Tudo sobre o lago Sivash
Há reservatórios que não podem ser descritos com algumas palavras, apresentados com uma série de até as mais talentosas fotografias, exibidas em um único filme, de modo que a ideia delas é completa, exaustiva. Por exemplo, aqueles que foram ouvidos por praticamente todos e que não precisam de publicidade especial. E se você disser Volga, você quer dizer - majestoso, se Baikal é incrível, e tudo é completamente notável, lendário, lugares especiais. Como dizem, eles são fáceis de amar e ler.
Há reservatórios que não coletam tais críticas elogiosas, e muitas vezes precisam dar uma olhada mais de perto. Mas então o encanto especial, charme e ambiguidade da primeira percepção se abre. O Lago Sivash é um desses.
Origem
As primeiras menções escritas do lago pertencem ao primeiro século de nossa era - Estrabão, o autor romano, chama Lake Sivash the Rotten Sea e descreve-o com algum detalhe. No segundo século, Cláudio Ptolomeu menciona o reservatório, mas em seu mapa ele captura o lago com pequenos erros.
Embora, talvez, não haja erro: há alguns historiadores que acreditam que se há dois mil anos o nível do Mar Negro era diferente do presente, muito a dizer sobre o lago.
Que tipo de reservatório é esse - vamos entender.
Para ser preciso nas definições, Sivash (o nome vem da palavra tártara da Criméia, que significa “sujeira”) é uma baía localizada no oeste do Mar de Azov.
Esta baía separa a península da Criméia do continente. Desde 2014, uma nova seção do limite de águas russo-ucranianas, cuja extensão é de 146 km, passa pela área de água do lago.
A área do lago é 2560 quilômetros quadrados.
Como o Sivash é uma piscina rasa, no verão, a água no lago aquece significativamente, o que leva à formação de um odor pútrido. Daí o nome - Mar podre. By the way, pela mesma razão, há uma evaporação ativa da água do mar, que é repleta de forte mineralização do Sivash.
Aqueles que viajam para ver (capturar em filme, estudar) os reservatórios mais interessantes da Rússia são certamente prescritos no ponto Criméia, onde eles simplesmente correm do número de lugares que precisam ser vistos: da Baía de Kalamitsky (muitas vezes confusa, chamada Klay Bay) o mesmo Sivash.
De um modo geral, chamar o lago Sivash não vale a pena também porque é toda uma rede de lagos salgados e rasos.
Mas distinguir apenas dois deles - Sivash Ocidental e Oriental.
O primeiro atrai mais atenção, seu comprimento de oeste a leste - 70 km, conecta dois estreito de Chongar pequeno e estreito de Sivash.
Características hidrológicas
O sistema Sivash em si é bastante complexo: a combinação de água e terra não é fácil de nomear - numerosas penínsulas e ilhas alternam-se com trechos, estreitos e até baías. O complexo do lago, como já foi mencionado, é raso: a maior profundidade do reservatório é de apenas 3 m, e na maior parte de 0,5-1 m - esta é a profundidade mais freqüente.
Todos os turistas estão interessados principalmente no estado atual do lago, e não em mencioná-lo em fontes antigas (embora isso seja interessante). Bem, o Sivash é uma piscina rasa separada do mar, o que significa que Ele é a lagoa do mar de Azov.
A água nesta lagoa é amarga e salgada ao mesmo tempo: as algas apodrecem ali, o que faz com que o cheiro da água não seja agradável. O sulfeto de hidrogênio é claramente adivinhado nele.
Em clima calmo, com águas claras em quase qualquer lugar da lagoa, você pode facilmente ver o fundo lamacento. Sal até penetrou no solo, porque as margens de Sivash não podem ser chamadas de cheias de vida.
A grama verde não é visível, especialmente árvores e outras vegetações tempestuosas. Em vez dela, absinto cinzento, Kermek soturno e miscelânea: só eles não podem sal e calor.
O solo na costa de um lago salgado também é salino.
A concentração de sais nas águas do Sivash é seriamente maior que nos mares Negro e Azov, e quase 17 vezes. Esta água mineralizada é chamada de salmoura.
Isso é bom ou ruim? Se você é um pesquisador ou apenas um amante da natureza, então Você vai gostar do Sivash - ele pode ser chamado de um verdadeiro laboratório natural, onde os sais minerais se acumulam de uma maneira interessante.
E os cientistas aprenderam exatamente como isso acontece: cerca de um milímetro de água evapora de um centímetro da superfície quadrada da água de um lago por ano. E a precipitação cai apenas 300 mm.
Há também informações de que a quantidade total de umidade evaporada por um Sivash em um ano é quase metade de toda a massa de água contida nele. Você não precisa ser um cientista para entender: se o Sivash ainda não tiver desaparecido da face da Terra, se a quantidade de água, no entanto, é quase constante, isso significa que a água está constantemente fluindo de fora.
E vem, como se vê, do Mar de Azov através do Estreito de Gênica.
Alguns turistas confundem Sivash e Sasyk-Sivash (ou o famoso lago rosa), o maior e mais salgado da península da Crimeia.
Este é um estuário, um lago sem drenos onde centenas de clipes e filmes poderiam ser filmados, já que o lugar é único em sua beleza natural.
Essa cor "glamourosa" do reservatório produz uma alga incomum chamada dunaliella, que aloca cerca de três dúzias de carotenóides, dos quais o mais valioso pode ser considerado beta-caroteno.
Quanto beta-caroteno é em salmoura, o lago terá uma cor tão intensa: de rosa a vermelho brilhante.
Propriedades medicinais
Todo mundo sabe que muitos reservatórios do sul são distinguidos por propriedades curativas pronunciadas.
E o Sivash, no título do qual a palavra “lama” é adivinhada quando traduzida, é em si mesmo associado a tratamento, restauração, poder de cura.
A lama de sulfeto de silício é, de fato, o principal fator de cura do Sivash. Por exemplo, eles tratam a calvície, algumas doenças dermatológicas e até doenças cardiovasculares.
Procedimentos de lama também são recomendados para aqueles que têm problemas com o sistema musculoesquelético, que sabem em primeira mão sobre artrite, artrose e osteocondrose.
Mas você não deve nadar no sentido usual da palavra em Sivash: mais precisamente, depois de um banho terapêutico, você precisa lavar bem o rosto com água fresca, caso contrário a pele pode desenvolver irritação.
Alguém vai gostar da informação que lama de cura pode estocar: para sua coleção não vai levar dinheiro.
As propriedades curativas têm tanto a sujeira em si quanto a salmoura.
- Rapa Inclui elementos que são considerados produtos de limpeza naturais das células do fígado. É por essa razão que as pessoas que tomam banho em Sivash bebem, saem delas bastante sóbrias. Não vale a pena verificar por si mesmo, mas o fato é interessante. Se você acredita nas respostas (e há muitas delas), então a influência da salmoura no sistema musculoesquelético do corpo humano é, de fato, grande. Alguém recuou, a osteochondrosis de longa data consideravelmente amoleceu-se, e alguém não tinha mais velhos danos de ossos e uniões. As pessoas vêm aqui para se livrar das doenças dermatológicas, e muitas delas conseguem isso.
- Lama terapêutico. Olhe para ela por um longo tempo para não. A camada superior de lama é cinza, já que ocorre contato de luz e ar. Mas é possível usar não apenas argila cinza, porque a lama de cura negra que é mais profunda é verdadeiramente curativa. A propósito, a lama de cura de Sivash tem uma reputação como curativa não por causa de publicidade irracional inconveniente: ela passou pelos estudos clínicos necessários, é certificada e, de fato, é possível ser tratada com ela.
Mas é impossível falar sobre o desenvolvimento de infra-estrutura na zona deste lago.
Para os turistas, esta área interessante acaba de ser melhorada, em conexão com a qual muitos viajantes vêm aqui para selvagens, vivem em tendas.
Flora e fauna
O clima e as características do solo ditam suas condições à flora e fauna do Prisivash. Em particular, eles atraem pássaros para a cabana e até alguns pássaros! Aqui relíquia strepta foi visto, que anteriormente era visto apenas nas estepes Azov. Dos lagos salinos da Europa e da Ásia, a galagaz voa para cá. Curiosamente, os faisões foram recentemente criados nessas ilhas.
Plantas locais, como já mencionado, a riqueza não é impressionante, embora dependendo do que estamos falando. Por exemplo, todo botânico (e apenas um turista interessado) terá interesse em visitar o parque paisagístico Kalinovsky. Ele está localizado no distrito de Dzhankoy, perto da vila de Transparent: sua área é de 12.000 hectares. Foi criado especificamente para a preservação de áreas úmidas.
Na área do parque crescem associações naturais das várias estepes da Criméia - e zonal-deserto e grama-grama e grama pálida.
A fauna do parque também é curiosa: lá você pode ver cormorões, gaivotas, maçaricos. No total, cerca de uma e meia centena de aves vivem nos territórios pertencentes à reserva, incluindo a garça-real, a águia de cauda branca, o estepe e outros.
Aliás na aldeia relativamente recentemente restaurou a propriedade Shatilova. Há exposições organizadas de artistas contemporâneos e realizam passeios noturnos exclusivos.
À luz de numerosas velas, os visitantes caminham pela propriedade, admirando as criações dos pintores da Crimeia.
Como chegar lá?
Para entender como construir uma rota, você precisa saber quais localidades estão tão próximas quanto possível da Sivash. São elas: Dzhankoy, Saki, Yevpatoria, Krasnoperekopsk, Armyansk, Genichesk, Novoalekseevka.
Você pode entrar de maneiras diferentes.
- Próprio carro: vindo de Simferopol ao longo do M-17, E-105. Mais perto da capital da Criméia Evpatoria, a parada é chamada Sasyk-Sivash.
- Qualquer ônibus, que está se movendo para a fronteira com a Ucrânia. Se você estiver indo descansar um selvagem, então já no processo de uma viagem de ônibus você verá lugares adequados para esta finalidade. E se o descanso selvagem não for para você, há resorts e resorts na área, mas você deve cuidar dos lugares com antecedência.
- Os trens elétricos que vão de Dzhankoy e Novoalekseevka. Existe um transporte direto para o Lago Salgado. O horário do trem pode ser visto no pátio da estação ferroviária em Simferopol.
O lugar provavelmente mais bonito nesta área é o Arabat Spit.
De um lado - o Mar de Azov, do outro - nascentes de cura.
Na península da Criméia há tantos lugares interessantes, únicos e muitas vezes desvalorizados, cujos nomes até mesmo os moradores de territórios próximos confundem (como, por exemplo, a cidade de Shelkino é chamada Schelkovo).
Se você estiver indo para a Criméia, construir não apenas uma rota, mas anotá-la em metas, de preferência, não fragmentadas.
Alguém traz da Criméia apenas bronzeado e vinho, enquanto outros trazem fotos e vídeos exclusivos dos lagos locais que merecem a atenção de todos.
Fatos interessantes
Sasyk-Sivash, o lago muito rosa, também é famoso por sua pesca de sal. E este sal é valioso não só gosto. Sua composição é rica em macro e micronutrientes, incluindo cálcio, cloreto de sódio.
O sal da Criméia é conhecido desde os tempos mais antigos, existem até documentos de seu nível internacional: eles datam de 1912, quando este produto ficou em primeiro lugar na exposição mundial.
E, o mais interessante, no sal rosa da Crimeia, o cloreto de sódio é menor do que no sal branco mais conhecido.
Composição rosa é melhor absorvida, não leva a edema, remove toxinas, lava o excesso de água, fortalece o sistema imunológico. O sal é rico em iodo, porque seu uso razoável contribui para a normalização dos níveis hormonais de homens e mulheres.
Imaginem: lagos incomuns e únicos com água curativa, sal, lama, assim como paisagens deslumbrantes e a possibilidade de férias selvagens cercadas pela natureza impressionante da Crimeia. E essas férias podem ser econômicas e memoráveis: significa que você precisa ir!
Você pode aprender sobre a lama terapêutica do lago no vídeo abaixo.