Hoje, quando toda a indústria da moda está trabalhando na criação de uma variedade de modelos de roupas e chapéus, o interesse pelo bordado continua inabalável. Afinal de contas, usar um chapéu, tricotar nas agulhas com as próprias mãos é muito melhor, além disso, essa coisa será realmente exclusiva. Resta apenas determinar o padrão, mais confortável para se instalar em uma cadeira e começar a trabalhar.
Tipos de padrões
Existem muitos padrões diferentes que são adequados para chapéus de tricô. Cada um deles tem suas vantagens e é interessante à sua maneira. A escolha do padrão também depende do nível de habilidade da costureira: para iniciantes, é melhor escolher uma opção mais simples, knitters experientes podem fazer qualquer um, até mesmo os padrões mais complexos e complexos.
Uma costureira novata para criar um cocar deve escolher o padrão mais simples. Esta é uma malha de meia, na qual, nas linhas ímpares, todos os laços são tricotados na face e nas linhas pares. Se você tricotar firmemente, o resultado será uma tela lisa e suave, à qual você poderá costurar alguns elementos decorativos.
Alternativamente, a tampa pode ser feita ponto de liga mais densoque parece o mesmo em ambos os lados. Neste caso, todos os loops, independentemente da série, você precisa tricotar facial. Deve ser lembrado que esse padrão se estende muito bem, o que deve ser levado em consideração ao calcular loops. Esta imagem parece melhor do fio grosso.
Os principiantes dominam facilmente o padrão simples “putanka”. (também é chamado de "arroz" ou "pérola"). Externamente, a imagem se assemelha a uma dispersão de pequenos seixos ou cereais (daí as variantes de nomes). No processo de trabalho, você só precisa alternar os loops de frente e de trás, tricotando-os em cada nova linha não de acordo com o padrão, mas mudando (para substituir o loop de face no loop de volta, e vice-versa). Note que o “putanka”, assim como o ponto jarreteira, tem um padrão de dois lados.
Um padrão de headwear popular e simples é um elástico. Pode ser feito todo o produto, ou apenas sua borda (ficará mais denso, não será enrolado). Um elástico está alternando loops faciais e purl (pode haver um número diferente deles), como resultado do qual são obtidas faixas verticais: convexas - de loops faciais, côncavas - de purl.
Uma característica distintiva deste padrão é a sua elasticidade, que é, sem dúvida, uma vantagem para a tampa. Se você usar agulhas menores para o trabalho, terá uma tela mais contrastante.
Os tipos mais versáteis de goma são 1x1 e 2x2. Em fileiras pares, tais padrões são tricotados de acordo com o padrão. Vale a pena notar que a versão 2x2 parece melhor em headdresses volumosos (por exemplo, malha LIC, especialmente se você fizer isso sem costura).
Você pode experimentar usando 3x2, 4x5, etc. para tricotar. a seu pedido. A principal coisa - para se adequar ao resultado final.
Se você quiser fazer uma coisa mais quente, use um elástico duplo. Tenha em mente que, neste caso, você precisará do dobro da quantidade de fios, já que a tampa ficará com duas camadas. A primeira linha de tal padrão se encaixa facilmente: um loop é facial, o outro é purl. O padrão principal começa na segunda linha: um loop é feito na frente e o próximo é removido, e o thread deve passar na frente da tela. Todas as linhas subsequentes estão vinculadas ao final de maneira semelhante.
A goma inglesa já é mais complexa - refere-se a desenhos de patentes. Este é um grupo de padrões que usa crochet duplo.Na goma inglesa, a linha inicial é tricotada no modo 1x1, em todas as outras linhas há laçadas, você dobra, não tricota, com uma malha na agulha de tricô, e os laços faciais tricotam como de costume.
De maneira semelhante, outros desenhos de patentes são tricotados, nós daremos exemplos como goma de pérola e “favos de mel” (em versões grandes e pequenas).
É fácil para uma costureira novata fazer vários padrões geométricos com base em um arranjo específico de loops de face e de costas. Este desenho é "xadrez"representando quadrados alternados que podem ser de tamanhos diferentes: 2x2, 3x3, 4x4, etc. (mas não precisa torná-los muito grandes). Então, para amarrar um “tabuleiro de xadrez” 4x4, na primeira fila você tricota 4 laçadas de frente e 4 de volta, três fileiras subseqüentes são tricotadas de acordo com um padrão. Na quinta linha, no lugar das alças faciais, as purlas são tricotadas e vice-versa. A tampa com este padrão será bastante densa, não será enrolada mesmo sem um elástico ao redor da borda.
Outro exemplo de um padrão geométrico é diamantes, que são realizados de acordo com um esquema específico
Tampas conectadas por faixas transversais ou diagonais parecem interessantes, especialmente se refere a modelos volumétricos - cap-yoke, ou snud. No primeiro caso, várias linhas são tricotadas com uma meia e, em seguida, no lugar das alças faciais, bolsas são feitas e as próximas várias linhas são tricotadas de acordo com o padrão - é assim que o número necessário de bandas, que pode ser de espessura diferente, é obtido. As listras diagonais são um pouco mais difíceis de tricotar, a base do padrão é a alternância dos loops de frente e de trás, que são gradualmente trocados com cada linha subseqüente.
Os padrões de relevo sempre parecem espetaculares. Estes chapéus parecem mais volumosos e atraem a atenção. Estas são todas as tranças amadas (ou padrões de Aran), que são obtidas como resultado de tiras faciais de entrelaçamento consistindo em números diferentes de loops, com um certo intervalo. Se as duas tranças forem colocadas lado a lado e cruzadas em direções opostas, você terá outra imagem - uma trança complexa. Esses padrões engrossam significativamente a tela, por isso é ideal para chapéus quentes de inverno.
Simula trança na moda recentemente, o padrão "pico". Inicialmente, a faixa transversal com uma grande malha oblíqua no centro é tricotada e, após, a capa é amarrada.
Outras opções para padrões convexos em relevo - Esta é uma variedade de tranças, rombos, inchaços, framboesas, borboletas, folhas, bem como tricô com efeito de cloquet (em que o tecido do rosto é reunido em uma dobra com a ajuda de agulhas de tricô auxiliar) como se coberto com grandes bolhas.
Muitas artesãs gostam muito de padrões a céu aberto. Estas são várias ondas, cobras, redes, “cauda de pavão”, folhas delicadas, diamantes, árvores de natal, etc. A base desses desenhos é o uso de recursos. Esses padrões são executados de acordo com padrões simples. Como regra, eles são usados para criar chapéus leves de verão. Muitos pequenos orifícios fornecem boa ventilação de bonés e chapéus de panamá.
Se você quiser fazer um produto semelhante para o período de entressafra, cuide de uma camada extra - uma espécie de forro.
Chapéus bonitos e originais com padrões de jacquard que envolvem o uso de fios multicoloridos (dois ou mais). Devido a isso, os produtos são quentes e não queimados. Desta forma, você pode obter uma variedade de imagens: ornamentos abstratos, animais, plantas, personagens de desenhos animados e muito mais.
Para o trabalho, são necessários fios da mesma qualidade e espessura que não são descartados após a lavagem (caso contrário, todo o padrão se deteriorará). Os raios não devem ser muito grossos, caso contrário o tecido ficará friável e os broches aparecerão através das linhas do avesso.
Hoje, uma vez populares padrões noruegueses e escandinavos voltaram a moda., representando congelado em renas, estrelas despretensiosas, flocos de neve esquemáticos, árvores de Natal e diamantes comuns.Os chapéus masculinos são tricotados, em regra, com jacquard geométrico, enquanto os chapéus femininos são tricotados com motivos florais. Iniciadoras de agulhas podem tricotar o chamado padrão preguiçoso quando o ornamento mais simples é realizado "a olho".
Knitters profissionais podem mostrar imaginação e chegar a seu próprio padrão, criando assim uma coisa única.
Muitos já ouviram falar sobre patchwork - patchwork, mas nem todo mundo sabe que há o seu análogo de malha. Essa técnica é chamada de enterlak. Os remendos conectados, conectando um com o otro, formam uma tela colorida bonita. A principal tarefa aqui é tricotar sem rasgar o fio.
Esquemas
Vamos considerar com mais detalhes a técnica de tricô de alguns padrões.
"Pequenos favos de mel"
Na primeira fila todos os laços são tricotados na face. No segundo - alternativo facial com nkida, um número deve ser completado apenas o laço removido. Na terceira linha, os nakida dianteiros e removidos são amarrados alternadamente, você precisa terminar a série com um loop de rosto. A quarta fila começa com um nakid, o próximo laço retira-se, sem tricotar, unimos um laço nakida com o dianteiro. No quinto, nós alternamos duas faces com a tampa traseira removida. No sexto - laço em conjunto com o crochê nós tricotamos a cara, então um nakid, um laço, sem tricotar, retira. A sétima linha é executada como a terceira. Em seguida é a repetição de 3-6 linhas.
"Pletenka"
O popular padrão "pletenka" é um pouco semelhante às tranças, mas tem uma ordem diferente de interseção. Neste exemplo, o número total de loops é um múltiplo de seis, excluindo loops de borda. As duas primeiras linhas são feitas por meia. Na terceira linha após a borda, a cada 6 voltas, nós cruzamos um ao outro (3x3) para formar uma inclinação para a esquerda. 4-6 linhas de malha por padrão. Na sétima fileira, tricotamos três laços frontais e, novamente, como na terceira linha, cruzamos cada 6 laçadas, mas agora formamos uma inclinação para o lado direito. Nós tricotamos a oitava linha de acordo com o padrão e, desde a nona linha, o padrão se repete.
"Borboleta"
Este belo padrão de relevo é feito de fios grossos, mas leves. O padrão é formado de broches, que esticam a tela, criando um relevo que lembra uma silhueta de borboleta.
O número de loops é um múltiplo de dez mais quatro.
Na primeira linha, tricotar dois loops com loops faciais, você pode tirar cinco loops sem tricô, mais uma vez, cinco loops faciais comuns. Dois loops faciais completam a linha. A segunda linha é executada de acordo com a figura. 3-9 linhas são realizadas de forma semelhante ao primeiro e segundo. Na décima linha, cada cinco broches devem ser coletados do lado da frente (loop purl), transferidos para a agulha esquerda e, em seguida, tricotar todo o grupo junto com o loop purl aparecido.
Como escolher um fio?
Se você decidir fazer um belo chapéu, então o fio certo é metade do sucesso.
Linha de compra, leia atentamente o rótulo. Geralmente indica a densidade de tricô (quantos laços e linhas são necessários para uma tela quadrada de 10x10 cm) e o tamanho das agulhas de tricô a serem usadas durante o trabalho. Para fazer um padrão de jacquard, é importante saber se o fio está derramando. Analise o consumo de fios: quanto mais finos eles forem, menos fios serão gastos na tampa.
Antes de iniciar o trabalho, tricotar um pequeno pedaço e, finalmente, determinar a densidade de tricô e o consumo de fio.
Cada padrão específico é projetado para um fio específico. Por exemplo, chapéus finos de algodão são tricotados de fios finos de algodão ("íris", "lírio", "violeta"). O fio liso em base de lã é adequado para tranças volumosas, e angorá fofo e angorá não precisam de padrões extravagantes - eles ficam ótimos, conectados com um ponto de meia simples. A espessura necessária das agulhas também depende da textura do fio.
A cor do fio também tem implicações para a escolha de tampas padrão. Assim, os padrões de Aran (intrincados tecidos de tranças, tranças, tranças) parecem mais vantajosos em uma tela clara. Mas a partir dos fios de melange é melhor fazer um chapéu com um elástico comum, meia ou ponto de liga.
Belas imagens
-
Tampa de cabeça equipada é uma combinação de dois tipos de elásticos. A barra larga é feita com um elástico simples - na forma de loops faciais e puros alternados (1x1). A parte principal do produto é conectada por faixas largas. Tiras côncavas de loops purl gradualmente desaparecem, aproximando-se do topo da tampa, que é decorada com pom-pom preto macio de pele natural. Cocar de malha ecoa a textura da gola de uma jaqueta, e a cor cinza escuro é combinada com a cor dos olhos da menina. O pompon é feito da mesma cor que o suéter. Tudo isso como um todo cria uma imagem harmoniosa da juventude.
-
O charmoso conjunto de um chapéu de encaixe e um enorme colar de cachecol é feito de fio grosso. A peça está conectada com um padrão moderno de “trança”, que parece particularmente vantajoso em uma cor roxa clara. Este desenho torna a tampa maior, o que está em harmonia com as grandes características do rosto da menina. O outerwear chique da gola de pele adiciona chique ao conjunto inteiro.
-
Boina elegante e leve é adequada para a primavera quente e início do outono. Um tom agradável de rosa é combinado com o cabelo da menina e refresca a cor do seu rosto. O toucado é feito de uma malha aberta e arejada, e sua borda é processada com uma faixa elástica, que é uma alternação seqüencial de duas alças frontais e três para trás. Descuidadamente inclinada para um lado, as roupas da garota, feitas de fios da mesma textura e cor, seu cabelo solto e seu sorriso misterioso criam uma imagem tenra e romântica.
Gostei de tudo