Cães Pastores Afegãos são chamados de uma das raças mais antigas. Muitas vezes há confusão nas definições: pastor afegão, galgo afegão, saga koche (montes) - são esses nomes de uma raça ou todos eles são representantes de raças diferentes? Vamos tentar descobrir como eles diferem.
Descrição
Saga koche (Cão de pastor afegão) é um ancestral pouco conhecido do moderno cão de pastor da Ásia Central - Alabai. O peso destes cães varia em uma ampla faixa de 38 a 80 kg, o "garfo" de altura também é variável - de 66 a 90 cm na cernelha.
O nome persa da raça é "kuti", "heap", não tem nada a ver com o galgo afegão mimado e elegante. Basta olhar para estes dois cães e as diferenças entre eles se tornam visíveis a olho nu.
Saga Koche é chamado de "Wolfhound afegão" por seu caráter beligerante, tremenda força física e poder, e brutalidade na batalha com o inimigo.
As raças viviam na Ásia Central desde os tempos antigos, perfeitamente adaptadas às duras condições climáticas. A raça praticamente não foi selecionada, é verdadeiramente “limpa”. Representantes da saga são montanhosos, estepes e desertos, dependendo das condições iniciais do habitat.
Cada tipo tem seu próprio corpo. Estes cães são muito fortes, duros e independentes, claro, agora eles são muito mais socializados do que antes, no entanto, você deve pensar cuidadosamente antes de ter um animal de estimação.
Os criadores iniciantes dificilmente seriam capazes de lidar com a educação e o treinamento de um animal tão auto-suficiente e forte.
Saga koche - cães grandes com um casaco duro. Seus pescoços são longos e fortes, suas orelhas são cortadas, como caudas.
Em representantes do tipo deserto, além de lã, há um subpêlo de forte densidade, enquanto a saga da estepe também tem lã alongada. Os cães das espécies de montanha são de ossos largos e os da estepe são dobrados mais facilmente e graciosamente.
A raça ainda não foi reconhecida como independente, portanto, como tal, não possui um padrão.
As cores e tipo de revestimento podem ser diferentes, a cabeça pode ter uma forma e tamanho diferentes. Sinais comuns da raça são:
- grande força física;
- Movimento infatigável em superfícies desconfortáveis - montanhas, areia, colinas;
- a presença de suspensão no pescoço.
Embora o cabelo da saga seja espesso, não é particularmente necessário cuidar dele.
Porque os cães são adaptados para a vida ao ar livre, sua aparência é o resultado de tal vida. A única intervenção humana na aparência destes quatro pernas - o corte das orelhas é praticamente “abaixo de zero” e a cauda é 1/3 do comprimento.
Prós e contras da raça
As vantagens do Pastor do Afeganistão são, sem dúvida, qualidades como:
- excelente saúde;
- falta de cuidado;
- excelentes qualidades de guarda e segurança;
- força e resistência notáveis.
As desvantagens, mas as características da raça devem incluir:
- a necessidade de socialização precoce e comunicação constante com o proprietário;
- agressividade, intolerância para os outros, mesmo que o cão seja socializado;
- "Alto" raça, o cão late, uiva, rosna;
- não pode ficar sozinho, o cachorro fica agressivo e com raiva;
- você não pode manter os cães no apartamento, adequada área apenas vedada em uma casa particular.
Traços de caráter
Por seu caráter e temperamento, a raça saga koche corresponde plenamente às condições em que historicamente viviam. Eles são independentes, equilibrados e destemidos. Na batalha, implacável, agressivo com os outros, muitas vezes mostram teimosia mesmo em relação ao seu próprio dono. Ao mesmo tempo, eles são fiéis e fortemente ligados ao proprietário e seus familiares.
Apesar do fato de que eles protegem seu “bando” e não ofenderão, não devemos arriscar deixá-los desatendidos com crianças, especialmente com crianças pequenas.
Também não há necessidade de permitir colisões e lutas de pastores afegãos com outros membros da família canina. Saga koche precisa se comunicar com o proprietário em grande número, caso contrário, ele se tornará incontrolável e agressivo.
Esta é uma raça muito "faladora".tais cães mostram sua alegria e tristeza através de latidos, rugidos, uivos e outros sons. Pessoas desacostumadas como "vocais" podem assustar.
A fim de estudar adequadamente as características do caráter e temperamento do seu animal de estimação, o proprietário precisa de tanto tempo quanto possível para estar com ele.
A diferença desta raça de alabayev é que é contra-indicado para eles viverem em um apartamento.
Em conexão com a agressão geneticamente incorporada em relação a todas as pessoas que não são membros da família, assim como os animais, caminhar com ela será praticamente impossível.
Além disso, um estranho simplesmente não será capaz de entrar no apartamento, a saga do koche será contra ele, e é bom se o cão só latir para o hóspede.
O cão define os limites da área protegida. E muitas vezes não é apenas uma casa, um quintal e um terreno vedado. Pessoas que nunca viram tais cães antes podem parecer sonolentas e lentas, mas isso não é verdade. O aparente relaxamento do cão diz apenas que Ele acumula a força para "empurrar" do lugar com a velocidade da luz, se ele decide que alguém está vindo para a casa
O ataque da saga koche é rápido e poderoso, portanto Se você não está confiante em suas próprias habilidades, não entre nas casas onde o sago koche vive.
Como escolher?
Existem apenas 2 canis de saga koche no mundo Por exemplo, dos países europeus só a Alemanha pode oferecer para venda filhotes desta raça. O canil alemão é periodicamente reabastecido com cães do Afeganistão, isso é feito para manter a pureza da raça.
Não há mais canis no mundo - você precisa ir para a Alemanha ou para o Afeganistão.
O custo de um filhote de cachorro saga koche começa a partir de 18,5 mil rublos (2019). Isto é, se fizer uma compra no Afeganistão.
E no berçário alemão o preço é 3-4 vezes maior. Você também precisa coordenar com o criador a compra de um filhote na Rússia, uma vez que nem sempre concordam com isso.
Os pastores do Afeganistão escolheram e continuam a escolher os filhotes da saga koche assim: agacham-se na frente de cada um deles e faça palmas de algodão bem na frente do nariz do bebê.
A escolha depende da reação do filhote. Se ele choramingasse, engatinhava de volta ou fugia - este é um mau defensor. Se, sem pestanejar, parece bom. E se você é tão corajoso o suficiente para latir - ótimo.
Política de conteúdo
Este cão não foi criado para morar em um apartamento da cidade, ou para se sentar em uma corrente (nenhum cachorro foi criado para a cadeia).
Se um recinto fechado for escolhido como o “abrigo” para o pastor afegão, ele deve ser grande e espaçoso.
Muito melhor para um animal, de modo que à noite você pode sair e correr ao redor do território.
Naturalmente, a área ao redor da casa deve ser cercada com segurança, caso contrário, os estrangeiros podem sofrer, o que o cão vai levar para os outros e jogar.
Não é particularmente necessário cuidar da saga do sagu - as vacinas necessárias, medidas antiparasitárias e tratamento anti-carraça serão suficientes.
Regularmente (todos os dias) você precisa inspecionar os olhos e ouvidos de um cachorro, mas um filhote de cachorro deve aprender esses procedimentos. Um cão adulto não entenderá as manipulações do dono e ficará zangado.
Se um cachorro entrar na casa, é necessário limpar suas patas (e também é aconselhável ensiná-la a isso na fase de filhote).
O que um pastor realmente precisa é de comunicação.
Você tem que gastar muito tempo com ela ela não pode ficar sozinha.
Se você não prestar atenção a esse animal por muito tempo, a agressão e a força prevalecerão sobre o senso comum e a obediência.
Poder
Representantes da raça são completamente despretensiosos em comida. Afinal, desde a antiguidade, a comida era como um camelo - para comer, como e o que acontece e para beber, quando possível. Os cães acompanhavam as caravanas e estavam acostumados a um conjunto de produtos muito escassos. Sobrevivência foi assegurada apenas pelos animais mais fortes e mais exigentes.
Isso não significa que as salsichas modernas devam ser mantidas no pão e na água. Eles devem ter acesso constante a água potável, bem como refeições regulares e saudáveis.
Quanto mais exercício um cão experimenta regularmente, mais proteína (isto é, carne) ele precisa. Caso contrário, será difícil para ela manter sua excelente saúde no nível adequado.
Se o dono quiser transferir o cão para a comida seca, deve ser uma composição boa e cara da categoria “holística”.
Higiene
Como a saga koche é uma raça de rua, não precisa de procedimentos higiênicos freqüentes. No entanto, como a poluição (por exemplo, lamacenta no outono e na primavera) o cão precisa lavar as patas, e se vive na casa, depois de cada caminhada.
Se o cão vive na rua, em um recinto fechado quente, a natação é indesejável antes do início do calor, porque até a sua saúde lendária pode salvar antes de um resfriado.
Principalmente representantes da raça vivem no Afeganistão.
Os russos mais muitas vezes dão à luz a Alabayev. Pentear a lã é necessário 2-3 vezes por semana, atividade física - diariamente. Se o cão participar de uma exposição, antes de começar, você deve lavar o cão com um xampu seco especial.
Treinamento
O problema do treinamento e educação do pastor afegão um - a independência da natureza do cão. Ela é dedicada ao dono, ama-o, mas ela tem grandes problemas com a obediência E se você se lembrar de qual força física essa raça tem, e quão duro é seu caráter, então será muito difícil para um proprietário de plantação de cachorro novato lidar com um cachorro. Para explicar quem é o responsável pela casa, o proprietário deve, uma vez - de forma clara e estrita.
Anteriormente, o cão foi aconselhado a bater, e o conselho veio de manipuladores de cães. Agora a crueldade com os animais é inaceitável. Explique sua posição de liderança através de palavras e entonação.
Se o dono não pode explicar em palavras ao cão que ele está no comando, talvez ele não deva iniciar uma saga de coca.
Esta raça precisa de esforço físico constante, porque tem sido usado para isso historicamente. As condições da cidade não são adequadas para isso.
Portanto, o cão deve ser mantido apenas em uma casa particular com uma grande área cercadaonde o cão pode se mover muito sem prejudicar sua atividade para os outros. As aulas com um canino profissional devem ser regulares desde cedo.
Um pequeno clip do berçário tadjique sobre Saga koche (Pastor do Afeganistão) pode ser visto abaixo.