O Mastim Tibetano, também chamado de mastim tibetano, é um cão incrível e muito incomum. Estatura alta, ossos fortes, cabelos grossos e um olhar de testa franzida dão ao animal uma aparência formidável e inacessível. A raça foi criada no Tibete para proteger as casas dos moradores locais e do gado, e até hoje os "tibetanos" servem com prazer as pessoas como guarda-costas e companheiros. No entanto, este cão não é adequado para todos, principalmente por causa de sua força e tamanho.
Até que tamanho o mastim pode desvanecer? Quais fatores influenciam seu crescimento e desenvolvimento? Leia sobre isso e muitas outras coisas em nosso artigo.
Descrição da raça
Para começar é um pouco para familiarizá-lo com este interessante cão parecido com um urso. Os tibetanos são, por sua própria natureza, independentes. Como muitas outras raças cuja finalidade era pastar e proteger o gado, esses cães são capazes de tomar decisões independentes dependendo da situação. Não é que os mastins são cães desobedientes, no entanto eles se sentem muito se uma pessoa não é autoconfiante e pode rapidamente assumir uma posição de liderança. É por isso que um filhote precisa desde a infância inculcar um senso de respeito pelo chefe da família e seus membros.
As qualidades de guarda dos "tibetanos" são de primeira qualidade. Qualquer pessoa desconhecida, que apareceu no campo de visão do cão, está imediatamente sob supervisão rigorosa. Por causa dessa característica, apenas uma pessoa fisicamente forte pode andar com um “tibetano”, mantendo os cães em uma coleira curta, com a colocação obrigatória de um focinho.
Um som alto, um gesto agudo, um movimento rápido - tudo isso pode provocar a agressão deste grande cão. É por isso que é muito importante incutir obediência e disciplina em tibetano desde tenra idade.
Agora vamos falar sobre a aparência do mastim tibetano. Uma característica distintiva do representante da raça - uma espessa camada de lã com uma juba linda. Outros parâmetros:
- cabeça grande e larga, pescoço musculoso;
- morder tesoura ou focinho reto e maciço, nariz grande com lobo escuro;
- o corpo é grande, poderoso, musculoso, as costas retas, o peito largo;
- casaco grosso, guarda o cabelo comprido, grosso ao toque;
- grandes olhos castanhos escuros;
- as orelhas têm a forma de um triângulo, pequeno em tamanho, caído;
- cauda alta e espessa;
- poderosas e suaves patas.
As cores padrão da raça são as seguintes.
- Preto O tom principal do casaco, pequenas manchas amareladas são aceitáveis.
- Bronzeado O cão em si é preto, mas há manchas simétricas marrom-avermelhadas - marcas de queimadura que têm limites claros e estão localizadas em certos lugares.
- Ruiva Isso se refere a uma variedade de tons: ouro, vermelho, areia.
Em cada uma das cores acima, é permitido ter uma “camisa branca” estreita no peito.
O que influencia o desenvolvimento?
Se você decidir comprar um filhote de mastim tibetano, você deve entender claramente que tal cão pode viver apenas em uma casa de campo. Em um apartamento, mesmo nos mais espaçosos, "tibetano" será desconfortável. Andar o animal em ambientes urbanos também será difícil devido ao grande número de "irritantes": os carros dos carros, os animais vadios, os gritos das crianças, os ciclistas, etc.
Como regra geral, cães como o Mastim Tibetano não são comprados espontaneamente, mas planejam cuidadosamente essa aquisição, perseguindo um objetivo específico: proteção da casa ou outro objeto, pastando. Portanto, o futuro proprietário quer adquirir o filhote mais promissor da ninhada.
Vejamos os fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento de um pequeno “tibetano”.
- Primeiro de tudo, é claro, genética. Mesmo com todas as regras de alimentação, exames veterinários regulares, realizando os exercícios físicos necessários - se os genes são “bombeados”, você não pode criar um cachorro grande. É por isso que é muito importante adquirir um filhote somente de criadores confiáveis, com um estudo preliminar do futuro pedigree do animal de estimação.
- O segundo mais importante é a quantidade de leite materno recebido pelo filhote nos primeiros dias de vida. Se o bebê estiver desnutrido desde o nascimento, ele será mais fraco que seus irmãos e irmãs, respectivamente, e menores.
- Logicamente segue o terceiro componente - a qualidade da comida mãe-puta. Se ela recebeu suplementos vitamínicos-minerais em quantidades suficientes no processo de levar a prole, viveu em um lugar quente, andou com abundância, então pode-se dizer com quase 100% de certeza que ela dará à luz filhotes com excelentes dados iniciais. Se, pelo contrário, as condições de sua manutenção deixassem muito a desejar, a mãe de tal ninhada seria fraca, com possíveis patologias de desenvolvimento. Salvar em um produtor de cadelas tanto durante a gravidez quanto depois do parto é uma péssima idéia.
- Nutrição filhote após o período de lactação. Quando os bebês são levados para longe da mãe e os primeiros suplementos são administrados, é muito importante fazer a dieta correta. Existem 2 maneiras: alimentar “naturalka” ou alimentos prontos. Se você escolher o primeiro caminho, esteja preparado para o fato de que o cachorro vai precisar de proteína animal (frango, peru, carne, ovos, queijo cottage), carboidratos (trigo, arroz, legumes), gorduras (óleo vegetal). Ao escolher feeds com feeds prontos, dê preferência a feeds super premium marcados como gigantes.
- Atividade física "Tibetano" - um cão, que esportes e treinamento são simplesmente necessários. Mastiff deve andar pelo menos 2-3 horas por dia, enquanto é desejável que ele não só andou atrás de seu mestre, mas correu livremente, executou comandos, superou obstáculos. Se você tem seu próprio quintal - bom, se não - você terá que levar seu animal de estimação para uma plataforma especial ou fora da cidade.
- Doença Ambos são congênitos e adquiridos. E se nada pode ser feito sobre os defeitos de desenvolvimento herdados (é melhor recusar-se a comprar tal filhote de cachorro), então as doenças adquiridas nos primeiros sinais da aparência podem e devem tratar-se. Mostre o animal ao veterinário, siga todas as instruções e você poderá criar um animal grande e saudável.
Quantos anos eles crescem?
O desenvolvimento dos "tibetanos" é bastante lento. Meninas crescem até os 3 anos de idade, meninos até 4 anos. Ao mesmo tempo, a puberdade também “desacelera”: o primeiro acasalamento é permissível não antes de uma mulher de 2 anos de idade, enquanto nos machos leva em consideração suas características individuais (altura, peso, etc.). Os Mastins Tibetanos têm uma linha de calor apenas uma vez por ano, na maioria das vezes durante o inverno.
É necessário selecionar um par para o acasalamento de maneira muito competente, porque as características futuras da prole e a perspectiva dos filhotes, como cópias, dependem do conjunto de genes transferidos.
Parâmetros médios dependendo do gênero
Os "tibetanos" são legitimamente considerados gigantes entre os cães, embora existam raças e maiores. De acordo com as características da raça, suas dimensões médias são as seguintes:
- O peso médio de um cão adulto é de cerca de 70 kg, cadelas - até 65 kg;
- altura média (cernelha): macho - 68-71 cm, cadela - 58-62 cm.
Altura e peso dos cães adultos
A descrição do mastim tibetano diz que ocupa a sexta linha do ranking dos maiores cães do mundo. Na Internet "caminha" foto, onde uma pessoa com dificuldade detém um cão furiosamente rasgado com dimensões que não são inferiores a um urso pardo. Isso, claro, falso. A altura máxima registrada alcançada por um representante desta raça é de 80 cm, e o peso pode ser de até 85-90 kg.
O campeão absoluto hoje é o cão de Hong Kong, que alcançou um peso de 155 kg.
Tamanho do filhote por mês
Então, é hora de descobrir quais são os tamanhos dos mastins tibetanos, dependendo da idade deles. Os “tibetanos” nascem com uma massa de 400-600 gramas, que depende do número de bebês na ninhada, bem como da genética dos pais. Então filhotes semanais ganham 50-150 gramas por dia, a qualidade do leite, os dados iniciais do bebê, e as condições de vida afetam o ganho de peso. Opcionalmente, o maior filhote desde o nascimento permanecerá assim à medida que amadurece.
A tabela abaixo mostra o peso dos filhotes do mastim tibetano, dependendo da idade.
Idade | Peso corporal, kg | Altura na cernelha, cm |
Recém-nascido | 0,4 a 0,6 | Cerca de 10 |
1 mês | 3-5 | 24-28 |
2 meses | 9-11 | 30-33 |
3 meses | 15-19 | 40-50 |
4 meses | 17-30 | 43-50 |
5 meses | 24-40 | 50-60 |
6 meses | 28-42 | 55-65 |
7 meses | 31-50 | 60-68 |
9 meses | 45-55 | 62-70 |
1 ano | 50-56 | 65-70 |
Com a idade de 1,5 a 2 anos, o “tibetano” quase atinge seus parâmetros finais, no entanto, o desenvolvimento ainda continua: há um conjunto de massa muscular, crescimento ósseo e dois anos de puberdade.
Fatos interessantes sobre cães, veja abaixo.