O Pastor de Pastor Tuvinês não possui uma distribuição tão ampla no território de nosso país quanto outros tipos de cães pastores, o que está relacionado com a história da origem da raça e sua especialização.
Um pouco de história
O Pastor Tuvinian é um cão pastor de aborígenes, que é o resultado de uma seleção centenária. Muitas vezes, você pode ouvir o nome popular da raça, como a guarda Tuvinian, que também reflete plenamente as principais funções deste cão forte e confiável. A origem da raça está associada ao desenvolvimento ativo da criação, característica naqueles tempos para os povos do Tibete, Mongólia, Tuva e Altai.
Inicialmente, numerosos rebanhos de iaques eram protegidos por mastins tibetanos e cães pastores nativos - pastores mongóis. Como resultado de sua travessia, uma nova raça apareceu.
O cão pastor de Tuvinian acabou por ser um cão extremamente disciplinado e absorveu todas as melhores qualidades de guarda e guarda dos seus antepassados. Ela lidou bem com o gado, protegeu casas particulares de ataques de animais selvagens e atuou como um companheiro confiável em longas viagens e caça.
No entanto, com a entrada de Tuva no estado soviético, a demanda por esta raça diminuiu e, conseqüentemente, o desenvolvimento da raça diminuiu drasticamente. Isso se deve à proibição do nomadismo indígena e à promoção de um estilo de vida sedentário. Como resultado, em 1959, os indivíduos de raça pura permaneceram criticamente baixos, enquanto aqueles que sobreviveram foram castrados.
O renascimento dos cães pastores de origem tuviana como raça independente começou a ocorrer apenas no início dos anos 2000, com o apoio das autoridades regionais de Tyva e com o envolvimento de subvenções estatais. Como material de reprodução foram selecionados sete dos melhores indivíduos, que foram utilizados para restaurar a raça. Atualmente, há dois canis de linhagem na república, cujos funcionários envidam todos os esforços para preservar esse lindo e perspicaz cão pastor, que serviu às pessoas durante séculos.
No entanto, apesar do entusiasmo dos criadores de cães, A população total de pastores tuvinianos está em um ponto crítico e mal excede 100 indivíduos. Isto é devido ao não reconhecimento da raça. Organização canina internacional, que por sua autoridade poderia contribuir para sua popularização.
Características da raça
Devido ao fato de que os cães foram criados em um clima agudamente continental, eles são perfeitamente adaptados às condições severas da montanha e rápidas mudanças de temperatura. A estrutura única da lã repele a água e permite que os animais se sintam bem tanto em geadas de quarenta graus quanto em calor de cinquenta graus.
Aparência
Devido ao não reconhecimento do Festival Internacional de Cinema Tuvinsk Shepherd Dog, não há descrição oficial da raça, portanto, o padrão é condicional e é levado em consideração por especialistas em reprodução. Assim, o pastor tuvano é um animal bastante grande: o crescimento de um cão na cernelha chega a 60-70 cm, o galho chega a 58 cm, o peso varia de 38 a 50 kg para cães e de 30 a 40 kg para cadelas.
Os cães distinguem-se por um corpo forte e musculatura bem desenvolvida, e o formato das cadelas é um pouco mais alongado que nos machos.
A raça é proporcional em proporção à cabeça do corpo, peito largo abaixado e abdômen dobrado. Os olhos castanhos não são muito grandes e têm uma forma oval, o nariz é bastante largo com um grande lóbulo, os lábios têm uma cor escura e são pressionados firmemente ao maxilar. As orelhas são triangulares e altas, os dentes são bastante grandes, com a mordida correta e um conjunto completo de presas.
Os cães têm um pescoço largo e forte, uma parte inferior das costas e costas retas. As patas são retas e fortes, formando uma moita apertada, as garras são fortes, pintadas de preto. A cauda tem um tamanho alongado, um ajuste baixo e é densamente coberta de lã.
O pêlo dos animais é muito elástico e grosso, formando uma crina bem marcada na região da cernelha e do pescoço. O subpêlo é bastante denso, mas ao mesmo tempo macio e leve. Atrás das orelhas e na cauda, a lã geralmente cai, forma "brincos" e parece desarrumada.
A cor do pastor Tuva é predominantemente negra, mas às vezes os seios e as patas podem estar cobertos de manchas brancas. Mais raramente, há representantes brancos da raça, cujo corpo é coberto por grandes manchas pretas, e os lábios de tais indivíduos são frequentemente vistos. Além das cores branca e preta, às vezes são encontrados marrom, sable e até cinza com grandes manchas brancas.
No entanto, tais representantes podem ser vistos extremamente raramente, e a maioria dos animais ainda tem uma cor preta.
Traços de caráter
A principal característica do caráter do pastor de Tuvinian é sua capacidade de tomar decisões independentes sem olhar para a pessoa. O próprio cão decide quando deve intervir nesta ou naquela situação, seja a guarda do rebanho ou a escolta do anfitrião. Em uma situação regular, os representantes da raça são muito calmos externamente, mas isso é apenas uma aparência Tuvan está sempre alerta e a qualquer momento pronto para proteger a propriedade que lhe foi confiada.
Indivíduos jovens são frequentemente teimosos e não respondem imediatamente aos comandos, mas com uma educação adequada e oportuna, não apenas uma guarda confiável pode ser levantada deles, mas também uma excelente companheira.
Os animais reconhecem o humor do dono por suas expressões faciais e emoções e se distinguem pela alta devoção. Agressividade irracional entre os representantes desta raça está ausente, no entanto, no caso de um perigo real, o atacante terá um tempo muito difícil. Pastores tuvanos se dão bem com outros cães que vivem com eles na mesma casa, e não prestam atenção aos gatos, mas quando estranhos violam a fronteira territorial, eles imediatamente atacam. Fora do seu território, eles são absolutamente indiferentes a pessoas de fora se não tomarem nenhuma ação contra o proprietário.
A socialização do cão é melhor feita com 2-3 meses, ensinando-a a sons altos, veículos e ruído da cidade. Quanto ao treinamento, os animais cedem com facilidade e por quatro meses eles são capazes de dominar os comandos mais simples: “senta”, “vem para mim”, “não pode” e “lugar”. De 4 a 5 meses com um cão, você deve concluir um curso inicial e, depois, proceder ao desenvolvimento das qualidades de guarda e guarda.
O treinamento é realizado de acordo com o esquema clássico, usando o sistema de recompensa.
Política de conteúdo
Considerando a origem e o objetivo principal da raça, uma casa privada com um quintal grande e um aviário espaçoso será o melhor lugar para manter um cão pastor Tuva. Ao mesmo tempo, o animal deve ser capaz de se mover livremente dentro de seu território e receber regularmente exercícios suficientes.
É estritamente proibido colocar um cão pastor em uma corrente e, se você quiser restringir seu acesso a um jardim ou jardim, você deve construir uma rede de proteção ou construir um aviário. Além disso, um estande deve ser instalado no local, que servirá como um ponto de observação para o animal e protegê-lo do clima em caso de vento forte e chuva.
Procedimentos de cuidados com o cão são os mais comuns.
- Cães devem ser penteados semanalmente, e durante o período de muda devem ser penteados todos os dias. Particular atenção deve ser dada às áreas do pescoço, abdômen, cauda e virilha.
- O tratamento para parasitas deve ser realizado regularmente, devido aos pêlos grossos e longos do animal, que é um local ideal para a reprodução de pulgas.
- É necessário banhar um cão de pastor apenas porque está contaminado usando xampus especiais para cães de pêlo longo.
- O tratamento do nariz, olhos e ouvidos deve ser feito uma vez por semana e as garras devem ser aparadas à medida que crescem.
- Além disso, uma vez a cada 3-4 meses, o animal deve receber anti-helmíntico e imunizado de acordo com o calendário.
Eles estão alimentando "Tuvinians" com um alimento equilibrado para raças grandes, ou com produtos naturais. Com nutrição natural na dieta diária do animal deve ser 30 gramas de proteína por quilo de peso, eo resto deve cair em legumes, cereais e verduras frescas. Sheepdogs podem ser alimentados com carne não muito gorda, queijo cottage, arroz, trigo mourisco, mingau de aveia e peixe do mar. Além disso, neste último, é necessário remover todas as entranhas, escolher ossos grandes e cortar a cabeça.
Os ovos podem ser dados, mas isso deve ser feito no máximo duas vezes por semana. O que é um cachorro, o que é um adulto não pode ser alimentado com ossos tubulares, pratos doces e pimenta, batatas, massas, peixes do rio, uvas, creme azedo, ameixas, frutas cítricas, chocolate, bolos e sucatas da mesa do mestre.
Além disso, você deve dar farinha de ossos, gorduras vegetais, suplementos minerais e vitaminas.
Você pode olhar filhotes de cachorro do cão de pastor de Tuva um pouco mais baixo.