As primeiras panelas de pressão surgiram nos anos 70 do século XX. Muitas donas de casa amavam-nas pelo fato de esses dispositivos simplificarem a vida cotidiana. De fato, devido ao fato de que a comida foi preparada muito rapidamente, muito menos eletricidade foi consumida. Além disso, o tempo gasto em cozinhar reduziu significativamente.
Funcionalidades
Se falamos sobre a panela de pressão, é um aparelho que é selado com uma tampa. No processo de cozinhar depois de ferver água em uma panela começa a formar vapor. Cria pressão dentro da panela de pressão, após o que a temperatura começa a exceder o ponto de ebulição.
Graças a isso toda comida é cozida várias vezes mais rápido. E você pode cozinhar quase tudo: sopas, borsch e mingau, e até geleia de carne, que é muito mais saborosa do que em uma panela comum. A carne também é muito tenra e saborosa, se você seguir as receitas e fizer tudo corretamente. Além disso, uma vez que toda a comida não é frita, é muito mais saudável para qualquer pessoa.
Tipos de panelas de pressão
Todos esses dispositivos podem ser divididos em vários grupos de uma só vez. Eles podem ser elétricos e mecânicos. Se falamos sobre o último, então esses dispositivos são panelas com tampas seladas. Você pode cozinhar neles em fogões a gás e elétricos. Além disso, eles têm um fundo e paredes bem grossos. Aparelhos elétricos modernos operam na rede. Sua aparência é um pouco como um fogão lento. Ao mesmo tempo, sua funcionalidade é muito maior.
Panelas de pressão elétricas possuem recursos adicionais. Você pode cozinhar pratos em diferentes modos, reaquecê-los, ou até mesmo definir um certo tempo quando o processo de cozimento começa. E se você definir o programa desejado, após a finalização do cozimento, a panela de pressão será desligada sozinha.
Dispositivo
Se considerarmos mais detalhadamente o dispositivo de tal unidade, então é a panela mais simples, mas bastante forte. Além disso, ele pode suportar uma pressão muito alta. Ao escolher um dispositivo desse tipo, você deve, antes de tudo, levar em conta que O volume de trabalho da tigela na panela deve ser um terço a menos, já que deve haver espaço para vapor.
Mas a parte mais importante na panela de pressão é a tampa, que não deixa o vapor sair e também mantém a pressão em tal panela. Para que se encaixe o mais próximo possível, existe uma junta ou um o-ring no dispositivo. O selante pode ser de borracha ou silicone.
A panela de pressão também tem clipes que podem pressionar firmemente a goma. Para uso de segurança, há uma função de bloqueio. Para ajustar automaticamente a pressão, há uma válvula especial na panela de pressão, às vezes pode haver dois deles ao mesmo tempo.
Princípio de funcionamento
Se considerarmos mais detalhadamente todo o processo de ação, então a pressão atinge uma barra e a temperatura esquenta até 121 graus. No início do cozimento, a válvula na tampa permanece aberta. Quando a panela de pressão aquece, a válvula fecha-se sob pressão. Um pouco mais tarde, quando a pressão aumenta, ele empurra a válvula para trás e a abre automaticamente. Graças a isto, o excesso de vapor escapa e a pressão no interior da panela de pressão é mantida constantemente até uma barra.
Com esta máquina você pode sempre cozinhar muito rapidamente e deliciosamente uma variedade de pratos. Isso é especialmente verdadeiro para produtos que exigem processamento muito longo. Como regra geral, são todos os tipos de cereais ou carne vermelha.
Quando a panela de pressão funciona, mesmo as frutas e verduras mais frescas e tenras não serão completamente fervidas e não mudarão de cor. Afinal, eles não interagem com o oxigênio durante o cozimento. Além disso, esses produtos retêm quase completamente todas as vitaminas e minerais necessários. Afinal, eles se preparam muito rapidamente. No entanto, usando uma panela de pressão, certifique-se de seguir regulamentos de segurança. Afinal, se você não segui-los, você pode obter queimaduras muito graves.
Materiais e tamanhos
Se falamos de panelas de pressão, elas podem ser divididas não apenas pelo tipo de material, mas também pelo tamanho, espessura do fundo e sua compatibilidade com vários tipos de placas. Assim, por exemplo, uma panela feita de aço inoxidável ou completamente de alumínio será adequada para um fogão a gás. Estes materiais possuem excelente condutividade térmica. Tal função acelera grandemente o aquecimento não apenas dos produtos, mas também da água. É raro encontrar modelos que tenham revestimento esmaltado. Mas não há panela de pressão feita de ferro fundido ou cerâmica.
Panelas de pressão feitas de aço inoxidável são suficientemente resistentes a vários ácidos. Além disso, eles podem suportar altas temperaturas. Além disso, essas panelas de pressão não atrasam os odores, não absorvem gorduras. Portanto, nessas unidades será possível preparar praticamente qualquer um dos produtos, pois eles são em si mesmos. Pode ser aspic, bem como mingau comum, carne ou geléia. E mesmo que você cozinhe pratos um após o outro, eles ainda não assumirão os cheiros um do outro.
Panelas de pressão de alumínio fundido são muito raras. Na maioria das vezes, essas panelas com revestimento antiaderente são feitas de tal material. Mas em tais panelas, produtos como frango cozido ou coelho, mingau ou peixe perfumado são excelentes.
Para fogões de indução, as panelas de pressão são feitas de aço inoxidável. É aquecido com a ajuda de um campo magnético, e não com a ajuda de elementos de aquecimento, como em outros pratos. Para que tal dispositivo possa absorver toda a energia rapidamente, o fundo da panela fica mais espesso. Além disso, na parte inferior entre as duas camadas de aço inoxidável, quase todos os fabricantes adicionam uma camada de cobre ou alumínio. Assim, a panela de pressão pode aquecer no fogão em apenas alguns minutos.
Mas para as placas de vitrocerâmica é necessário comprar panelas de pressão que tenham um fundo muito uniforme.. Eles não devem ter depressões ou depressões. Se estiverem, então o calor do fogão será ruim para passar para a panela de pressão. É necessário levar em conta o fato de que o diâmetro na parte inferior da panela de pressão deve coincidir totalmente com o diâmetro da placa.
Além disso, tal dispositivo não deve ser de alumínio ou cobre. Se falamos sobre as tampas das panelas de pressão, elas são muitas vezes completamente de metal ou com pequenos insertos de vidro especial. As segundas capas são mais convenientes, já que você pode controlar tudo e não abri-las.
Panelas de pressão podem ser completamente diferentes em tamanho - grandes e pequenas. Alguns deles são em forma de balde. Eles podem cozinhar mingau ou acompanhamentos. Para famílias pequenas ou com crianças pequenas, pequenas panelas são ótimas. Neles você pode facilmente fazer purê de bebê ou carne. A concha também pode ser usada como um prato comum, por exemplo, para fazer uma sopa simples.
Para o uso diário, panelas de pressão adequadas de tamanho médio, até 6 litros. Eles podem ser feitos de alumínio e aço inoxidável. Absolutamente tudo pode ser cozido em tais panelas sem medo de sua condição. Especialmente delicioso acaba geléia.
Principais fabricantes
Para aqueles que querem escolher uma panela de pressão para si, você deve se familiarizar com os fabricantes mais populares de panelas de pressão.
Becker
A classificação de todas as panelas de pressão é liderada pelos produtos desses fabricantes. É feito de aço inoxidável na Alemanha. Revestimento interno em tais dispositivos está faltando. Cozinhar em tal panela de pressão de fabricantes alemães é possível em vários fogões. A única coisa que você não pode fazer é cozinhar no forno ou no microondas.
Tescoma
A produção dessas panelas de pressão está localizada na República Tcheca. Eles são bastante populares entre muitas donas de casa na Rússia. Eles são feitos de aço inoxidável, então eles são adequados para várias placas. O fundo de tais dispositivos é complementado com uma camada de três. Para torná-lo mais conveniente para cozinhar, existe uma escala de medição dentro da tigela. O volume não excede sete litros. Além disso, as pegas não aquecem de todo.
Fissler
Outro representante de tais dispositivos. A panela de pressão é feita de aço inoxidável. As alças são seguras, exceto que são equipadas com uma válvula de duas vias. Esta panela de pressão aproxima-se praticamente de todas as placas, sem exceção. Pode até ser lavado na máquina de lavar louça.
Vencedor
Faça essas panelas na China. Eles são feitos de aço inoxidável. O fundo tem uma camada de alumínio que aquece muito rapidamente. A comida em tais panelas de pressão não queima em absoluto, além disso permanece quente por muito tempo. Cozinhe em uma panela de pressão pode estar em qualquer fogão. É permitido lavar mesmo na máquina de lavar louça. O conjunto inclui uma caldeira dupla de metal.
Magnum
Assim como as outras panelas de pressão descritas acima, esta é feita de aço inoxidável. Sua parte inferior é bastante espessa, as alças não aquecem mesmo nas temperaturas mais altas. Pode ser adequado para qualquer fogão. No entanto, na máquina de lavar louça não pode ser lavado.
Milagre
A produção dessas panelas de pressão está localizada em Chelyabinsk. Eles são feitos de alumínio, o volume da panela - de cinco litros. Esta panela de pressão é perfeita para o uso diário. Nele você pode cozinhar qualquer prato selecionado. É especialmente bom em sua geléia.
Norbert Woll GmbH
Esta panela de pressão tem um revestimento de alumínio fundido. Além disso, você pode cozinhar em fogões de indução.
Apetite
Esta panela de pressão é feita de revestimento de alumínio na China. Ele seduz os compradores não apenas pela sua qualidade, mas também por um preço aceitável. Uma tigela em tal panela de pressão tem um volume de até 9 litros, por isso vai fazer geléia perfeitamente.
Além disso, os fabricantes chineses costumam ter esses modelos, cuja bacia é projetada para até 2 litros. Afinal, essas panelas de pressão são bastante raras.
Como escolher?
Para fazer a escolha certa da panela de pressão, é necessário examinar cuidadosamente todas as características, assim como os documentos nela contidos. Afinal, esta não é uma panela comum, mas um dispositivo bastante complicado que funciona sob grande pressão. Se uma panela de pressão for selecionada para um fogão elétrico ou a gás, os seguintes pontos devem ser levados em consideração.
- A preferência é melhor para dar um modelo que é feito de aço inoxidável. Ela pode servir um pouco mais. Além disso, ao comprar você precisa prestar atenção ao seu fundo. Deve ser engrossado, assim como as paredes.
- Deve haver duas válvulas: uma - emergência, a segunda - a principal.
- O selo de borracha durará muito tempo, mas o silicone será melhor, não fenda e não tenha medo de temperaturas muito altas.
- O bloqueio deve ser confiável e conveniente. Além disso, a panela de pressão deve ter uma fechadura, especialmente se houver crianças pequenas na casa. É desbloqueado somente depois que a pressão cai para o nível desejado.
- É melhor que as alças sejam feitas de um material que não aqueça em altas temperaturas.
- Se a tampa for feita de vidro, a cozedura será muito mais fácil.
- Muito bem, se houver um termômetro, porque neste caso será possível controlar o processo de cozimento.
- Se a panela de pressão tiver diferentes modos de comutação, permitirá cozinhar os pratos mais suavemente.
- Se o conjunto incluir uma tampa adicional, isso permitirá cozinhar em uma panela de pressão, como em uma panela convencional.
Além disso, é necessário considerar todos os certificados de qualidade e também para ver se há tudo no kit que está escrito nas instruções.
Como usar
Quase todos os modelos têm em seu kit instruções de uso. No entanto, há momentos em que não há nenhum. Portanto, é necessário antes de comprar ou depois que ele deve estar familiarizado com algumas regras.
- É estritamente proibido deixar a panela de pressão desacompanhada para que as crianças não a atinjam de forma alguma.
- Não coloque a panela de pressão no forno ou no forno.
- É proibido tocar em tal aparelho enquanto cozinha ou imediatamente depois que ele é desligado.
- Será correto cozinhar comida com a adição de água.
- Não frite nenhum produto sob pressão.
- Antes de usar, a panela de pressão deve ser lavada com qualquer detergente para remover vestígios de gordura, se houver.
- Depois disso, você pode começar a cozinhar. É necessário derramar água na tigela para que ela não seja mais do que dois terços.
- Então você precisa fechar a tampa e ajustar o nível de pressão, se estiver na panela de pressão. Se cozido em um fogão a gás, basta ajustar a chama no nível adequado.
- O vapor deve sempre sair do tanque. Se não, então você precisa adicionar um pouco de fogo. A principal coisa - não exagere, de modo que a comida não queima.
Além disso, alguns modelos de tais dispositivos requerem resfriamento após o cozimento. Além disso, certifique-se de que as válvulas não estão entupidas. Se isso acontecer, eles devem ser liberados. Quando os proprietários não usam a panela de pressão com muita freqüência, os selos são mantidos melhor separadamente. Depois de cozinhar, lave bem a panela e depois seque-a. Mantenha a panela de pressão em um local seco.
Em suma, podemos dizer que uma unidade como uma panela de pressão é necessária em todos os lares. Afinal, ele pode ser usado para facilitar não só o trabalho na cozinha, mas também reduzir o tempo gasto nele. Além disso, a comida é mais deliciosa e perfumada. Além disso, retém mais vitaminas e elementos benéficos que são tão necessários para o corpo humano.
Sobre como usar corretamente a panela de pressão, veja o seguinte vídeo.