As unhas dos pés se sobrepõem: por que isso está acontecendo e o que fazer?
Unhas suaves e limpas indicam não só o cuidado adequado para eles, mas também a ausência de várias doenças. Se eles começaram a escamar ou quebrar, isso é um sinal dos efeitos de alguns fatores externos e de alguns problemas dentro do corpo.
Devido às mudanças distróficas dentro das unhas, as placas tornam-se mais finas e começam a se dividir em flocos. O resultado são unhas frágeis e frágeis, obtêm uma superfície áspera, aparência opaca e podem começar a desmoronar. Para eliminar este problema, chamado onychodystrophy por doutores, em primeiro lugar é necessário descobrir as suas causas.
Por que as unhas esfoliam?
De acordo com a sua estrutura, as unhas dos pés são formadas a partir de placas finas de queratina, que são pressionadas juntas e proporcionam uma dureza. A estrutura das unhas também inclui uma camada de água para a elasticidade desejada. Além disso, dentro das placas ungueais há muitos oligoelementos, entre os quais há cálcio, cromo, zinco e assim por diante.
Para o crescimento das unhas são responsáveis as células germinativas, que estão localizadas na base (esta é a parte mais leve na forma de um crescente). À medida que novas células se formam, as antigas são empurradas para a frente, para a borda livre. Esse processo contínuo ocorre no corpo de uma pessoa saudável, se nenhum fator negativo influenciar o crescimento e a condição das unhas. Se houver uma foliação de unhas, as razões são muito diferentes.
Causas externas
As razões para este tipo incluem quaisquer efeitos externos, por causa dos quais a placa ungueal perde água, fica seca e começa a quebrar. Em crianças, isso se deve aos seguintes fatores:
- delaminação devido a vários efeitos mecânicos, como apertar os pratos muito apertados sapatos;
- o efeito do ar muito seco;
- a conseqüência da hipotermia;
- unha unha contato com água muito quente;
- danos por diferentes produtos químicos.
Nas mulheres, as unhas podem começar a esfoliar devido a uma pedicure incorreta ou extensões frequentes, bem como após a aplicação de lacas ou produtos que contenham acetona.
Causas internas
Este grande grupo de razões, devido a que as unhas são estratificadas, mesmo em crianças pequenas, incluem quaisquer alterações no interior do corpo. Estes são:
- anemia, que ocorre devido à falta de ferro no organismo ou violações dos mecanismos de sua absorção (portanto, essa doença é chamada deficiência de ferro);
- má nutrição, por causa da qual a criança não tem proteínas, vitaminas, fósforo, cálcio, magnésio e outras substâncias;
- doenças do sistema digestivo, glândulas endócrinas ou fígado, o que resultará na deterioração do metabolismo dos nutrientes necessários para o crescimento normal das unhas;
- infecção fúngica, bem como várias doenças de pele, tais como vermelhidão de eczema ou líquen;
- desequilíbrio de hormônios, que muitas vezes ocorre em adolescentes;
- envenenamento com certas drogas ou metais pesados.
Tipos de derrota
Esfoliantes e unhas em ruínas, dependendo do processo patológico nas placas e fatores provocantes pode parecer diferente.
- Se a placa ungueal se divide em forma de folha na área da borda livre, e a parte principal permanece intacta, essa condição é chamada de onicoshisis. Com essa lesão, a parte livre não pode se dividir, mas apenas se tornar muito fina.Na maioria das vezes isso acontece quando lesões repetidas das unhas, os efeitos de álcalis, o uso de vernizes de baixa qualidade ou desempenho inadequado de uma pedicure.
- Se a placa ungueal começar a se separar da cama, esfoliar parcialmente ou completamente, esse problema é chamado de "onicólise". O descascamento das unhas não é apenas da borda livre, mas também dos lados. Como regra geral, infecções fúngicas, doenças de pele, lesões, patologias endócrinas e produtos químicos causam isso.
- Se houver rachaduras ou fissuras localizadas longitudinalmente na superfície das unhas, esta patologia é chamada onhorexis. É encontrada no líquen e na psoríase, assim como nas deficiências vitamínicas nos alimentos e nas doenças do trato digestivo. Tiras na superfície das placas ungueais são encontradas e escuras e claras.
Ao detectar esfoliantes e quebrar as unhas dos pés em crianças, a abordagem mais correta seria entrar em contato com um pediatra. O médico examinará o paciente pequeno e determinará qual especialista estreito é melhor para mostrar a criança - um dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista ou outro. Eles sabem o que fazer nesses casos.
Se necessário, o bebê será enviado para um exame de sangue e alguns outros testes.Por exemplo, eles determinarão o nível de hormônios ou examinarão a placa ungueal no fungo. Para eliminar efetivamente um problema, o impacto deve ser direcionado principalmente à sua causa. É por isso que as medidas caseiras não são recomendadas sem consultar um médico, para que a condição das unhas em um paciente pequeno não se deteriore ainda mais.
Tratamento adulto
Se a fragilidade e a delaminação são encontradas nas unhas de um adulto, uma visita ao médico também será uma excelente saída, porque depois dele, a causa de tal problema será clara, o que afetará os possíveis métodos de tratamento.
- Um médico competente certamente prestará atenção à dieta do paciente - ele está comendo proteína suficiente, há vegetais e frutas frescas no cardápio, ele está usando produtos lácteos e assim por diante.
- Se a causa da delaminação é lesão, então não é necessário tratamento especial. Só é necessário garantir a cicatrização normal da unha, protegendo-a por este período com um emplastro bactericida, que deve ser substituído regularmente.
- Entre os medicamentos prescritos para a delaminação, os mais populares são os complexos vitamínicos ou monopreparações, por exemplo, o retinol. Em alguns casos, exigem e antifúngicos especiais ou antibióticos.
- Para fortalecer as placas frágeis, muitos médicos recomendam a suplementação com gelatina como fonte valiosa de aminoácidos e gorduras. A geléia é preparada diariamente e consumida por via oral durante vários meses.
Para tratamento local, óleo prescrito e banhos de sal. Procedimentos físicos também são necessários, por exemplo, a fonoforese de vitamina A em unhas danificadas.
Medidas preventivas
Para evitar a separação das unhas dos pés em crianças, Recomenda-se seguir conselhos práticos.
- É importante cortar cuidadosamente e pontualmente as unhas revigoradas. Tesoura afiada deve ser usada para o procedimento, e as placas devem ser cortadas em linha reta.
- É necessário comer totalmente e equilibrado. Na dieta da criança deve sempre ser alimentos ricos em proteínas de alta qualidade, legumes, frutas, nozes, laticínios.
- É importante monitorar o consumo de água suficiente para que as placas ungueais não sequem. Se necessário, você também pode incluir suplementos complexos, que incluem todas as vitaminas e minerais úteis.
- Você deve comprar sapatos confortáveis e prestar atenção quando o pé tiver crescido e sapatos ou sapatos começarem a triturar.
- É importante mudar frequentemente as meias, para não permitir a hipotermia das pernas. Andar em locais públicos (piscina, sauna) apenas em chinelos de borracha individuais.
O seguinte deve ser adicionado a medidas preventivas em adultos:
- cuidados regulares com unhas em casa durante todo o ano;
- uma seleção de bons vernizes e um especialista comprovado em pedicure;
- o uso de ferramentas de fortalecimento para unhas;
- realizar procedimentos para ativar o fluxo sanguíneo e acelerar o crescimento das unhas, por exemplo, aplicações de cera ou massagem;
- o uso de vernizes medicinais, que incluem vitaminas e outros componentes úteis;
- hora de dormir tratamento com qualquer creme nutritivo para umidade suficiente;
Realizar exercícios para a noite para os pés melhorará o fluxo sanguíneo nos tecidos. Um pequeno exercício físico vai empurrar o problema com as unhas para o fundo e adicionar saúde às pernas das mulheres.
Mais detalhadamente porque as unhas esfoliam, veja o vídeo abaixo.