Pratos

Panelas para o forno: características, tipos, seleção e operação

Panelas para o forno: características, tipos, seleção e operação

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Funcionalidades
  2. Variedades
  3. Forma e tamanho
  4. Materiais
  5. Como escolher?
  6. Recursos de cuidados

Muitas donas de casa usam um forno elétrico ou a gás para cozinhar vários pratos. No entanto, carne suculenta, pastelaria doce e outras obras culinárias só podem ser perfeitas se você observar todas as nuances da culinária. Estes incluem a escolha certa de recipiente de cozimento. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla variedade de pratos para o forno. Os produtos diferem em forma, tamanho, materiais de fabricação.

Funcionalidades

As panelas para panificação devem ser resistentes ao calor e, quando usadas em aparelhos a gás, também refratárias. Ao mesmo tempo, produtos de alta qualidade destinados a cozinhar no forno devem conduzir bem o calor. Um dos parâmetros importantes na escolha de pratos resistentes ao calor é o material. Tanques não devem derreter, deformar, absorver odores. Produtos neles não devem queimar. Um prato cozido em panelas de alta qualidade acaba por ser assado uniformemente. É facilmente removido, não tem gostos estranhos.

Utensílios para o forno escolher com paredes bastante grossas e um fundo. A uniformidade de aquecimento está ligada a isso, assim como a capacidade de reter calor. O parâmetro ideal é de 0,6 a 0,8 cm.

Produtos com paredes mais finas só podem ser usados ​​se o prato não necessitar de tratamento térmico prolongado.

Variedades

Existem vários tipos de recipientes em que eles cozinham certos pratos.

  • Cocotte. Assim chamado pequeno balde com uma alça longa. Esses pratos são perfeitos para cozinhar e servir porções. Normalmente é Julien. No entanto, cocotte também é usado para cozinhar assado, ensopado de legumes, peixe assado, omelete, pudim, caçarola de queijo cottage. Este prato é feito de aço, cerâmica, ferro fundido.
  • Gooses Este é um recipiente oval com uma tampa, ligeiramente semelhante a uma panela. Opções modernas são feitas de ferro fundido, vidro resistente ao calor, cerâmica. Em tais pratos assar e guisado de carne, legumes, aves de capoeira.
  • Braseiro Este é um recipiente com um fundo espesso, uma tampa e pequenas alças nas laterais. As variações modernas têm uma forma variada: são redondas, ovais, retangulares. Os pratos são usados ​​para assar carne, peixe, legumes. Acontece batatas muito saborosas em francês. Para a fabricação de tais recipientes usando aço, alumínio, ferro fundido e vidro.
  • Tazhin - tanque raso largo com uma tampa alta em forma de cone. Os pratos vieram até nós dos países asiáticos. Devido à espessura da parede, forma especial e solidez, é ideal para extinção prolongada e “definhamento”. Durante o processo de cozimento, o vapor é condensado no topo da tampa. Então as gotas descem gradualmente pelas paredes. Isso permite que você obtenha pratos suculentos sem adicionar óleo e água. Ingredientes são cozidos em seu próprio suco. No tagine preparar carne, aves, peixe, legumes.

Particularmente saborosos são obtidos com pratos complexos com várias ervas e especiarias.

  • Pote para assar. Estas são pequenas porções de cerâmica. Eles cozinham deliciosos cereais, sopas, juliens e outros pratos.
  • Bandeja de cozimento - uma fina folha de metal com bordas curvas e laterais. Em assadeiras, tortas e pãezinhos são geralmente assados. Eles também são adequados para assar batatas, carne, peixe e legumes.

Também estão à venda uma variedade de moldes e bandejas de silicone, assemelhando-se a uma pequena assadeira com paredes mais altas.

Forma e tamanho

Os tamanhos dos recipientes de cozimento no forno variam de muito pequenos, adequados para servir uma porção de um prato, para grandes para uma família de duas ou mais pessoas.

As formas dos pratos também são diferentes. A escolha aqui depende do objetivo do tanque.

  • Rodada. Neste prato é muito conveniente assar bolos, tortas diversas, pizza. Vale a pena considerar que para assar produtos de padaria, recipientes com uma altura de lados de cerca de 7 cm são mais adequados.Para preparar outros tipos de confeitaria, uma altura de cerca de 3 cm é suficiente.
  • Forma oval ideal para cozinhar carne e peixe.
  • Retangular. Em tais recipientes você também pode assar carne e peixe. Eles também são adequados para cozinhar lasanha, pratos de legumes, tortas com recheio.
  • Formas onduladas usado para criar belos cupcakes, bolos, doces. Antes de colocar a massa em um recipiente, todas as paredes são cuidadosamente lubrificadas com óleo. Isso é necessário para assar facilmente retirado do prato, e suas bordas eram limpas e bonitas.
  • Figurado. Além das formas onduladas usuais, os fabricantes oferecem opções mais originais. Estes são recipientes na forma de estrelas, corações, letras, animais, etc. Eles geralmente são feitos de silicone. Eles são usados ​​para fazer uma variedade de produtos de confeitaria que encantam adultos e crianças com sua aparência.

Os assados ​​podem ser sólidos e destacáveis. Muitas recepcionistas consideram a segunda opção mais conveniente. É perfeito para assar biscoitos. O cozimento é fácil e rapidamente removido. Isso contribui para um fundo removível.

Materiais

Cerâmica

Pratos de barro são muito bonitos, e servir pratos é muito eficaz. Modernos fornos de microondas e fornos permitem o uso de tais produtos, se eles são resistentes ao calor. É desejável não aquecer muito o dispositivo, a temperatura deve ser aumentada gradualmente. Os produtos irão lentamente refogar, mantendo todas as suas propriedades benéficas. Após a preparação, o prato permanecerá quente por muito tempo.

As desvantagens dos tanques de cerâmica incluem a porosidade do material. Esses pratos podem absorver sabores, por isso, é melhor deslocar os restos do prato para outro recipiente. Vale a pena notar a fragilidade da cerâmica. Manuseie os produtos com extremo cuidado.

Silicone

Os produtos de silicone distinguem-se pela plasticidade, leveza, variedade de formas e cores. É por isso que hoje eles são muito populares. Tanques têm propriedades antiaderentes, eles fazem excelentes bolos. O material não tem medo de mudanças de temperatura, tais formas podem ser colocadas no forno e na geladeira. Ao contrário de pratos de vidro ou cerâmica, esse produto não pode ser quebrado.

Não tente apenas cortar o bolo ou o bolo, sem removê-lo do molde. Neste caso, o silicone pode ser acidentalmente danificado.

Teflon

O revestimento de teflon permite cozinhar sem gordura. Esta é uma ótima solução para uma dieta. No entanto, é importante lembrar que o material não pode ser aquecido a mais de 260 ° C, caso contrário, ele começará a emitir substâncias perigosas para a saúde humana.

Steel

Pratos de aço - a versão clássica. É acessível, fácil de usar, prático. O aço inoxidável é resistente à corrosão, é durável, mantém todas as propriedades úteis dos produtos. A escolha de utensílios de aço adequados para o forno é muito ampla. Em tais recipientes, a comida é cozida rapidamente, sem queima ao mesmo tempo.

Ferro fundido

O ferro fundido não é muito atraente. No entanto, alguns hoje usam ferro fundido para cozinhar. O material retém o calor por um longo tempo, não permite que o alimento queime. É durável, resistente ao estresse mecânico. Arranhões de colheres de metal não afetam a funcionalidade de tais pratos. No entanto, o ferro fundido ainda tem desvantagens. É propenso a ferrugem, absorve gordura, que gradualmente se torna cancerígeno.

Além disso, os produtos de ferro fundido são pesados.

Glass

Vidro resistente ao calor também é usado para fazer utensílios resistentes ao calor. Pode assar e reaquecer a comida. A forma é geralmente oval ou retangular. Isso garante um aquecimento uniforme. Alguns modelos vêm com uma tampa. Só é importante lembrar que o vidro não tolera mudanças súbitas de temperatura.

Papel ou folha

Formas descartáveis ​​de papel alumínio ou especial - uma excelente solução para quem raramente cozinha e não quer sobrecarregar a cozinha com vários pratos. O papel permite assar sem muito óleo. Ele não deforma, mantém a forma da confeitaria, permite que eles sejam facilmente removidos (como último recurso, você pode simplesmente rasgar o papel). Essas formas não precisam ser lavadas. Produtos em papel podem ser colocados na geladeira. Vale a pena notar também o preço agradavelmente baixo de tal solução.

Como escolher?

Ao escolher pratos para fornos a gás ou elétricos, vários pontos importantes devem ser levados em conta.

  • O tamanho da capacidade depende do número de membros da sua família. Se você é dois, pequeno o suficiente será suficiente. Se a família é numerosa ou os convidados costumam vir até você, o volume é melhor levar mais. Outra opção é alguns pequenos potes individuais ou, por exemplo, cocottes.
  • As dimensões da câmara do forno também devem ser consideradas, especialmente ao comprar uma panela. De suas bordas para as paredes do forno deve permanecer pelo menos 5-6 cm.
  • O próximo critério é o propósito dos pratos. Pratos saudáveis ​​sem gordura em seu próprio suco podem ser cozidos em recipientes de cerâmica e vidro. Se você gosta de crosta crocante, escolha alumínio ou ferro fundido. Tais materiais podem ser usados ​​no modo de grade. O silicone é geralmente usado para criar panificação (bolos, muffins, etc.).
  • Quanto à espessura dos pratos, depende do método de preparação. Os produtos com paredes espessas são destinados a definhar a baixas temperaturas. Bandejas de aço finas são adequadas para aquecimento elevado e subseqüente resfriamento rápido.
  • A altura das paredes está relacionada com o tipo de prato que você vai cozinhar. Alta necessidade de produtos de panificação, batatas, cozidos. Carne e peixe podem ser assados ​​em uma panela com laterais baixas.
  • Se você gosta de pilaf, pegue um caldeirão. Se você gosta de julienne e caçarolas, cocotte será uma boa compra. Pratos sofisticados de múltiplos componentes e deliciosos assados ​​são obtidos em salsichas de carne. Sopas apetitosas e mingaus - em uma panela com tampa. Tazhin é útil para criar pratos sem gordura.
  • Ao escolher pratos deve considerar o tipo de dispositivo. Por exemplo, se você tiver um forno com micro-ondas, objetos de metal não combinam com você. É tudo sobre a capacidade do material para refletir microondas.
  • Pratos de plástico não são adequados para uso em qualquer tipo de forno. Também é impossível colocar lá o artigo esmaltado, não pretendido para o aquecimento forte. Deve-se notar que algumas folhas de cozimento de ferro fundido também têm revestimento esmaltado. Portanto, é importante levar em consideração as recomendações do fabricante sobre o objetivo do item.
  • Não coloque recipientes com danos (rachaduras, lascas, etc.) no forno. Sob a influência da temperatura, tais pratos podem estourar. Isso, por sua vez, pode levar não só a danificar o prato, mas também a danificar a superfície interna do forno.

Recursos de cuidados

Produtos esmaltados, vidro e aço não requerem cuidados especiais. Eles são fáceis de limpar por meios convencionais. O principal é não usar abrasivos e secar o produto para evitar manchas. Se aparecerem manchas em um item de aço inoxidável, elas podem ser removidas com vinagre ou ácido cítrico. Panelas de ferro fundido, como o ferro, são propensas à ferrugem, por isso não podem ser embebidas.

Além disso, não se esqueça da sensibilidade de alguns materiais ao contraste de temperatura. Não coloque água fria em um recipiente sem aquecimento.

Veja o vídeo a seguir para as diferenças entre os moldes de cozimento.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento