O metal é usado ativamente na fabricação de utensílios de cozinha, pratos. Um dos mais populares é o aço inoxidável. Destaca-se pelas suas características positivas em termos de qualidade e aparência, à luz das quais utensílios de aço inoxidável podem ser encontrados em quase todas as cozinhas.
Um pouco de história
O aço inoxidável é conhecido pelo homem desde os tempos do antigo Egito e da Índia, fragmentos de utensílios de cozinha deste metal datam de 1000 anos aC. Hoje, o inventor do aço inoxidável no sentido moderno da composição é chamado de cientista G. Brearli. Ligas, que hoje são utilizadas para a produção de caldeirões, panelas e outros utensílios de cozinha, patenteados no final do século XIX.
O pico de sua demanda por utensílios de aço inoxidável atingiu apenas no início do século XX. Os monopolistas entre os fabricantes, no início, eram empresas asiáticas que fabricavam produtos a um valor de mercado acessível. A qualidade nem sempre atendeu às expectativas dos consumidores, então algumas marcas deixaram o mercado para sempre, mas a maioria dos fabricantes vendem seus produtos de metal para cozinhar até hoje. Entre eles estão os pratos de elite, produtos baratos, tanques de baixo custo do exército e tipo de marcha.
Não há muito tempo, utensílios de aço inoxidável feitos na Turquia apareceram nos balcões dos supermercados, o que provou ser positivo em termos de design e qualidade.
O fabricante mais famoso é a empresa francesa De Buyer.No entanto, antes ela se especializou em criar apenas utensílios de cozinha de aço de elite. Entre as marcas europeias também se destaca Marca italiana Paderno. Fabricantes domésticos entraram no mercado não há muito tempo, no entanto, os produtos das empresas russas hoje atendem aos padrões internacionais de qualidade estabelecidos e, portanto, são vendidos com sucesso na Federação Russa e no exterior.
Prós e contras
Modernos produtos de cozinha de aço inoxidável têm propriedades positivas e negativas. As vantagens dos utensílios de cozinha feitos de aço inoxidável devem incluir uma série de nuances.
- A principal vantagem de tais pratos - tanto no conjunto quanto separadamente - é a atratividade externa. Complementando o charme das superfícies brilhantes está a presença de coberturas de vidro, que são mais frequentemente vendidas em um conjunto de pratos.
- O metal se destaca por seu grande recurso operacional, portanto, com a manutenção adequada dos utensílios de cozinha, será suficiente para 10 ou mais anos.
- O aço é resistente a danos mecânicos, ao contrário do vidro ou da cerâmica, não racha se cair acidentalmente.
- A higiene é um aspecto importante para os recipientes em que os alimentos serão cozinhados regularmente. A estrutura metálica se distingue pela ausência de poros, portanto, será muito mais fácil limpar os recipientes de vários tipos de contaminação em comparação com as matérias-primas porosas.
- O aço é compatível com todos os tipos de placas e placas, incluindo modelos de indução.
- O aço inoxidável não é prejudicial à saúde humana, então você pode preparar com segurança qualquer alimento de qualquer alimento nele, além disso, os alimentos podem ser armazenados em recipientes após o cozimento.
No entanto, o metal não é sem alguns pontos negativos. As desvantagens das matérias-primas para a fabricação de pratos para a cozinha precisam incluir vários fatores.
- Fora do metal permanecerão vestígios de qualquer contato que possa afetar adversamente a aparência dos utensílios.
- Devido ao fato de que a temperatura dentro dos tanques é distribuída de forma desigual, existe o risco de queima de produtos. Mas em potes e panelas com um fundo grosso isso acontece muito raramente.
- O aço não é resistente a mudanças bruscas de temperatura. Em tais situações, defeitos podem aparecer nele.
- Como regra geral, pratos de boa qualidade de uma tal liga se destacam pelo alto custo.
Variedades
Hoje, sob o nome comum de "aço inoxidável" esconde vários tipos de ligas metálicas, que são aplicáveis para a produção de recipientes para a cozinha. Na maioria das vezes os fabricantes usam várias ligas de liga.
- 18/10 - Uma matéria-prima popular que é usada para a fabricação de pratos profissionais e de elite. Hoje, a liga austenítica é reivindicada por fabricantes russos e estrangeiros.
- 201 - Uma liga semelhante também é chamada de médica ou cirúrgica. Mas, apesar dessa definição, o metal é mais usado para a produção de pratos da categoria de preço de orçamento. Tal redução no custo dos produtos siderúrgicos deve-se a uma composição na qual a maior parte do níquel será substituída por manganês.
Você pode encontrar essa liga em talheres, bem como outros recipientes que não são destinados ao tratamento térmico de alimentos no fogão, no forno ou no forno de microondas.
- 430 - liga ferrítica, não tendo em sua composição níquel. Um tal metal está em demanda para a fabricação de "sanduiche" de múltiplas camadas no fundo de recipientes de cozinha.
- 420 - uma liga segura, que se destaca entre as outras variedades por sua alta resistência. Na maioria das vezes a partir desta matéria-prima fazem garfos, colheres, facas.
A classificação de panelas de aço inoxidável também pode ser feita com base no método de sua liberação. Matérias-primas da categoria de orçamento produzidas por estampagem, utensílios caros feitos por fundição.
Visão geral dos fabricantes
Hoje, os utensílios de metal são apresentados em supermercados de uma grande variedade, o que permite a cada recepcionista ou chef escolher a opção mais adequada ao custo e ao desempenho. Entre os fabricantes de utensílios de cozinha em aço, é necessário distinguir vários fabricantes.
Colheita rica
Marca nacional que se estabeleceu do lado positivo à luz da alta qualidade dos pratos. É especialmente apreciado pelos amantes do processo de enlatamento. A gama inclui potes e outros pratos de diferentes capacidades com tampas convenientes que resistem à exposição prolongada a altas temperaturas.
Fissman
Os produtos de aço da Alemanha, que é alocado com os elevados padrões de qualidade, propriedades resistentes à corrosão. Os produtos são duráveis, o que lhes permite operar por algum tempo. O intervalo é apresentado linha de produtos de classe elite, ao criar que o fabricante enfatizou na aparência, além disso, A marca comercial oferece produtos de um segmento de preço médio.
Berghoff
Pratos de aço são apresentados em uma grande variedade. Recipientes para cozinhar são feitos com um fundo que acumula calor, o que permitirá que os alimentos esquentem mais rápido, e você pode manter o prato mais longo em tais pratos, mantendo-o aquecido.
Tefal
Uma marca popular que oferece aos consumidores uma ampla seleção de vários produtos de aço carbono ou galvanizado com alto nível de qualidade. Os produtos deste fabricante são usados por muitos chefs profissionais, panelas estão equipados com fundo capsular, consistindo de várias camadas de metal, o que tem um efeito positivo no processo de cozimento.
Kaiserhoff
Outro fabricante alemão que vende vários utensílios de cozinha, incluindo aço inoxidável. Os produtos se destacam pelo design atraente, pela facilidade de uso, os recipientes têm uma pequena escala em suas paredes, permitindo que você ajuste o volume de líquido dentro. Para a produção de utensílios utilizados metal de alta qualidade.
Calvície
Panelas desta marca é diferente do resto da gama de sua aparência, além disso, todos os recipientes de aço utilizados para cozinhar, têm um revestimento antiaderente, o que elimina a aparência de resíduos de comida queimada nas paredes e no fundo.
Os tanques são considerados universais, portanto, compatíveis com todos os tipos de placas, além disso, eles podem ser usados em fornos.
Como escolher?
Os danos e benefícios da operação dos utensílios de aço são causados principalmente pela sua qualidade, por isso a escolha de recipientes para cozinhar deve ser abordada com grande responsabilidade. Para não ser confundido na compra de produtos de aço inoxidável, Recomenda-se prestar atenção a vários recursos dos produtos.
- É melhor inicialmente comprar pratos de uso universal, que podem depois ser utilizados em qualquer tipo de fogão, em fornos, fornos de microondas. Tais produtos devem conter 430 marcações no lado de fora do fundo, sendo esta versão da liga que permitirá que os tanques sejam operados em qualquer variante.
- Pratos de qualidade, se assumir a presença de uma tampa, não devem conter lacunas entre as paredes e a própria tampa. Isso garantirá uma distribuição de temperatura uniforme dentro dos pratos, além disso, o excesso de líquido não irá ferver longe das rachaduras no fogão.
- A espessura ideal do fundo dos utensílios de aço deve ser de 3 mm.
- Para potes, a espessura ideal da parede será de pelo menos 0,5 mm, como para as frigideiras, para eles este parâmetro começa em 1 mm.
Termos de uso
Existem várias diretrizes gerais para a operação segura de panelas de aço inoxidável. conformidade com a qual prolongará significativamente sua vida operacional.
- Recipientes de metal não devem ser colocados em chamas vazios.
- Usando panelas, frigideiras ou outros recipientes em queimadores a gás, é necessário definir o nível da chama sob o recipiente para que a chama não ultrapasse seus limites.
- Não é recomendado aquecer pratos de aço inoxidável com temperaturas muito altas. Portanto, pratos são melhor cozidos em fogo baixo.
- Durante a mistura de alimentos não pode usar dispositivos de metal. Colheres, skimmers e outros produtos devem ser feitos de silicone ou plástico. Uso de produtos de madeira é permitido.
Recursos de cuidados
Utensílios de aço inoxidável vão durar mais tempo se cuidar cuidadosamente disso.
- Para facilitar o cuidado com os recipientes de aço inoxidável, recomenda-se que os salgue durante a cozedura apenas depois de ferver o líquido ou, em geral, no final da cozedura. Assim, será possível evitar a ocorrência de incrustações nas paredes.
- Se os pratos forem operados com água da torneira, o resíduo branco das paredes será removido fervendo os recipientes em água com a adição de vinagre de mesa. E também se livrar de manchas na superfície estará usando ácido cítrico - será necessário limpar o local com neoplasmas.
- Não limpe panelas quentes, tigelas ou panelas. Sem perdas, só será possível lavar os recipientes após o resfriamento, além de deixá-los em água morna com ou sem produtos químicos.
- Para limpar os pratos de depósitos de carbono, incrustações ou placa em casa, é melhor cuidar regularmente de produtos de aço inoxidável, evitando o uso de substâncias abrasivas e esponjas com uma superfície dura.
- Durante o funcionamento dos pratos, é melhor cuidar dela manualmente, evitando o uso de uma máquina de lavar louça. Se houver uma recomendação para lavar as instruções para os pratos pela máquina, antes de tal tratamento, você deve mergulhar o recipiente por um tempo em uma solução de sabão.
- Depois de lavar o recipiente, é melhor secá-lo adicionalmente com uma toalha de waffle.Se você deixar produtos de aço para secar naturalmente, na superfície podem permanecer gotas e manchas. Para finalizar o brilho nas paredes, recomenda-se limpá-lo com um movimento pontilhado e não circular.
- Se a composição detergente para superfícies de aço foi escolhida incorretamente, riscos podem aparecer nas paredes e no fundo. Neste caso, é necessário substituir a composição detergente por uma substância mais suave e macia.
Como escolher pratos de aço inoxidável, veja o seguinte vídeo.