A história do casaco feminino
Casacos podem ser encontrados no guarda-roupa de todas as mulheres. O casaco deste estilo é muitas vezes considerado um luxo ou uma coisa "no caminho", e não outerwear casual. Costuma-se supor que o revestimento é usado em ocasiões especiais, uma vez que, por definição, esse revestimento é feito de tecidos caros ou de pele. No entanto, isso nem sempre foi o caso.
A história do casaco começa no século XIV, e a própria palavra chegou até nós a partir da língua francesa. Foi então chamado o manto masculino na forma de um semicírculo, que estava conectado na frente com uma fivela ou alças. Muitas vezes, as bordas coladas do manto não foram deixadas no centro, mas deslocadas para o ombro direito. Na Europa, este estilo de vestuário é muitas vezes encontrado nas ruas, os mantos eram uma coisa "todos os dias" e eram feitos de tecidos acessíveis. No século 16, a aparência do manto sofreu algumas mudanças, mas ainda continuou a fazer parte do guarda-roupa dos homens.
No século XVIII. os casacos eram feitos de tecidos caros, e os casacos eram feitos para divergir, de modo que não cobrissem os belos vestidos. No século XIX, a palavra "capa" já se refere ao vestuário feminino feito de pele.
Manto foi muito popular no início do século XX. O estilista francês Paul Poiret, que era famoso na época, criou um manto de tecidos luxuosos decorados com peles. Não se distrair com a atenção do manto e depois outros costureiros populares.
Atualmente, o estilo dos anos 20-30 do século XX está se tornando cada vez mais popular, o que significa que o casaco também está se tornando moda novamente.
Características do casaco-manto
Casacos de outros tipos de camadas podem ser distinguidos pelos seguintes detalhes característicos:
- este tipo de outerwear é muitas vezes feito sem mangas, em vez deles no casaco podem estar presentes ranhuras para as mãos;
- se o modelo assumir mangas, então elas serão necessariamente largas ou se expandindo para baixo, de modo que a silhueta da coisa, que deveria estar na forma de um trapézio, não seja perturbada;
- a gola do casaco, se houver, costuma ser de dois tipos: xale ou colarinho; gola redonda manto;
- olhar manto clássico não tem através de zíperes;
- O casaco “clássico” pode ser preso com apenas um fecho no pescoço.
O manto da forma clássica e corte é um pouco como seu "ancestral" medieval - uma capa na forma de um semicírculo ou círculo. O "parente" mais próximo do manto é o manto. Alguns estilos desse tipo de roupa, por exemplo, um manto com capuz, ainda estão associados a séculos distantes.
O comprimento do pêlo pode ser diferente: do meio da coxa até o meio da panturrilha. Até hoje, modelos mais curtos estão se tornando cada vez mais relevantes. Eles são especialmente procurados entre as mulheres que se sentam ao volante de um carro.
Ao contrário de um casaco de pele, o forro do manto não pode ser aquecido, portanto, um casaco de pele é usado no outono e na primavera e, se necessário, é permitido não tirá-lo dentro de casa. Muitas vezes, um casaco de pele é complementar ao vestido de noite, o que implica ombros nus.
Tipos de casacos
Por tipo de material:
- de tecido
- da pele,
- com guarnição de pele,
- peles artificiais,
- malha.
Para destino e pertencente ao estilo:
- casaco de casamento
- noite
- casual
- em outros estilos.
Casacos de casamento geralmente não são mais do que a linha da cintura. Modelos de casacos recortados permitem que a noiva demonstre a beleza do vestido de noiva. A cor de um manto é usual para tais casos - branco
Por estilo:
- capuz-capa,
- Casaco com ranhuras para as mãos
- casaco com mangas,
- lenço manto.
De acordo com o desenho do pescoço do casaco pode ser:
- sem coleira,
- com um colarinho xaile,
- com um colarinho
- com capuz
- com um tipo diferente de colarinho (muito menos).
Por comprimento:
- comprimento clássico - para o meio da perna;
- comprimento médio;
- encurtado.
O que vestir?
Par clássico para um casaco de peles é uma noite ou vestido de noiva.
Um casaco cortado pode ser combinado com quase todos os tipos de roupas. Com um casaco, eles agora usam calças e até jeans.
Vestidos de noite geralmente são combinados com casacos de pele natural. O estilo casual implica em materiais menos caros, como peles artificiais, tecidos ou tecidos de malha. Os tecidos com um cochilo podem ser escolhidos para um casaco: para uma versão de malha, um fio especial chamado “erva daninha” é algumas vezes comprado. Este fio tem uma pilha de comprimentos diferentes e pertence a tipos extravagantes de fio. É feito de poliamida ou poliéster, às vezes com a adição de materiais que dão brilho.
O casaco de tecido é adequado para todos os dias. Casacos de camadas neutras de tecido opaco podem ser adequados ao estilo de negócios.
Retro ou moderno?
Recentemente, designers de moda oferecem modelos de casacos de pele de uma grande variedade de cores que não são típicos de materiais naturais. Além disso, se levarmos em conta a diversidade de tecidos e materiais artificiais, dos quais os casacos também são criados, então as opções de estilos e tipos de roupas com as quais esses casacos são usados estão se tornando cada vez mais.
Dependendo da versão específica, o manto pode ser uma coisa ultrafashionable, um elemento do estilo cotidiano, ou ser adequado para criar imagens em estilo retro. Este tipo de pelagem tem uma longa história, e em cada época havia idéias de como a pelagem deveria ficar e com o que ela pode ser usada.
Recentemente, o casaco está se tornando cada vez mais parte da chamada moda de rua, ou estilo de rua. Aqui, o manto chega perto de seu “parente distante” - o manto de capuz, que em suas encarnações modernas também está se tornando cada vez mais popular em ambientes urbanos. O corte livre de tais roupas proporciona conforto e conveniência, porque não restringe os movimentos e é adequado para ações e movimentos ativos.