Porquinho-da-índia - um animal de estimação, cuja aquisição cada segunda criança pleiteia com os pais. E muitas vezes os adultos não são teimosos por um longo tempo: não o animal mais problemático, pequeno, bonito e não precisa andar. Mas quando uma cobaia aparece na família, a primeira disputa em torno do animal de estimação é se deve banhá-lo. Aqui começa a controvérsia: caxumba, o que significa que não é o animal mais limpo, é óbvio que você precisa tomar banho com frequência! Mar - onde ela ficou sem água. Ambos os argumentos não retêm a água.
O porco foi chamado de porco por causa da forma de seu rosto, que se assemelhava um pouco ao estigma de porco. E o contorno geral do corpo se encaixa na imagem de um porco, apenas muito pequeno. E "mar" é o que resta do adjetivo "além-mar", como o animal era originalmente chamado. Portanto, nem a sujeira nem a besta das extensões marinhas do animal de estimação não podem ser consideradas.
Prós e Contras
O roedor é considerado um animal limpo. Normalmente, ele mesmo se coloca em ordem, e não há necessidade de lavar a cobaia. No ambiente natural, claro, ninguém está satisfeito com os procedimentos da água animal.
O roedor monitora o pêlo sozinho: lambe a língua conforme necessário e, em seguida, alisa-a com as patas.
Se o animal estiver saudável, se as condições que você organizou forem favoráveis, você não deve banhá-lo. Para um roedor, os procedimentos de água serão estressantes: para crianças que muitas vezes insistem em um banho de um porco, vale a pena explicar isto imediatamente depois da compra.
Mas há argumentos que sugerem que às vezes é necessário lavar a cobaia.
Considere as situações em que o animal deve ser lavado.
- Se no cabelo com o olho nu, emaranhados visíveis, protuberâncias, poluição, formados por várias razões. Isso pode acontecer com a caxumba se ela “fugir para passear” ou estiver andando em um aviário de rua durante a estação quente.
- Se você ver que o pêlo do animal de estimação desapareceu, se você não pode chamá-lo de brilhante e vivo, então talvez o porco não possa se lavar. Isso também acontece. Nesta situação, ela precisa de ajuda.
- Se amanhã for uma exposição importante onde você vai mostrar seu animal de estimação em toda a sua glória, o banho é necessário para o porco como um spa. Para que a pele brilhe, o animal terá que sofrer tratamentos com água.
- Se a papeira se tornar desagradável ao cheiro, deve ser cuidadosamente lavada com cuidado.
- Observe a condição em que a caxumba tem glândula sebácea. Onde o animal tem cauda, existe um órgão responsável pela produção de sebo. Para ser mais preciso, um segredo especial é produzido a partir da glândula, que, como os feromônios, atua nos representantes do sexo oposto. A glândula sebácea é uma zona gordurosa, oleosa, parecendo uma pequena careca. E se você encontrar crostas neste lugar, a cobaia definitivamente precisa ser resgatada.
Como você pode ver, entre as razões para o banho não há "curiosidade", "interesse ocioso" e razões como "parece-me que ela quer nadar". Porque mais uma vez, não exponha o animal ao estresse: e a água para ele é uma situação assustadora.
Eles gostam de nadar?
É impossível dizer que os porcos aceitam entusiasticamente a ideia de nadar. Sim, os animais têm uma habilidade de natação - sob condições naturais, eles são capazes de superar obstáculos de água (riachos, por exemplo). Se você banhar o animal, não causará muito dano a ele, mas o banho não causará sensações agradáveis.
Se, mergulhando o animal na água, você vê pânico, agressão, um alarme alto do animal de estimação, não o treine, não o ensine a ser paciente - tire o animal da água. Se lhe parecer suja, limpe o pé, a pele com guardanapos húmidos sem fragrâncias. Você pode apenas umedecer um pedaço de pano em água morna com sabão e limpar o animal - na maioria dos casos, isso é suficiente.
E embora a maioria das cobaias tente evitar nadar, há espécimes entre seus irmãos que tomam banho com prazer. Se os donos os tratarem com delicadeza, se a água for confortável para o animal, os olhos não picarem, ele estiver relaxado e calmo, o animal dará um bom mergulho. Pode até ronronar e assobiar de prazer.
Mas se o seu animal não demonstrar tais emoções, não tente forçá-lo nem acostumá-lo ao banho: sua atividade o assustará ainda mais.
Freqüência de procedimentos
Uma pergunta razoável é quantas vezes por mês você pode banhar a caxumba. Se você tem um animal de estimação de uma raça de cabelos compridos, parece que ele só faz o que ele mancha, juntando poeira, crescendo em pedaços de sujeira, e assim por diante.
A lavagem regular não é considerada de todo - pois a caxumba é um procedimento não natural, porque não há programação. Se o verão é muito quente, abafado, e você acha que o porco em si quer tomar um banho, então no máximo uma vez por mês por um curto período de tempo você pode dar-lhe um banho leve. Em outro momento, banhe a caxumba uma vez a cada 3 meses, não mais.
A lavagem frequente é perigosa para o animal. Tanto a água em si e especialmente a solução de sabão secam a pele do animal. Por causa disso, figurativamente falando, a imunidade da caxumba cai. Torna-se suscetível a várias doenças.
Depois de um banho, uma pessoa pode pegar um resfriado e um animal pequeno, desacostumado a suas condições de habitat natural, está sob ameaça direta. Portanto, é categoricamente proibido banhar o roedor.
Ainda há pelo menos 5 “não” em relação ao banho da cobaia.
- Você não pode banhar os filhotes - Apenas adultos toleram procedimentos de banho relativamente calmos. A cobaia está ameaçada por todos os lados e pode não sobreviver ao estresse hídrico. Sim, e não precisa de uma lã jovem na lavagem.
- Você não pode tomar banho de estimação nos primeiros dias da casa. Parece a muitos proprietários que a primeira coisa que você precisa fazer é banhar a caxumba para que ela fique “limpa e macia”. Pelo contrário, esse estresse só dificulta a adaptação do animal. Deixe-o tranquilamente se sentir confortável, tudo é novo para ele, tudo é assustador, tudo é estranho.
- Não banhe seu animal de estimação no inverno. Como já mencionado, um resfriado pode ser fatal para um roedor. Para extremos de temperatura e correntes de ar são extremamente sensíveis.
- Não coloque mulheres grávidas na água: nadar para eles é um enorme estresse com sérios riscos.
- Não banhe um roedor doente.
Nunca viole essas regras - um caso de negligência é suficiente para causar danos irreparáveis ao animal.
Regras básicas
O animal tem medo de qualquer surpresa. Ele percebe isso como uma ameaça, começa a entrar em pânico, gritar, sair da mão. Nesse cenário, você não pode continuar a nadar. Portanto, o animal deve estar preparado para o procedimento. 3-5 dias antes do banho previsto, você deve pegar o roedor em seus braços, ir ao banheiro. Se ele já estava com medo neste estágio, acalme o animal, acaricie-o, você pode tratar sua delicadeza favorita.
Você pode pentear o cabelo do porquinho no banheiro: a maioria dos animais adora, então o novo ambiente estará associado a sentimentos agradáveis do roedor.
Quando você percebe que o porco se instalou no banheiro, você pode colocá-lo na pia ou na bacia (onde mais tarde você vai banhar o animal). Deixe-o acostumar-se a uma superfície seca para que não reaja negativamente ao mesmo lugar, somente com água.
A próxima etapa do vício seguro é a inclusão da água. Deixe a água fluir em um fluxo fino (sem pressão forte), não envie água para a pele dourada, mesmo como uma piada. O animal precisa sentir um pouco de água com suas patas, então ele deixará de ter medo do som da água.
Descrição do processo
Não se apresse em nadar, se você ver que a adaptação não foi muito boa. Somente quando o porco deixou de ter medo do banho, quando a água que sai da torneira não assusta o animal, o animal pode ser banhado. O procedimento começa mais "em terra". Aproximadamente 20 minutos antes do banho, as glândulas sebáceas do animal devem ser lubrificadas com óleo cosmético (qualquer adequado). Isso vai suavizar a crosta, o que permitirá que eles caiam rápida e facilmente na água.
Esfregando a glândula sebácea não é difícil: pingar óleo em uma almofada de algodão, esfregue levemente. Tente manter o óleo fora da pele dourada.
Certifique-se de usar luvas antes do procedimento de lavagem. Não é de excluir que o porco ainda está com medo, começa a chutar e morder - você precisa se proteger.
O banho de cobaia envolve várias atividades.
- É mais conveniente banhar o animal na pia. Não é muito correto fazer isso no banho ou na bacia: a caxumba verá os lados e pode tentar pular para fora do tanque. E em uma solução com sabão, o animal é muito escorregadio, então você não deve confiar em sua própria destreza. Na água, você precisa ter muito cuidado - se a caxumba estourar e cair, ela pode ser seriamente mutilada, existe o perigo de perigo mortal.
- Na pia, feche o ralo, digite água suficiente para que ela toque a barriga do porco. No fundo da pia é razoável colocar um pequeno guardanapo de algodão para que o animal possa segurá-lo com as patas - para que o animal fique mais calmo.
- Mergulhe o porco na água, acaricie-o, fale calma e gentilmente.
- As mãos suavemente humedecem o pelo do animal de estimação. Se você tem um porco porquinho de cabelos compridos, você pode pegar uma pequena caçamba ou um copo, despeje uma fina quantidade de água da ursa em um animal. Mas não levante o recipiente muito alto: o porco ficará com medo.
- Quando a pele já estiver suficientemente úmida, aplique uma gota de xampu na mão (não é mais necessário). Tome xampu de bebê, neutro, se não houver mais nada. Mas é melhor, claro, comprar uma ferramenta especial na loja de animais. Os champôs para coelhos e gatos são bastante adequados, mas não são necessários fundos para cães - são muito agressivos para os porcos. Tente não lavar o seu animal de estimação com um sabão simples, há muitos ácidos nele, o que tornará a pele quebradiça e rígida.
- Shampoo enganar da maneira usual em suas mãos, aplicá-lo ao pêlo do animal. A espuma não deve cair na cabeça, não deve ir além do pescoço. Cuidadosamente, com a máxima delicadeza, lave a glândula sebácea. Remova as crostas - elas já estão macias, bem removidas.
- Comece a lavar a pele, faça-a devagar, sem movimentos repentinos. Simultaneamente, regar o animal com água de uma colher. Nenhuma umidade deve entrar nos ouvidos e nos olhos das papeiras. É cheio de otite, conjuntivite, que será acrescentada ao medo elementar.
- Os donos das marrãs cabeludas muitas vezes complicam o processo de lavagem com o uso adicional de bálsamo. Não há grande necessidade disso, a menos, é claro, que você prepare um animal para uma exposição. No entanto, após o bálsamo pentear o cabelo não é tão difícil. Segure por um minuto na lã, lave-a. Mas não se deixe levar - toda vez que você não precisa lavar seu animal de estimação.
Não há nada complicado nas regras, se você não ignorar uma prescrição única, então ocasionalmente, se necessário, você pode banhar seu animal de estimação em casa. Se a primeira experiência de banho permaneceu positiva, isso não significa que o procedimento possa ser promovido.
Após os procedimentos de banho, limpe a glândula papeira assim como a bolsa anal. Limpe a área da glândula sebácea com um cotonete e, em seguida, trate com um antisséptico (clorofila normal). Para limpar o bolso anal, você precisa de um pouco de pressão sobre o baixo-ventre da caxumba, o bolso vai inchar, com um cotonete embebido em óleo, você rapidamente limpá-lo. Evite o atrito excessivo. Muitas vezes, a limpeza manual não pode ser feita, mas uma vez por mês e meio, tente fazê-lo.
Para secar seu animal de estimação, você pode usar um secador de cabelo em um modo delicado. Mas se o porco tem medo de sons agudos, é melhor recusar o uso do dispositivo.
Se você ver que o animal está com medo, basta usar uma toalha seca, não esquecendo de trocar o tecido.
Depois de nadar, você não precisa levar o animal para a rua por pelo menos um dia. Em um quarto frio, em um esboço é impossível deixar um roedor. Não deixe um animal molhado em uma jaula com a serragem - aderem à pele. Após o banho, o animal merece um delicioso almoço, por favor, o animal, é útil para ele se acalmar.
Como lavar a cobaia, veja o seguinte vídeo.