Na vida cotidiana, muitos de nós estamos acostumados a usar facas confortáveis e afiadas em nossa cozinha, cuja qualidade durante o trabalho ativo nem sempre pode ser chamada de ideal. Se esta ferramenta for escolhida incorretamente, ela geralmente se torna a causa de calos dolorosos, dor séria devido ao beliscão do nervo no pulso. Ao comprar uma faca de qualidade para o cozinheiro principal, você pode agora facilmente e rapidamente cortar qualquer tipo de carne, carcaça de aves, fazer um triturador puro, cortar rapidamente os verdes.
É um dispositivo comprovado há anos, no qual a maioria dos profissionais opte por uma excelente qualidade de equilíbrio, uma aderência confortável e uma lâmina mais afiada.
Funcionalidades
Cook é a maior faca na cozinha do restaurante e parece realmente impressionante. Seu comprimento chega a 300 mm, tem uma lâmina bastante larga e afiada. Graças a esse parâmetro, ele pode até ser usado como uma espátula para mover produtos que já foram cortados. A vantagem indiscutível deste dispositivo de cozinha não é apenas em sua universalidade, mas também em seu baixo peso - é bastante leve, por isso mesmo as meninas que trabalham na cozinha como cozinheiras podem facilmente usá-lo.
As principais vantagens deste dispositivo são as seguintes:
- Esta é a faca mais conveniente para usar em cozinhas profissionais e comuns
- Perfeitamente adequado para cozinhar pratos de cozinha europeia e russa, oriental e meridional;
- fornece alta velocidade de cozimento de qualquer prato.
O que é isso?
A faca do chef será a principal ferramenta na sua cozinha. Seu comprimento usual é de 20 a 25 cm ou até um pouco mais. No entanto, uma lâmina excessivamente longa pode não ser confortável para todos no trabalho. Cerca de 90% do trabalho diário de cozinha é realizado apenas com tal cozinheiro.
A capacidade de usá-lo corretamente é uma ciência completa. Chefs de luxo trabalham com essas facas na cozinha, atingindo os cidadãos comuns com sua cozinha magistral de pratos difíceis. A parte fina do produto é um corte cuidadoso e os legumes frescos são picados. A parte do meio é necessária para cortar a cabeça de repolho em cubos. O mais grosso e perto da parte do punho da carne cortada, picado os ossos de galinhas ou peixes.
O outro lado desta ferramenta de cozinha é uma boa maneira de bater em carne dura ou dividir facilmente uma casca de noz. Nas mãos profissionais, a faca do chef é um dispositivo bastante funcional. Não vale a pena que a faca do chef realize um trabalho tão difícil como cortar a carcaça de carne ou de frango, não limpar legumes grandes e não abrir latas.
Espécie
Entre a enorme variedade de facas chef modernas destacam-se 2 opções mais populares - européias e japonesas. O principal critério para suas diferenças pode ser considerado uma característica da nitidez. A versão européia terá uma afiação de dois lados, com um ângulo de 20 °, a ferramenta japonesa pode ter o habitual nitidez de um lado, com um ângulo de 15 °, mas você também pode encontrar nitidez no modelo europeu - de dois lados. Os profissionais distinguem fundamentalmente o instrumento europeu e o japonês Santoku, habitualmente aplicando ambos. Para o homem comum na rua, a questão de escolher uma das opções será, na maioria das vezes, reduzida à conveniência de seu uso.
Europeu
Na escala Rockwell, os aços mais fortes, com um nível de dureza de 60 unidades, correspondem aos produtos europeus. Para essas ferramentas, a principal característica é uma lâmina larga, com comprimento de até 300 mm. A linha de extremidade mais próxima da ponta será abaixada, a ponta é afiada. Esta faca é perfeitamente adequada para corte, plastificação e até trituração, a fim de cortar rapidamente a carne de peixe e aves, todos os tipos de vegetais e verduras frescas. Os produtos europeus estão divididos nas seguintes variedades:
- Alemão tradicional - muito prático, completo e bastante pesado;
- Francês mais versátil - irá fazer bem com o melhor corte de filés, queijos e frutas.
É importante! Muitos especialistas acreditam que as opções francesas são mais equilibradas e são consideradas as mais preferidas para o trabalho.
Além disso, você pode encontrar opções como:
- Chef-de-Chef com uma bunda muito grossa e bastante forte; é usado ao cortar frutos do mar;
- Super Cook Chef tem diferenças na espessura do bumbum.
Os chefs profissionais utilizam diferentes tipos de facas da Europa no seu trabalho, dependendo dos seus objetivos e da especialização do próprio restaurante. Uma pessoa comum provavelmente nem verá muita diferença entre os dois produtos, mas apreciará a qualidade de afiar cada lâmina.
Japonês
Facas chefes de origem japonesa são chamadas de Santoku, que em tradução significa “uma lâmina que faz três ações diferentes ao mesmo tempo”. Devido à alta qualidade do metal e ao equilíbrio de alta qualidade, esse “descendente da katana” se tornou muito popular muito além das fronteiras de sua terra natal asiática. Santoku é perfeito para cortar fatias finas de filé e peixe, bem como para esmagar e cortar. Na famosa escala Rockwell, este produto tem um valor de dureza de 58 a 61. Esta faca tem um comprimento bastante modesto de 120-180 mm, tem uma borda mais reta e uma ponta ligeiramente abaixada.
Santoku, quando visto de perfil, é um pouco como um pequeno machado. Além disso, tem um polimento impecável, equilíbrio e também pode ter recessos especiais na lâmina, o que evita a aderência dos ingredientes. Santoku é leve. A faca é muito produtiva no trabalho, difere no aumento da ergonomia e atrai muito um olhar com laconicismo do desenho único.
Às vezes você pode encontrar uma faca chinesa em uma cozinha profissional. Tem uma lâmina larga na forma de um retângulo. Ele é freqüentemente chamado de "cutelo chinês", embora essa ferramenta não tenha nada a ver com as serras - sua lâmina para isso é muito fina e leve para que possam cortar algo bastante difícil.
Mas este produto é extremamente conveniente para a trituração, bem como corte de alta qualidade e rápido. A faca de cozinha sérvia é algemada de aço de liga instrumental. A singularidade da faca de cozinha sérvia encontra-se na ponta reta com uma mistura mais sutil e no peso pesado da própria lâmina.
É importante! Muitas oficinas estão prontas para lhe oferecer uma mão de obra artesanal de alta qualidade - assim, em sua cozinha, você poderá receber uma ferramenta exclusiva de desempenho de alta qualidade.
De acordo com os materiais de que são feitos, as facas profissionais podem ser as seguintes:
- titânio - revestimento de titânio é depositado em aço carbono, o que torna a lâmina afiada e durável;
- com placas de aço especiais Damasco - cerca de 16 camadas de aço carbono são sobrepostas com base no produto, após o polimento a longo prazo o dispositivo adquire um padrão característico;
- cerâmica - os produtos mais leves, com uma fina lâmina afiada; tais ferramentas ajudam a preservar o sabor original dos produtos, é conveniente cortar o queijo, várias variedades de linguiça e várias frutas;
- produto de aço inoxidável - uma das opções mais baratas, a mais acessível;
- Os produtos de aço damasco são facas feitas de material de alta qualidade que possuem excelentes propriedades de corte; tais itens confiáveis não serão afetados por condições naturais e são famosos por sua alta resistência ao desgaste;
- facas de aço de alto carbono são consideradas as melhores; eles podem ser estampados e forjados, enquanto os últimos entre os especialistas são considerados os mais confiáveis e caros.
É importante! O aço forjado temperado cortará o papel devido ao seu peso - este efeito não funcionará com outras facas.
Uma boa faca será feita de uma única peça de metal, e deve entrar na alça até o seu comprimento total. Se no produto a lâmina passar para o cabo apenas parcialmente ou até terminar no início, então esta faca será considerada fraca e quebrará rapidamente. Às vezes, as facas profissionais podem ser de vidro ou plástico. É difícil encontrar esses modelos em lojas regulares, pois eles são escolhidos para trabalhar em uma cozinha profissional com muito menos frequência. Tais produtos podem ser encontrados nas coleções de chefs experientes que ministram master classes ou participam de concursos culinários. Modelos de vidro e plástico estão disponíveis com restrições e são muito mais caros que os mesmos produtos feitos de cerâmica ou aço.
Se você perguntar ao cozinheiro que tipo de faca é melhor, ele responderá: aquela cópia que ficará perfeitamente nas mãos. Não só a aparência da faca desempenha um grande papel na seleção, é extremamente importante que a alça seja ergonômica e confortável com todos os tipos de aderência. A faca do chef do chef é geralmente selecionada para cada profissional individualmente. Um papel importante pode ser desempenhado pelo material da alça, a saber:
- aço - garante durabilidade e peso aceitável da ferramenta;
- madeira - as alças mais confortáveis e ecológicas; a árvore é confortável na mão, parece estética;
- cerâmica - luz, mas exigirá a atitude mais cuidadosa;
- Polímeros - estes tipos modernos de materiais permitem que o cabo da faca se torne muito ergonómico e extremamente durável, mas o plástico barato ficará escorregadio no trabalho, por isso, as alças podem ser muito lisas e com uma superfície antiderrapante “de borracha”.
É importante! A versão mais adequada do material é selecionada dependendo dos parâmetros da palma da cozinheira, seus hábitos e preferências em termos profissionais.
Avaliação dos top models
Facas chef de cozinha são produzidas por muitas marcas bem conhecidas.
- Especialmente populares hoje são fabricantes da Alemanha e do Japão. Suas facas são de alta qualidade e o design é agradável aos olhos. As facas Chef podem ser de diferentes comprimentos, geralmente de 20 a 30 cm, e a lâmina longa permite cortes profundos para apenas um movimento, o que é extremamente importante para o corte mais fino. As facas do "estilo alemão" têm uma lâmina ligeiramente mais curva, o que é excelente para moer produtos com movimentos oscilantes.
- Dos fabricantes russos, o mais famoso é considerado Trud OJSC, que começou a trabalhar a partir do século XIX na região de Nizhny Novgorod. Facas forjadas desta marca são de qualidade muito alta e são vendidas a um preço acessível. Uma vez a marca recebeu uma medalha em uma exposição em Paris pela melhor qualidade de seus produtos.
- Uma das marcas japonesas mais famosas é chamada Kasumi - É uma empresa que combina com sucesso a tradição japonesa de produzir armas frias com desenvolvimentos inovadores no campo de ferramentas de cozinha profissional. Tais produtos parecem muito impressionantes. O aço pode ser pintado e a pulverização de titânio ou padrões elegantes na própria lâmina também podem estar presentes. Dispositivos japoneses não precisam de nitidez por um longo tempo, sua alça é perfeitamente equilibrada.
- Uma marca japonesa popular é Hattori. Todas as facas desta empresa são feitas à mão, para que possam ser chamadas de verdadeiras obras de arte moderna. Eles não têm vergonha de demonstrar em sua cozinha.
- Na Europa, os líderes na produção de facas são várias empresas ao mesmo tempo, a maioria das quais estão localizadas na alemanha. Ao adquirir produtos alemães, você pode confiar completamente em sua alta qualidade - todas as lâminas são feitas de aço carbono endurecido, resistente à corrosão. Os produtos alemães diferem de suas contrapartes japonesas em um design mais contido. Na maioria das vezes, esta é uma combinação tradicional de cores - a própria lâmina é um tom prateado e uma alça preta.
- Produtos franceses Sabatier feito à mão de aço de qualidade. Distingue-se por um cabo fino e uma base arredondada, o que os torna um instrumento extremamente confortável e moderadamente elegante. Bastante atraente são facas Arcos. Suas lâminas são força impressionante. Eles servem por um longo tempo e são capazes de manter um longo nitidez.
No topo dos líderes alemães estão várias empresas.
- Wusthof - uma marca que produz produtos de qualidade exclusiva. Marca faz facas de chef desde 1814. Eles estão em grande demanda entre muitos chefs famosos.
- Friedrich dick fabrica produtos desde 1778. Hoje a marca produz excelentes facas e acessórios de cozinha.
- Zwilling produz excelentes facas de cozinha com uma lâmina resistente à ferrugem durável. Uma característica dessas ferramentas é também o fato de que sua lâmina é criada a partir de uma única peça de aço.
É importante! Certifique-se de verificar na loja, que tamanho é a faca do chef melhor para você escolher para determinados fins - 200 mm ou 300 mm de comprimento.
Como escolher?
Ao comprar uma faca de chef É necessário prestar atenção aos seguintes pontos:
- de que material a lâmina é feita;
- qualidade de nitidez;
- lidar com característica;
- a presença de diferentes rebites.
Se você não cozinhar em um nível profissional, então, perseguir produtos caros e famosos não faz sentido. Você vai claramente parar a sua escolha no produto mais orçamento que satisfará plenamente suas habilidades culinárias. Para um profissional, sua faca principal deve ter várias características.
- Ergonomia máxima. Isso significa que deve descansar confortavelmente em sua mão. Cozinheiros trabalham extremamente intensamente, de modo que o equilíbrio do produto não deve sobrecarregar o pulso ou a mão. O corte deve ser feito sem esforço, mas seja o mais claro possível. Portanto, você deve selecionar apenas um dispositivo de alta qualidade, pois uma ferramenta ruim estraga os produtos durante o corte. Marcas com o lançamento de facas devem levar em conta a anatomia das mãos de um especialista, a mecânica das ações tomadas.
- Lâmina afiada. Uma lâmina sem brilho ou muito macia não permitirá que os filetes sejam cortados tão finamente quanto necessário. O comprimento da própria lâmina também será significativo para muitos.
- O identificador deve ser bem pesado. De alta qualidade, ergonômico, sem elementos desnecessários, ele desempenhará o papel de um prumo de balanceamento, com o qual a lâmina receberá um impulso adicional.
Você não pode selecionar uma faca de chef apenas pelo nome da marca ou pelo alto custo do produto. Deve caber exatamente para você, para ser "afiado" sob seu pincel. Um produto que é aprovado por um chef masculino pode ser muito incômodo ou inconveniente para uma chef feminina.
Pode haver uma ferramenta para cozinhar pratos europeus, e se você está treinando novamente cozinhando pratos asiáticos ou japoneses, você claramente prefere uma faca completamente diferente.
No vídeo a seguir, veja quais facas os chefs usam na cozinha.