Penteados do século XVIII - um tópico separado na história. Se hoje a decoração do cabelo é dada alguns minutos na frente de um espelho, então no século XVIII, tornou-se uma ocupação especial que exige a participação de um especialista. Foi a era das mulheres que deram grande importância à criação de penteados luxuosos e estão prontas para fazer grandes sacrifícios por elas. Hoje, tendo em mãos os produtos de estilo habituais, você pode fazer seu próprio cabelo no estilo Rococó e Maria Antonieta.
História
Ao longo do século XVIII, os penteados das mulheres evoluíram rapidamente. Em 1700, nos países europeus, o chamado fontage estava em uso - o estilo original com uma tampa de renda.
A aparência da fonte está associada ao nome do favorito do rei francês Angélica de Roucille-Fontaj. Em 1680, o cabelo dela estava desgrenhado durante a caçada. Para que eles não a impedissem de se mover em busca do jogo, ela os amarrou com um pedaço de renda. A história é silenciosa, seja uma liga com uma perna ou uma renda com uma manga. De qualquer forma, o penteado resultante deleitou o rei. De seu arquivamento, quase todas as senhoras começaram a usar o empilhamento com o uso de rendas.
Essa moda penetrou até entre os plebeus.
Havia mais de cem opções para fontazh. Cabelos firmemente enrolados em vários níveis foram colocados acima da testa horizontalmente. Um pedaço de cabelo enrolado caiu livremente em seus ombros.
A tampa em si pode ser muito alta, com até 50 centímetros de altura. Foi usado verticalmente ou ao lado.
A partir de 1713, o estilo modesto de cachos entrou em voga. Certa vez, na recepção do rei francês Luís XIV, o tema da Inglaterra, a duquesa de Shrewsbury, apareceu sem fonte, simplesmente penteando o cabelo para trás. Essa foi a razão para mudar as prioridades na colocação dos cabelos. Desde então, as senhoras colocaram o cabelo enrolado em cestos e grinaldas. Decorado com fitas, diademas, flores. Então entrou em vigor o estilo do início do rococó.
Penteados neste espírito foram usados e pessoas reais e nobres mulheres alemãs, russas, francesas, inglesas.
Na Rússia, as filmagens foram feitas até meados dos anos 20. Fiel a ele permaneceu na maior parte senhoras idosas.
A moda para o estilo elegante com cachos foi na segunda metade do século XVIII, durou até os anos 70. Então, com o arquivamento da rainha francesa Maria Antonieta, que tinha uma cabeleira espessa, começou a fazer penteados de tamanho imenso. A própria França tornou-se uma formadora de tendências em cabeleireiros para toda a Europa.
Para a construção do impressionante tamanho da estrutura, foram utilizados quadros com almofadas. Costuras aéreas usadas, compradas de plebeus, e até pêlos de juba de cavalo.
Penteado, por vezes, chegou a meio metro de altura. Criar tal criação sem a participação desse mestre era impossível.
Levou horas para a formação de composições artísticas inteiras, de modo que o dono dessa beleza não tocasse a cabeça dela por pelo menos uma semana. E isso desde que estivesse bem previsto no plano material.
No ambiente de classe média, o cabelo da mulher não mudou durante um mês.
Para uma fixação confiável do cabelo, foram usados batons à base de gordura e pó feito de farinha. Ela tinha uma cor prata, branca ou rosa. Seu peso no cabelo às vezes chegava a um quilo.
Para aplicá-lo, as mulheres tiveram que usar um peignoir especial, para não bagunçar o vestido. Para que o pó de farinha não desmoronasse no rosto, era preciso segurar uma máscara sobre ele enquanto o cabeleireiro aplicava pó. Você também pode usar um guarda-roupa especial.Pó derramou do teto para a senhora que entrou.
O cheiro desagradável de comida que entrou no negócio para criar beleza e permaneceu no cabelo por um longo tempo teve que ser "encravado" com um grande número de perfumes afiados no sabor. Mas isso não desencorajou o interesse em tais "ninhos" em insetos e camundongos.
Não é por acaso que, durante esse período, bengalas com pincel duro apareceram no cotidiano das mulheres. Por um lado, eles permitiram manter o equilíbrio sob o peso das estruturas na cabeça, por outro lado, eles agiram como uma ferramenta que poderia arranhar a cabeça coceira dos parasitas (escova).
Além do estilo pomposo tornou-se o arnês. Alguns colocam efígies de aves em suas cabeças. Lá você podia ver gaiolas de pássaros e cestas de frutas.
E a moda veio em um, depois em outro.
A razão para a criação da composição tornou-se, incluindo eventos específicos.
Por exemplo, em 1773, sobre Paris, seus habitantes viram um cometa. Isso se reflete no penteado com o nome apropriado - o cometa. Parte do estilo era a decoração na forma de um pedaço de tecido de gás, representando a cauda de um corpo celeste.
Em 1778, durante várias semanas, o penteado à la Belle Pul tornou-se um sucesso, em homenagem à fragata francesa, que ganhou em um e conflitos no mar. Cabeleireiro para esta ocasião com um "mock-up" do navio na cabeça de Marie-Antoinette foi feito por vários cabeleireiros dentro de 10 horas. O desenho tinha 70 centímetros de altura e, para criá-lo, eram necessárias escadas nas quais era conveniente modelar o cabelo da pessoa real.
Se hoje na moda para penteados foram decorações na forma de flores frescas, então amanhã haverá legumes. Então as frutas apareceram nos cabelos do jardim: cenouras, rabanetes, repolho. Quando as penas estavam no auge da popularidade, muitos pavões e cisnes foram sacrificados para a beleza feminina.
Numerosas joias de ouro com pedras preciosas também se tornaram parte das instalações de cabeleireiro. A massa de criação na cabeça às vezes excedia o peso da mulher mais bonita.
Se foi difícil manter uma postura orgulhosa e uma expressão facial amigável com essa "arquitetura", então durma ainda mais.
Para não amassar o estilo, era necessário confiar em apoios de cabeça de madeira especiais, cobertos com um pano ou até mesmo em uma cadeira. De modo que à noite os sofredores não dominassem o rato, ela usava uma capa de metal especial.
Com os penteados da época, era difícil viajar em uma carruagem. Até mesmo a rainha teve que entrar nela, ajoelhada, para não estragar a criação de vários cabeleireiros que trabalhavam na decoração de sua cabeça.
O problema foi resolvido quando surgiu um mecanismo especial que permitia “dobrar” o penteado durante a viagem.
A loucura do barbeiro diminuiu depois que Maria Antonieta deu à luz um herdeiro. Então seu cabelo luxuoso notavelmente diminuiu. Havia uma moda para uma peruca com cachos.
Depois da Revolução Francesa, a abordagem anterior ao estilo começou a causar ridículo. Ele foi substituído por penteados muito mais simples. O cabelo estava em cachos e solto, eles eram feitos de forma grega.
Mais tarde, o rococó substituiu o romantismo.
Para quem você está indo?
O estilo elegante do início do rococó pode ser pego por garotas com quase qualquer formato de rosto. Edifícios pomposos altos são adequados para mulheres com faces quadradas, mas o dono do "triângulo" não pode parecer vantajoso nesta forma.
Também leve em conta a relevância de tal estilo. Obras-primas em sua cabeça são boas quando uma garota anda na passarela, chega a um baile de máscaras, uma festa temática ou um casamento, um golpe cômico. Entre as ruas e em roupas casuais modernas com um boné na cabeça, se não uma natureza morta, qualquer um parecerá estranho.
Como fazer você mesmo?
Apesar da selvageria da moda cabeleireira do século XVIII, nosso tempo tem algo em comum com aquele século usando fios artificiais. Ferramentas de estilo moderno abrem espaço para imersão em uma época passada.Você pode fazer um estilo alto e simplesmente exuberante no estilo apropriado.
Estilo rococó
Crie um penteado não é tão difícil com uma ferramenta tão moderna como um ferro de enrolar elétrico:
- separando os fios, polvilhe-os com verniz e enrole, não atingindo a raiz de 10 centímetros;
- penteie o cabelo na raiz;
- penteie o cabelo para trás de modo que as têmporas estejam abertas;
- se houver uma franja, mova-a de volta;
- fechaduras fixadas na parte superior com ganchos de cabelo;
- decorar com fita ou barrete.
Neste estilo, você pode fazer e o cabelo da noiva. Construir uma verdadeira "casa" na cabeça, como foi feito em um período "louco", não deveria ser, mas você pode manter o espírito:
- penteie um fio grosso de cabelo ao nível da testa;
- prenda com verniz e apunhale por cima;
- o resto do cabelo para coletar na cauda (superior);
- enrolar os encrespadores de cabelo de grande diâmetro ou enrolamento no decurso da formação de estilo;
- Deite-se ao redor da base da cauda;
- parte do cabelo dele para deixar livre;
- fortalecer com verniz;
- decorar o cabelo com fitas e flores.
No estilo de Maria Antonieta
Para fazer este estilo extravagante, além de um pente, precisa ter em mãos:
- quadro especial;
- algodão ou outro enchimento para o quadro;
- encrespadores;
- tachas;
- spray de cabelo
O procedimento é o seguinte:
- fios bem penteados;
- “Reserve” parte do cabelo na parte de trás da cabeça e nas têmporas - elas serão usadas no último estágio;
- estabelecer um esqueleto na cabeça, colocando algodão nele;
- disfarçá-lo com cabelo, gradualmente levantando-os, a partir da testa;
- para fixar no quadro use pregos;
- pêlos traseiros e nas têmporas para enrolar o ferro de enrolar, formando cachos;
- fixar cabelo com laca;
- decorar com miçangas.
Belos exemplos
Com um penteado no espírito do século XVIII, você pode recriar a imagem da rainha.
Os cabelos na frente e o pêlo no ombro sugerem fortemente bolas na corte real.
Penteado no espírito de Marie Antoinette parece muito impressionante.
A master class na criação de penteados do século XVIII no vídeo abaixo.