Shar Pei é uma raça incrível de cachorro. Seus representantes parecem muito inofensivos e muito fofos, mas têm um caráter forte. Se olharmos para a história desta raça, vale a pena notar que anteriormente os cães eram bastante grandes em tamanho e eram usados principalmente no papel de caçadores para grandes animais ou guardas. O moderno Shar Pei herdou o caráter de seus ancestrais, portanto, você deve prestar atenção à sua educação. Considere as nuances de criar essa raça com mais detalhes.
Criação de filhotes e socialização
Você pode ouvir sobre o Shar Pee, que ele é difícil de aprender, não cede aos treinos e mostra desobediência, mas hoje muitos criadores podem se gabar de animais perfeitamente treinados. É impossível criar um Shar-Pei corretamente, se você usar métodos de motivação para seu treinamento. Representantes desta raça são apenas não tolera coerção.
Se você escolher a motivação certa, então Shar Pei aprenderá em casa.
Respeito pelo dono
A principal regra da educação deve ser respeito pelo proprietário. Shar Pei aspira a ser líderes, mas você precisa deixá-los entender seu lugar, onde no bando eles não são os principais. Só neste caso, o animal será capaz de sucumbir à influência humana. Shar Pei está muito preocupado com a segurança pessoal, então, como líder, eles estão em constante tensão, mas como um membro da matilha eles podem se acalmar, porque o líder toma uma decisão.
Importante: o papel da dominação leva o cão a uma tensão constante, que afeta negativamente o estado mental do cão, é necessário treinar o cachorro qualitativamente, a fim de evitar o estresse no futuro.
Precisa entender que quanto menor o filhote, mais ele precisa de sua mãe, e quando ele é tirado dela, ele está sob estresse severo. Normalmente você pode comprar um filhote entre as idades de 2,5 e 4 meses. Após a aquisição, vale a pena aderir ao regime habitual para o cão durante pelo menos as primeiras 2 semanas, o que permitirá reduzir ligeiramente o nível de stress para o cachorro.
Inicialmente, o filhote não tem imunidade, por isso é muito importante pensar na vacinação. É necessário executar exatamente todas as injeções abaixo do horário. Se adiarmos este procedimento para mais tarde, o processo de socialização de filhotes também será adiado. Alguns treinadores acreditam que a ausência de uma caminhada é pior que uma doença. Você não deve acreditar completamente nesta proposição, mas deve ser entendido que a socialização do animal de estimação é muito importante.
Nomeação
Inicialmente, você precisa mostrar afeto ao filhote, mas não se esqueça da gravidade. Já a partir dos primeiros dias é acostumá-lo a um apelido. Geralmente não leva muito tempo. O proprietário deve se referir ao cão, começando com o nome dela. Então o processo de memorização passará rapidamente para o "bebê".
Interromper ações indesejadas
Deve ser rigoroso com relação ao cachorro quando ele executa ações indesejadas. Em outras palavras, esse é o comando do Fu. É necessário abandonar imediatamente a indulgência suave, apenas prejudicar o processo de educação. Se o filhote realizar ações indesejadas, não ria nem intimide. Deve mostrar sua insatisfação com o comportamento do cão - abaixe a voz, fique em uma pose, transmita emoções pela expressão de um rosto.
Treinamento de toalete
Inicialmente, o cachorro deve ser ensinado a aliviar a necessidade de uma fralda, porque ele ainda não pode usar a bandeja. É necessário praticar a habilidade desde o primeiro dia, quando um filhote veio até você. Deve ser muito atencioso.Se você perceber que o cachorro está procurando por onde lidar com a necessidade, deve ser imediatamente atribuído à fralda. Não é necessário ser muito rigoroso com o "bebê", já que aproximadamente até 5 a 6 meses, ele não pode controlar totalmente o desejo, então certas situações acontecerão.
Escolaridade
Alguns proprietários acreditam que o treinamento não é muito importante quando se cria um filhote. Muitas vezes, essa habilidade desaparece em segundo plano e, em seguida, "trabalhar fora" é bastante difícil. É claro que, para que o filhote comece a ouvir esse comando, você precisará gastar muita paciência e força. Se o cão retornar ao seu lugar, ele mostra que concorda que o lugar do líder pertence a você e também mostra autocontrole e resistência. Vale a pena encorajar seu pet a executar comandos para aumentar a motivação do filhote.
Importante: se o cão é culpado, você só precisa levá-lo para o local. Tapa um cachorro ou pisando em seus pés é estritamente proibido.
Com que idade é melhor começar a treinar?
Quanto mais cedo começar a treinar sharpey, melhor. É necessário levar a sério a criação do animal de estimação no primeiro dia de sua estadia em sua casa. A aspereza deve ser abandonada imediatamente, pois só agravará a situação, uma vez que introduz os representantes desta raça em stress. O cão começa a sentir um desejo irresistível de falar contra o agressor. Os principais acentos devem ser colocados com delicadeza e delicadeza. Você geralmente pode comprar filhotes de Shar Pei entre as idades de 10 e 18 semanas.
Regras
Para treinar e educar adequadamente Shar-Pei, você deve aderir à sequência. Se uma certa ação hoje é banida, então no dia seguinte você não deve desistir da folga. Se você mostrar suavidade, então o processo de educação será reduzido a zero, além disso, o cão pode ficar confuso, sem entender melhor o que exatamente você quer dele. Ela começará a decidir por si mesma o que não é muito bom.
Não use frequentemente o comando para proibir açõesporque pode levar a um processo de inibição do sistema nervoso no bebê fraco. Por exemplo, se você notar um filhote mordiscando seus sapatos, não corra para ele com gritos e tire os sapatos da boca. Tais ações podem causar um choque do filhote de cachorro, minar sua confiança em você. É necessário distrair o "garoto" com a ajuda de brinquedos para pegar os sapatos.
Para cachorro
A idade ideal para o treinamento é de 2,5 a 3 meses. Para criar um filhote adequadamente, você deve usar guloseimas e jogos. "Baby" ainda não pode se concentrar em uma coisa, ele rapidamente muda de atenção. Deve ser paciente, porque ele rapidamente perde o interesse no jogo, se cansa. Inicialmente, o treinamento deve durar de 1 a 2 minutos, mas a cada meia hora. É necessário aumentar gradualmente o intervalo de tempo, levando-o a 5 minutos, mas o intervalo entre os treinos, neste caso, deve ser de pelo menos duas horas.
Nas primeiras aulas você precisa ensinar o filhote a ir até o dono, enquanto confia totalmente nele. O dono se torna diante do cachorro cara a cara, enquanto segura um presente na mão esquerda. Então ele começa a ir para trás, "baby" alcança uma delicadeza.
Inicialmente, uma mão com um lanche deve ser no nível do nariz do filhote. Com o tempo, deve ser elevado mais alto. Normalmente, em um mês, o cão já está executando perfeitamente este comando. Altera ainda a posição do proprietário. Agora o filhote deve sentar-se perto da perna esquerda do dono, há um tratamento na mão e o filhote pode obtê-lo. Não há necessidade de dar um comando, basta começar a andar. É necessário segurar o passo para que você ande com o cachorro exatamente.
Importante: vale a pena pedir ajuda ao tratador, pois ele ajudará a corrigir o treinamento do Shar-Pei sem prejudicá-lo. Se treinar um filhote de Shar Pei estiver errado, pode quebrá-lo.
Para um cão adulto
Se você precisa se engajar em criar um cão adulto, então muitos problemas surgem, o que requer muita força. O adulto Shar Pei já tem resistência.Se você precisar criar um cão adulto, dirija-se imediatamente ao tratador, você não será capaz de lidar com ele sozinho. Se você vai treiná-la, não há garantia de que o cão não irá mover os dentes quando você apoiar o estômago durante o comando “Stand” ou pressionar o crupe para plantá-lo.
Incentivos e punições
Um cachorro está sempre aprendendo com a experiência. Se for encorajado depois de executar as ações corretas, então as repetirá para merecer uma delicadeza. Se o resultado for negativo, o animal recebeu punição, então ele também se lembrará dessa experiência, enquanto tenta não provocar mais tais situações. Para o treinamento de Shar Pei, você pode usar o método bem conhecido de "cenoura e pau". Mas deve-se ter cuidado para evitar o aparecimento de alguns erros.
- O cão geralmente avalia a situação de forma diferente do proprietário. Por exemplo, se o animal de estimação não tiver cumprido o comando, o dono começa a afastá-lo, o filhote pode considerá-lo como outro jogo. Se o cão late e a pessoa começa a gritar, isso é aprovado pelo cão.
- Taxa de reação. Você pode punir um cachorro somente se você pegá-lo "no quente". Por exemplo, um cachorro rasgou um travesseiro enquanto estava sozinho em um apartamento. E quando você veio, ela alegremente conheceu você. Se neste caso você começar a repreendê-la, então ela conectará o negativo não com o estrago do travesseiro, mas com uma feliz reunião do anfitrião. Também vale a pena fazer com a promoção. Você deve dar um tratamento imediatamente ao fazer as coisas certas.
- Provocando. É necessário prever a situação, de modo a não deixar um animal de estimação, onde ele pode fazer truques sujos. Se o seu Shar Pei gosta de roer sapatos, então é melhor escondê-lo quando você vai sair de casa, deixando o animal sozinho. Se o cão precisar no carpete, você deve removê-lo do chão.
- A aparência culpada não está relacionada aos pontos sujos. Muitos donos acham que o cão entende o mal que causou, por isso esconde os olhos, vira a cabeça e assim por diante. Em geral, é assim que um cão reage à raiva do dono, porque ele está com raiva e agora será punido por alguma coisa. Então o cão mostra que ele obedece o mais forte, levando você para seu líder.
Dicas para iniciantes
O treinamento deve começar com o básico da obediência - não é necessário apertá-lo constantemente, levá-lo para a cama, dar guloseimas o tempo todo. Se você é novo neste negócio, use o conselho de criadores experientes de Sharpey.
- Deve ser mantido longe do carinho, porque deve ser uma recompensa para o animal. É necessário distribuir dosado, isto é, no caso de o cão merecê-lo e não perguntar.
- Você deve observar o filhote, mas sem interferir em sua vida normal. Se ele não fizer nada errado, então não é necessário proibir conhecer os objetos ao seu redor. No entanto, se as ações do "garoto" ameaçam sua saúde, isso deve ser evitado.
- É estritamente proibido dormir com um filhote na cama - ele deve ter seu próprio lugar para dormir, porque no futuro o cão vai crescer, mas ele continuará a dormir com você. Se o filhote tentar ficar na cama, você precisa repreendê-lo.
Em seguida, assista ao vídeo sobre como educar Sharpey.