Facas

Facas de lombo de peixe: regras para seleção e uso

Facas de lombo de peixe: regras para seleção e uso

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Funcionalidades
  2. Principais fabricantes
  3. Como escolher?
  4. Como usar

A faca pode ser considerada uma das ferramentas mais antigas desenvolvidas pelo homem. É claro que, ao longo de milhares de anos, evoluiu de uma ferramenta de corte universal para uma família inteira de aparência similar, mas ao mesmo tempo um pouco diferente em seus itens de funcionalidade. Neste artigo, vamos prestar atenção às facas especiais de filé de peixe. O desenvolvimento deste tipo de ferramenta começou com o início da pesca em massa e colheita de peixe.

Cortar peixe para venda sempre foi uma tarefa difícil e, quando esse processo adquiriu proporções industriais, foi necessária uma ferramenta profissional especial.

Funcionalidades

Peixe ou faca de filé para peixe parece bastante incomum. Difere de outras facas principalmente na forma. A ferramenta é equipada com uma lâmina um tanto curva, longa e estreita. O comprimento da lâmina varia, e envolve o uso de ferramentas de diferentes tamanhos para peixes com diferentes comprimentos de lâmina de corte (de 14 a 30 cm). As ferramentas mais utilizadas são consideradas com um comprimento de lâmina de 16-21 cm. Afiação é muito importante, idealmente, não deve ser superior a 25 °, mas 15 ° é frequentemente usado.

Para trabalhar com peixes, é necessário um manuseio confortável que não escorregue da mão. Inicialmente, era feito de madeira, versões modernas de produtos possuem alças de plástico especial ou borracha.

Nas condições de cozinha caseira ou de restaurante, torna-se importante o fator de cheiro de peixe sustentável, que eventualmente permeia a madeira do cabo, e o uso de materiais modernos permite evitá-lo.

O filé de peixe aos poucos das lojas das empresas de processamento de peixe, onde era chamado simplesmente de faca de peixe, começou a migrar para as cozinhas dos restaurantes e depois para as domésticas. O desenvolvimento do negócio de restaurantes levou ao surgimento de uma forma especial de ferramentas para várias operações realizadas com peixes.

Para eviscerar peixes grandes, era preciso uma faca grande, muitas vezes com uma lâmina serrilhada. Sem essa faca, será muito difícil esculpir salmão grande com sua pele forte. É conveniente cortar bacalhau com um filé com ranhuras na superfície da lâmina que impedirá que a carne grude na superfície de corte.

Como é muito difícil conseguir peixe fresco longe das cidades portuárias, à medida que este produto perecível é vendido congelado, foi necessário um fatiador especial para cortar peixe congelado.

Pique o peixe com cuidado - arte de verdade. Facas especiais têm uma lâmina alongada. Variedades de fatiadores ajudarão a cortar o peixe em camadas, cubos ou até mesmo canudos.

Alguns outros requisitos aplicam-se à faca de peixe servida com o prato. Eles o usam na mesa para cortar peixe cozido em porções.

Na segunda metade do século 20, apareceram facas de peixe elétricas. A máquina é equipada com uma lâmina longa e levemente curva, às vezes com entalhes. Na maioria das vezes, o kit de ferramentas de tal dispositivo inclui várias lâminas intercambiáveis, que permitem realizar várias operações com vários peixes. A alça conveniente é fornecida com o acionamento elétrico que faz os movimentos de corte.

Este dispositivo é alimentado por baterias ou pela rede elétrica.

Principais fabricantes

Atualmente, a produção de facas de peixe é estabelecida em muitos países.No entanto, tradicionalmente, os melhores fabricantes deste equipamento são as empresas finlandesas, alemãs, francesas e japonesas há pelo menos meio século.

Mas a revisão dos fabricantes não será extensa.

Famosas empresas finlandesas Rapala e Marttiini oferecer uma grande variedade de facas de cozinha, inclusive para cortar filés. Esta é talvez a casa mais preferida para os produtos, por assim dizer, a melhor combinação de preço e qualidade. Aço inoxidável usado e materiais antiderrapantes modernos para cabos.

Rapala
Martini

Como ferramentas profissionais para cozinhas de restaurantes, mais frequentemente utilizadas por empresas japonesas. Kasumi, Deta, Yanagida, Guito kits para arquivamento. Os produtos dessas empresas distinguem-se não apenas pela alta qualidade do acabamento, mas também pelos mais altos requisitos de qualidade para o aço utilizado. Não menos conhecido e popular são os produtos de longa data da empresa alemã. Wusthof. O preço dos produtos dessas empresas é alto, mas os instrumentos que eles produziram serviram por décadas.

Kasumi
Deta
Yanagida

Empresas francesas Opinel e Laquiole tornou-se famoso por suas facas dobráveis. As vantagens de um design dobrável são óbvias - não há necessidade de proteger a afiação de lâminas de todos os tipos de influências, esse produto é fácil de armazenar, não há necessidade de uma bainha. No entanto, tudo isso torna a faca mais difícil de fabricar e, consequentemente, afeta seu valor. Além disso, as empresas francesas utilizam apenas materiais de alta qualidade para fabricar seus produtos, o que também não os torna mais baratos.

Opinel
Laquiole

Atualmente, as empresas russas também produzem bons produtos. "Russian Bulat" e "SV Blade". Além da produção de cortadores padrão, eles também podem fazer uma encomenda individual de um produto artesanal exclusivo.

Para o trabalho em fábricas de peixe flutuante, e, em geral, a chamada faca de sheaving inventou-se para pescar. Da faca de peixe de cozinha, difere dramaticamente. Tem, em regra, uma lâmina lanceolada relativamente curta, que tem em comum apenas uma afiação extraordinariamente nítida com o triturador habitual. Durante Putin, essas ferramentas são intensamente exploradas diretamente no navio ou em uma base flutuante. Para um turno com a ajuda deles, às vezes meia tonelada de peixe tem que ser processada. As operações realizadas por tal faca são bastante grosseiras;

  • o rasgo do abdômen do peixe;
  • separação da cabeça (de preferência em um movimento);
  • remoção de vísceras.

Após esse tratamento, a carcaça vai congelar ou processar mais para produzir alimentos enlatados. A ferramenta combina a nitidez e a solidez de propriedades aparentemente incompatíveis, mas sua principal vantagem está nisso. Para marinheiros brutos, os marinheiros simplesmente não têm tempo para trocar de facas; para realizar várias operações, é necessário usar uma ferramenta universal máxima.

Muitos fabricantes modernos de kits para cortar peixe incluem e facas no kit.

Na era da eletricidade e da aceleração do progresso científico e tecnológico, mais e mais empresas oferecem produtos eletrônicos de alta tecnologia. Não prestou atenção e filetes de peixe. A já falada empresa finlandesa Rapala está desenvolvendo ativamente este segmento de mercado, oferecendo ferramentas elétricas com um conjunto de pás, facilitando uma série de operações com peixes na cozinha.

Como escolher?

Claro, se não é sobre dinheiro, em seguida, escolher um peixe faca, é melhor comprar imediatamente o melhor produto de qualidade, por exemplo, de fabricantes japoneses ou alemães. Se você usar a ferramenta com pouca frequência, a cópia em finlandês é bastante adequada. Se a faca for usada extremamente raramente, seu fabricante, em geral, não importa muito.

O principal é que o estoque comprado atende a vários requisitos:

  • lâmina estreita, longa e ligeiramente curva;
  • a lâmina deve ser flexível, mas ao mesmo tempo bastante difícil de quebrar;
  • para cortar peixe grande na lâmina pode ser entalhado;
  • para cortar peixe gordo na lâmina podem ser ranhuras;
  • afiação de alta qualidade;
  • pega ergonómica, de preferência com ênfase no polegar;
  • materiais modernos de alça que não absorvem odores;
  • bainhas feitas de plástico ou outro material projetado para manter a afiação de facas e garantir a segurança mesmo quando a ferramenta não estiver em uso.

Às vezes você tem que pescar para pescar. Para isso, muitos usam a habitual faca de turismo dobrável. No entanto, no conjunto de pescadores em campo, também pode haver uma variante de campo especial do cortador, que é muito mais conveniente e segura de usar para a finalidade pretendida. É fácil escolhê-lo, e aqui, além do acima, você terá que se guiar por mais alguns requisitos.

  • Uma bainha conveniente com um grampo do qual a faca de peixe não escorregue acidentalmente.
  • Confortável aderência antiderrapante. A madeira como material para sua fabricação, neste caso, não merece ser ignorada. Alguns pescadores estão envoltos em torno dos braços com um cinto de couro - isso não os impede de grudar odores, mas ajuda a garantir um posicionamento confiável da faca na mão.
  • Todos os outros requisitos são os mesmos que para os filés de cozinha.

Muitas vezes, em um conjunto com uma faca de peixe, e às vezes vendido separadamente um garfo especial para segurar o peixe. Ignorando este acessório não vale a pena, um dispositivo fácil de usar pode facilitar muito o trabalho com a carcaça de peixe, mantendo-a em todas as operações de corte e corte.

Muitas vezes, junto com uma faca de peixe, é sugerido pedra de amolar, é também um acessório indispensável que não deve ser negligenciado. Muitas vezes filé desgastado apenas a partir da nitidez errada.

Manter o ângulo de afiação ao longo de todo o comprimento da lâmina não é fácil, e o aparelho vendido com uma faca já está ajustado ao ângulo desejado de 25 ° ou 15 °.

Como usar

Faca de corte universal não existe, para depósito no nível profissional terá que comprar um conjunto de vários cortadores.

Claro, você pode cortar peixe com uma faca dobrável de camping turístico, mas esta é uma caminhada, outra coisa é um restaurante ou café. Apenas cortar peixe não é suficiente, você precisa cortá-lo corretamente.

Um dos requisitos para cortar peixe é o uso obrigatório de uma tábua de corte. Além disso, as tábuas para cortar cru e, por exemplo, o peixe fumado devem ser diferentes.

Diretamente faca de filé tem uma especialização muito estreita, consistindo na separação de camadas estreitas e finas de carne de ossos e pele. Portanto, se você tem que trabalhar muito com peixe, é melhor ter um conjunto de várias facas de peixe:

  • remover escamas;
  • para eviscerar;
  • separar a cabeça e as barbatanas;
  • uma faca com uma superfície de corte serrilhada pode ser necessária para cortar bifes;
  • remover a espinha e as costelas;
  • para a separação de carne e pele.

      Facas especiais são necessárias para trabalhar com peixes oleosos, por exemplo, beluga ou outro esturjão. A lâmina de tal filé deve ter sulcos transversais.

      Para informações sobre as regras para a escolha de facas de filé de peixe, veja o próximo vídeo.

      Escreva um comentário
      Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

      Moda

      Beleza

      Relacionamento