Moldes de cozimento de vidro: vantagens e desvantagens, escolha e cuidados
Atualmente, existem muitos utensílios de cozinha em cerâmica e vidro no mercado. O material de vidro não é apenas bonito, mas também funcional. Claro, estamos falando de produtos de vidro resistente ao calor. Mas o uso de tais equipamentos tem suas próprias nuances. Nós vamos falar sobre eles.
Variedades, Prós e Contras
Inicialmente, o material de vidro era usado apenas para decorar a mesa - pratos dispostos em uma saladeira ou prato estéticos transparentes, com aparência apetitosa e bonita. Com o desenvolvimento da tecnologia, o escopo de aplicação dos produtos de vidro se expandiu - agora você pode encontrar panelas de vidro, tortas e mais à venda. Naturalmente, para tais utensílios de cozinha, vários ingredientes são adicionados ao vidro para fortalecimento e temperados de uma maneira especial.
Tais pratos têm muitas vantagens:
- o vidro é quimicamente inerte e não estraga o sabor do prato por oxidação e odores estranhos;
- equipamento de cozinha de vidro resistente ao calor pode suportar o aquecimento até 300 graus;
- a transparência das paredes facilita a determinação visual do grau de prontidão do alimento;
- não é necessário deslocar o prato do molde para outro prato - você pode cozinhá-lo e colocá-lo sobre a mesa diretamente nele;
- boa capacidade de calor do material e da espessura da parede impedem que o alimento resfrie rapidamente;
- facilidade de lavagem - a fim de limpar o material de vidro, é suficiente para mergulhá-lo na água por um curto período de tempo e, em seguida, limpe-o com uma esponja de sabão e enxaguar;
- Com bom funcionamento e cuidado, os pratos conservam a sua aparência original durante muito tempo.
E também deve-se notar que a comida em formas de vidro queima menos, e antes de cozinhar, não precisa ser oleada com óleo, como você tem a ver com formas metálicas.
Asse bolos doces em tais utensílios - apenas diversão.
A principal área de aplicação - a preparação e aquecimento de pratos no microondas e forno. Em uma fogueira, tal recipiente pode estourar se você não instalar um divisor de fogo para aquecimento uniforme de toda a superfície do prato.
As desvantagens incluem alguns fatores.
- Fragilidade material. Proteja seu inventário de quedas, caso contrário você corre o risco de perdê-lo.
- Não tolera choques de temperatura repentinos. Portanto, se você decidir assar algo no forno usando material de vidro, coloque-o em um forno frio ou ligeiramente aquecido.
Como usar
Antes de comprar moldes de cozimento de vidro, certifique-se de descobrir se eles são resistentes ao calor. Normalmente, essas informações são impressas no rótulo, incluindo a temperatura máxima de aquecimento.
Antes de usar o vidro temperado para assar, preste atenção a algumas regras simples.
- Não exponha a loiça a mudanças repentinas de temperatura: não coloque em forno quente, não resfrie com água fria. É melhor esperar um pouco e deixá-lo esfriar naturalmente, em vez de jogar fora o inventário rachado.
- Mantenha objetos úmidos e água longe da superfície externa quente dos objetos de vidro.
- Antes de instalar a loiça no forno, coloque primeiro uma assadeira / grelha onde ficará.
- Verifique o ressecamento do utensílio antes de instalá-lo no forno.
- É necessário lavar tais utensílios com uma esponja macia e sem sabão, sem o uso de abrasivos e escovas metálicas, para evitar arranhões.
Para cozinhar, escolha utensílios com alças e uma tampa - é mais conveniente do que simples formas redondas e retangulares.
Revisões do usuário
A grande maioria dos consumidores são utensílios de cozinha de vidro bem temperados. Os usuários notam a bela aparência, funcionalidade e facilidade de uso de tais equipamentos, a capacidade de suportar altas temperaturas e cozimento uniforme. Entre as vantagens estão também a acessibilidade e variedade de modelos - agora muitas empresas produzem tais utensílios. Os consumidores estão satisfeitos com a facilidade com que é possível limpar os pratos da fuligem e dos resíduos alimentares.
Entre as deficiências estão o fato de que pratos exigem manuseio cuidadoso - muito frágil. Naturalmente, neste vidro é muito inferior ao metal homólogos, mas isso é compensado pela atratividade externa e a possibilidade de uso para cozinhar em fornos de microondas.
E também note as dificuldades em cozinhar em fogo aberto - uma chama muito forte (sem um divisor) pode levar a uma divisão de material resistente ao calor.
Resumindo, podemos concluir: Se você usar o vidro com cuidado e sabedoria, ele servirá por muitos anos.
Veja o vídeo abaixo para dicas sobre como selecionar pratos resistentes ao calor.