Cada raça de cães foi originalmente criada para um propósito específico - proteger algo, transportar, caçar e assim por diante. Por exemplo, Shar Pei é uma das antigas raças de cães de guarda. As raizes desta raça vão a China. Durante as escavações no território dos palácios imperiais das antigas dinastias chinesas, foram encontradas figuras de cães com muitas semelhanças externas com sharpei.
Pesquisadores sugerem que esta raça de cão foi usada como guardas territoriais e assistentes de caça. Contudo, depois esta raça de cães tornou-se participantes regulares de lutas de cão. As dobras deste cão salvaram-na de ferimentos graves. Nos anos 70 do século XX, o Shar Pei foi oficialmente reconhecido pela American Kennel Association. Curiosamente, no final dos anos 70, esta raça de cão estava no Guinness Book of Records como a raça mais rara de cão.
Sinais externos
Esta raça de cão se destaca por sua aparência incomum, o que ajudará a distingui-los facilmente de outras raças de cães. Sua característica brilhante e específica - um grande número de dobras cobrindo toda a superfície do corpo, especialmente muitas delas no rosto.
Outra característica é a língua roxa, que também pode ser encontrada na raça Chow Chow.
Na China antiga, acreditava-se que era devido à cor incomum da língua que esses cães protegem as casas dos maus espíritos com seus latidos.
Existem os seguintes tipos de cores Sharpey:
- preto - na sua forma pura há extremamente raro, muitas vezes a cor preta representa-se por alguma sombra - marrom-escuro, com um tom de marrom, bem como a azeitona;
- dourado ou areia - É considerada a cor mais antiga do casaco;
- vermelho - há muita sombra dessa cor - do vermelho claro ao mogno;
- nata - há tons de bege claro a suave cor de caramelo;
- sable - a lã de tal cão tem um revestimento acinzentado claro;
- chocolate - de leitoso a castanho escuro profundo;
- azul - Existem vários tons - de tons claros a mais saturados.
Há cores mais complexas que combinam várias cores básicas - damasco, veado, isabella, roxo e assim por diante. Blue Shar Pei pode ter um tom único de lã - de azul pálido a cor quase asfalto. Esta raça pertence a cães de tamanho médio. Sua estatura média é de 42 a 52 cm e seu peso é de 16 a 38 kg, dependendo do sexo e da atividade física do cão. A cabeça é bem grande, com um crânio achatado.
O rosto é caracterizado pela presença de dobras bem localizadas. Os olhos são pequenos, em forma de amêndoa, têm uma cor escura, parecem sombrios. As orelhas são pequenas, densas, triangulares, bem separadas. O pescoço não é longo, muito poderoso. O corpo é forte, tonificado e os filhotes são caracterizados por um grande número de dobras, que se alongam com a idade, permanecendo claras apenas no rosto e no pescoço. O cabelo sharpei azul é curto e grosso, um pouco duro ao toque.
Traços de caráter
Por sua natureza, o shar-pei azul tem um caráter calmo e medido, embora bastante ativo e energético. O modelo de comportamento depende inteiramente da educação. Dependendo das condições em que o filhote crescerá, seu caráter se desenvolverá - flexível, teimosa, sociável ou passiva a tudo o que acontece.
O principal é que esse cão sempre será fiel ao seu dono e se tornará um bom cão de guarda.
Todos os membros desta raça são distinguidos por boas habilidades intelectuais, e são muito orgulhosos e rebeldes. Mas eles se dão bem com as crianças, são dotados de boa perseverança e paciência.
Provocar Sharpey em ações agressivas pode apenas sintonizar outro cão maliciosamente. Em caso de perigo, este cão não só será capaz de defender-se, mas também de defender o seu dono. Na vida cotidiana, esse cachorro é muito dócil e amante da paz.
Cuidado
Aqueles que decidiram ter um filhote de Shar-Pei azul devem estar familiarizados com as regras básicas de cuidar desta raça e as características de sua alimentação. Como qualquer outro cão, você precisa limpar periodicamente o shar-pei com uma escova com cerdas duras para escovar a lã.
Ao tomar banho, é importante garantir que a água não entre nas orelhas do cão, como mesmo uma pequena quantidade de água aprisionada nos canais auditivos, pode causar o desenvolvimento de várias doenças. Ao banhar-se, é necessário enxaguar bem todas as dobras, enquanto é melhor usar shampoos projetados especificamente para esta raça, devido à alta sensibilidade da pele do cão.
Após o banho com uma toalha, e melhor com um secador de cabelo, seque bem as áreas entre as dobras.
Blue Shar-Pei precisa de exercícios diários, longas caminhadas ao ar livre e comunicação com o proprietário. Um cão que tenha passado tempo ativamente na rua ficará calmo e quieto em casa.
Shar Pei é muito sensível ao sol portanto, caminhar é melhor de manhã e à noite.
Nutrição deve combinar carne, vários cereais e legumes.
É importante saber que a carne de porco é proibida e a galinha pode causar alergias graves. Ao alimentar-se com alimentos secos, deve-se dar preferência a alimentos hipoalergênicos e holísticos. É melhor alimentar o cão, combinando misturas secas e alimentos enlatados. Food Sharpey desempenha um papel fundamental na vida normal do cão.
Tudo sobre os cães Shar Pei, veja o vídeo a seguir.