O batismo de um bebê é uma etapa muito importante não só na vida da criança, mas também de seus pais. Mamãe e papai escolhem os padrinhos, o templo em que o sacramento será realizado, bem como o traje batismal. Por tradição, a escolha de roupas para este evento pode confiar a madrinha ou o pai.
O conjunto batismal para a menina deve incluir uma camisa longa, um boné ou um lenço e uma toalha, em que a criança é enrolada após a fonte.
No artigo de hoje, falaremos sobre os recursos e tipos de camisas batismais para meninas. Você aprenderá como escolher a camisa certa, dependendo da idade do bebê, e também como e quando usá-la.
Modelos
Em lojas de roupas infantis e bancos de igreja, você vai encontrar diferentes variantes de camisas de batismo do bebê. Eles diferem principalmente em estilo, decoração e "gênero".
Aqui estão as camisas batismais mais populares para meninas.
Camisa baptismal reta
A opção mais simples e mais popular - é exatamente assim que as camisas em que as crianças foram batizadas olharam na Rússia.
Camisa batismal com saia
O modelo com a parte inferior recolhida, que se assemelha a uma saia magnífica, parece muito bonito e suave e é adequado até para as princesas mais pequenas.
Camisa batismal com cordas ou botões
Modelos que podem ser facilmente colocados e desligados sem atrapalhar o bebê são ideais para recém-nascidos, porque eles não gostam de roupas sobre suas cabeças.
Camisa batismal com capuz
Este modelo deve ser escolhido se você tiver medo de pegar um bebê frio após a fonte. O capuz protegerá seu filho do ar frio e correntes de ar.
Camisa batismal com bordado
Há muito tempo tem sido roupas para ocasiões especiais decoradas com bordados, já que era a maneira mais acessível de decorar. Hoje, as camisas são muitas vezes bordadas com uma cruz, desenhos florais ou o nome de uma criança e a data do batismo.
Camisa batismal com babados
Modelos decorados com laços e babados são muitas vezes comprados não só para as meninas, mas também para os meninos. As camisas das meninas são geralmente ricamente decoradas, e os modelos dos meninos são mais concisos.
Malha de crochê
Se a mãe ou padrinho da futura garota é uma costureira experiente, então o bebê tem a oportunidade de receber como presente uma coisa verdadeiramente única que ninguém mais tem no mundo. A camisa batismal amarrada com suas próprias mãos manterá em si o calor e o amor de quem a fez.
Para tricotar camisas a céu aberto, é melhor escolher um gancho, e não agulhas de tricô, já que com sua ajuda você pode criar formas mais complexas e padrões finos. Você pode pensar em um estilo de camisa, ou você pode encontrar um padrão adequado em revistas de tricô.
Qual padrão escolher depende apenas da imaginação e experiência da própria costureira. Por exemplo, as camisas de malha batismal (malha) com desenhos temáticos são bastante populares; estes podem ser anjos, cruzes e outros motivos cristãos.
Qual deve ser a camisa batismal?
Requisitos rigorosos para o aparecimento de uma camisa batismal para meninas, como tal, não existe. Hoje não é sequer um elemento obrigatório de batismo.Mas, como uma homenagem à tradição, a maioria dos pais prefere batizar as crianças mais novas em camisas especiais.
Tradicionalmente, a camisa batismal deve ser:
- Condição: Necessariamente nova - é costume manter uma camisa batismal por toda a vida; ela é até creditada com poderes de cura.
- Cor: branco, leitoso, marfim e outros tons claros. A cor branca está associada à pureza espiritual e à purificação dos pecados.
- Comprimento: Como qualquer outra roupa na qual uma mulher (independente de sua idade) venha ao templo, a camisa batismal deve ser longa o suficiente - não necessariamente no chão, mas de tal forma que ela cubra os joelhos.
- Além disso, a camisa batismal deve ter mangas, mas a presença de bordados e outras decorações é deixada a seu critério.
Para meninas 2-4 anos
Na tradição ortodoxa, costuma-se batizar uma criança no 40º dia após o nascimento, mas hoje essa regra não é observada por muito poucas pessoas. Muitos pais adiam o sacramento mais tarde, para que o bebê possa ter lembranças dele.
Na idade de 2 a 4 anos, é improvável que a menina perceba o significado do que está acontecendo, mas isso não é motivo para suportar o batismo por mais alguns anos.
Os tamanhos pequenos de camisas batismais são mais procurados, já que as meninas mais velhas são frequentemente batizadas em elegantes vestidos brancos.
Se um recém-nascido não for batizado, um lenço de renda é escolhido para uma camisa em vez de uma touca.
Para meninas 5-8 anos
Meninas mais velhas podem escolher seu próprio traje para o batismo, se os pais explicarem corretamente a eles o significado e significado do sacramento. Às vezes é difícil encontrar uma camisa batismal do tamanho certo, já que as lojas compram mais kits para recém-nascidos e crianças muito novas.
No entanto, as empresas que estão envolvidas na produção de suprimentos batismais muitas vezes oferecem serviços de alfaiataria - você pode encomendar uma camisa de qualquer tamanho não apenas para uma criança, mas também para um adulto.
Para as meninas em idade escolar primária produzem vestidos batismais. Eles diferem das camisas em um corte mais complexo, silhueta ajustada e corte rico. Mas todos os elementos tradicionais da camisa batismal - cor, comprimento, mangas - são preservados em tal vestido.
Camisa batismal
Camisas batismais para meninos e meninas diferem principalmente na decoração. Por via de regra, mais atenção é dada à decoração de modelos de menina. Pode não ser apenas bordado tradicional e guarnição de renda.
Formas comuns de decorar camisas batismais para meninas também incluem:
- bordados com fios metálicos;
- fitas de cetim bordadas;
- ligação a céu aberto das bordas com threads;
- Trança e plissado.
Decorar uma camisa batismal, você precisa cumprir a medida. Itens decorativos não devem chamar a atenção, então tente manter um esquema de cores discreto. Branco, dourado, prateado, rosa suave - essas cores costumam ser preferidas na decoração da camisa batismal de uma menina.
Acessórios
Ao preparar o bebê para o batismo, você pode comprar apenas camisas, e você pode comprar um conjunto batismal pronto, que inclui tudo o que é útil durante o sacramento, bem como souvenirs memoráveis.
Um conjunto para o batismo pode incluir:
- Kryzhma - a chamada fralda, na qual a criança é enrolada depois de ser mergulhada em uma fonte;
- um headdress - para crianças absolutamente pequenas é um gorro, e para meninas mais velhas - um lenço ou uma capa aberta na cabeça;
- botas são opcionais, elas podem ser substituídas por meias simples, mas as coisas de um conjunto parecerão muito mais bonitas;
- babador - necessário para preservar a brancura original do vestido batismal, evitando o aparecimento de várias manchas;
- calcinha sob a fralda - você não pode usar nada em cima da fralda, no entanto, por uma questão de estética, muitos pais preferem cobri-lo com calcinha branca;
- bolsa de cabelo - serão vertidos armazenados, cortados durante o sacramento.
Quando eles usam isso?
De acordo com a tradição ortodoxa, a camisa batismal é colocada imediatamente depois de três vezes a criança estar imersa em uma fonte (se o sacramento é realizado com imersão total). Neste caso, a camisa deve ser nova e limpa - porque é um símbolo de renovação e purificação da alma.
Quando batizam crianças muito pequenas que servem aos templos, elas são aconselhadas a mantê-las simplesmente embrulhadas em uma fralda desde o início da cerimônia. Em seguida, a criança é mergulhada em uma fonte e envolta em um kryzhma. Depois disso, a madrinha passa a camisa batismal ao padre realizando o rito. O pai coloca o bebê em sua camisa e o sacramento geralmente termina aí.
Preciso de uma camisa depois de mergulhar na fonte?
Na camisa batismal, a criança é depois da imersão na fonte e até o final do sacramento. Depois disso, a camisa pode ser removida e levar o bebê para casa em roupas comuns. Mas alguns pais organizam uma sessão de fotos após o rito ou uma celebração familiar em que o recém-chegado está presente em seu traje batismal.
Camisa batismal não pode ser lavada. Ela cuidadosamente preservada e atribuída à capacidade de acalmar o bebê e ajudá-lo a lidar com a doença. Muitas mães, quando a criança não está bem, cobrem-no com uma camisa batismal ou a colocam debaixo de um travesseiro.