É possível pedir matrícula do matrimônio no cartório para um dos recém-casados?
Desde a infância, em todos os filmes românticos, vimos que o casamento é uma continuação necessária e natural de um relacionamento. E toda garota sonha, de mãos dadas, com sua amada para ir ao cartório e se candidatar. Mas às vezes há situações em que isso é impossível.
Quais documentos são necessários?
Para que o seu sindicato seja registrado oficialmente e se prepare para um casamento, você precisa enviar documentos ao cartório. Casal feliz deve trazer um determinado conjunto de documentos.
- Declaração de casamento. Pode ser preenchido diretamente na instituição. Além disso, graças a um século de tecnologia, a amostra pode ser encontrada em domínio público na Internet. Pode ser baixado e concluído em casa. Mas não se apresse para colocar uma data no final do documento - deve corresponder ao dia da chegada ao escritório de registro para aplicar.
- Bilhete de identidade de cada um dos candidatos. Não esqueça de verificar seus passaportes para a realidade. E substitua-os a tempo, se necessário.
- Estado pago. Agora seu montante é de 350 rublos.
Este é um pacote padrão, mas existem documentos adicionais.
- Se você não é a primeira vez em casamento, você deve trazer documentos confirmando o fim do relacionamento anterior. Por exemplo, um certificado de divórcio ou o atestado de óbito do cônjuge.
- No caso de um dos futuros cônjuges não ter atingido a maioridade, o oficial de registro precisará de permissão para entrar em um sindicato.
No entanto, existem restrições que não permitem a entrada em uma união de casamento.
- Você será negado se for parente próximo.
- A união entre o adotante e o adotado também é impossível.
- Se você ainda está em um casamento diferente, então antes de entrar em um novo casamento, você terá que se separar do passado e do divórcio.
- O motivo da recusa pode ser a incapacidade de um dos requerentes. A incapacidade pode estar associada não apenas à saúde mental, mas também à idade. A plena capacidade jurídica em que você pode se casar / casar, vem com 18 anos. Em casos especiais, se o cidadão não tiver atingido a maioridade, será necessária uma autorização do governo local.
No mundo moderno, formas alternativas de aplicação apareceram. Agora isso pode ser feito através do centro multifuncional ou do portal de serviços de estado da Internet. Mas ao enviar através do MFC, a lista de documentos permanecerá a mesma.
Se o seu desejo de concluir uma aliança for voluntário e não houver restrições, você poderá solicitar com segurança o registro do casamento no cartório.
Pedido de registro de matrimônio para dois
Mas, infelizmente, nem sempre os jovens têm a oportunidade de estar juntos neste momento crucial para eles. Para um dos cônjuges não estar presente ao apresentar o pedido, é necessário um bom motivo. Estes são:
- doença grave de um dos recém-casados, em que ele é incapaz de vir para o cartório por conta própria;
- presença do requerente fora do país ou numa longa viagem;
- o futuro cônjuge está na prisão;
- seu cônjuge é cidadão de outro estado e está em sua terra natal.
Nestes casos, existe um procedimento especial para solicitar o registro do casamento. Mas se você vir sozinho e enviar o pacote usual de documentos, ninguém aceitará isso de você. Cada pessoa que celebra um casamento deve completar sua própria parte do pedido.A peculiaridade desta forma é que os campos para a noiva e a noiva estão na mesma folha.
Se a noiva apresentar um pedido sem a presença pessoal do noivo, então a sua parte do pedido terá que ser autenticada. É problemático convocar um notário para a prisão, portanto o chefe da colônia pode executar seus poderes. Recém-casados no exterior podem ter a certeza da forma no consulado de seu país. Esses documentos têm a mesma força legal que a certificada por um notário.
O procedimento de notarização pelo notário é detalhado na lei federal "Em atos de status civil". Primeiro você precisa preencher um requerimento separado, mas a assinatura e a data não precisam ser colocadas. Então diretamente no notário você põe a data e assinatura. Após a sua assinatura ter sido submetida e o pedido ter sido verificado por um notário, o funcionário (notário ou cônsul, se o procedimento tiver lugar no estrangeiro) certifica a assinatura. Certifique-se de que as datas no selo e na sua inscrição coincidam, caso contrário, o documento será considerado inválido e você terá que passar por todos os procedimentos novamente, e isso levará muito mais tempo.
Em seguida, você vai ao cartório com um formulário notarial certificado e preenche sua parte na presença do funcionário da instituição. Deve ser cuidadosamente e legivelmente preencher um requerimento. Todos os dados devem coincidir claramente com os dados no passaporte. Se um funcionário encontrar um erro, o formulário pode não ser aceito.
Para enviar uma inscrição através do centro multifuncional, você também terá que passar pelo procedimento de certificação do documento. Mas uma vantagem significativa do MFC é que esses centros estão a uma curta distância e estão localizados em cada distrito.
E mesmo se não houver tempo ou oportunidade para ir a um notário, há uma solução - para usar o site dos serviços do Estado. Este portal foi criado especificamente para a conveniência dos cidadãos. Por meio dele, você pode solicitar o registro de casamento, a substituição de um passaporte, a obtenção de uma carteira de motorista ou até mesmo o registro em um médico. Mas aqui existem algumas peculiaridades.
Primeiro, cada um dos futuros cônjuges deve ter uma conta válida neste site. Se não estiver disponível, você primeiro terá que se registrar e entrar em contato com o MFC para identificação. Depois disso, você estará disponível para toda a gama de serviços.
Em segundo lugar, o sistema exigirá cópias de passaportes. Digitalize seu passaporte em casa ou em um centro de cópias especial.
Em terceiro lugar, cada cônjuge preenche uma aplicação conjunta em sua conta pessoal. Mas tenha cuidado: não mais do que 24 horas devem passar a partir do momento em que você começar a preencher o formulário, caso contrário você terá que preenchê-lo novamente.
E o último - é necessário, como com o arquivamento habitual, pagar o dever estatal. A quantidade de imposto estadual para depósito eletrônico é de 245 rublos.
A opção de arquivar através dos serviços do estado tem algumas vantagens.
- O envio remoto do aplicativo permite que você conclua todos os procedimentos enquanto estiver em casa.
- Capacidade de preencher o formulário para dois. Para fazer isso, basta conhecer os dados do passaporte do segundo requerente e seu login e senha para o portal. Além disso, o seu futuro cônjuge ou cônjuge pode preencher um requerimento, estando em outro local, apenas tendo acesso à Internet.
- O imposto estadual de depósito eletrônico é 30% mais barato.
Mas, apesar de todas as vantagens de tal decisão, você ainda tem que ir ao cartório para obter o certificado de matrícula do estado. Mas você vai fazer isso em uma atmosfera festiva ou apenas assiná-lo, você decide.
Há um par de pontos que precisam ser considerados para que as suas férias não se transformem em força maior.
Você não será assinado imediatamente, assim que enviar uma inscrição. Isso só será possível em 30 dias. Portanto, selecione a data do casamento antecipadamente.
Este período pode ser reduzido se surgirem motivos sérios. Por exemplo, gravidez, parto, perigo para a vida e a saúde, a próxima viagem de negócios a longo prazo.Nesse caso, seu registro pode ser adiado para uma data anterior.
Se um dos futuros cônjuges estiver seriamente doente ou impossibilitado de comparecer ao registro de casamento por estar na prisão, então o oficial de registro é obrigado a chegar ao hospital ou à cadeia e realizar a cerimônia de casamento lá.
O casamento é uma união voluntária de dois adultos. Distância e outras causas não podem impedir a conexão de corações amorosos. Feliz vida familiar para você!
Sobre a possibilidade de escolher a data para o registro do casamento através do portal de serviços do estado, veja o vídeo abaixo.