Sheepdog - um cão que é perfeitamente adaptado para a vida na metrópole. Ela pode ser um cão de trabalho e pode ser mantida em um apartamento como um companheiro. Devoção, prestimosidade, obediência - todos esses são traços de um pastor de raça pura.
E, claro, todo amante de cães quer se tornar o dono de um verdadeiro representante da raça que atenda aos padrões. Afinal, esses indivíduos manifestam todas as melhores qualidades. É possível determinar o pertencimento ao padrão pela cor do animal de estimação.
O que determina a cor do casaco?
A cor desses cães é determinada por três genes: a é preto, o aw é zoneado e o preto. Todas as outras opções de cores são formadas como resultado da mutação. No caso de um desvio significativo da cor de um indivíduo é rejeitado.
Muitos trabalhos sobre a genética de cães pastores criados por Malcolm B. Willis. Ele aponta que diferenças na cor dependem da presença de pigmento - melanina, que pode estar presente na forma de eumelanina e feomelanina. A eumelanina provoca a formação de lã preta ou marrom-escura em cães pastores, e a feomelanina afeta o desenvolvimento da coloração amarela ou avermelhada.
Além da cor, quando o indivíduo é incluído no padrão da raça, o tipo de cobertura é levado em consideração. Pode ser cães de pelo curto ou longhair. É impossível prever com antecedência o comprimento que o animal terá, somente depois de algumas muda o comprimento da cobertura ficará claro. É impossível atravessar dois indivíduos com diferentes tipos de lã. Os objetos de valor incluem os "alemães" que têm um rico nariz escuro e um leve tom cinza de subpêlo.
Os desvios também incluem indicadores externos como a ausência de uma máscara no rosto, olhos de cor clara, manchas esbranquiçadas no peito ou nas patas, garras brancas, a ponta da cauda de uma cor vermelha.
Cores permitidas
O padrão inclui quatro opções de cores aceitáveis para cães da raça apresentados.
Preto
A cor mais comum. Esta é a versão tradicional, embora em suas qualidades de trabalho tais cães sejam inferiores a alguns outros espécimes. Cor oposta significa, significando a presença de uma grande área escura na forma de um manto em forma de V nas costas, caindo para os lados até os cotovelos. Aloque variantes em preto, cinza e preto da cor preta.
Também esta cor opção pode ser dividida em cheprak profundo e enfraquecido. A área clarificada é chamada de tan, pode ser vermelha, marrom, cinza ou amarela. A saturação de cor pode variar. Para esses cães é caracterizada por uma máscara escura no rosto.
Neste caso, o peito pode estar completamente preto, parcialmente preto ou sem lã preta. Cada indivíduo preto ou bronzeado tem um padrão individual dessas áreas.
Zonar
É esta cor que teve os antepassados mais antigos dos pastores alemães. Cada pêlo de lã é tingido em vários tons, que seguem na seguinte ordem:
- o enredo é brilhante;
- preto;
- amarelo ou marrom;
- preto.
Diferentes combinações e saturação de cores determinam o tipo de cor, apenas duas delas - zona cinza (lobo) e zona vermelha. No primeiro caso, prevalecem as tonalidades cinza e cinza escuro e um undercoat esbranquiçado. Uma característica distintiva dos cães vermelho-zonar é a presença de áreas pretas, pretas e vermelhas com a preservação de um tom claro e um desenho circular de cabelo.
O gene inerente aos cães com cor zonar é dominante. Isso significa que, ao misturar duas listras diferentes, os filhotes definitivamente terão essa coloração. Esta cor perdeu sua popularidade após a procriação ativa de cães de cor negra, ainda que são animais com tipo zonary de lã que têm algumas vantagens:
- esses indivíduos são superiores a outros cães pastores em suas qualidades de trabalho;
- Esta é a opção mais bem sucedida para melhorar a pigmentação durante a reprodução;
- dos indivíduos da zona cinza não há jovens de cabelos compridos.
Preto
Este tipo é caracterizado por lã preta brilhante sem outros tons. Esta é uma cor muito rara, apenas 0,1% dos "alemães" têm um casaco preto. Na maioria das vezes, os representantes da variedade negra são usados como cães de trabalho, eles praticamente não participam de exposições.
Conseguir tal filhote só é possível através do cruzamento de dois dos mesmos cães pastores. O fato é que, se o preto é apenas um dos pais, os genes de seu parceiro prevalecerão na cor do bezerro, já que o preto é a cor recessiva quando os cães pastores são criados. Esses cães são altamente valorizados.
Em outras raças de cães, o gene responsável pela cor preta sempre se torna dominante.
Preto e castanho
Opções de cores ainda mais raras. Este fato se parece com isso: sua cor primária é preta, e o bronzeado é formado nas maçãs do rosto e sobrancelhas, no peito, nas pernas, sob a cauda. A coloração em alguns casos pode ser comparada com a cor da lã do Doberman. As instâncias de preto e marrom são usadas apenas para serviço. Essa opção nem sempre é considerada como uma cor separada, pois é derivada de outras tonalidades.
Tais indivíduos podem ser classificados em cães de coloração escura e enfraquecida e com cores como o Doberman. No primeiro caso, o filhote nasce quase negro, mas debaixo da cauda você pode ver uma área cinza, vermelha ou fulvo, bem como manchas nas pernas. A cor de um indivíduo adulto parece um preto, apenas tom mais escuro.
Filhotes com um bronzeado enfraquecido nascem completamente negros, mas com a idade eles experimentam a formação de um subpêlo marrom ou amarelo, manchas leves nas patas - estes sinais formam um bronzeado bonito e impressionante. No entanto, a herança dessa cor é muito instável, leva a um enfraquecimento da pigmentação nos jovens. Mesmo se você cruzar tal indivíduo com um parceiro sombrio, a descendência será significativamente mais leve.
No terceiro caso, a cor é conhecida como Doberman, quando o animal apresenta áreas uniformes cinzentas ou amarelas nas patas, no peito, sob a laringe. Arcos de luz ficam acima das sobrancelhas e nas maçãs do rosto, a máscara é freqüentemente mal definida.
Esta é uma variante da raça bastante rara, não é rejeitada na exposição, mas não é particularmente valorizada.
Fatos não padronizados
As opções de cores abaixo são raras e relacionadas ao casamento. Esses cães não podem ser criados, bem como enviados para participar da exposição. No entanto, esses filhotes permanecem igualmente leais e obedientes por natureza, portanto, cães não-padrão são transformados em companheiros.
- Branco. A aparência de um filhote branco é possível se ambos os pais entrarem em um gene recessivo responsável pela cor da pele. Esses cães pastores não pertencem aos albinos, eles têm o mesmo nariz, olhos e garras negros, como nos indivíduos admitidos no padrão.
- Ruiva Eles são muito espetaculares na aparência, mas não são reconhecidos como padrão. Ao mesmo tempo, um bronzeado vermelho ou vermelho pode ser permitido.
- Cinza Essa cor é alcançada em caso de enfraquecimento do gene responsável pela cor preta. Às vezes o pastor cinza é chamado de azul.
- Dourado Animais, chamados de ouro, têm um casaco de pele leve. Este tom incomum é formado devido à presença de um determinado pigmento.
- Manchado. A pelagem desses indivíduos tem numerosas manchas de pigmento em todo o corpo, as manchas são organizadas de forma caótica em todas as partes do corpo. Geralmente irregular são mestiços ou mestiços.
- Chaly. Tal cão coloração pode ficar por causa da velhice.Quanto mais velho o cão se torna, mais cabelo cinza aparece na linha do cabelo. Quando os cabelos grisalhos cobrem a maior parte do corpo, você pode chamar a cor de chaly.
Muitos criadores de cães querem se tornar os donos de uma cor única Shepherd, mas antes de você se tornar um animal de estimação, vale a pena lembrar que A cor especial do revestimento não é reconhecida como padrão. Se o cão é necessário exclusivamente como um amigo, então um cão de um traje não-padrão ou mestiço é bastante adequado para esse fim.
Mesmo um mestiço, um parente distante do qual é um pastor, é distinguido pela devoção, inteligência e amor ilimitado pelo dono.
O vídeo a seguir mostrará os tipos de cores do Shepherd.