O café não é apenas uma bebida revigorante, mas também uma excelente ferramenta para tingir papel, tecidos e até mesmo cabelos! Mesmo nos tempos antigos, quando as cores não existiam ou eram inacessíveis para as meninas simples, era usada para deixar os cabelos mais escuros. Agora, a maioria das pessoas acha esse método ridículo. Mas também existem aqueles que escolhem a naturalidade e o cabelo saudável. A este respeito, o café natural está claramente à frente de qualquer corante químico.
Funcionalidades
Tingir o cabelo com café é muito fácil se você souber como trabalhar com este corante incomum. Para obter o resultado desejado, é necessário não apenas escolher o tipo certo de café, mas também prepará-lo corretamente. Depois disso, você pode começar o processo de coloração.
Por exemplo, a pintura é melhor feita usando apenas café natural. É desejável que ele estivesse ao mesmo tempo moído na hora. Só neste caso, esta bebida será capaz de "dar" a sua cor máxima.
Você não deve economizar no "corante" e comprar café barato. Não haverá benefício com isso, porque o cabelo simplesmente não será pintado.
Para fazer apenas uma tonalidade clara após a pintura, é melhor usar a espessura de uma tal bebida.
Além disso, como em todos os outros casos, não é necessário fazer este procedimento após o perm. É necessário esperar pelo menos um mês, porque o cabelo simplesmente não se pintará. Você também precisa levar em conta o fato de que a cor que será obtida como resultado dependerá da tonalidade inicial do cabelo. Mais saturado e brilhante virará uma sombra em meninas com um cabelo marrom-claro ou em mulheres de cabelos castanhos. Mas belezas de cabelos negros, como a coloração, ajudarão a deixar seu cabelo mais brilhante e bem tratado. Loiras só têm o cabelo escurecido um pouco.
Pontos fortes e fracos
Como qualquer agente de coloração, o café tem seus prós e contras.
Suas vantagens incluem o seguinte:
- tinge cabelos em lindas cores naturais;
- não causa reações alérgicas;
- fortalece o cabelo, o que impede sua perda;
- devido a essa coloração, o brilho oleoso é eliminado, o cabelo fica brilhante e brilhante;
- em alguns casos, esse procedimento economiza até mesmo da calvície;
- no café não há nenhum elemento químico prejudicial;
- tem um aroma agradável.
No entanto, apesar desse número de vantagens, você não deve considerar este método de coloração ideal. Ele também tem desvantagens:
- o cabelo grisalho cobre o cabelo apenas antes da primeira lavagem da cabeça;
- Para conseguir um bom resultado no tingimento, é necessário fazer vários procedimentos seguidos;
- até em meninas jovens a cor é mantida muito curta;
- A pintura leva muito tempo: de 2 a 3 horas.
Melhores receitas
Para tingir seu cabelo com café em casa, você pode usar uma das receitas propostas.
Maneira clássica
Após este método de pintura, o cabelo fica sedoso e bem tratado.
Componentes necessários
- 3 colheres de sopa. l grãos moídos;
- meio copo de água quente.
Receita passo a passo.
- Para começar, o grão moído deve ser preenchido com água. Deve ser pré-aquecido a 90 graus. Em seguida, deixe tudo por 18 a 22 minutos.
- Quando esse tempo passa, o líquido deve ser aplicado aos fios e envolver a cabeça com filme plástico. Depois disso, enrole com uma toalha.
- Após 35 minutos, o cabelo precisará ser bem lavado.
Com hena
Esta opção de pintura irá adicionar brilho ao cabelo, bem como um tom avermelhado claro. Além disso, ajude-os a fortalecê-los.
Para fazer isso, pegue:
- 2 colheres de sopa. l hena incolor;
- 3 colheres de sopa. l grãos de café;
- 3 colheres de sopa. l água quente.
Receita passo a passo.
- Primeiro você precisa encher a hena com água, então adicione lá café grosso e deixe tudo por 35-40 minutos.
- Quando a mistura é infundida, é necessário misturá-la bem e só depois aplicar no cabelo.
- Depois de meia hora, devem ser lavados com água.
Com canela
Esta combinação será muito útil para o cabelo. Além disso, como resultado, você pode obter um lindo tom de chocolate ou mesmo marrom-dourado. Tudo vai depender de como a cor original foi.
Componentes necessários:
- 3 colheres de sopa. l conhaque;
- 2 gemas de galinha;
- 2 colheres de sopa. l óleo de espinheiro marítimo;
- 1 colher de sopa. l canela em pó;
- 5 colheres de sopa. l café moído.
Receita passo a passo.
- Primeiro você precisa misturar o conhaque e as gemas e depois bater em uma massa fofa. Depois disso, você precisa adicionar óleo de espinheiro mar, bem como derramar canela e café moído.
- A mistura final deve ser aplicada ao cabelo e envolvê-lo completamente.
- Quando tiverem passado 35 minutos, enxague tudo com água morna.
Com corantes naturais
Essa coloração é muito útil para o cabelo enfraquecido, porque as ervas tornam o cabelo mais saudável e mais forte.
Para esta opção de pintura, você precisará dos seguintes componentes:
- 100 g de água fervida;
- 3 colheres de sopa. l grãos de café moídos;
- 2 colheres de sopa. l Basma misturado com hena;
- 3 colheres de sopa. l mel;
- 3 colheres de sopa. l azeite de oliva.
Receita passo a passo.
- Para começar, o grão moído deve ser enchido com água fervente e deixado em infusão por 30 minutos. Em seguida, nesta mistura, adicione mel, azeite, bem como henna com basma.
- Agora você pode aplicar essa mistura em seu cabelo e depois aquecê-la bem.
- Quando 35 minutos se passaram, você precisa lavar o cabelo com água morna.
Com espinheiro mar
Esta mistura não só nutre o cabelo, mas também o torna mais brilhante. É necessário apenas observar estritas proporções.
Para fazer isso, você precisa dos seguintes componentes:
- 3 colheres de sopa. l café;
- 2 colheres de sopa. l óleo de espinheiro marítimo;
- 1 \ 2 colher de chá. Óleo de Urtiga Aromático.
Receita passo a passo.
- Primeiro você precisa misturar café moído com óleo de espinheiro. Então você pode adicionar óleo de aroma, após o qual você precisa colocar a mistura nos fios.
- Após 45 a 55 minutos, o cabelo deve ser lavado com água morna.
Com plantas medicinais
Tal mistura não servirá apenas para colorir, mas em cima disso cura o cabelo.
Para fazer isso, você precisa dos seguintes componentes:
- 2 colheres de sopa. l flor de limo;
- 2 colheres de sopa. l margaridas;
- 2 colheres de sopa. l bardana;
- 1 colher de sopa. l urtiga;
- 200 ml de água fervida;
- meia xícara de café;
- algumas gotas de óleo essencial de ginseng.
Receita passo a passo.
- Primeiro você precisa misturar todas as ervas, enchê-las com água e depois insistir por meia ou duas horas. Depois disso, é necessário esticar o caldo através de várias camadas de gaze.
- Em seguida, você precisa enchê-lo com meia xícara de café moído seco, bem como ginseng. A mistura deve ser espessa como creme azedo.
- Deve ser aplicado uniformemente no cabelo e envolver. Depois de uma hora, você pode enxaguar a cabeça com água morna.
Spray de coloração
Se a menina não tiver tempo livre, e você ainda quiser tingir seu cabelo, você pode tentar preparar uma mistura para o spray. Nesse caso, será possível economizar algumas horas. Para a sua preparação, é necessário deitar café moído ou grãos integrais com água a ferver e ferver tudo durante 6 a 7 minutos. Quando a mistura esfriar, ela pode ser despejada em um frasco de spray e usada para o propósito pretendido depois de lavar a cabeça.
Dicas
Tendo decidido tingir seu cabelo com uma ferramenta como café, você deve primeiro aprender o conselho de quem já o usou. Isso ajudará a não estragar o cabelo.
Para que o cabelo fique perfeitamente colorido como resultado, é melhor tentar fazê-lo em fechaduras separadas para começar. Se a cor cair bem, você pode pintar o resto do cabelo.
Praticamente todas as dosagens nas receitas propostas são calculadas em cachos de comprimento médio, então eles precisam ser “personalizados” para caberem seus cabelos por conta própria - aumentando ou diminuindo a quantidade de café.
Uma vez que esta coloração não dá resultados muito duradouros, recomenda-se fazê-lo quase sempre antes de lavar a cabeça. Neste caso, a cor do cabelo ficará cada vez mais rica e bonita.
Se a mistura de café ficar muito espessa, ela deve primeiro ser esfregada nas raízes e distribuída apenas por todo o cabelo. Se a mistura é muito líquida, você só precisa enxaguar o cabelo com ela.
Não molhe o cabelo antes de aplicar a mistura de café. Neste caso, a cor não cairá tão bem. Para resultados máximos, a “tinta” de café pode ser mantida na cabeça por até duas horas. É completamente inofensivo, portanto o cabelo permanecerá saudável após um procedimento tão longo.
E, a fim de remover o cheiro do café, você pode enxaguar a cabeça com água com seus óleos essenciais favoritos. O principal é adicionar apenas algumas gotas ao líquido para que o cheiro não seja muito persistente. Além disso, por vezes, após essa coloração, aparece uma sensação de viscosidade. Portanto, os especialistas recomendam adicionar um pouco de condicionador de cabelo à mistura preparada.
Além disso, não se esqueça que você pode usar apenas café natural e em qualquer caso, não em pó. Se a casa não tem um moedor de café, então você deve comprar café moído. Verdade, a cor, neste caso, não será tão brilhante.
Resumindo, podemos dizer que o café pode ser usado não apenas pelo seu “propósito pretendido”. É bem possível desfrutar de uma xícara de bebida natural feita na hora e, em seguida, transformar os restos de espessura em um agente de coloração.
Os benefícios do café para fortalecer e tingir o cabelo podem ser encontrados no vídeo abaixo.