Desde os tempos antigos, todos os pequineses anões são divididos em pequinês royal, mangueira, mini e brinquedo. No entanto, muitas pessoas não sabem que este é o nome “popular” dos cães, e não há classificação oficial desta raça. Tal marca é considerada um casamento. Filhotes estão em grande demanda, e ao longo do tempo, o interesse por esses cães não desaparece. Os pequineses anões valorizavam muito mais do que suas contrapartes usuais. O fato é que Essas criaturas são bastante raras e parecem muito fofas devido ao seu tamanho. Então vamos ver quem são os pequineses anões, como cuidar deles e que doenças eles têm uma tendência genética.
Anão Pekingese é uma versão em miniatura do pequinês habitual.
O cão vai apelar para quase qualquer dono, já que ele não é preguiçoso, adora brincar e tem uma aparência encantadora.
Nem todas as raças de cães podem ser distinguidas por essas qualidades. O cabelo pequinês tem semelhança com a juba de um leão, o cão tem grandes olhos castanhos expressivos. Tal pequinês com toda sua aparência mostra seu peso e grandeza.
Origem da raça
Pekingese foi criado pela primeira vez na China antiga, e o nome vem da palavra "Beijing". Estes cães são mencionados nos anais do século XX aC. No entanto, mesmo naquela época, nem todos podiam se dar ao luxo de ter esse cachorro. Cães eram populares com importantes personalidades e funcionários. Em torno deste animal havia muitas crenças. Nos tempos antigos, acreditava-se que os pequineses protegem seu mestre de espíritos malignos, por isso, se ele morreu, seu cachorro foi enterrado com ele.
Existem muitas lendas sobre a história desta raça de cães. Alguns dizem que o pequinês anão é o fruto do amor dos macacos e dos leões. Outra teoria é que Pekingese é um filho de um dragão, dotado de um olhar que é familiar aos seres humanos, de modo que ele poderia facilmente existir entre as pessoas. No entanto, essas histórias não parecem ser verdadeiras, e uma explicação científica para o surgimento dessa raça ainda não existe.
Do ponto de vista religioso, um pequinês é um presente do deus Buda. Isso é indicado por uma marca branca na testa. A versão mais plausível do surgimento de tal raça de cães é a seleção e cruzamento de diferentes raças pelos antigos chineses.
Este animal estava sob a supervisão constante de uma pessoa especialmente treinada. O cão tinha tudo o que você precisa: um bebedouro, um colarinho, um lugar para dormir. Ela foi tratada com grande respeito: se o pequinês real adoecesse ou não recebesse os devidos cuidados, seu servo foi imediatamente executado.
Por muito tempo os cães não deixaram o território da China. Tudo mudou quando os ingleses chegaram ao país. Depois de atacar a China, os britânicos levaram consigo alguns cães reais como troféu. Deste ponto em diante, os europeus começaram a se engajar ativamente na reprodução, algo que não lhes era familiar. Depois de algum tempo, o anão Pekingese participou de todas as exposições do mundo.
Descrição
Mini-pequinês tem uma aparência ligeiramente desproporcional. O rosto tem uma semelhança com o rosto de um macaco, e a cabeça em si é muito maior que o corpo de um cachorro. O nariz é preto. A área do nariz até a testa se eleva significativamente. A raça tem orelhas inclinadas inerentes dirigidas ligeiramente para a frente. O pêlo das sensações tácteis é muito semelhante à juba de um leão, o andar do cão é orgulhoso e confiante.
O peso máximo de um pequinês anão adulto não é superior a 3 kg, e sua altura é de 20 cm.
Estes cães vivem um pouco menos que os seus grandes homólogos - 8-10 anos.
Personagem
Bolso pequinês, como qualquer outra raça de cão, tem lados positivos e negativos. Das vantagens pode ser notado: coragem, caráter calmo, falta de agressão. Esses cães são fiéis ao seu mestre. Desvantagens - a complexidade do treinamento, como o cão é muito orgulhoso e teimoso. Esta raça de cão será uma dádiva de Deus para aqueles que levam um estilo de vida descontraído e não querem brincar constantemente com o cão.
Manga não gosta de grandes empresas barulhentas e jogos regulares ou passeios. Se o seu filho quiser receber um cão como presente, então o pequinês não é a melhor compra. Esta raça de cão só gosta de crianças muito calmas.
Se você é um atleta e precisa de um cachorro para corridas noturnas conjuntas, recomenda-se olhar para outra raça. Pekingese deve ser mantido apenas em condições de quarto, é proibido colocar uma casa de cachorro no quintal.
Sem cuidado constante, o cão ficará constantemente doente. Portanto, se você decidir obter um cão desta raça, então cuide dos cuidados adequados para ele.
Cuidado
- Andar o cachorro deve ser periodicamente. O cão deve ser banhado todas as vezes após uma caminhada. Mas é desejável recorrer ao “banho seco” com xampus especiais. Pequinês não toleram lavagem com água.
- Tente observar o regime diário. É desejável alimentar ao mesmo tempo.
- Siga a nutrição do amigo de quatro patas: não deve poupar na alimentação, deve conter um complexo de oligoelementos e todas as vitaminas necessárias. Se você alimentar o seu alimento caseiro, certifique-se de que a dieta é de carne, cereais e vegetais.
- Os ouvidos devem ser limpos a cada semana.
- As garras são aparadas conforme necessário, no entanto, elas não podem ser cortadas na raiz.
- A raça é inerente ao pêlo espesso, por isso o cão deve ser penteado todos os dias com uma luva especial.
- Estes cães não requerem cortes de cabelo bonitos. Todos os penteados modernos são feitos a mando do dono. Para manter a higiene e manter a limpeza, recomenda-se, às vezes, cortar o cabelo entre as pontas dos dedos.
- Se o seu cão ainda é pequeno, então é desejável que ele tenha seu próprio canto no apartamento. Bem, se ele estiver cercado. Para estes fins, você pode usar cercadinho de crianças. Graças a ele, seu animal de estimação estará seguro de muitos problemas, e os donos terão certeza de que o amigo de quatro patas não será perdido de vista e não se machucará.
Doenças
Infelizmente, todos os pequineses anões são suscetíveis a algumas doenças. Este é um traço genético. Na maioria dos casos, esses cães têm problemas com os órgãos do sistema respiratório, coluna e olhos.
Lesões comuns do sistema visual.
- Conjuntivite ou outros processos inflamatórios - lacrimejamento é notado. A lágrima torna-se consideravelmente turva e obtém um tom de terceiros.
- Danos ao olho. A córnea lesionada é claramente visível sob boa luz.
- Século de Inversão. O cão tem olhos muito lacrimejantes, começa a evitar a luz solar direta, constantemente esfrega os olhos.
- Catarata A doença progride gradualmente e o amigo de quatro patas deixa gradualmente de ver. A pupila fica turva, o cão é guiado apenas pela audição ou pelo olfato. A doença é tratada apenas com cirurgia. Mas esta operação não é difícil para veterinários.
A doença mais comum do sistema respiratório é laringite. Os cães não têm pernas longas, por isso ficam doentes imediatamente com um ligeiro frio. Muitos proprietários recomendam comprar roupa especial para passeios de invernopara que o cachorro esteja sempre aquecido.
Os principais sinais de um resfriado são ronco alto, batimento cardíaco acelerado e respiração, mesmo em repouso.
A doença da medula espinhal é difícil de determinar. O principal sintoma é uma alteração na marcha. O animal se torna desagradável se o dono tocar suas costas.
Se você encontrar pelo menos um dos sintomas acima, Recomenda-se contatar imediatamente um veterinário para exame.
Acasalamento
Apenas machos são usados para continuar a progênie. Indivíduos do sexo feminino são inadequados para o acasalamento, caso contrário filhotes de tamanho normal podem nascer, devido a que a mãe vai morrer durante o parto. Cães de acasalamento devem ser feitos na presença de uma pessoa. Este item é especialmente importante se os cães são muito diferentes em tamanho.
Custo de
As pessoas não podem prever o tamanho que um filhote pequinês vai nascer. Pekingese anão são muito raros e, portanto, são muito caros. O custo de mini-pequinês começa a partir de 10 000 r., E para cães de show ou cães campeões você terá que pagar mais de 20 000 r. Você pode, claro, comprar um filhote sem vacinas e documentos. Tal cão vai custar cerca de 7.000 rublos.
Os prós e contras da raça do cão pequinês podem ser encontrados no vídeo abaixo.