Papagaios cantando - uma espécie bastante comum de aves, adequada para manter em gaiolas e aviários. São despretensiosos à comida, o cuidado deles não apresenta dificuldades especiais. Em resposta ao cuidado e amor, essas aves irão deliciar seus mestres com o canto melodioso.
Descrição
A faixa é de áreas do sudeste e nordeste da Austrália. Em condições naturais, as aves reúnem-se em enormes bandos e podem “atacar” plantio e semeadura de plantas cultivadas. Eles se alimentam de sementes, frutos, frutos, insetos. A maior parte do tempo é gasto no chão. Os papagaios cantores são em sua maioria pequenos e médios, com cauda longa e cores mais diversificadas.
Os machos diferem das fêmeas em uma cor mais clara e contrastante com plumagem e belo canto melódico. Papagaios cantando muitas vezes se estabelecem perto da habitação humana, organizando ninhos em celeiros, galpões e outros edifícios. Na Inglaterra, o papagaio cantor foi introduzido pela primeira vez em meados do século XIX. Essas aves vivem bem e se reproduzem em cativeiro. Com os devidos cuidados, um papagaio cantor pode viver em casa por 15 a 25 anos.
Variedades
Existem vários tipos de pássaros.
- Amarelo-voado, dourado-suportado ou Queensland. Os machos nas asas, nos ombros são grandes manchas amarelo-douradas e no baixo-ventre - vermelho. As fêmeas são dominadas pela cor acinzentada, com tonalidades marrom-esverdeadas. Esses papagaios são de tamanho médio, bastante calmos.
- Hoody Uma característica distintiva deste tipo é a "tampa" preta ou "capuz" na cabeça. Os machos são brilhantemente coloridos: vários tons de cor verde prevalecem - de turquesa clara a azeitona escura. A parte central das costas é cinza-marrom, o abdome abaixo é vermelho com uma tonalidade laranja, listras amarelas nas asas. Na plumagem das fêmeas abafadas, predominam as cores desbotadas.
- Coluna Vermelha. As aves são pequenas - o comprimento do corpo varia de 26 a 28 centímetros com plumagem colorida. A cauda longa (12–14 cm) é geralmente um tom mais escuro. Os machos têm penas de cores brilhantes e cativantes. As costas, a cabeça, o peito são verdes, a barriga é amarela e as asas são esverdeadas com uma mancha amarela no meio e com penas de asa azuis. Nas costas há várias penas vermelhas brilhantes.
Embora a plumagem das fêmeas seja leve e imperceptível, elas também são muito bonitas. Estes pássaros têm um caráter calmo, eles se relacionam pacificamente com outras espécies de pássaros, mas eles normalmente compartilham território com congêneres.
- Chenille de cauda vermelha. Como o nome indica, esses papagaios (machos) têm manchas azuis na face, isto é, perto das orelhas, olhos e bico. As costas e o peito são acastanhados, a barriga é amarelo-avermelhada, as asas e a cauda são azul-violeta. Cor bonita e espetacular. No entanto, apesar da beleza externa e canto melódico, os especialistas não recomendam esta espécie para reprodução em casa, especialmente para os avicultores inexperientes.
O fato é que por trás da aparência angelicalmente bela existe um personagem difícil. As aves são agressivas e briguentas, entram em uma briga com qualquer representante da tribo de penas, não fazendo distinção entre as suas e as outras.
Recursos de Conteúdo
Os papagaios cantores há muito que foram domesticados pelo homem e, portanto, bem adaptados à vida em um apartamento ou casa. No entanto, existem alguns recursos de seu conteúdo que você precisa conhecer para proporcionar o ambiente de vida mais confortável. A principal coisa a lembrar: pequenas gaiolas não são adequadas para essas aves. É melhor instalá-los em uma gaiola ao ar livre, de 1 a 2 metros de comprimento, com pelo menos 80 centímetros de largura, com um teto alto.
Em tal sala, os papagaios terão espaço suficiente para voar e treinar suas asas.
Uma camada de serragem ou areia com cerca de 5 centímetros de espessura é colocada no chão. A ninhada é alterada, pois é poluída, é melhor fazê-lo uma vez por semana. É necessário equipar tigelas de beber, calhas de alimentação, bolsos para se sentar, bem como vários brinquedos para entretenimento e atividade física, por exemplo, escadas, balanços, galhos de árvores. É necessário alimentar os papagaios 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, aproximadamente ao mesmo tempo. A água nos bebedouros muda diariamente.
O menu deve incluir alimentos como:
- as sementes - girassol, painço, aveia, trigo mourisco;
- cereais - milho fresco e cozido, trigo em forma germinada;
- leguminosas - feijão cozido, lentilhas, ervilhas;
- a fruta - pêras, maçãs, romãs e bagas exóticas;
- legumes - cenoura, pimentão verde, couve-flor, brócolis;
- greens - acelga, aipo, ramos de arbustos e árvores;
- Você pode adicionar mingau.
Além disso, papagaios comem bem as ervas daninhas mais comuns, por exemplo, dentes-de-leão, piolhos de madeira, amaranto, grama de trigo. Comida adequada e especial, que é vendida em lojas de animais. E também na gaiola deve estar em pé tigelas com casca de ovo esmagada, giz, areia fina. Tais aditivos são necessários para uma melhor digestão e assimilação dos alimentos. Periodicamente, você pode comprar nas lojas alimentação e vitaminas destinadas a papagaios.
É importante! Papagaios cantando vai viver sem comida por mais de um dia, então você precisa seguir o regime alimentar.
Você não pode fornecer os seguintes produtos:
- leite, kefir, ryazhenka;
- produtos de chocolate;
- café;
- abacate;
- salsa;
- alimentos fritos;
- sal
Certifique-se de olhar para o prazo de validade e a aparência de qualquer produto destinado à alimentação. Para evitar doenças, as aves recebem apenas alimentos frescos e de alta qualidade. A temperatura do ar na sala onde os papagaios são mantidos deve ser de 25 a 30 graus com uma umidade de cerca de 65%. Você não pode colocar uma gaiola perto dos dispositivos de aquecimento ou calado.
Evite a exposição prolongada ao sol direto. Os papagaios gostam muito de nadar. Para eles, eles estão satisfeitos com o “dia do banho” - eles colocam um recipiente raso, mas largo, com água limpa no chão do recinto. No final do procedimento, o “banho” é removido.
Criação de animais
Os papagaios cantores se reproduzem bem em casa. Sua estação de acasalamento cai nos meses de outono-inverno. Geralmente começa em setembro ou outubro e termina em dezembro ou janeiro. Em alguns casos, esse período dura até maio. Por esta altura no aviário definir a casa de nidificação de madeira compensada ou placas, a forma e tamanho semelhante ao birdhouse de costume. O fundo é melhor para polvilhar com serragem ou areia.
O macho cuida da fêmea, espalha a cauda, sobe nas patas e canta longa e melodiosamente. A fêmea retribui seu amor, os pássaros sentam-se ao lado dele, arrulhando devagar, com seus bicos peneirando as penas um do outro. Na embreagem há de 4 a 8 ovos. A fêmea as incuba com muito cuidado, quase sem deixar o ninho. O macho todo esse tempo cuida dela, traz comida. Após cerca de 21 dias, os filhotes aparecem. Os pais se revezam alimentando-os, neste momento é necessário adicionar ao menu ingredientes proteináceos de origem animal - ovos picados, pequenos vermes.
A alimentação dura cerca de um mês ou um pouco mais. Depois disso, as "crianças" crescidas deixam um ninho aconchegante, mas ainda permanecem sob os cuidados das mais velhas 2-3 semanas. Tão logo os filhotes se tornem independentes, eles precisam ser transplantados para outro aviário - caso contrário, a divisão do território e a luta começarão, pois não têm sentimentos de afeto ou parentesco.
Durante o ano, um par de papagaios pode chocar 2 a 3 vezes. Para dar às aves a oportunidade de descansar e passar pelo período de muda, o ninho é removido do aviário por um tempo.
Doenças e sua prevenção
Como qualquer animal e pássaros, os papagaios podem ficar doentes.Devido à sua baixa massa corporal, os seus processos metabólicos ocorrem muito rapidamente, por isso não negligencie o tratamento. Em caso de menor indisposição, é necessário entrar em contato imediatamente com uma clínica veterinária ou com um especialista em ornitologia. Também deve ser lembrado que existem doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos.
A principal característica de qualquer doença aviária incipiente é a diminuição de sua atividade. O papagaio se torna lento, sonolento, senta em um lugar, cacareja, a plumagem parece desleixada, escura. Ele come com muita relutância ou recusa completamente a comida.
Outros sintomas incluem olhos lacrimejantes, secreção nasal, espirros frequentes, indigestão, diarréia, náusea.
Muitas vezes, as doenças surgem de condições inadequadas de moradia, cuidados e erros de alimentação. Os pássaros precisam se mover e voar muito para ter boa saúde e boa forma física. Por isso, é necessário proporcionar-lhes essa oportunidade e mantê-los em grandes aviários. A ração deve ser de boa qualidade, não estragada, sem mofo e podridão. Deve ser derramado em pequenas porções, para não mentir.
Deve fornecer dieta completa e variada, incluindo vitaminas e suplementos minerais. Calhas de alimentação e taças de bebidas são lavadas diariamente. Limpeza no aviário fazer semanalmente. Completamente lavado e desinfetado aproximadamente 1 vez por mês. O cumprimento destas condições fará com que o conteúdo dos pássaros seja uma tarefa fácil e agradável. Pássaros felizes e saudáveis agradarão seus donos por muitos anos.
Sobre o que são os pássaros, veja o seguinte vídeo.