Ofensa

Como deixar o insulto e perdoar uma pessoa?

Como deixar o insulto e perdoar uma pessoa?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. É possível perdoar qualquer ofensa?
  2. Por que as pessoas se ofendem umas com as outras?
  3. Como aprender a perdoar?
  4. Técnicas psicológicas

Todo mundo já ouviu falar que aprender a perdoar é muito importante e necessário. Mas uma coisa é falar sobre a necessidade e os benefícios do perdão, e outra coisa é aprender a perdoar na realidade. Todos que tentaram pelo menos uma vez sabem que o perdão é muito difícil, trabalhoso e nem sempre funciona na primeira tentativa. Você deve estar ciente das principais dificuldades deste processo e possuir algumas técnicas úteis que ajudarão você a alcançar resultados.

É possível perdoar qualquer ofensa?

Psicologia para esta questão tem apenas uma resposta verdadeira, que está além de qualquer dúvida. Profunda, forte, amarga, superficial - absolutamente qualquer insulto pode e deve ser perdoado. Mesmo o que uma pessoa considera uma traição, algo que a princípio parece inacreditável, quebra a vida em “antes” e “depois”. Outra questão é se uma pessoa quer perdoar? Infelizmente, é completamente inútil convencer muitas pessoas a persuadir, persuadir e intimidar com os perigos de insultos de longa data à vida e à saúde. Eles não querem se separar de suas queixas, eles não estão dispostos a perdoar ninguém. Os anos passam, as queixas estão crescendo e se multiplicando, a pessoa diligentemente "engorda" eles na alma. Então ele fica doente, falha, fica em apuros. Mais uma vez, não tira conclusões e continua a "alimentar" o insulto. Isso continuará até absorver completamente - oncologia, morte.

O perdão lhe dá a oportunidade de se libertar, libertar o outro. Livrar-se do ressentimento - como se livrar de uma carga pesada e ir mais longe. Se você escolher tal caminho, você terá que tentar dominar toda a sabedoria do perdão. Muitas vezes, as pessoas têm vergonha de perdoar, com medo de serem conhecidas como de corpo mole, sem dentes. Existem certos dogmas sociais que dizem, por exemplo, que é impossível perdoar uma esposa traída, porque uma vez que ele traiu, ele traiu novamente que os inimigos que invadiram o mais sagrado são indignos de perdão. Sob a influência do dogma, uma pessoa se recusa a admitir o pensamento do perdão. Mas se você abandonar todas as convenções e dogmas, você compreenderá facilmente que todos os pecados que eles narram também podem ser perdoados.

Não é necessário dizer a todos e ao agressor que você o perdoou, você não precisa demonstrar sua generosidade, pode parecer uma postura. Além disso, tal perdão para mostrar nem sempre é verdade, sincero. É o suficiente para perdoar a outra pessoa na alma, para liberar a carga dentro de si mesmo. É isso que precisamos aprender. Ressentimento - um dos sentimentos complexos. Consiste em raiva, decepção, insulto e pena por uma pessoa e é uma resposta a um evento, uma pessoa, um ato, palavras que contradizem nossas expectativas.

O ressentimento nunca é positivo, é sempre extremamente destrutivo.

O homem pensa que foi injustamente ofendido, se compadece, está indignado e deprimido. Circunstâncias irreversíveis, quando nada pode ser mudado, causam os mais poderosos e profundos insultos. Estes incluem os fatos de adultério, traição, queixas de infância contra os pais. Retornar e repetir essas situações não podem. Mas você pode mudar sua atitude em relação a eles. Nenhum ser humano nasce com a capacidade de sentir ressentimento. Os recém-nascidos não sabem como ficar ofendidos. Os psicólogos atribuem às emoções inatas apenas medo. Por ações descuidadas de um bebê pode ser assustado, dor física pode ser infligida, mas é impossível ofender o bebê.

Este coquetel complexo de emoções que as crianças aprendem com os adultos, copiando suas reações comportamentais e emocionais.E geralmente, com a idade de um ano e meio, eles já são perfeitamente capazes de demonstrar ofensa.

Antes de aprender a capacidade de perdoar, é importante ser capaz de identificar os tipos de ressentimento. Ela é demonstrativa e escondida. A primeira é a reação que uma pessoa precisa para conseguir alguma coisa. Também é chamado de manipulativo. Então, os filhos obrigam os pais a comprar um brinquedo ou dar doces. Então, muitas vezes as mulheres e meninas são ofendidas. Ela está sempre em exibição. A segunda é muito perigosa, porque uma pessoa a esconde, fecha e experimenta com dificuldade, sem tentar mudar nada.

As queixas podem ser dirigidas a uma pessoa específica (marido, esposa, amigo), um grupo de pessoas (colegas, grupos étnicos, todas as mulheres ou todos os funcionários), o mundo inteiro, poderes superiores, destino e mais. O mais difícil no processo de compreensão e perdão são os insultos em si mesmos, o mundo, as forças superiores e todos os tipos de insultos escondidos, cuidadosamente escondidos.

Por que as pessoas se ofendem umas com as outras?

Se você está ofendido, isso significa apenas uma coisa: não alguém de fora veio e ofendeu você, mas você mesmo se permitiu tal resposta. Isso significa que você mesmo criou um insulto. Você e elimine isso. Para entender por que isso acontece, você precisa saber como o insulto surge. O mecanismo do sentimento complexo é muito simples, não depende de alguém querer ofendê-lo ou tudo aconteceu espontaneamente. A base do insulto é sempre a discrepância real entre suas expectativas e realidade. Os psicanalistas identificam quatro ações básicas que uma pessoa realiza na mente por uma fração de segundos antes de experimentar um insulto:

  • a criação de ilusões, expectativas (como uma pessoa deve agir, o que o mundo deveria nos dar, como tudo deveria ser, para que nos convenha completamente);
  • observação da realidade (como os eventos realmente evoluem);
  • comparação de expectativas e realidade, a detecção de diferenças entre o primeiro e o segundo;
  • uma decisão consciente de dar feedback sobre as discrepâncias encontradas.

Não faz diferença qual tipo ou tipo de insulto está se desenvolvendo. O mecanismo descrito é igualmente justo e preciso para qualquer situação: seja uma briga de família e um insulto a uma pessoa em particular ou um conflito social e um insulto a toda uma equipe de pessoas. Em qualquer um dos quatro estágios, uma pessoa pode assumir o controle da situação, e então o ressentimento não acontecerá. A capacidade de decompor qualquer situação ofensiva em quatro estágios - o começo certo para trabalhar em seus sentimentos negativos. Essas quatro ações ajudam a entender melhor como e por que a situação ofensiva ocorreu, por que você é atormentado por um sentimento desagradável.

Agora, sabendo que o insulto é apenas sua reação, que existe apenas em sua consciência e em nenhum outro lugar, você pode começar a assumir responsabilidade por esse sentimento destrutivo e tentar liberá-lo. O marido é culpado por ser ofendido por sua esposa? Não, porque ela decidiu se ofender. A vida é sempre injusta, dando dinheiro e bom trabalho a um e não dando a outro? Não, porque a decisão de se ofender com a vida de um homem se fez. Raiva, decepção e outras nuances emocionais que acompanham nossas experiências quando decidimos nos ofender também são nossas, pessoais, e podemos lidar com elas. Entender isso geralmente reduz o nível de reclamações. O entendimento vem de que não é tão necessário esperar até que o agressor esteja pronto para pedir desculpas: elas não são necessárias.

Para perdoar, tudo o que precisamos é nosso próprio desejo de reverter nossa própria decisão.

Como aprender a perdoar?

Além dos vingadores, que não sabem perdoar ninguém e nada, em princípio, há pessoas que especialistas no campo da psicologia se referem à categoria de pseudo-perdão. Essas pessoas, embora digam “perdoar”, são de fato, no fundo de seus corações, todos nós nos lembramos e estamos prontos a qualquer momento para reproduzir o insulto e jogar fora a raiva do ofensor. Se você está determinado a aprender a perdoar, se livrar de sentimentos negativos, então o trabalho sobre erros internos não pode ser evitado.É possível lidar com uma queixa somente depois de ter sido vivida, adotada, analisada com precisão matemática. Depois disso, você pode deixar de lado o insulto, livrar-se dele, remover da alma aquilo que é tão tangível.

Trabalhar em si mesmo não será fácil e agradável. Você pode ter que aprender algo novo e desagradável sobre si mesmo. Mas a libertação vale a pena. Para começar, avaliaremos os quatro processos de pensamento mental que ocorrem antes de vivenciar uma queixa e, honestamente, responderemos a algumas perguntas.

  • Quais foram as minhas expectativas? Por que eles eram assim? Havia alguma razão para construir tais ilusões?
  • Por que uma pessoa agiu exatamente como na realidade? Quais foram seus motivos? O que ele queria? Ele sabia das minhas expectativas?
  • As diferenças entre expectativas e realidade foram tão objetivas?
  • Por que eu preciso de uma queixa criada por mim: eu quero que o abusador mude suas ações, eu quero conseguir algo, eu quero terminar o relacionamento com uma pessoa completamente, e o ressentimento é necessário como uma razão?

Pense no fato de que, para qualquer ofensa, é sua demanda. Pode ser ridículo, desarrazoado, desonesto, superfaturado. Ninguém no mundo é obrigado a atender às expectativas de alguém. Para lidar com o sentimento desagradável, literalmente envenenando sua vida agora, perdoe o ofensor será muito mais fácil se você der respostas honestas a essas perguntas. Considere algumas situações comuns e saídas do estado ofendido.

Marido

Apesar do fato de que o cônjuge ou ente querido prometeu fazer você feliz, ele ainda é uma pessoa separada. Ele tem seus próprios interesses, planos, opiniões e opiniões. Ele prometeu felicidade a você, mas não disse que a felicidade está em suas mãos. Você manterá um relacionamento com um homem depois que suas ações que tenham enganado suas expectativas e exigências, ou preferirem desistir, não afetarem o perdão?

É necessário perdoar em qualquer caso: é necessário não para ele, mas para você, para viver além disso com um coração leve e um estado normal da saúde. Pense no bem que é característico desta pessoa: eventos e momentos agradáveis, situações em que uma pessoa descobriu seus melhores lados. Coloque-se mentalmente em seu lugar e tente identificar seus verdadeiros motivos. Tendo percebido eles, agradeça a pessoa por todas as coisas bonitas que aconteceram e liberte o insulto. Expire ela. Proíba-a de retornar. Talvez não funcione da primeira vez, mas definitivamente funcionará.

Crianças

O ressentimento de crianças nos pais é muito comum e geralmente é incrivelmente forte e destrutivo. A criança criada vive a própria vida, presta menos atenção à mãe ou ao pai do que antes, e isso não é surpreendente. Se você pegar um pedaço de papel e um lápis e escrever honestamente as respostas a todas as perguntas sugeridas, é provável que não seja a filha ou o filho quem é o culpado, mas o desejo de ainda segurar a mão da criança, controlar sua vida. A exigência não é razoável, porque a criança cresceu e está agora pronta para segurar a mão de seus próprios filhos.

Motivos do filho e da filha podem ser muito criativos: trabalho, estudo, criação da própria família. A maioria das crianças, além disso, não sabe exatamente o que os pais estão construindo em suas cabeças.

Diga ao seu filho que você gostaria de vê-lo com mais frequência, que precisa da ajuda dele. Descarte instalações e expectativas e requisitos irrealistas e desatualizados. Lembre-se do bom: como a filha deu os primeiros passos, e o filho trouxe os cinco primeiros. Mentalmente abençoe a criança, largue o insulto, deixe o amor entrar em seu coração. Uma ótima maneira de psicoterapia em casa é um álbum de fotos da família: permite que você volte mentalmente para um bom passado, para visualizar o positivo.

Colegas

Relacionamentos com colegas podem ser de diferentes graus de tensão. Ao trabalhar com tais ofensas, é muito importante determinar imediatamente se você está ofendido por alguém em particular ou por toda a sua força de trabalho. Em qualquer caso, siga o esquema.Analise: o que você realmente esperava de seus colegas? Como eles devem tratá-lo? O que deveria ter sido feito por você? O que fazer? Eles sabiam sobre seus requisitos internos? Quão razoáveis ​​são esses requisitos e eles afetam os interesses de outras pessoas?

Um exemplo simples: você está ofendido porque um colega jogou todo o trabalho em você na véspera do feriado de Ano Novo, enquanto ela mesma pediu ajuda para comprar presentes para as crianças. Primeiro, ela não sabe quais são os requisitos que você tem para o comportamento dela. Em segundo lugar, ela tem fortes motivos: presentes para as crianças. E finalmente, seu colega resgatou você mais de uma vez quando teve que deixar seu emprego. Lembra? Mentalmente agradeça seu insulto pela sua aula de vida, deseje que um colega escolha com sucesso presentes e libere o insulto.

Da mesma forma, você precisa desmontar e situações de conflito na equipe. Para qualquer conflito, há uma incompatibilidade de expectativas: a equipe esperava uma de você, e você agia de forma diferente, esperou por algo específico de seus colegas, e eles fizeram o oposto. Depois de determinar os motivos e traços positivos de cada um dos colegas, é importante deixar de lado o insulto. E só depois disso decidir se quer trabalhar em equipe ou se apenas sair de um lugar e encontrar outro emprego. Seja qual for a decisão, é importante perdoar.

Importante: em qualquer situação, com qualquer ofensa, lembre-se que esse sentimento não pode ser escondido, deixado sem trabalho, é impossível lutar e negar isso. Não trará alívio e cria o perigo de acúmulo de raiva e autopiedade, o que pode causar o desenvolvimento de doenças somáticas. Ao trabalhar com cada ofensa, você precisa:

  • reconhecer o fato de ter um sentimento;
  • assumir a responsabilidade pela ofensa somente em si;
  • divida-o em quatro partes;
  • substitua todos os negativos na análise por sentimentos positivos.

Técnicas psicológicas

Na prática psicoterapêutica, vários métodos de trabalho com queixas são amplamente utilizados.

Métodos de pensamento sanogênico do professor Orlov

Este método foi desenvolvido em 1993 pelo professor Yuri Orlov. Sanogenic é chamado uma mentalidade saudável. O método descreve como alcançar o perdão, substituindo os pensamentos patogênicos por pensamentos saudáveis ​​e positivos. De acordo com este método, os professores trabalham hoje, suas teses são estudadas por estudantes de medicina para que possam ser usadas na prática médica, é recomendado para todos que trabalham com condenados e pessoas com deficiência. O método inclui as seguintes etapas:

  • auto-observação (escrevendo em um caderno de pensamentos diários, descrição de sentimentos, quanto mais, melhor);
  • determinação da validade e natureza de suas reivindicações e expectativas;
  • avaliação da realidade e avaliação da natureza da infracção.

A tarefa é mostrar visualmente a diferença entre as expectativas e a realidade e aprender como substituir o negativo pelo positivo na realidade.

O objetivo é aceitar a realidade sem reivindicações e expectativas preliminares, plena aceitação do mundo e das pessoas, compreensão de suas ações, ações e motivações.

Ofensa retrato

Este método foi criado no século passado por psiquiatras soviéticos para ajudar a superar o estresse e ressentimento para as pessoas que foram vítimas de violência por um longo tempo em uma situação traumática. Hoje, o método é amplamente utilizado para estabelecer as causas psicossomáticas do câncer, sobrepeso, obesidade e doenças cardiovasculares. Uma pessoa é convidada a desenhar seu insulto. Não faz diferença se ele consegue desenhar bem ou não. O desenho permite que você tire do mundo interior aquilo que uma pessoa geralmente suprime e esconde.

Certifique-se de gravar ou verbalizar as respostas para determinadas perguntas.

  • Onde ela se estabeleceu (na cabeça, no coração, nos rins, no estômago ou em outro lugar)?
  • Que tamanhos tem (grande ou pequeno)?
  • Qual é a sua estrutura (é líquida e transbordante, sólida e presa, como uma nuvem de gás e quase sem peso)?
  • Está frio ou quente?
  • Tem cor e cheiro? De que cor é, como cheira?
  • Quantos anos ela tem (quanto tempo ela apareceu)?
  • Por que isso aumenta, em que circunstâncias isso acontece?
  • Por que isso existe? Qual é o seu propósito e tarefa?
  • Que vantagens oferece (talvez proteja da comunicação com alguém desagradável ou perigoso)?
  • Qual será a ofensa (feriado, festa, despedida na plataforma)?
  • O que vai resolver neste lugar em vez dela? Determine o sentimento positivo que deve viver onde houve um insulto.

Particularmente me debruçar sobre o último parágrafo. Crie uma âncora psicológica. Por exemplo, imagine uma laranja perfumada grande e amarela que você recebeu quando criança na véspera de Ano Novo. Toda vez que o ressentimento retorna, reproduza seu cheiro e imagem. Aos poucos, uma laranja e um sentimento de alegria suplantam traços negativos de insulto. Figura com um retrato da ofensa queimada ou rasgada no final do trabalho.

Técnica "cadeira"

Uma técnica popular e muito eficaz que se baseia em falar francamente com o agressor. Mas em vez disso, haverá uma cadeira vazia ou banquinho à sua frente. Você pode jogar fora a raiva e ofensa no sentido literal da palavra: gritar com ele, chutá-lo com um pé, cuspir nele. Tendo vivido sentimentos negativos, você pode dizer adeus a eles.

"Court"

Deixar ir do passado é muito mais fácil se todos os detalhes do insulto forem resolvidos. Reúna uma ação judicial. Fale com o promotor: nomeie todos os crimes do ofensor, acuse-o. Fale um advogado: proteja o infrator, absolva. Torne-se um juiz: pondere os argumentos e decida esquecer.

Para obter informações sobre como deixar o insulto e perdoar uma pessoa, veja o próximo vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento