Qualquer animal de estimação precisa de cuidados. Mas nas condições dos apartamentos da cidade e quando estão empregados no trabalho, as pessoas modernas nem sempre têm a oportunidade de cuidar adequadamente dos animais. Portanto, a escolha muitas vezes recai sobre as aves, ou seja, papagaios, que não requerem maior atenção. Corellas (uma espécie do gênero Nymphicus da família Kakadu) são muito populares, não são muito grandes e têm uma aparência atraente.
Alguns não querem começar animais de estimação com uma expectativa de vida curta, e representantes deste tipo de papagaio podem viver com seus donos por um bom tempo.
Como determinar a idade de um papagaio?
Ao adquirir um animal de estimação, é importante entender o quão jovem ele é, uma vez que o pássaro mais velho provavelmente viverá com menos. Sim, e as características do conteúdo de papagaios de diferentes idades são um pouco diferentes. Para fazer a escolha certa, você precisa prestar atenção a alguns sinais.
- É lógico supor que quanto menor a corella, menor a idade. Naturalmente, um papagaio cresce significativamente durante a vida (até 30-33 cm), e isso deve ser levado em consideração. Mas às vezes o tamanho pequeno do pássaro é, infelizmente, uma conseqüência de subnutrição e desenvolvimento impróprio, portanto, não vale a pena confiar apenas neste critério ao determinar a idade.
- Indicador objetivo - a cor dos olhos de um papagaio. Nos jovens Corellas, a íris é muito escura, quase preta. Seus olhos, como os das pessoas em sua juventude, literalmente brilham. Com a idade, o brilho é um pouco perdido, os olhos ficam incertos, a íris se ilumina. Um Corell com plumagem mutacional (lutino, sheki e outros) pode ter uma coloração avermelhada, portanto para papagaios em idade jovem a íris é carmesim escuro, na velhice torna-se rosa.
- É necessário examinar cuidadosamente o tufo na cabeça. Em adultos, as penas de Corell são longas e curvas. Crista jovem é curta e rara. Se você sentir delicadamente a cabeça do pássaro com seus dedos, neste lugar você pode encontrar o começo de penas na forma de pequenos crescimentos densos.
- A aparência do bico, especialmente os ceres, também é diferente em papagaios de diferentes idades. O bico de uma jovem Corella é rosa claro com um tom, e a coroa também é rosada. Ela e suas narinas parecem desproporcionalmente grandes. No processo do crescimento de um papagaio, esta proporção modifica-se. Em um adulto Coral, o bico tem uma cor escura, é significativamente maior, o ceres fica cinza claro e não chama mais o olho.
- As patas também precisam ser examinadas. A pele neles em pássaros jovens é bastante lisa, escalas quase imperceptíveis. Quanto mais velho o papagaio, mais nas patas dos destacamentos e rachaduras. Deve-se notar que isso também pode indicar a presença de doenças fúngicas. Você não deve pegar um pássaro com tais sintomas, especialmente se houver vários animais de estimação, pois a infecção se espalha muito rapidamente.
- Garras nas pernas também podem servir como um indicador de idade. Nos velhos papagaios, eles são de cor escura e bastante longos, já que os pássaros não costumam ter a oportunidade de andar em superfícies duras durante sua vida, moendo-os.
- Ao comprar jovens futuros proprietários de Corell, muitas vezes repele a aparência desordenada de um papagaio. Mas isso, via de regra, mais precisamente do que outros sinais, mostra que há um pássaro jovem à sua frente, que ainda não completou a primeira muda, e não sabe como cuidar de si mesmo.
Quantos anos moram em casa?
Na natureza, Corella não é de modo algum duradouro. Sua expectativa de vida média é de 10 anos. Fatores de estresse influenciam aqui: predadores, condições climáticas adversas. Em cativeiro, mas na casa de um dono atencioso, os pássaros são poupados, para que possam viver muito mais tempo. O número médio é de 20 anos, mas há casos em que Corellians viveu com 25 ou mesmo 30 anos de idade.
Fatores que afetam a expectativa de vida
Você não pode descontar genética. É improvável que os filhos de pais fracos sejam saudáveis e vivam por muito tempo. E também um fator importante é o sexo do animal de estimação. Os valores médios de esperança de vida para os homens são mais altos do que para as mulheres, e existem razões objetivas para isso.
- Se os papagaios forem mantidos em pares, eles terão a oportunidade de perceber o instinto reprodutivo e produzir descendentes. Tal variante de existência para as aves é certamente mais harmoniosa, mas a postura dos ovos retira muita energia da fêmea e não pode deixar de afetar sua expectativa de vida. Às vezes, esse processo é tão longo e desgastante que literalmente fica doente.
- Se a fêmea vive sozinha, ainda não a salva de ondas hormonais. Além disso, mesmo sem um macho, os Corellas põem ovos, apenas eles estão vazios.
Claro, em casa, a chave para a longevidade do animal de estimação será o cuidado adequado, mais sobre isso mais tarde. Mas existem outros fatores que às vezes não podem ser influenciados.
Se o proprietário não tiver planos para criar aves, é melhor manter um macho. Mas deve-se notar que, com a determinação do gênero, o jovem Corell freqüentemente tem erros, então eles têm que confiar no acaso.
Como cuidar de pássaros?
Para qualquer animal de estimação ser saudável e viver mais tempo, é importante criar um microclima próximo ao seu habitat natural. Corella, nesse sentido, não é exceção.
- Espaço livre. Para as aves, a possibilidade de movimento livre é importante. Eles precisam de uma gaiola bastante grande, para um papagaio - pelo menos 60x60x80 cm, deve haver barras transversais em diferentes alturas para que Corella voe de uma para outra. Também é desejável para garantir a possibilidade de vôo livre ao redor da sala, cortinas, enquanto janelas, a fim de evitar danos à ave.
- Modo de temperatura. A Corella é termofílica, mas à temperatura ambiente normal (+ 21– + 23 ° C) elas se sentem confortáveis. Se a sala estiver mais fria, você precisa cuidar do aquecimento das células. Os papagaios precisam de ar fresco, por isso a sala precisa ser arejada regularmente. Mas aqui é importante não exagerar, não deixe a gaiola com seu animal de estimação por um longo tempo.
- Humidade Deve-se ter em mente que, na natureza, os Corellas vivem nas zonas próximas à água da Austrália, por isso são muito sensíveis à umidade. O indicador ideal para eles é de cerca de 60%. E se a sala tiver que usar aquecedores que secam o ar, você deve comprar umidificadores especiais.
Além desses fatores, a nutrição desempenha um papel importante. Imediatamente deve-se dizer que a comida “da própria mesa” para os papagaios não é absolutamente adequada. A base de sua dieta deve ser mistura de grãos, o que é melhor comprar em lojas de animais.
Você pode adicionar frutas e vegetais como vitaminas, mas em pequenas quantidades e introduzi-los gradualmente. O volume diário de alimentos deve ser de 1,5 a 2 colheres de sopa, dependendo do tamanho da ave. E também você precisa monitorar a presença de água fresca no bebedor.
A higiene é muito importante para a saúde e a longa vida dos papagaios. Para facilitar a limpeza da gaiola, você precisa cuidar para que ela seja equipada com uma bandeja retrátil. Como lixo, você pode usar cargas especiais para pássaros ou guardanapos comuns.
Brinquedos e outros objetos na gaiola devem ser lavados periodicamente. Também é importante estar atento ao animal de estimação, pois muitas vezes os papagaios são mortos pela supervisão do proprietário: de bater no vidro, de corrente elétrica, quando o cabo é batido com um bico ou de envenenamento.É necessário excluir fatores de estresse, por exemplo, ruído alto. E também o Corell precisa de comunicação, pelo menos mínima, especialmente porque são relativamente fáceis de domar e são capazes de responder ao apelo com algumas palavras aprendidas.
Você pode aprender mais sobre Corella no vídeo abaixo.