um revestimento de teflon colheres de madeira não aquecer e não arranhar a superfície.
No entanto, colheres de pau têm suas desvantagens.
- Eles exigem condições especiais de armazenamento e manutenção cuidadosa.Caso contrário, os produtos não serão capazes de manter uma aparência decorativa por um longo tempo.Uma tal exigência é a umidade - deve ser da ordem de 40-60%.
- Talheres de madeira só pode ser lavado à mão, a máquina de lavar louça não é adequada aqui, o uso de abrasivos e compostos agressivos não é permitido. Após cada lavagem, limpe as colheres com um pano macio.
- Se as colheres estão na água por um longo tempo, eles são cobertos com mofo, o que é impossível de se livrar - tal talheres devem ser jogados fora, seu uso perigoso para saúde
- A árvore tem uma estrutura porosa portanto, tem a capacidade de absorver odores - isto significa que as colheres não devem ser armazenadas nas proximidades de produtos condimentados.
- colheres de madeira são mais caros do que os seus homólogos de metal.
É importante que colheres de madeira são perfeitamente combinados com vidro e pratos cerâmicos, o principal é aderir a um único estilo no design. Assim, por exemplo, placas pintadas usando a técnica Gzhel ou Khokhloma parecem muito impressionantes com colheres de pau.
Tal talheres criar em torno de si um ambiente único, encha a sala de jantar com o sabor nacional russo e trazer conforto - não é por acaso que a madeira é associada há séculos ao calor da casa, hospitalidade e valores familiares.
Deve-se notar que colheres de madeira são amplamente utilizadas como um bom instrumento musical - todos os amantes da música folclórica sabem que em contato uns com os outros, duas colheres fazem um som muito sonoro, limpo e extremamente melódico. Em muitos países, até mesmo configurar jogos escolares em colheres de madeira.
A história destes dispositivos surpreendentes no nosso país tem origem em várias pequenas aldeias espalhadas nas margens dos rios Uzola e Kerzhenets. Nessas partes do mundo havia inférteis, e os habitantes locais não podiam cultivar uma boa colheita, razão pela qual as indústrias de marcenaria se tornaram uma importante fonte de renda.
A pequena cidade de Semenov foi reconhecida como a "capital de lozhkarnoy", que fica na região de Nizhny Novgorod - é considerada o centro da pintura Khokhloma conhecida em todo o mundo. Durante vários séculos, esses territórios foram mantidos, multiplicados em todos os sentidos e reverentemente transmitidos de uma geração para outra, o segredo da arte de ancestrais distantes que criaram as melhores e mais belas colheres.
Como fazer?
Se desejar, faça uma colher de madeira pode ser feita à mão em casa. Para fazer isso, você precisa das seguintes ferramentas e materiais:
- um machado;
- mão viu;
- lima para trabalhar madeira;
- formão arredondado;
- grosa;
- lixa;
- um lápis;
- arvore
Para a fabricação de colheres, é melhor usar maple, álamo, tília, bétula ou amieiro - esses materiais são facilmente processados e não soltam fiapos durante o uso.
Instruções passo a passo para fazer talheres inclui várias etapas.
- Você deve escolher um pedaço forte de madeira sem rot e rachaduras, após o que deve ser cortado com um machado ou serrado com uma serra.
- Em uma superfície plana é necessário desenhar um lápis com o esboço do futuro instrumento.
- Usando uma serra delicadamente limpa todas as áreas em excesso e o machado se une à forma arredondada da parte externa da peça de trabalho.
- É muito importante cortar uma fina camada de madeira. a fim de formar um ângulo ideal entre o pão e a alça, é aconselhável passar por cima do arquivo através da área de sua conexão.
- Na próxima etapa do trabalho, o polimento é realizado. Para se livrar dos elementos mais grosseiros, use uma lixa com um grão grande. Na fase final, é melhor tomar um “nulevka” - isso tornará o produto mais agradável ao toque.
- Então você pode começar a se vestir no aprofundamento colher - para isso, o cinzel arranha suavemente a madeira em pequenos pedaços. É muito importante monitorar a espessura da colher - ela não deve ser muito fina.
- Quando o formulário requerido é recebido, Você pode aparar a madeira - para esta tira de lixa é fixada a uma vara com uma ponta redonda e processar a superfície.
- Depois que a colher estiver pronta, Precisa ser saturado com óleo vegetal aquecido.
Hoje, os eco-materiais estão se tornando moda de novo portanto, produtos feitos de madeira natural, incluindo utensílios de mesa, revivem uma onda de popularidade. É por isso que a fabricação de colheres de madeira adquiriu um caráter serial.
Hoje em dia você pode encontrar conjuntos inteiros de utensílios de madeira, ligados em um torno. Para o seu fabrico utilizam equipamentos especiais: cortadores, cinzéis, escovas com uma pilha de aço, bem como facas de colher e outras ferramentas. A tecnologia em si é semelhante à da casa, mas o produto final acaba sendo mais qualitativo, prático e durável.
Variedades
A arte de criar uma colher de pau na Rússia sempre foi bem desenvolvida. Artesãos fizeram uma variedade de produtos que diferiam em propósito, forma, profundidade e decoração. O número total de variedades é grande e não é possível dar seu número exato.
As amostras mais populares são apresentadas no Museu Semenov, entre elas estão os seguintes tipos.
- Colher para a distribuição da Sagrada Comunhão - nos tempos antigos era chamado de "mentiroso", no final do aperto os Antigos Crentes geralmente cortavam duas penas.
- Mezheumok - Esta é a colher de tamanho médio mais comum, que foi usada durante a refeição do almoço, foi derramada sopa e comeu mingau. By the way, o nome da colher significa "algo no meio, nem isso nem aquilo que não pertence a nenhuma espécie, nem a qualquer outro." Nos tempos antigos, este conceito significava não apenas talheres, mas em princípio tudo “médio”.
- Butirka - longa colher burlache, seu nome vem do velho russo "butyrit" - virar, mexa. A colher dessa espécie era tão larga quanto o mezheumok, mas um pouco mais áspera e mais grossa. Essas colheres eram mantidas atrás da fita da touca, elas eram suas peculiares insígnias, "tabuleta".
- Colher de Boskaya (ou Baska) - este talheres tinha uma forma oblonga e obtusa, uma estrutura semelhante tinha utensílios de meia vara e ligeiramente mais arredondados. Na tradução, o nome significa "bonito, decorado".
- Intrometido - assim denotado na Rússia colheres com narizes agudos. Há uma opinião de que o provérbio é sobre isso: "A colher é estreita, mas carrega em torno de três pedaços, seria necessário dissolver rapidamente, para que possa transportar seis".
- Colheres dobráveis - Estes são os dispositivos mais caros de todos os que foram produzidos na província de Nizhny Novgorod.
Dependendo das características de uso, são comuns colheres de chá de madeira, mostarda, ameixa, colheres para koumiss e saladas, picles de milho, bem como metades e colheres. Dependendo do desenho da colher pode ser esculpida, pintada com desenhos feitos em vermelho, azul, ouro e outros tons.
Sutilezas de uso
O uso de colheres de sopa de madeira é permitido para uma ampla variedade de processos.
- Mexendo sopas e segundo pratos quentes, bem como molhos, molhos e cereais. Em contraste com os produtos de metal atualmente populares, essas colheres não esquentam, então o risco de queimar é minimizado.
- Quando cozinhar alguns pratos Receitas muitas vezes exigem a adição de vinagre - é melhor usar madeira para isso, uma vez que a interação do vinagre com o metal, muitas vezes resulta em um sabor desagradável característico, o que piora significativamente o prato acabado. Em alguns casos, há também um escurecimento da superfície da colher.
- Para amassar massa de levedura e algumas outras misturas líquidas, por exemplo, composições para fazer panquecas, bolinhos, tortas e cozidos.
Armazenamento e cuidados
Para que as colheres de madeira sirvam seus mestres o maior tempo possível, precisa seguir algumas regras de operação.
- Imediatamente após a compra A superfície da cutelaria deve ser tratada com uma pequena quantidade de óleo vegetal - se usada com frequência, essa medida evitará a ocorrência de rachaduras. O óleo pode usar-se qualquer - girassol, linhaça, abóbora ou grão, é desejável preaquecê-lo, borrar o guardanapo e completamente esfregar em uma colher. O dispositivo pode ser usado várias horas após o processamento, pois o óleo deve ser completamente absorvido. É aconselhável repetir o procedimento a cada 10–14 dias.
- Colheres de pau devem ser lavadas imediatamente. após a sua aplicação, uma vez que os pedaços de comida seca são bastante difíceis de remover da superfície da madeira. Limpe as colheres com água morna, uma solução de limpeza pouco concentrada e uma esponja comum.
- Pratos de madeira devem ser armazenados separadamente, Por exemplo, em um recipiente ou jarra de vidro, tente evitar o contato com objetos de madeira e metal.
Desde que você siga todos os requisitos para o armazenamento e operação de colheres de madeira, eles podem servir até 10 anos sem alterar sua aparência original. Mas assim que as rachaduras aparecem no dispositivo, os nós começam a cair, e as fibras começam a se romper - é melhor comprar um novo produto, caso contrário, você se machuca ao comer.
Como fazer colheres de pau com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.