O Mastiff japonês de raça pura é uma raça pequena e imprevisível. A reputação de um Tosa Inu foi negativamente afetada pela ilusão de que este é um cão extremamente agressivo. Além disso, o alto preço dos filhotes também não contribui para o crescimento de sua popularidade. Na verdade, é uma raça muito calma, nobre e imperturbável. No entanto, existem sutilezas de caráter e conteúdo que você deve saber antes de comprar um cachorro.
História da origem
Na raça Tosa-Inu, sangue diferente é misturado: Mastiff, Bulldog, Bull Terrier, Great Dane. É natural que a aparição deste mastim tenha acontecido no Japão, pois há uma atitude especial em relação às lutas de cães. Este tipo de entretenimento foi destinado a pessoas ricas, tem vindo a desenvolver intensamente desde o século XIV.
Em seguida, representantes da raça Nihon-Inu participaram das batalhas, mas perderam para cães europeus cada vez mais fortes - bulldogs, bull terriers, mastiffs e outros. Então decidiu-se cruzar Nihon Inu com buldogues e bull terriers. Além disso, cruzamentos consecutivos com mastins, mastins alemães, ponteiros e São Bernardo foram aplicados. Foi assim que Tosa Inu apareceu na forma em que existe agora.
Tosa Inu apareceu em 1868, inicialmente exclusivamente em terras japonesas, mas depois se espalhou para os países que estavam unidos com o Japão com interesses comerciais comuns.
A raça floresceu no período de 1925 a 1933. A raça quase desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial, como a fome nas terras japonesas era muito forte. A maioria dos Tosa Inu foi destruída, apenas alguns indivíduos foram resgatados pelos criadores, arriscando a própria cabeça, porque os cães tinham que ser alimentados, e eles comiam muito. Graças à sua colocação em áreas pouco povoadas, a raça foi salva da pena de morte. Depois de algum tempo, o número de ninhadas foi restaurado graças ao entusiasmo dos criadores.
Hoje, Tosa Inu vive principalmente no país, onde foram criados, usados como guardas de segurança nas casas de pessoas ricas. É uma raça de luta, seus representantes são muito resistente, forte e poderoso. Eles atacam sem saber pena. Eles parecem extremamente impressionantes, enquanto eles são excelentes vigilantes. De fato, a agressividade é o “núcleo” do caráter de Tosa-Inu, portanto, deve ser adequadamente educado, para fazê-lo consistentemente. O proprietário deve ter um caráter firme e calmo.
Descrição da raça
Nos países europeus, os representantes da raça que atendem plenamente a seus padrões quase nunca são encontrados. De acordo com os requisitos da norma, um cão desta raça deve ter as seguintes características:
- forma de cabeça quadrada;
- mandíbula triangular, ligeiramente saliente para a frente, com mordedura em tesoura;
- maça forte;
- nariz preto;
- lábios grossos;
- olhos castanhos escuros, olhar inteligente, confiante e calmo;
- orelhas pendentes de forma triangular;
- pescoço muscular curto e grosso com dobras cutâneas (suspensão);
- corpo musculoso forte com as costas retas;
- pegou barriga;
- pernas retas e longas com ossos fortes; pernas traseiras devem ter ângulos de articulação corretos;
- cauda alta e alcançando o jarrete.
Um cão saudável pode pesar até 70 kg. O crescimento do cão chega a 70 cm, feminino - até cerca de 60 cm. A cor marrom de tons diferentes é característica da lã - mais escura na região do ouvido e pescoço, o resto do corpo é mais claro.A presença de uma ou mais manchas brancas na área do peito é aceitável. Em outras áreas do corpo, a presença de manchas brancas não é permitida. A textura da lã deve ser dura, curta e grossa.
É desejável ter uma máscara preta no rosto.
Pela natureza de Tosa Inu - é um cão paciente e corajoso. A falta de raça é a presença de um focinho afiado. Para os vícios incluem covardia, falta de confiança no comportamento, ossos fracos e finos, bem como a presença de um lanche forte ou não. Os defeitos das raças (isto é, características desqualificantes) são o monorhecimento e a criptorquidia.
Caráter e comportamento
Apesar do fato de que Tosa Inu é uma raça de combate, não há agressão e raiva com educação adequada. Não há problema em manter o cão em uma família com filhos, todos os lares vão adorar. Tosa Inu tem um caráter flexível, paciente e atencioso, enquanto eles são muito ativos.
Se houver necessidade, esse cão pode ficar parado por muito tempo, sem atrair a atenção para si mesmo. Ela é experiente e persistente, é incomum para ela latir sem um motivo. Tosa Inu são amigáveis e, se forem socializados e educados desde cedo, estarão completamente ausentes, mesmo em relação aos forasteiros.
Estes são cães muito dedicados. Eles não permitiriam que eles se sentissem ofendidos, nem lhes permitiriam um estranho com intenções hostis. Eles são cães corajosos e corajosos com força incrível. O cão desta raça tem uma enorme quantidade de dignidade interna. É por isso o mestre deve ser tão forte em espírito que o cão reconheça sua primazia. Comprar Tosa Inu precisa no início da idade do filhote e treinar desde o início.
Levantar um cachorro adulto é impossível. Os representantes desta raça são amantes da criança, mas é indesejável deixar a criança sozinha com eles. Eles não gostam muito de brincar com crianças, mas eles claramente controlam que o pequeno explorador não se prejudica no processo de conhecer o mundo. Mas se a criança subir ao cachorro, talvez aja de maneira agressiva. O dono de Tosa Inu reconhece apenas um membro da família, o resto será levado com calma e lealdade, mas não obedecerá.
O cão deve ser constantemente monitorado e o proprietário deve fazer isso. Ela está calma quase o tempo todo, mas ela pode mostrar agressividade se alguém atacar seu descanso. Apenas o treinamento contínuo ajudará a resolver o problema com frequentes surtos de agressão Tosa-Inu.
Como escolher um filhote de cachorro?
Uma característica distintiva dos filhotes de Tosa-Inu é a atividade e a brincadeira. Somente com a idade de um filhote, esta raça corre, faz barulho, se alegra e pula. Eles são tão ágeis, móveis, que o dono deve manter seus olhos no animal de estimação e continuamente ocupá-lo com algo, trazendo acima no processo de jogos. Ao crescer, Tosa-inu se torna mais calmo, calmo e nobre.
Condições para o conteúdo
Se o proprietário não tiver tempo suficiente para ficar perto de seu animal de estimação, ou se a natureza de seu trabalho for tal que ele fique ausente por muito tempo em casa, é melhor não ter um cão desta raça. Se o cão não vê o proprietário por um longo tempo, ele deixa de percebê-lo como o principal, deixa a submissão, e uma vez durante um surto de agressão o proprietário não pode afetá-lo ou acalmá-lo. Não é difícil cuidar dos mastins japoneses, mas existem regras que devem ser seguidas para evitar que Tosa Inu fique doente.
- Cão de lavagem você precisa o mais raramente possível, apenas em caso de emergência. Duas vezes por semana você precisa pentear. Para fazer isso, coloque um pincel com dentes de borracha.
- Você deve examinar regularmente os olhos e ouvidos de Tosa-Inu. Olhos limpos são essenciais para a saúde do cão.logo que uma chamada lágrima em pé aparece neles, você precisa visitar um médico para que a infecção não se espalhe.
- Limpar as orelhas realizada conforme necessário.Assim que o período de atividade do carrapato começar, é necessário inspecionar o cão após cada caminhada, removendo parasitas, se necessário.
Se um carrapato é encontrado no cão, você deve contatar imediatamente um veterinário.
- Dobras do pescoço - Este é um assunto de atenção especial, uma vez que a erupção de fralda que aparece neles pode levar ao aparecimento de supuração. Para evitar assaduras, no verão você deve usar um pano úmido para tratar as áreas entre as dobras diariamente e em outros períodos - a cada dois dias.
- Os procedimentos obrigatórios para os cuidados de Tosa Inu incluem e aparar garra regular. O dono pode fazê-lo sozinho em casa usando tesouras redondas e também pode contatar um ajudante para ajuda. Tesouras de unhas comuns não funcionam, pois são muito traumáticas para as garras dos cães - elas quebram as placas e causam rachaduras.
- Dentes também precisa ser limpo, porque senão pode haver placa, tártaro. Para a escovação, é necessário usar pastas especiais, assim como brinquedos.
- Todos os procedimentos devem ser realizados a partir dos primeiros meses de vida do filhote, acostumados a eles.. Se isso não for feito, então, concordar com um cão adulto não funcionará.
- Manter Tosa Inu em um apartamento na cidade pode ser muito difícil, e para cães e donos. Convenientemente e confortavelmente, o cão estará em uma casa particular, onde há um quintal cercado e um aviário, onde ela pode andar, e no verão e no início do outono - e viver. Na estação fria, o cão deve estar quente em casa. O cão deve ter seu próprio lugar para dormir e se alimentar.
Quanto às cadelas durante períodos de calor e gravidez, elas devem sempre ser mantidas aquecidas, protegidas do frio, correntes de ar e umidade.
- Andando o cachorro no lugar onde as pessoas vivem, você só precisa de uma coleira e um focinho. Uma vez que eles são representantes da raça de combate, eles podem prejudicar ou assustar crianças ou adultos. A coleira deve ser longa o suficiente para não causar desconforto ao animal, mas permitir que o dono reaja a tempo a uma situação de emergência. Deixe o cão fora da coleira só pode estar onde o playground é cercado ou áreas verdes. Mas até lá você precisa ter certeza de que não há ninguém por perto que possa sofrer. Depois de deixar o cão fora da coleira, você precisa monitorar constantemente o que faz e o que faz.
É importante! Muitos países proíbem a manutenção de representantes desta raça em apartamentos e casas da cidade, já que para Tosa Inu, educação contínua, treinamento e condições especiais de detenção são necessários. Nem todo mundo pode garantir isso.
Alimentação
Representantes da raça têm uma imunidade bastante forte. Eles precisam de cuidados regulares e adequados, então a possibilidade de ocorrência da doença é mínima. E também precisa vacinar regularmente. As doenças mais comuns da raça são displasia articular dos cotovelos e quadris. Assim que o proprietário perceber que o cão está com problemas para se mexer, ele deve entrar em contato imediatamente com o veterinário. Se o cão está lento, triste, se recusa a andar, mentiras, raramente se levantando, você deve imediatamente chamar um médico.
É importante! A vida de um representante da raça é de 7 a 9 anos.
A dieta do mastim japonês deve ser bem desenvolvida. O melhor de tudo, se for feito pelo veterinário que compõe o cardápio, o tamanho da porção, e também indica com que frequência o cão deve ser alimentado. Se o proprietário trabalha durante o dia e não pode preparar alimentos frescos para o animal de estimação, ele pode comer alimentos secos. No entanto, sua categoria deve ser premium ou super-premium, com alto teor de gorduras e proteínas saudáveis. Mas a prioridade ainda é comida natural.
Sal e tempere com qualquer coisa pratos para o mastim japonês não pode. Você não pode tratá-lo com doces, carnes defumadas, alimentos gordurosos e fritos. A base da dieta deve ser carne magra, cereais, muitos vegetais e produtos lácteos.Se você planeja alimentar os coelhos, eles devem ser fervidos. A cicatriz pode ser crua.
Organizações de filhotes em crescimento requerem três ou quatro vezes por dia de alimento, e cães adultos precisam de duas vezes ao dia. Filhotes devem comer queijo cottage calcinado, kefir. Filhotes adolescentes consomem um complexo vitamínico prescrito por um veterinário. Aos 8 meses, o cão é transferido para um adulto duas refeições por dia, isso também se aplica à dieta.
O metabolismo de Tosa Inu é lento, além disso, eles são propensos ao ganho de peso. Assim que o cão começa a se recuperar, você precisa revisar sua dieta, reduzir o tamanho das porções, caso contrário, as doenças renais e hepáticas são inevitáveis. Para entender se um cão tem excesso de peso, você precisa sentir suas costelas - se as duas últimas costelas são fáceis de encontrar, tudo está em ordem. Imediatamente após a refeição, você não precisa andar com o cachorro, para sentir o esforço físico. E também você deve cuidar da presença na dieta do cão de complexos vitamínicos para prevenir o risco de ocorrência e desenvolvimento de displasia articular.
O sistema digestivo de Tosa-Inu é muito sensível à qualidade dos alimentos consumidos. De produtos de baixa qualidade pode ser alérgico. Além disso, eles são propensos a alergias a peixe e frango, por isso esses produtos devem ser introduzidos na dieta com cautela. Os primeiros sinais de uma reação alérgica serão uma erupção cutânea e coceira. Se você perder as primeiras manifestações de alergia, a perda de cabelo começará nas áreas afetadas.
Bem como uma reação alérgica pode ser acompanhada por náuseas, diarréia, estrondo no estômago.
Educação e treinamento
O erro mais comum dos proprietários de representantes desta raça é que eles querem "puxar" o cão o mais rapidamente possível para proteger a habitação. Uma cautela experiente criadores é que isso não deve ser feito. Criando um filhote de cachorro desta raça, a ênfase deve ser feita em um completamente diferente.
É melhor que um especialista canino profissional treine o filhote e faça um plano de treinamento, escolhendo o grau necessário de intensidade e duração da atividade física de acordo com a idade e o desenvolvimento do cão. As aulas devem ser realizadas em locais especializados e desertos, pois o cão terá que ficar sem coleira.
Representantes da raça bem nós treinamos, as equipes aprendem rapidamente, há poucos problemas com o treinamento. Mas inicialmente o dono deve deixar claro para o cão que ele é o líder, de modo que ela o leve a sério. Tosa Inu precisa de desenvolvimento muscular, por isso o exercício deve ser regular e estável. Mas ao treinar cachorros, você precisa lembrar da fragilidade da coluna, sem sobrecarregá-los.
Você não pode se contorcer ou ser desleixado com um cachorro, porque você pode prejudicar seus ossos.
Apesar da calma e nobreza do cão, ele ainda pertence à raça de luta. É por isso que é necessário acabar com pessoas que têm uma ideia do que isso significa. Você não deve começar um filhote desta raça para pessoas como:
- aqueles que não estão prontos para longas caminhadas e uma viagem regular fora da cidade para treinar um cachorro;
- morando em um pequeno apartamento;
- não familiarizado com o treinamento de cães;
- querer ter um cachorro que mostre agressão;
- incapaz de reconhecer a mudança de humor do cão;
- aqueles que não mantêm um cão pesando 40-60 kg na coleira;
- pessoas que não têm grandes reservas de paciência;
- capaz de aplicar força física ao animal, propenso ao uso de métodos coercivos de educação;
- aqueles que não têm a oportunidade de recorrer ao treinador-cynologist para desenvolver uma estratégia de treinamento e erradicar os problemas que surgem na educação
Veja como o filhote de cachorro Tosa Inu se parece com um ano, veja o vídeo abaixo.