Entre os amantes de penas, pequenos periquitos são merecidamente populares. Estas aves possuem o título honorário de animais de estimação. Isso não é surpresa - eles são criaturas gentis, carinhosas e muito divertidas adorando seus mestres. Muitas vezes os criadores começam a criar seus animais de estimação para aumentar seus números. Nesta situação, será útil descobrir todos os detalhes das aves reprodutoras.
Características de reprodução
Papagaios ondulados são adaptados para reprodução em cativeiro, além disso, as aves são bastante prolíficas, pois podem se reproduzir até 3 vezes ao ano. No entanto, os donos do cuidado tentam evitar tais situações, caso contrário os filhotes podem nascer doentes.
A melhor opção é botar ovos duas vezes por ano.
Para que a fêmea seja capaz de dar à luz, o criador de aves de capoeira de início deve primeiro entender que é um pássaro escolar, portanto, precisa de um lugar para um acasalamento bem-sucedido, assim como um parceiro. Se vários pássaros vivem em uma gaiola de uma só vez, então é impossível determinar antecipadamente como eles escolherão um par. A escolha, por via de regra, faz o papagaio feminino. Essas famílias são muito fortes - as aves não se separaram por um bom tempo.
Se você mora apenas um papagaio macho, então você pode comprar uma fêmea jovem com cerca de 3-4 meses de idade. Não é segredo para ninguém que normalmente indivíduos do sexo feminino dominam, então o seu papagaio terá uma excelente oportunidade para domar o pássaro jovem "por si mesmo". Enquanto ela crescer, ela terá tempo para se ligar fortemente ao seu companheiro e não mais mostrará seu caráter aguçado.
Se apenas uma mulher de cerca de um ano de idade vive em sua casa, então é melhor comprar um macho adulto para ela. Só ele será capaz de suportar o temperamento explosivo e o jogo sujo de sua namorada.
Em qualquer caso, adequado para reprodução exclusivamente adultos, indivíduos necessariamente saudáveis e fisicamente fortes, cuja idade tenha ultrapassado um limite de um ano. É melhor tomar papagaios de diferentes viveiros, caso contrário o risco de misturar genes relacionados é grande, o que muitas vezes leva ao nascimento de filhos geneticamente modificados.
O período de puberdade nas fêmeas começa após 12 meses e nos machos após 10 meses. No entanto, a idade mais favorável para reprodução produtiva é considerada de 2-4 anos de vida, no entanto, sob condições favoráveis em cativeiro, as aves podem depositar ovos com sucesso entre 8 e 10 anos, em alguns casos até mais.
Para as aves domésticas, o primeiro acasalamento é melhor feito aos 14 meses de idade.
O melhor período para acasalamento
A melhor época para um acasalamento bem-sucedido é a estação quente - da segunda década de maio até o início de setembro. Durante este período, as aves têm luz suficiente, forragem suculenta verde e fundo de temperatura. Na primavera, o organismo emplumado experimenta uma forte avitaminose, enfraquece-se e a fêmea é incapaz de suportar uma prole forte. A prole concebida em tal momento é, na maioria dos casos, subdesenvolvida e morre até no óvulo.
As aves têm toda a chance de se reproduzir completamente em cativeiro, sujeitas a várias regras básicas:
- a presença de um recinto espaçoso com um ninho para pintinhos;
- longas horas de luz do dia - até 15-16 horas (se necessário prolongadas artificialmente);
- temperatura do ar - pelo menos 22 graus;
- nutrição com a inclusão de ervas suculentas pelo menos 2 vezes ao dia;
- manter a higiene da casa.
Tenha em mente que essas regras só funcionam se as aves tiverem atingido sua maturidade sexual.
Se a fêmea ainda é muito jovem ou, ao contrário, já é idosa, não vale a pena criar artificialmente condições favoráveis ao acasalamento. Deve-se notar que Os jogos de casamento de periquitos são uma visão extremamente comovente. Durante este período, o macho começa a cuidar muito delicadamente da fêmea, em todos os sentidos possíveis a ela, adota as posturas mais divertidas só para que sua amada preste atenção a ele.
Nesses momentos, o canto alto é ouvido, além disso, o macho dos papagaios começa a fluir - bicar com um bico em uma ampla variedade de assuntos, incluindo o bico de sua fêmea. A seriedade das intenções do homem pode ser entendida pelo seu desejo de alimentar a fêmea. Se os criadores começaram a perceber que o macho começa a oferecer constantemente seus queridos petiscos, consequentemente, seu comportamento sinaliza a prontidão para cuidar dela e de sua futura prole, pois será o macho quem será responsável pela extração de alimentos no período em que a fêmea começar a postura e a incubação dos ovos.
É melhor definir um jovem casal em uma gaiola separada e seguir seu relacionamento posterior. - se eles não começarem a bicar um ao outro e puxarem as penas, então podemos contar com a iminente aparição dos filhotes.
Periquitos - monogâmicos. Se retribuírem ao cuidado de outro pássaro, então o apego permanecerá entre eles pelo resto de suas vidas. Não será possível forçar os pássaros a se reproduzir à força - os filhotes só aparecem “por amor”.
Os pássaros acasalam rapidamente, de modo que alguns donos nem têm tempo de perceber isso. Normalmente, a fêmea se desdobra quase até a posição horizontal, o parceiro fica no topo e rapidamente a fertiliza, adquirindo asas. Dependendo das características fisiológicas das aves, a fertilização pode ser bem sucedida logo após a primeira relação sexual e pode levar várias semanas.
Para tornar o processo mais bem sucedido, você pode recorrer a um pequeno truque - algumas semanas antes do ato, as aves devem poder voar o máximo possível: durante tais vôos, seus músculos ficam mais fortes, seu apetite aumenta e seu metabolismo é normalizado.
Se as aves atingiram seu objetivo desde o início, os papagaios continuarão a acasalar por mais alguns dias. Geralmente é possível determinar se a tentativa foi bem sucedida, depois de vários dias o pássaro começa a se envolver em "nidificação". Neste ponto, deve-se tomar cuidado para instalar o ninho dentro da gaiola, bem como para fornecer os materiais com penas que eles podem precisar para organizar a futura incubadora.
A princípio, os papagaios podem não perceber a casa, mas geralmente esse fenômeno é apenas temporário: depois de alguns dias, a fêmea começará a explorar o ninho por todos os lados e a restaurar o ninho a seu critério. Neste ponto, o papagaio continua a cuidar da futura mãe, cuida da alimentação dela e felizmente twita ao mesmo tempo.
Como manter?
O tamanho mínimo de uma gaiola para um par de aves é 60x40x40 cm Se uma gaiola contiver dois pares de uma só vez, então o tamanho da residência deve ser maior. O ideal é que o fundo do aviário possa ser estendido e as barras laterais tenham a oportunidade de prender um ninho a elas.
Na venda você pode encontrar ninhos de uma variedade de materiais, mas na maioria das vezes eles são feitos de plástico e madeira. O primeiro é mais barato, mas ao mesmo tempo impraticável, de curta duração e desconfortável. Os de madeira são muito mais adequados às necessidades de pais e filhotes jovens - eles proporcionam uma boa troca de calor e têm uma textura agradável para os pássaros.
Dependendo dos recursos de design pode ser definido ninhos prontos de três tipos.
- Horizontal - são muito convenientes para a entrada de fêmeas, e a embreagem permanece intacta e intacta no momento da incubação. No entanto, uma entrada muito baixa pode provocar que as aves jovens deixem o ninho cedo demais, o que muitas vezes leva a seus ferimentos.
- Vertical - neste caso, o bueiro é bastante alto e os filhotes podem permanecer em seu aconchegante ninho até a formação final, mas isso cria o risco de a fêmea poder quebrar os ovos na entrada.
- Compressão - Talvez a melhor opção para as aves emplumadas. A estrutura de tal ninho é conveniente tanto para os pais jovens quanto para os jovens, com o passo adicional permitindo manter a embreagem intacta e segura.
Artesãos habilidosos, se desejado, podem fazer um ninho com suas próprias mãos.
É necessário se preparar para a reprodução das aves com antecedência. Por exemplo, aumentar a duração da luz do dia deve ser gradual. Se isso for feito abruptamente, a muda pode começar nas aves, e essas aves não devem se acasalar.
A higiene da casa de uma papagaio grávida é muito importante.. Todos os objetos ao redor com os quais a futura mãe pode estar em contato devem ser desinfetados. Para fazer isso, a gaiola em si, bem como todos os bebedores, alimentadores e brinquedos favoritos são lavados com água com a adição de uma pequena quantidade de água sanitária com uma escova e, em seguida, enxaguados completamente.
A casa para nidificação adicional é lavada com sabão antibacteriano, seca e calcinada por cerca de meia hora em um forno ou microondas. Se o ninho é feito de plástico, então ele pode ser mantido ao sol por pelo menos 6 horas. Em serragem espalhada ao longo do fundo, você deve adicionar a erva camomila farmácia - isso irá impedir uma invasão de carrapatos e outros parasitas de insetos perigosos. É desejável colocar a célula em um local silencioso, de preferência isolado. Para o período de reprodução de papagaios, todo ruído estranho deve ser minimizado.
O que alimentar?
Nutrição da futura mãe deve ser completa e variada ao longo do período, enquanto ela está carregando ovos. Além da mistura de grãos, deve consumir cereais, frutas, legumes, verduras suculentas e brotos de árvores frutíferas. É extremamente importante em um período de suplementos minerais, bem como queijo cottage e ovos - Eles servem como uma fonte de cálcio prontamente absorvível.
No momento da nidificação, as fêmeas precisam de uma nutrição melhorada. Criação de aves, cuja dieta consiste apenas de grãos e maçãs com cenouras, é estritamente proibida. É importante que a ave receba todos os tipos de alimentos listados. Durante esse período, a presença no cardápio de fontes de vitamina E, que promove a reprodução, é muito importante. Você pode comprá-lo em qualquer farmácia veterinária.
Grãos germinados de aveia, trigo e outros cereais são bastante úteis.
É imperativo garantir o acesso do papagaio à água potável. É aconselhável dar a ave engarrafada ou filtrada. Não se esqueça de lavar o bebedouro regularmente, e imediatamente deite fora todos os frutos, bagas e legumes não consumidos.
Boas misturas de ração na fase de reprodução são:
- cenouras + grama suculenta + mingau de trigo sarraceno + ovo cozido;
- grama germinada + beterraba picada + ovo cozido;
- grama germinada + pimenta búlgara + gammarus;
- água quente no vapor cereal + grama suculenta + legumes germinados + couve-flor;
- queijo cottage friável + abóbora moída + verduras jovens + aveia germinada.
No aviário deve certamente ser colocado sepia - pedra mineral. É uma boa fonte de cálcio.
Se a fêmea não mostrar qualquer interesse para ele, faz sentido adicionar comprimidos de gluconato de cálcio em pó à comida - isso permitirá que a casca seja mais durável e que os próprios embriões se desenvolvam com sucesso. Assim que a fêmea põe ovos, Tente aumentar o grau de umidade do ar perto do ninho para 60-65%, caso contrário, o filme vai emaranhar o filhote e ele simplesmente sufocará. Normalmente, os umidificadores são usados ou as fontes dos quartos são colocadas perto da célula.
Depois de botar ovos alimentos moles devem ser imediatamente eliminados da dieta da fêmeae o volume de grãos, pelo contrário, duplicou. Os ovos de galinha neste momento dão muito raramente e em volumes escassos. Dois a três dias antes da eclosão dos pintos, os ovos de galinha podem ser devolvidos à dieta da mãe, e Fortalecer o menu com alimentos ricos em caroteno, como cenoura, beterraba e pimentão.
Quantos dias os ovos eclodem?
Como regra geral a fêmea pode transportar ovos em intervalos de 1-2 dias. O número total de ovos é influenciado pela idade dos animais de estimação emplumados. Normalmente, existem 4-7 ovos, embora a melhor opção seja considerada 5 - apenas esta quantidade pode aquecer a ave uniformemente. Se houver mais ovos, você deve colocar parte deles em outro par ou usar uma incubadora especial.
Geralmente os pintos nascem após 18-19 dias. Aves de dentro quebram a casca com o bico, e se não conseguem fazer isso sozinha, a mãe ajuda-os. Após o nascimento do primeiro filho o consumo de sementes germinadas por sua mãe deve ser reduzido, substituindo-as por vegetais.
Acontece que os filhotes não aparecem de todos os ovos, alguns permanecem congelados.
Geralmente é considerada a norma quando o seu número é 1-2, tais situações ocorrem se a fêmea é muito jovem e não conseguiu aquecer totalmente a embreagem. Se nenhum pintinho saiu dos ovos, provavelmente uma das seguintes causas ocorre:
- doenças contagiosas e fungosas de pais;
- nível de umidade insuficiente perto do ninho;
- ar interno excessivamente frio;
- falta de higiene da habitação em que as aves estão sentadas;
- comida de má qualidade ou violação do regime de bebida;
- incompatibilidade genética do par.
Os filhotes durante este período são muito fracos, depois que nascem, eles não conseguem nem manter a cabeça sozinhos, por isso eles se deitam de costas. Nesse estágio, a mãe assume todos os cuidados para seu sustento: ela os alimenta com secreções mucosas de bócio, com a adição de pedaços de comida não digerida.
Normalmente, o criador só é obrigado a acompanhar de perto o desenvolvimento de eventos no ninho, a participação ativa da pessoa é necessária apenas se por algum motivo o sexo feminino e masculino não podem ou não querem alimentar o recém-nascido naturalmente. Então você tem que alimentá-los artificialmente.
Nas sutilezas da reprodução de papagaios ondulados em casa, veja abaixo.